Celebrando 17 anos de atividades, a DB Editora recebeu autoridades, artistas, personalidades e formadores de opinião, No Bistrô Mac, para o lançamento do livro Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra, décima publicação da editora e a sexta delas por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Na ocasião ocorreu uma exposição virtual, em um telão de alta definição, que emocionou a todos os presentes.
O projeto, de Franciane Barbosa, editora-chefe da DB Editora e coordenadora geral; e Antonio Schumacher, coordenador de fotografia e designer gráfico; com textos de Irma Lasmar e Cyntia Fonseca e pesquisa histórica de Alexandre Porto; faz um levantamento histórico inédito das artes plásticas em Niterói, dentro do contexto fluminense, desde o seu surgimento, com as primeiras escolas e instituições de belas-artes, até os dias atuais. Reconta a biografia de importantes artistas que nasceram em Niterói e/ou fizeram carreira na cidade, tanto os in memoriam como Antonio Parreiras, Cláudio Valério Teixeira, Tolentino, Jayme Cavalcanti, Abelardo Zaluar, Julius Gorke, Campofiorito, assim como os contemporâneos. Apresentando a trajetória de mais de 30 artistas plásticos e visuais da atualidade, que movimentam e mantém viva a produção artística local, como Rudi Sgarbi, Bonifácio, Antonio Machado, Pierre Crapez, Ricardo Campos e Maria Cherman. Um dos principais participantes do livro é Bernardii, tanto como artista expositor quanto como curador das importantes obras de arte minuciosamente escolhidas para ilustrar a narrativa.
Antonio Schumacher, Desirré Bruver, Tatiana Reversé, Wil Catariana, Leila Briones e Franciane Barbosa
“Mais uma bela publicação da DB Editora, o livro Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra resgata e reconta com ineditismo o valoroso passado histórico de Niterói no campo das artes plásticas, bem como o de seus saudosos personagens, destacando e eternizando os grandes nomes do segmento na atualidade, os quais aqui representam uma pequena parcela dentre os inúmeros artistas talentosos que atuam em nossa linda Cidade-Sorriso”, pontua Franciane.
Antonio Schumacher, Dr. Mauro Bizzo (diretor geral do CNH), Franciane Barbosa
A obra, financiada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, teve como único incentivador o Complexo Hospitalar de Niterói – CHN, um dos maiores incentivadores da cultura da cidade, mediante incentivo fiscal. Ciente das necessidades, sempre vitais, dos meios de acessibilidade para a inclusão, fortalecendo o acesso à leitura, a DB disponibiliza gratuitamente na internet todas as suas publicações, no site da editora, além de ancorar em uma plataforma digital o seu conteúdo em formato de e-book, compatível ao sistema DosVox, de audiodescrição, para a leitura por pessoas com deficiência visual.
Advertisement
O livro pode ser adquirido no Bistrô Mac e na Loja Fastframe Niterói, em São Francisco.
Fotos: Ulisses Franceschi
Vera Bueno, Luiza Velloso, Maria Cherman, Norma Mieko, MAria Cherman, Renata Sbargi e Rita Manhães
Francine Barbosa, Rudi Sgarbi, Ivan Bugelli, Jansen Vichy, Rodrigo Saramago e Antonio Schumacher
Matheus Lima (Superintende do Simfic), Juan Rodrigues (subsecretário da Fazenda), Franciane Barbosa, Júlia Pacheco (Secretária de Cultura), Antonio Schumacher
Tatiana Reversé, Franciane Barbosa e Bernardii (curador)
Aos 16 anos, a cantora e influenciadora Duda Estrela acaba de celebrar uma marca importante em sua carreira: 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Natural de Fortaleza, a jovem artista, que ficou conhecida em 2018 pelo hit “Olha Aí” – que soma mais de 50 milhões de acessos no YouTube – voltou a viralizar na internet após sete anos, conquistando uma base de fãs fiel e crescendo exponencialmente no cenário digital.
Com uma mistura de música e humor, ingredientes que se mostraram perfeitos para atrair a atenção dos internautas. Foi com um vídeo ao lado do influenciador Ryan Matheus, no qual ela mescla os dois universos, que Duda conquistou a primeira grande virada. O conteúdo, que ultrapassou 3 milhões de visualizações, foi o pontapé inicial para seu novo sucesso. Desde então, a artista não parou mais de produzir e compartilhar conteúdos, tanto sozinha quanto em parcerias com Ryan.
Em números impressionantes, Duda Estrela já soma mais de 300 milhões de acessos em suas produções de vídeos, que vão de apresentações musicais a esquetes humorísticas. Seu crescimento também vem acompanhado de uma nova parceria profissional: a assinatura de contrato com a Acertei Produções, uma renomada empresa do setor, que representa artistas de peso como a dupla Kaká e Pedrinho e o cantor Léo Foguete.
“Estou extremamente feliz por tudo que vem acontecendo na minha vida. Sempre sonhei com tudo isso e hoje posso dizer que estou mais que realizada, não tenho palavras para agradecer e demonstrar o quanto estou feliz com tudo isso!” disse Duda Estrela em seu perfil no Instagram, refletindo sobre o momento de conquistas que atravessa.
Advertisement
Além do sucesso recente, Duda também é conhecida como Mc Duda. Sob esse nome artístico, ela já lançou diversos hits, conquistando milhões de acessos e realizando parcerias com grandes nomes do cenário musical, como Mc Bruninho – com quem somou mais de 55 milhões de visualizações em uma colaboração – e a cantora Solange Almeida, cuja canção com a artista ultrapassa os 20 milhões.
Com pouco mais de 168 mil habitantes e muito conhecido por suas barracas de praia, Porto Seguro também é uma fonte de riqueza histórica. Embora alguns historiadores ainda debatam sobre o local preciso, foi em Porto Seguro que os portugueses ancoraram no Brasil em 1500, fazendo da Cidade Alta de Porto Seguro um dos primeiros núcleos habitacionais de origem portuguesa do Brasil. Hoje em dia esse vilarejo é um patrimônio histórico do país.
Um dos seus pontos turísticos é o Marco do Descobrimento, monumento que marcou os primeiros anos da colonização portuguesa. A Matriz de Nossa Senhora da Pena é outro ponto importante dessa época: nela estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, como São Francisco de Assis, primeira imagem religiosa trazida de Portugal para o Brasil, e da própria Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade.
É claro que grande parte dos turistas foca nas praias e no agito do local para escolher essa região do sul da Bahia como destino de viagem, já que a estância turística possui 90 quilômetros de praias tropicais. A Praia de Taberapuãn é a mais conhecida, mas outras como Mutá, Coroa Vermelha, Espelho, Jacumã e Taípe oferecem opções para todos os tipos de gostos.
Ana Leite, apresentadora do programa “Sextou com Ana Leite”, da TV Balneário Camboriú e YouTube, esteve na cidade e gravou diversas entrevistas para o seu público. Mas diferentemente do que muitos artistas fazem em seus conteúdos, Ana buscou ressaltar não só as belezas e riquezas históricas do lugar, como as pessoas que realmente fazem a cidade acontecer. Ou seja, garçons, vendedores, ambulantes, atendentes e até os turistas mostraram ao público do programa o que, de fato, é o dia a dia por lá.
Advertisement
“A ideia é mostrar Porto Seguro em sua totalidade, com um pessoal lindo e que realmente dá gosto de conhecer. Todo mundo tem uma história interessante, com uma rotina que vale a pena de ser mostrada, além de todo o axé, uma energia muito boa, e foi isso que buscamos passar para os telespectadores”, conta Ana.
Costumes e opiniões: conversas com pessoas “reais”
Um desses casos foi a vendedora Help, que contou os nomes dos drinks durante o bate-papo. “Além do tradicional Capeta, temos o Beijo na Boca, Lua-de-Mel, Amor de Verão, que são perfeitos. E para quem não gosta de leite condensado, temos um que não vai esse ingrediente, mas vai pitaia, seriguela, maracujá e limão, que é esse Amor de Verão, além do Caipi Cacau, que vai dentro do cacau. São muito procurados”, explicou. A Passarela do Álcool, onde foram gravadas diversas entrevistas, é um dos pontos turísticos do local e muito procurada durante à noite. Além de diversas barracas de bebidas na rua, os turistas também têm por ali restaurantes, lojas, bares e feirinhas de artesanatos.
A apresentadora aproveitou a conversa com alguns visitantes de Porto Seguro para revelar segredos de como fazer um relacionamento se tornar duradouro, usando a decoração de “barraca do beijo” de um estabelecimento como pretexto. Tereza e Luís, de 60 e 62 anos, casados há 40 anos, foi um dos casais que falou sobre relações longínquas. “Alguns dos segredos são paciência, cumplicidade, saber tolerar as diferenças, sair da mesmice todos os dias e viajar bastante. Nunca fizemos bolsa ou mala depois de uma discussão, buscamos resolver nossas brigas entre nós mesmos, nem envolvemos nossos filhos”, contaram.
Para Ana Leite, é muito válido mostrar a diversidade do Brasil em seu programa, que embora seja gravado grande parte do ano em lugares de Balneário Camboriú (SC), busca diversificar os locais de gravação para realçar as peculiaridades do país. “Essa pluralidade brasileira é muito rica. Nosso programa leva para as pessoas entretenimento, música, espiritualidade e diversos outros assuntos de um jeito nosso, com a cara do Brasil. A Bahia é encantadora e, com certeza, ter levado um pouco dessa cultura para os telespectadores foi uma experiência maravilhosa”, finaliza.