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Como a cultura pop influencia o mercado de joias de luxo, segundo especialista

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Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, explica os efeitos de eventos como tapetes vermelhos, filmes, séries e campanhas digitais na alta joalheria

Desde a década de 1960, Hollywood exerce uma influência poderosa na moda, inclusive no mercado de joias de luxo. Com isso, tapetes vermelhos, premiações, filmes, séries e clipes de música se tornaram vitrines globais para as marcas, que vestem as celebridades com peças exclusivas que logo se transformam em tendências mundiais.

Essa conexão entre a cultura do entretenimento e o mercado da moda tornou as joias uma parte essencial da imagem pessoal de artistas e celebridades, impulsionando o desejo do público por peças marcantes. Uma análise de mercado da Custom Market Insights apontou que o segmento de joias de luxo cresceu cerca de 9% nos últimos dois anos, muito em função desse tipo de exposição. 

Segundo Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, a cada grande evento, como o Oscar ou o Grammy, os looks das celebridades no tapete vermelho moldam as tendências de moda e joalheria para o ano. “A escolha de uma peça para uma ocasião pública e global é cuidadosamente pensada para criar um impacto duradouro, tanto na moda quanto nas tendências de consumo. Esse tipo de visibilidade não só eleva a percepção das marcas, mas também atrai novos consumidores”, explica.

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O poder do cinema e da TV

Os artistas muitas vezes usam peças sob medida, criadas exclusivamente para determinada ocasião, o que confere às joias de luxo uma aura ainda mais desejável. Grandes marcas como Tiffany & Co. e Cartier costumam colaborar com os estilistas das celebridades para criar peças exclusivas que geram a procura do público por itens semelhantes. “A coleção Tiffany Blue Book, por exemplo, é conhecida por apresentar anualmente designs arrojados que rapidamente se tornam referências na alta joalheria, principalmente após serem utilizados nesses eventos”, detalha.

Não são apenas os tapetes vermelhos que impactam o mundo da joalheria. Filmes e séries de TV também desempenham seu papel na popularização de peças específicas. Em 2023, a série The Crown destacou peças históricas da realeza britânica, inspirando um aumento no interesse por joias vintage e clássicas. “A cultura do entretenimento tem esse poder de criar tendências. Até mesmo nas novelas brasileiras temos alguns exemplos, como foi o caso da pulseira com anel utilizada pela personagem da Giovanna Antonelli, em ‘O Clone’. Foi uma das principais tendências nacionais da época”, explica Mercia.

As joias utilizadas por personagens icônicos não só aumentam o interesse pelos designs diferenciados e requintados que elas possuem, mas também pelo contexto por trás das peças. “Quando os espectadores veem esses personagens usando joias exclusivas, a conexão emocional faz com que eles busquem peças semelhantes, seja pelo design ou pela história ou significado que elas carregam”, ressalta a especialista.

Para Mercia, outra marca que se destaca nessa convergência entre a cultura pop e o mercado de luxo é a Chopard, que frequentemente aparece nos tapetes vermelhos com suas peças sustentáveis e de design exuberante. “A atriz Cate Blanchett usou joias da marca no Festival de Cannes, o que atraiu os olhares dos consumidores que se preocupam com a origem das matérias primas, mas que também buscam um visual sofisticado”, citou.

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A influência das redes sociais

Na era digital, influenciadores também têm ajudado a moldar gostos e preferências, e muitas marcas aproveitam essa influência para lançar coleções limitadas. As marcas de luxo têm aproveitado essa exposição para lançar peças que, muitas vezes, esgotam em questão de minutos. Segundo um relatório deste ano da LS:N Global, 30% das vendas de joias de luxo foram impulsionadas por campanhas de influenciadores digitais, evidenciando o poder dos criadores de conteúdo nas decisões de consumo. “Esse tipo de colaboração transformou o modo como o público consome e percebe o luxo, tornando-o mais democrático e, ao mesmo tempo, mais aspiracional”, afirma Mercia.

Sobre Merciaa Alta Joalheria

A elegância e a sofisticação se unem para dar vida a essa marca dedicada a criar jóias excepcionais, que transcendem o tempo combinando materiais de alta qualidade, design requintado e artesanato impecável. Cada peça é meticulosamente trabalhada por artesãos habilidosos que dominam técnicas tradicionais de lapidação. Apenas os materiais mais nobres são utilizados, como ouro de 18 quilates, platina e pedras preciosas de qualidade excepcional, incluindo diamantes, esmeraldas, rubis e safiras. 

O design é o coração da Merciaa Alta Joalheria. Cada jóia é uma obra-prima única, criada com atenção aos detalhes e inspiração vinda de influências culturais, históricas e artísticas. Nossos designers trazem à vida peças que contam histórias e refletem a personalidade e o estilo de quem as usa. Para mais informações, acesse o site ou o perfil no Instagram.

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Semente Haiglas: o superalimento natural que transforma a saúde dos animais

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A natureza reserva tesouros pouco conhecidos pelo grande público, mas altamente valorizados por especialistas em nutrição animal. Um desses segredos é a Semente Haiglas, reconhecida por seu perfil nutricional impressionante e por seus benefícios diretos à saúde dos animais de estimação e até mesmo de animais de criação.

Composta por uma combinação poderosa de minerais, nutrientes essenciais, aminoácidos, clorofila e impressionantes 14% de proteína, a Semente Haiglas é considerada um verdadeiro superalimento. Seu consumo regular contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora da digestão e até mesmo para a manutenção de uma pelagem mais saudável e brilhante nos pets.

A clorofila presente na semente favorece a oxigenação das células, atuando como um desintoxicante natural e auxiliando no equilíbrio do organismo. Já os aminoácidos presentes ajudam na formação de tecidos, ossos e músculos, sendo essenciais para o crescimento saudável dos animais. A alta taxa de proteína vegetal — raramente encontrada em sementes comuns — faz da Haiglas uma opção completa para complementar a alimentação de forma equilibrada e funcional.

Estudos preliminares e experiências de criadores e tutores indicam que animais que consomem produtos à base da Semente Haiglas apresentam níveis mais elevados de energia, melhor absorção de nutrientes e maior resistência a doenças comuns.

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Com todos esses atributos, a Semente Haiglas desponta como uma solução inteligente e natural para quem busca qualidade de vida para seus animais. Seu nome começa a ganhar espaço entre veterinários, zootecnistas e apaixonados por bem-estar animal — e tende a se tornar, nos próximos anos, um ingrediente-chave em diversas formulações voltadas à nutrição animal funcional.

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Empório Farinha Pura e Vinícola Monte Reale promovem sorteio de viagem enogastronômica para a Serra Gaúcha

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O universo dos vinhos ganha um atrativo especial com a nova ação da Vinícola Monte Reale em parceria com o Empório Farinha Pura. Nas compras acima de R$ 200 em rótulos selecionados da vinícola no mercado gourmet, os clientes concorrem a uma viagem inesquecível com acompanhante para Flores da Cunha (RS), berço da Monte Reale e referência nacional em enoturismo. Uma oportunidade perfeita para os amantes de vinho viverem uma experiência completa, do terroir à taça.

A experiência poderá ser vivida nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025 e inclui transporte (transfer entre aeroporto, hotel e vinícola), hospedagem completa, todas as refeições e ainda uma visita guiada à vinícola e cervejaria Monte Reale.

Para participar, é necessário estar registrado no aplicativo do Empório Farinha Pura e realizar compras no valor mínimo de R$ 200 em produtos Monte Reale entre os dias 14 de abril e 31 de julho de 2025. Cada compra garante um voucher, que deve ser depositado na urna disponível no interior da loja, que fica dentro da Cobal do Humaitá, em Botafogo. O sorteio acontecerá no dia 5 de agosto de 2025.

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No Dia do Profissional de Eventos, conheça casos de empresas que sobreviveram à pandemia

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(Michaella Heep, cofundadora da confeitaria Dazzi (antiga Schokolade) . Crédito: Reprodução)

Decoradora, buffet e confeitaria têm algo em comum: todos usam novas tecnologias para a gestão dos negócios. Setor deve crescer 8,4% em 2025, segundo a ABRAPE

Em 30 de abril é comemorado o Dia do Profissional de Eventos, uma data que vem carregada de significado após a pandemia, um momento de renovação do mercado. Por isso é importante conhecer casos de pessoas e empresas que conseguiram não só se reerguer, mas também prosperar, adotando inovações tecnológicas e estratégias de gestão diferenciadas. Dessas histórias podem surgir ideias para novos e antigos empreendedores.

O cenário é promissor. Segundo as projeções da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), o setor deve registrar um crescimento de 8,4% em 2025 em relação ao ano anterior, alcançando o montante de R$ 141,1 bilhões. Além disso, haverá um aumento de 1,1% no número de empregos formais, o que representa a geração de mais 45,2 mil postos de trabalho em todo o país, e um acréscimo de 3,1% no número de empreendimentos, totalizando 103 mil empresas no setor. Esses dados mostram que o mercado de eventos está em franca recuperação e expansão.

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Os benefícios da tecnologia na gestão dos eventos são evidentes. Mateus Mayrink, fundador da decoradora de eventos Mateus Mayrink Conceito comenta: “O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Hoje, eu não preciso só de números soltos de vendas e faturamento, eu preciso de gráficos, análises, e uso um sistema que me entrega isso. Em um painel atualizado em tempo real, eu consigo ter uma visão clara do crescimento da empresa e planejar melhor o nosso futuro. Foi isso que me ajudou a tranquilizar no momento pós-pandemia.”

Do mesmo modo, Daniela Andreuni, diretora do Buffet Andreuni, relata que utilizar as redes sociais foi decisivo para a retomada do negócio: “Quando a pandemia começou, nós tínhamos toda uma família que dependia do Buffet para viver. Mas quem faria eventos naquele momento? Tínhamos que nos mostrar presentes para nossos clientes e colaboradores, não sermos esquecidos, e assim fomos para as redes sociais, fazendo quadros como ‘Na Cozinha com Andreuni’, nunca deixamos de estar em contato. No fim da pandemia, nossa empresa triplicou o número de eventos, a equipe teve que aumentar e tudo precisava estar muito alinhado para o Buffet rodar 100%, foi aí que outra plataforma, desta vez de gestão, entrou no nosso negócio”.

Fernando Andreuni, diretor do Buffet Andreuni, complementa: “Quanto mais pessoas e mais processos, maior a necessidade de organização. A Dani, que é sempre antenada nas inovações, encontrou uma plataforma que conseguiu trazer comodidade e segurança para a nossa gestão. Antes eu tinha os documentos, planilhas, comprovantes de pagamento, todos espalhados em pastas, caixa de e-mail, conversas de WhatsApp. Hoje a gente consegue centralizar tudo em um só lugar.”

Para outros, a tecnologia já tinha se revelado indispensável antes mesmo da pandemia. Michaella Heep, cofundadora da confeitaria Dazzi Bem-Casados (antiga Schokolade) conta: “A tecnologia otimiza o nosso bem mais valioso: o tempo. Existe uma Dazzi antes da plataforma de gestão e outra depois da plataforma. Porque antes eu fazia todos os orçamentos em Word, com calculadora, era bem artesanal. Com a plataforma conseguimos automatizar a proposta comercial, economizando tempo, e em um formato muito mais profissional. Se o cliente aprovar, a proposta já é ‘linkada’ ao contrato, que leva assinatura digital. O controle financeiro na plataforma também é ‘linkado’ ao meu banco, então eu consigo emitir boletos, recibos, fazer fluxo de caixa, tudo. São tantas opções em uma só ferramenta que acho que nem consigo usar todas [risos].”

Decoradora, buffet e confeitaria, esses empreendimentos têm algo em comum: todos usam a plataforma integrada da MeEventos que oferece desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro do negócio. Com uma operação que gerencia, em média, 15 mil eventos por mês, a empresa atende 1,6 mil clientes em três países — Brasil, Portugal e Estados Unidos — e conta com 8,5 mil usuários. Em 2024, a MeEventos faturou R$ 4 milhões e projeta faturar R$ 7 milhões neste ano. “A crise da pandemia nos obrigou a repensar nossos processos e investir em tecnologia. Hoje, vemos a transformação digital como um divisor de águas para o setor, permitindo que as empresas de eventos cresçam de forma sustentável”, comenta Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos.

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Ele ressalta que, embora a plataforma auxilie as empresas em vários quesitos, como organização, planejamento e tomadas de decisão, “acima disso, acho que essas histórias mostram a capacidade de adaptabilidade desses empreendedores. A abertura ao novo, às vezes até ao desconhecido, na esperança de continuar o seu negócio”. “Sou grato por terem confiado que faríamos a diferença na gestão deles”, afirma o CEO da MeEventos.

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