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Cultura Pop

Circuito “As Oralidades Contam Trinta, com 30 Contos de Reis” promove encontro com a literatura em São Paulo

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“As Oralidades Contam Trinta, com 30 Contos de Reis” é um circuito gratuito de ações de contação de histórias que promete encantar e educar o público em São Paulo. Teve sua concepção feita pela escritora, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa Sousa e é uma realização do Instituto Muda Brasil e da Secretaria de Cultura, com apoio da Subprefeitura de Santo Amaro e apoio cultural da vereadora Janaina Lima.

O evento está sendo realizado nos dias 27 e 28 de maio, 5 e 10 e 12 de junho, em vários espaços culturais na Zona Sul e no Centro de São Paulo, incluindo o Centro Cultural Santo Amaro, Biblioteca Belmonte e Vila Reencontro Anhangabaú.

O circuito “As Oralidades Contam Trinta, com 30 Contos de Reis” é uma celebração da arte de contar histórias, reunindo mestres contadores e mediadores de leitura para uma série de atividades literárias. O evento inclui palestras, oficinas, vivências e cortejos, com a finalidade de promover a ludicidade, a preservação da memória e a diversidade cultural. “A contação de histórias é essencial na constituição da integridade humana, possibilitando bem-estar e acesso à cultura”, destacam os organizadores.

Programação diversificada para todas as idades

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A programação do evento é ampla e diversificada, abrangendo todas as faixas etárias. A abertura oficial ocorreu no dia 27 de maio, às 10h, no Teatro Leopoldo Fróes do Centro Cultural Santo Amaro, seguida por um cortejo com 30 contadores e uma contação de histórias com Carlos Sereno. Palestras com personalidades como Marco Aurélio, discutindo “Literatura Oral – Ancestralidade: Veio e Escoadouro das oralidades”, e a vereadora Janaina Lima, abordando “Políticas Públicas para a Primeira Infância”, também fizeram parte do primeiro dia.

O dia 27 ainda teve apresentações de “Contos Interativos” em CEI’s, EMEI’s, e no Centro Cultural Santo Amaro e no Auditório da Biblioteca Belmonte, às 15h. No dia 28 de maio, a programação seguiu com mais apresentações de “Contos Interativos” na Vila Reencontro Anhangabaú, às 10h. As atividades se estendem para os dias 5, 10 e 12 de junho, com programações adicionais em CEI’s, CEU’s e no Centro Cultural Santo Amaro.

Cultura de paz e valorização das ancestralidades

O circuito é uma iniciativa que reforça a importância da cultura de paz e da valorização das ancestralidades. “É fundamental promover a convivência criativa e proativa do público, especialmente em tempos onde a valorização da memória cultural é urgente”, afirma um representante do Instituto Muda Brasil. As atividades estão desenhadas para envolver o público, despertando interesse, aprendizado e apreciação pela cultura, enquanto promovem um ambiente de paz e integração.

Ao explicar o programa, Andréa informa que a programação visa instigar a capacidade da inteligência humana de contar e ler história, bem como sua importância no desenvolvimento humano.

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“Todas ações deste evento são inspiradas na importância da contação de histórias, na necessidade do lúdico e na beleza do lúdico. Tudo pensado para todas as faixas etárias”, explica. “Esta experiência nós chamamos de ludicidade literária, é um projeto inspirador, transformador e embasador”, complementa.

O festival é uma realização do Instituto Muda Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e conta com a produção de Teka Pinheiro e Vera Catani. O evento está sendo realizado em locais estratégicos na Zona Sul e no Centro de São Paulo:

Centro Cultural Santo Amaro: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04724-001. Telefone: (11) 98397-3660

Biblioteca Belmonte: R. Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04752-010. Telefone: (11) 5687-0408

Vila Reencontro Santo Amaro: Praça Dom Francisco de Sousa, 126 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04745-050

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Ficha Técnica

Realização: Instituto Muda Brasil e Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo

Concepção: Andréa Sousa

Apoio: Subprefeitura de Santo Amaro e Centro Cultural Santo Amaro

Produção: Teka Pinheiro e Vera Catani

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Assessoria de Comunicação e Imprensa: MM7 Comunica

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO

@Institutomudabrasil

@criativosbr.arte

@ccsantoamaro

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Cultura Pop

TIM Music Noites Cariocas 2025 encerra temporada no Morro da Urca com shows potentes e consagra-se como um dos festivais mais pulsantes do Rio

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Fotos. Gabi Netto (@gabinettooo)

O céu do Rio de Janeiro testemunhou, no último fim de semana, um encerramento à altura de um dos festivais mais simbólicos da cidade. O TIM Music Noites Cariocas 2025 (@timmusicnoitescariocas) transformou o Morro da Urca novamente em um verdadeiro templo da música brasileira, reunindo público diverso, artistas emblemáticos e uma curadoria que reverencia o passado, celebra o presente e aposta no futuro da nossa sonoridade.

Na sexta-feira (14), o clima era de folia. Durval Lelys (@durvallelys) , ícone do axé, conduziu a plateia por um set list repleto de hits imortalizados por sua voz nos tempos de Asa de Águia. A festa foi completa, com confete imaginário e saudade das micaretas dos anos 90 – tudo atualizado pela pegada irreverente que só Durval sabe imprimir. “Dança do Vampiro”, “Quebra Aê” e “Eva” foram cantadas a plenos pulmões por uma multidão que não parou um segundo.

Fechando com chave de ouro, o Monobloco (@monoblocooficial) assumiu o palco e levou o público a um desfile sonoro pelos carnavais do Brasil, misturando Jorge Aragão, Tim Maia, Jorge Ben, Cazuza, Lulu Santos e muito mais com sua batida característica, onde tudo vira samba. A potência percussiva do coletivo levantou até quem achava que já não tinha mais fôlego. Era impossível não dançar. Era impossível não sorrir.

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Já no sábado (15), a noite começou com a performance intimista e cheia de presença da cantora MANDA (@eumanda), que, sozinha no palco, provou por que é uma das vozes mais promissoras da nova cena. Alternando entre instrumentos e estilos com fluidez, ela conduziu o público por uma jornada afetiva que passou por Lauryn Hill, Djavan e composições autorais como seu maior sucesso, a canção “Coragem”, dentre outras do seu repertório. A artista emocionou, surpreendeu e arrancou aplausos sinceros ao mostrar que seu trabalho.

Na sequência, Adriana Calcanhotto (@adrianacalcanhotto) trouxe a sutileza de sua poesia com a força de quem sabe dominar o palco com a simplicidade do violão e a profundidade de letras atemporais. Alternando sucessos e canções de seu álbum “Errante”, a artista entregou um show elegante, intimista e impactante, com momentos de pura contemplação por parte do público.

Fechando a noite com explosão de energia, Daniela Mercury (@danielamercury) transformou o Morro em um trio elétrico suspenso entre o céu e o mar. A rainha do axé mostrou por que seu nome permanece relevante por mais de três décadas: repertório afiado, presença avassaladora e uma entrega artística que mistura dança, discurso, alegria e performance. O público cantou em coro sucessos como “O Canto da Cidade” e “Rapunzel”, numa catarse coletiva que sintetizou o espírito do festival: liberdade, brasilidade e celebração.

Com quatro fins de semana intensos, o TIM Music Noites Cariocas provou porque é um dos eventos mais esperados do ano. A cada edição, reafirma seu papel como ponte entre gerações, gêneros e geografias sonoras, mantendo-se fiel à alma plural do Rio. No alto do Parque Bondinho Pão de Açúcar, cercado de história, natureza e cultura, o festival mais uma vez entregou o que prometeu — uma experiência musical inesquecível, com o DNA da cidade.

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Cultura Pop

Com shows históricos e plurais Tim Music Noites Cariocas lota morro da urca

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Samuel Rosa, Mart’nália, Supla, Barão Vermelho e Lobão dão o tom do primeiro fim de semana do festival que celebra a música brasileira em um dos cenários mais icônicos do país

Fotos. Gabi Netto (@gabinettooo)

O Tim Music Noites Cariocas 2025 iniciou com força total neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de junho, no lendário palco do Morro da Urca, unindo gerações, estilos e histórias que ajudam a contar a trajetória da música brasileira. Um encontro entre a tradição e a reinvenção sonora, com vista para um dos cartões-postais mais simbólicos do Brasil.

Uma noite de poesia, suingue e melodias que marcaram época
A estreia do festival trouxe ao palco duas vozes fundamentais da MPB e do samba contemporâneo. Samuel Rosa, ex-vocalista do Skank, apresenta um repertório que costura hits imortais como “Resposta”, “Sutilmente” e “Vou Deixar”com sua nova fase solo, misturando pop, groove e lirismo em um espetáculo envolvente com canções do novo álbum chamado Rosa.

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Na mesma noite, a plural e carismática Mart’nália levantou o público com sua pegada única em seu mais novo show ‘Pagode da Mart’nália’— com alma, suingue carioca e canções cheias de vida e afeto, como “Coração radiante”, “Sem abuso” e outras releituras sempre surpreendentes de clássicos do samba e pagode.

Guitarras afiadas, atitude e rock nacional em alta voltagem
O sábado foi uma explosão de energia e atitude com três nomes que carregam a alma do rock brasileiro:

O sempre irreverente Supla abriu a noite com seu punk tropical cheio de personalidade e irreverência, com canções como “Garota de Berlim” e “Humanos”.

Na sequência, o Barão Vermelho trouxe sua trajetória de hinos que moldaram o rock nacional, como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Bete Balanço” e “Por Você”, em um show que uniu intensidade e emoção.

Fechando com chave de ouro, o polêmico e provocador Lobão sobiu ao palco com seu repertório afiado e sua postura contestadora, prometendo um set visceral com faixas como “Vida Louca Vida”, “Me Chama” e “A Vida É Doce”.

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Música brasileira com vista para o infinito

Com curadoria refinada e proposta de valorização da produção nacional, o Tim Music Noites Cariocas se consolida como um dos festivais mais relevantes do calendário cultural do Rio de Janeiro. O projeto, que une música de qualidade, cenário histórico e experiência imersiva, busca reforçar a potência da arte brasileira em espaços que são patrimônio afetivo e cultural da cidade — como o Morro da Urca, berço de tantos momentos marcantes da cultura carioca e do país.

Além dos shows, o festival também aposta em infraestrutura de excelência, gastronomia selecionada, cenografia sofisticada e ações de sustentabilidade e acessibilidade, pilares que fazem do Fim Music uma experiência completa.

TIM MUSIC NOITES CARIOCAS 2025
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Avenida Pasteur, 520 –
Botafogo, Rio de Janeiro
Site: https://www.ingresso.com/espetaculos/noites-cariocas
TIM Music Noites Cariocas – Ingresso.com
Parque Bondinho Pão de Açúcar. Avenida Pasteur, 520 – . Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. 22290-240
https://www.ingresso.com
Possui Acessibilidade
Capacidade: 2100
Idade mínima: 18 anos
Abertura do evento: às 21h30
Horário dos shows: 
Primeiro show: 22h / Segundo show: 00h30 / 01h

LINE UP TIM MUSIC NOITES CARIOCAS
Próximos shows

13 de junho – Sexta-feira – Monobloco e Durval Lelys
14 de junho – Sábado – Manda, Adriana Cal

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Breno Branches lança álbum indie “eu;quando” que transforma cotidiano em canção

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Disco chega às plataformas músicas esta sexta, dia 6 de junho, com nove músicas e sonoridade leve e poética

PRÉ-SAVE

Na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, o cantor e compositor paraense Breno Branches lança seu aguardado álbum “eu; quando” em todas as plataformas digitais. Composto por nove faixas, o disco representa uma nova fase do artista, marcado por um indie rock alternativo que flerta com a guitarrada e a estética “feel good” em paisagens sonoras leves, com arranjos que remetem à disco music e o boogie brasileiro dos anos 80 e 90, sem perder o frescor da nova MPB.

Produzido em parceria com o britânico Buster Field (conhecido por trabalhos com Paul McCartney e The Cherry Bombz), o álbum equilibra batidas dançantes, melodias nostálgicas e letras poéticas, que abordam temas cotidianos como ansiedade, rotina, nostalgia e liberdade com leveza e humor. Longe das temáticas tradicionais da música popular, ‘eu; quando’ é um convite à contemplação da rotina: “Da leveza de um bom dia, da exaustão da rotina ao desejo de fuga para o mato, do medo do futuro aos pequenos momentos de felicidade”, explica Breno Branches.

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Entre as faixas do novo álbum, destacam-se a já viral “Patience (Is The Key)”, que ultrapassou quatro milhões de visualizações nas redes, e seu último lançamento, “Foi Mal (Me Atrasei)”, que conta com mais de 22 mil plays no streaming e integra playlists editoriais como “Alt BR” e “Flora”. “eu;quando” ainda apresenta seis faixas inéditas, incluindo o novo single “Do Mar (Até Amanhecer)”, uma composição introspectiva escrita durante o nascer do sol em Belém do Pará, após o último show da turnê nacional de Breno, que nasce como um convite à contemplação, à fuga e ao recomeço. “É uma metáfora sensível sobre o desejo de se desconectar do caos cotidiano e encontrar refúgio na natureza, no silêncio e em outras paisagens – internas e externas”, explica o cantor.

Produzida nos estúdios de Buster Field, em Londres, “Do Mar (Até Amanhecer)” traz um tom poético, com elementos sutis e envolventes que ampliam a sensação de imersão, mas sem perder o frescor melódico e a leveza que conecta o ouvinte desde os primeiros acordes. “É como mergulhar – em si mesmo, no mar, ou em um tempo mais lento. É uma faixa para quem busca pausa, reinvenção e beleza no simples”, diz Breno Branches.

Com letras bem construídas e melodias cativantes, o álbum também reúne momentos introspectivos como em “It’s a Shame” e histórias curiosas como em “Diz Pra Mim”, que ganhou nova versão e já integrou playlists oficiais do Spotify e virais no TikTok. “’eu; quando’ é, acima de tudo, sobre estar vivo e tentar rir disso sempre que possível”, finaliza o artista.

Breno Branches, que já passou por palcos internacionais como o BRIDGE Festival (Barcelona) e o Sofar Sounds Madrid, traz para este trabalho a maturidade de quem produz, compõe e interpreta cada detalhe da própria arte.

SOBRE BRENO BRANCHES

Com nove anos de carreira, Breno Branches é um artista de Belém-PA que tem se destacado na música independente brasileira. Formado em Arquitetura, o cantor e compositor se apaixonou pela música ainda na infância. Compositor, produtor e autodidata, intérprete de todos os instrumentos em suas canções, ele traz leveza e bom humor em sua trajetória, definida como “feel good indie”. Autoproduzido, seu single “Patience (Is The Key)” viralizou nas redes sociais, recebendo elogios de artistas como Xamã e Kell Smith. Com som leve, guitarras suaves e um baixo marcante, Breno já passou por Portugal, Argentina e Espanha, além de cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, e já foi headliner em festivais como o Agosto Pro Rock (Belém-PA), Salada Autoral (Joinville-SC) e Festival Risoflora (PR).

Álbum “eu;quando” – Breno Branches TRACKLIST

  1. Energia
  2. Do Mar (Até Amanhecer)
  3. Diz Pra Mim
  4. foi mal (me atrasei)
  5. Hoje É Um Dia Bom
  6. It’s a Shame
  7. STOP TALKING TO ME!!
  8. Patience (Is The Key)
  9. parecequevocêvaiacabarcomaminhavida

FICHA TÉCNICA ÁLBUM

Composição e arranjos: Breno Branches Produção musical: Buster Field e Breno Branches Mix/Master: Buster Field (@theenglishdisco) Bateria: Fabián Carrión Troya

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Produção artística: Rosa Paiva e Cítrica Casa Criativa Label: WORKAMUSIC

Fotografia e capa: Ilógico Estúdio

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