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Como a F360 cresce quase 50% ao ano desde a pandemia e gerando margem

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Plataforma de gestão financeira fundada em 2014 atende cerca de 13 mil clientes e alcançou faturamento de mais de R$ 30 milhões em 2023

A F360, plataforma de gestão financeira para franquias e varejo fundada em 2014, vem usando sua expertise para aproveitar oportunidades de mercado. Com isso, depois de aumentar sua receita em aproximadamente 50% ao ano  de 2019 a 2023, atingindo mais de R$ 30 milhões de faturamento, a F360 espera continuar crescendo num ritmo acelerado de crescimento semelhante nos próximos anos com uma margem operacional sólida.

Henrique Carbonell, fundador e CEO da startup, explica que a estratégia da empresa está muito focada em ganho de produtividade e performance da própria operação, sem depender do crescimento da economia do país, um fator que vai além do seu controle. “Estamos preparados para atender mais empresas do varejo”, diz.

Seung Beom Kim, CFO da F360, comenta que a startup vem, cada vez mais, conseguindo evitar as “distrações” para colocar força no que, de fato, gera resultado. “É fruto de um aprendizado constante de tentativa e erro, e disciplina de execução com foco em resultado” , diz Kim.

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Uma dessas frentes de ação é o “Business Development”, que na prática nada mais é que uma frente da companhia que busca possíveis marcas para estabelecer parcerias e ofertar os produtos. E essa estratégia pode ser feita de forma direta, na qual os consultores especializados procuram os varejistas para oferecer a solução ou indireta quando os franqueados contratam o software para uma melhor experiência na sua gestão financeira.

Kim comenta que, quando em uma determinada marca franqueada há clientes usando a plataforma da F360 e que enxergam um bom valor no produto, estes levam essa experiência como caso de sucesso para a franqueadora ofertar para toda a rede com uma condição comercial diferenciada. “Esse carimbo de homologação diz muito para o franqueado, sensibiliza, e isso tem sido catalisador de crescimento para a F360”, explica.

Outra frente importante é a estratégia de cross-sell aplicada à base de clientes da F360 que já usam o módulo F360 Finanças, o carro-chefe da empresa. Uma dessas ofertas se dá com o F360 Contábil, um produto totalmente integrado ao F360 Finanças que permite ao empresário compartilhar informações e visualizar alguns status fiscais, automatizando esse processo.

Kim comenta que as lideranças da startup levam uma provocação constante para todos os colaboradores de como podemos gerar mais valor para o varejista e para a F360. “É preciso muita disciplina e foco constante, para reavaliar os diferentes projetos e entender o que pode parecer oportunidade, mas na verdade é distração, e o que pode parecer distração, mas na verdade pode ser uma disrupção e ser transformador para o negócio. Essa provocação faz parte do jogo. É um desafio buscar conforto no desconforto.”

Carbonell complementa dizendo que ter consistência na execução é a chave para seguir crescendo. “Se não tivermos consistência na execução e pessoas boas nos lugares certos, não vamos entregar o que queremos e o que o mercado espera”, diz. “O maior desafio é estar com as pessoas certas, no timing certo, acompanhando o ritmo de crescimento da empresa. E estamos bem endereçados nisso”.

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Uma das estratégias da F360 para reter bons talentos é um programa de Partnership, chamado Finters Partner. Por meio dele, alguns funcionários da startup têm a oportunidade de se tornarem sócios da empresa, uma estratégia que alinha o comprometimento da equipe à visão de médio e longo prazo da companhia. “Todos os colaboradores podem mostrar interesse, e então temos um comitê que faz entrevistas para entender essa viabilidade”.

Startup camelo

Seguindo o pilar de crescimento financeiramente autossustentável, a F360 segue esse modelo, por isso, implementou na sua rotina de trabalho a execução e a priorização, afirma Kim. “Focado em melhorar a satisfação do nosso cliente, temos a disciplina de buscar incessantemente a melhoria de performance e gerenciar constantemente os custos e despesas para impedir desperdícios. Evitamos distrações de rota, mas com a constante provocação do que pode ser disruptivo e vale a pena o risco”.

Kim alega que o resultado financeiro faz parte do jeito de ser da F360. Isso envolve, além da boa gestão financeira, saber o que priorizar dentro das oportunidades que surgem. “A nossa provocação é constante com os líderes de todas as áreas, sem um conformismo de aceitar que chegamos no limite”, afirma. “Não queremos sobrecarregar ou levar nenhuma estrutura a exaustão, e para isso provocamos uma reinvenção da roda de tempos em tempos”.

Nesse sentido, a F360 faz uso do que se chama “rule of 40”, ou regra dos 40%, um indicador de desempenho usado para medir o sucesso de empresas do tipo SaaS (software as a service). Essa métrica permite analisar a taxa de crescimento da receita com as margens de lucro, indicando a real saúde financeira do negócio.

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O cálculo da regra dos 40% é simples: basta somar a taxa de crescimento e a margem de lucro. Se o resultado somar 40%, então a empresa é considerada próspera, estável e atrativa aos olhos de investidores, abrindo portas para boas oportunidades de investimento. É uma métrica padronizada para comparar o desempenho financeiro entre diferentes empresas do mesmo serviço. Nos últimos anos, a F360 tem atingido uma escala de 80 nessa regra.

Sobre a F360

Plataforma de gestão financeira para franquias e varejo fundada em 2014 por Henrique Carbonell. Em 2020, recebeu investimento da HiPartners e HIX Capital. Atualmente, atende mais de 11 mil pontos de venda com sua solução.

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Negócios

Fórum Rio de Oportunidades realiza última edição do ano em Jacarepaguá

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Evento terá palestras, oficinas e shows de Waguinho e Diego Karter

Depois de passar por Engenho da Rainha, Campo Grande e Cinelândia, a quarta edição do Fórum Rio de Oportunidades acontecerá em Jacarepaguá, mais precisamente na Igreja A Voz de Deus, localizada na Estrada dos Três Rios, 1910, na Freguesia. O evento que se tornou um espaço de geração de emprego  e de troca de conhecimento está marcado para o dia 30 de novembro (sábado), a partir das oito da manhã.

Como já é tradicional, o Fórum terá oportunidades de emprego e estágio, palestras, isenção de taxa para documentos, bolsas de estudo, atividades culturais, cursos e oficinas de barbeiro, designer de sobrancelhas, maquiagem, manicure, confeitaria, massoterapia, drone e fotografia para currículo.

Em relação às palestras, o Fórum Rio de Oportunidades repete a parceria com a jornalista Vanessa Riche, com dicas para entrevistas de emprego, comunicação e vendas; a sargento da reserva da Aeronáutica Carol Bayer, que vai apresentar técnicas para concursos públicos, militares, Enem e empregabilidade; a Consultora Técnica Sênior do CIEE-Rio Alessandra Arêas, que vai falar sobre a importância da profissionalização, para o crescimento profissional; e o empresário e escritor Marcelo Rodrigues, da loja Lu Rodrigues, que irá falar sobre superação e empreendedorismo, temas presentes em seu livro “Sonhos de Aluguel”.

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Já a parte musical contará com shows de Waguinho, um dos pioneiros do samba dentro do segmento gospel que iniciou sua trajetória no grupo Os Morenos e que está comemorando 30 anos de carreira, e Diego Karter, revelado ao grande público no reality show The Voice Brasil 2017.

O Fórum Rio de Oportunidades tem entrada gratuita, mas é necessário a inscrição pelo site www.forumriodeoportunidades.com.br.

SERVIÇO: Fórum Rio de Oportunidades – 4ª Edição

Data: 30 de novembro (sábado)

Horário: 8h às 17h

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Local: Igreja A Voz de Deus

Endereço: Estrada dos Três Rios, 1910 – Freguesia – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22745-005

Inscrições e informações: https://www.forumriodeoportunidades.com.br

WhatsApp: (21) 98988-7874

Imprensa: (21) 98804-7304 (Rafael Ramos)

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Guarujá: O Renascimento do Mercado Imobiliário de Luxo

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Thiago Godoy, da Legacy, é especialista nesse mercado da baixada santista e dá dicas de como aproveitar esse momento

O mercado imobiliário de Guarujá vive um momento único. Reconhecida pela beleza natural e pela proximidade com São Paulo, a cidade tem atraído uma onda de investimentos em projetos de alto padrão, impulsionada por um boom de infraestrutura e pela busca por imóveis exclusivos no litoral brasileiro. Entre os nomes que se destacam nesse cenário está Thiago Godoy, fundador da Legacy e especialista com mais de 26 anos de experiência no mercado de luxo.

Entre 2020 e 2023, o mercado imobiliário do Guarujá apresentou um crescimento expressivo. A concessão de habite-se aumentou 66%, enquanto os alvarás para construção e reforma cresceram 56,1%, segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal. Investimentos em infraestrutura também foram determinantes, com R$ 700 milhões aplicados em obras de drenagem e melhorias urbanas, além da aprovação de projetos estratégicos, como o Aeroporto Civil Metropolitano e o futuro túnel que conectará o Guarujá a Santos.

Dois projetos de infraestrutura merecem destaque: o Aeroporto Civil Metropolitano e o túnel que conectará o Guarujá a Santos. O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos, teve suas obras iniciadas em março de 2024, com previsão de conclusão da primeira fase até o final do primeiro semestre de 2024. Essa etapa permitirá pousos e decolagens de aeronaves com até 72 passageiros, como jatinhos e turboélices.

Paralelamente, o projeto do túnel submerso Santos-Guarujá, discutido há quase um século, ganhou impulso com a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com extensão de 870 metros, o túnel ligará as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia para menos de cinco minutos. A obra, estimada em aproximadamente R$ 6 bilhões, será realizada por meio de parceria público-privada, com investimentos compartilhados entre os governos federal e estadual, além da iniciativa privada

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“A valorização do mercado imobiliário do Guarujá é sustentada por um tripé poderoso: infraestrutura, localização estratégica e alta demanda. Estamos vendo o renascimento de uma cidade que, por muitos anos, foi subaproveitada em seu potencial de mercado de luxo”, comenta Thiago Godoy.

Um exemplo do vigor desse crescimento é a Avenida Dom Pedro, no bairro da Enseada, que se consolidou como o epicentro do desenvolvimento imobiliário na cidade. Com novos empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão, a região atrai investidores interessados em diversificar seus portfólios com imóveis no litoral.

Thiago Godoy explica que essa valorização tem sido impulsionada pela combinação de fatores econômicos e sociais. “O Guarujá deixou de ser apenas um destino turístico e passou a ser visto como uma oportunidade real de investimento. A proximidade com São Paulo e a oferta de imóveis de alta qualidade tornam a cidade uma escolha estratégica, especialmente para investidores que buscam imóveis com alto potencial de valorização.”

O Mercado de Luxo em Ascensão

O segmento de luxo tem desempenhado um papel central nesse boom. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que o mercado de segunda residência cresceu 25% nos últimos três anos, com destaque para imóveis litorâneos. No Guarujá, o segmento de luxo ganha força à medida que a cidade oferece um equilíbrio entre exclusividade e infraestrutura de ponta.

Thiago Godoy, cuja trajetória inclui passagens por empresas como Cyrela Brazil Realty e Even Construtora, é conhecido por sua habilidade em conectar clientes a oportunidades exclusivas. Sob sua liderança, a Legacy se especializou em atender um público sofisticado, que busca imóveis de alto padrão e experiências personalizadas.

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“Para mim, o mercado de luxo não é apenas sobre imóveis; é sobre entender os sonhos e as expectativas do cliente. No Guarujá, estamos vendo uma demanda crescente por propriedades que ofereçam qualidade de vida e retorno financeiro, e minha missão é alinhar essas necessidades de forma estratégica”, afirma Godoy.

Por que Investir no Guarujá Agora?

Além do crescimento imobiliário, o Guarujá oferece vantagens competitivas para investidores. Proximidade com a capital paulista, praias renomadas e uma infraestrutura urbana em constante melhoria fazem da cidade um destino estratégico. Em 2023, a cidade registrou um aumento significativo na procura por imóveis de alto padrão, com valorização média de 15% no preço do metro quadrado, de acordo com dados de mercado.

“O momento é único para o Guarujá. Quem investir agora estará na vanguarda de uma transformação que promete não apenas valorização financeira, mas também um estilo de vida diferenciado. O mercado de luxo está amadurecendo na cidade, e as oportunidades estão surgindo em ritmo acelerado”, conclui Godoy.

Um Futuro Promissor

Com uma combinação de fatores econômicos, sociais e estruturais, o Guarujá consolida-se como um dos principais destinos para o mercado imobiliário de luxo no Brasil. Sob a expertise de profissionais como Thiago Godoy, a cidade não apenas atrai investimentos, mas também redefine os padrões do mercado litorâneo.

Para investidores e compradores que buscam aliar segurança, exclusividade e alta rentabilidade, o Guarujá é o lugar certo. E, com sua visão estratégica e paixão por negócios de luxo, Thiago Godoy continua a ser uma referência indispensável nesse mercado em ascensão.

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Como inovação e gestão tem transformado o setor de estéticas!

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Nos últimos anos, o mercado de estética no Brasil registrou um crescimento acelerado, impulsionado pela busca por bem-estar, cuidados com a aparência e o avanço das tecnologias. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor movimenta bilhões anualmente e atrai cada vez mais profissionais e empreendedores. Mas qual o segredo para se destacar nesse mercado tão competitivo?

Conversamos com Marisa Peraro, administradora e fundadora da Pró-Corpo Estética com mais de 18 anos de experiência no setor, para entender como a inovação e a gestão eficiente estão transformando o segmento de estética no país.

Para Marisa, o sucesso no setor não se resume à entrega de serviços estéticos. “Hoje, o cliente busca mais do que um resultado visível. Ele quer uma experiência que envolva confiança, tecnologia e um atendimento personalizado. A estética deixou de ser apenas sobre beleza; é sobre autocuidado, saúde e bem-estar,” explica.

Essa mudança na percepção dos consumidores abriu espaço para novos modelos de negócio, que vão desde clínicas especializadas até empresas que oferecem soluções tecnológicas, como softwares de gestão e equipamentos de alta performance.

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Uma das grandes falhas no mercado, segundo Marisa, é a falta de preparo administrativo. “Muitos profissionais técnicos entram no mercado sem entender de gestão. Isso pode comprometer a experiência do cliente e até mesmo a saúde financeira do negócio,” alerta.

Ela destaca que a profissionalização do setor é essencial para sustentar o crescimento a longo prazo. “Gestão é o coração de qualquer negócio. Não adianta dominar a técnica se você não sabe precificar seus serviços, gerenciar equipes ou atender bem. São esses pilares que garantem o sucesso em um mercado tão dinâmico,” afirma.

Outro ponto levantado por Marisa é o papel da inovação no mercado de estética. Para ela, estar atualizado com as tendências globais é essencial para se diferenciar. “Novas tecnologias estão surgindo o tempo todo, e quem não acompanha fica para trás. Hoje, existem equipamentos que potencializam resultados, otimizam o tempo do cliente e garantem mais segurança nos procedimentos,” pontua.

Ela também destaca o papel das redes sociais como ferramenta indispensável no relacionamento com o público. “O cliente está nas redes, pesquisando e comparando. Mostrar quem você é, os valores do seu negócio e a qualidade do serviço faz toda a diferença,” ressalta.

Apesar das inúmeras oportunidades, o mercado de estética ainda enfrenta desafios importantes. Marisa aponta a regulamentação de procedimentos e a qualificação de profissionais como pontos críticos. “A regulamentação precisa acompanhar o avanço das tecnologias para evitar práticas inadequadas. Além disso, a qualificação deve ser constante. Não basta fazer um curso e parar; o profissional precisa se atualizar sempre,” argumenta.

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Marisa, que começou sua trajetória com um pequeno negócio e hoje gerencia múltiplas empresas, deixa uma mensagem para quem deseja ingressar no setor. “Empreender é um desafio diário, mas também uma oportunidade incrível de transformação. Para quem está começando, meu conselho é: planeje, estude e esteja disposto a evoluir. A estética é um mercado que exige técnica, mas também muito foco e estratégia,” conclui.

Com histórias como a de Marisa e a constante evolução do setor, o mercado de estética no Brasil continua a se reinventar, mostrando que inovação e gestão eficiente são as chaves para o sucesso. Para os profissionais e empreendedores, a mensagem é clara: estar preparado para se adaptar e buscar sempre o melhor para o cliente é o caminho para conquistar espaço em um mercado tão promissor.

Saiba mais sobre a especialista entrevistada no link abaixo!
https://www.instagram.com/marisaperaro

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