Connect with us

Business

Chatbots na educação: startup usa a tecnologia para criar trilhas de aprendizagem

Published

on

Startup Barkus desenvolveu um bot humanizado que ensina finanças através da troca de mensagens pelo WhatsApp

Se você já teve interação com alguma marca por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais, com certeza já deve ter conversado com um chatbot, uma ferramenta de Inteligência Artificial, que, normalmente, é utilizada pelas empresa para manter uma conversar com seu cliente em tempo real, com linguagem natural, solucionando questões simples do dia a dia, como por exemplo, solicitar a segunda via de um boleto bancário.

O Brasil é um dos países que mais utiliza robôs de conversação em todo o mundo. No último ano, o total de bots já desenvolvidos no país aumentou 47%, passando de 216 mil para 317 mil. 

Parte dessa expansão do mercado de chatbots se deve ao isolamento social causado pela pandemia da Covid19, que aumentou a demanda por atendimento automatizado. Mas se engana quem pensa que os bots se restringem ao atendimento ao cliente, vendas ou cobranças. Outros setores já entenderam a potência do uso dos bots também como ferramenta de interação, aprendizagem e engajamento com o usuário, como é o caso do setor da educação.

Advertisement

Antes da pandemia começar, a tecnologia já vinha impactando os modelos de aprendizagem. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017 para o ensino infantil e fundamental, incluiu a utilização da tecnologia entre as dez competências essenciais para o aprendizado da Educação Básica. A quinta competência da BNCC foca no uso específico das tecnologias na aprendizagem com senso crítico para “se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, explica Bia Santos, CEO da Barkus.

A Barkus, edtech social que tem o objetivo democratizar o acesso à educação financeira para jovens e adultos, foi uma das empresas que se adaptou a essa nova realidade, desenvolvendo a Iara: um bot humanizado que ensina finanças pessoais por meio de trilhas de aprendizagem individuais e personalizadas ministradas pelo WhatsApp.

A ideia é que a pessoa faça um curso de finanças pelo celular. “Escolhemos utilizar o WhatsApp porque ele está na mão de 96% da população brasileira. Conseguimos chegar até um público, que normalmente, as grandes instituições financeiras têm dificuldade de alcançar, são pessoas que têm baixo letramento digital e dificuldade de conexão com a internet”, diz a empresária.

As trilhas de educação financeira distribuídas pelo WhatsApp, são ancoradas no conceito de microlearning, que é um método de aprendizagem baseado em treinamentos curtos e de formato interativo. Na prática a solução consiste em sintetizar e fragmentar os assuntos em pequenos textos, vídeos, infográficos e quizzes, para que possam ser consumidos e assi­milados de forma rápida. Isso aumenta a taxa de conclusão do curso e a retenção de conhecimento que, no final, é o principal objetivo de qualquer treinamento.

Prova disso, Bia Santos explica que no mercado de soluções digitais, a taxa de conclusão em cursos educacionais é de cerca de 15%, e na Barkus, que utiliza o Whatsapp como ferramenta principal, a taxa média é de 50%.

Advertisement

Isso porque, de acordo com um levantamento do Opinion Box em parceria com o Mobile Time, o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. Além disso, com a ferramenta, os usuários podem acessar os cursos de onde quiserem, quando quiserem, além de ser possível acessar mesmo sem uma boa conexão de internet, pois em alguns casos, as operadoras não descontam o uso do aplicativo dos dados móveis.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Business

4 vantagens da biometria para garantir direitos e modernizar o acesso a benefícios

Published

on

Com obrigatoriedade anunciada pelo governo, tecnologia facilitará o acesso para milhões de pessoas

Recentemente, o governo federal anunciou a obrigatoriedade do cadastro biométrico para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais, conforme previsto no Decreto que regulamenta a Lei nº 15.077/2024. A medida faz parte da estratégia de transformação digital do Estado brasileiro e visa ampliar a segurança no acesso a direitos fundamentais. Atualmente, cerca de 150 milhões de brasileiros já estão incluídos em bases biométricas e a expectativa é que esse número cresça rapidamente com a nova exigência.

 “O uso da biometria representa um passo importante para tornar os serviços públicos mais seguros, ágeis e acessíveis. A tecnologia ajuda a evitar fraudes, reduz a burocracia e oferece mais praticidade no dia a dia do cidadão”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply Tecnologia.

Além de reforçar a proteção de dados sensíveis, o uso da biometria representa uma série de benefícios para a população e também para a gestão pública. A seguir, o especialista lista as quatro principais vantagens: 

Advertisement

1 – Mais segurança no acesso aos benefícios
Ao vincular o acesso a serviços diretamente à identidade biométrica de cada cidadão, a tecnologia reduz drasticamente o risco de fraudes e de recebimentos indevidos. Isso significa que benefícios como Bolsa Família, Auxílio Gás e aposentadorias, por exemplo, estarão mais protegidos de ações fraudulentas, garantindo que o recurso chegue a quem realmente precisa.

2 – Agilidade no atendimento e redução da burocracia
Com a biometria, não é mais necessário apresentar diversos documentos em papel ou memorizar números de protocolo: a identificação é feita em segundos, por meio de impressões digitais ou reconhecimento facial. Para o cidadão, isso significa menos filas, menos espera e mais praticidade nos pontos de atendimento dos serviços públicos.

3 – Inclusão digital e cidadania para todos
A tecnologia biométrica tem um papel fundamental na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade que, muitas vezes, não possuem documentação regular ou têm dificuldades em provar sua identidade. Com o cadastro biométrico, essas barreiras diminuem e o acesso a serviços essenciais se torna mais igualitário. Além disso, a biometria garante um histórico digital mais preciso de cada indivíduo, favorecendo políticas públicas mais eficazes.

4 – Melhor gestão e controle de políticas públicas
Para o governo, a adoção ampla da biometria permite um controle mais eficiente dos cadastros, cruzamento de dados em tempo real e maior transparência na distribuição dos recursos. Ao evitar pagamentos duplicados ou indevidos, o Estado economiza bilhões por ano e pode direcionar os investimentos com mais precisão, além de aprimorar o monitoramento e a
auditoria dos programas sociais.

Advertisement
Continue Reading

Business

TOTVS destaca inovação e sustentabilidade na moda durante o Febratex Summit 2025

Published

on

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, marca presença no Febratex Summit 2025, apresentando o TOTVS Moda, uma solução completa que promove a digitalização e integração de toda a cadeia produtiva da moda – da indústria ao varejo. O evento será realizado de 19 a 21 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), e reúne líderes do setor, startups, marcas e profissionais interessados nas principais tendências e inovações que estão moldando o futuro da indústria da moda brasileira.

Durante os três dias, os visitantes poderão conhecer de perto o TOTVS Moda, que automatiza processos administrativos, gerencia a produção e otimiza operações comerciais em múltiplos canais. Entre os principais destaques da empresa estão soluções como o “SURI” e o “RD Station Conversas”, que transformam o WhatsApp em um canal de vendas eficiente; o “RD Station CRM”, que melhora o relacionamento com clientes e aumenta a conversão; o Integrador de Marketplaces “Lexos by TOTVS”, que integra pedidos e estoques em diversos canais; além do “OTB” (Open to Buy) e manufatura digital, que alinham produção e demanda.

A empresa também oferece soluções de ESG, promovendo rastreabilidade e sustentabilidade no setor, assim como o “Meu PDV Móvel Moda”, que proporciona mobilidade para vendedores nas lojas, e o “Minhas Operações Moda”, que fornece insights estratégicos em tempo real. Outro recurso importante é a “Prateleira Infinita”, que amplia o portfólio disponível ao cliente ao integrar estoques físicos e digitais.

“Colocamos as necessidades de nossos clientes no centro de tudo o que fazemos, acompanhando de perto as tendências do mercado para desenvolver soluções cada vez mais alinhadas às suas necessidades. Participar do Febratex Summit é novamente uma oportunidade incrível para acompanhar a evolução do setor e mostrar de que forma estamos contribuindo para a transformação da cadeia da moda brasileira”, afirma Elói Assis, diretor-executivo de produtos para varejo da TOTVS.

Advertisement

Febratex Summit 2025: o ponto de encontro da inovação na moda

A edição de 2025 do Febratex Summit traz uma programação intensa e diversa, com espaços como a Arena do Conhecimento, que promove palestras e debates sobre inovação, sustentabilidade e os principais desafios da cadeia produtiva têxtil. O evento também apresenta o Showcase de Moda Sustentável e Inovadora, e o Startup Corner, dedicado a soluções tecnológicas e projetos disruptivos para o setor.

Outras atrações incluem uma feira de negócios, podcast ao vivo com nomes influentes da moda e do setor têxtil, além de uma série de talks com especialistas. Um dos destaques é o concurso Brasil Fashion Designers Profissionais, que valoriza talentos da moda nacional. Os dez finalistas terão seus trabalhos apresentados num desfile no primeiro dia de evento, promovendo o encontro entre criatividade e indústria.

“Acreditamos que o Febratex Summit é uma oportunidade única para conectar os diferentes elos da cadeia produtiva da moda, impulsionando a inovação e promovendo práticas sustentáveis que vão garantir o futuro do setor”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group e idealizadora do evento.

As inscrições para visitantes já estão abertas no site oficial do Febratex Summit 2025.

Sobre a TOTVS

Advertisement

Com mais de 70 mil clientes, a TOTVS é líder absoluta em sistemas e plataformas de gestão empresarial no Brasil. A empresa oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios, com atuação em três frentes principais: Gestão, com sistemas de automação empresarial; Techfin, com serviços financeiros integrados; e RD Station, com soluções de marketing e vendas. Nos últimos cinco anos, a TOTVS investiu R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, sendo reconhecida como uma potência tecnológica nacional e uma verdadeira parceira da transformação digital de empresas em todos os estados do país.

Sobre Febratex Summit 2025 

O Febratex Summit2025 será realizado entre 19 e 21 de agosto, reunindo mais de 10 mil visitantes. Com os pilares inovação, sustentabilidade e business, o evento é dedicado a unir e promover a transformação completa da cadeia de valor têxtil no Brasil. A programação contará com palestras internacionais, expositores e muito mais. Criado para ser um encontro de conteúdo e conexões para negócios sustentáveis e inovadores, o Febratex Summit acontece a cada dois anos, desde 2019. “Defendemos a sustentabilidade real e como ela pode trazer valor para as organizações e para o mundo. Que as empresas a percebam como uma realidade”, destaca Giordana. A programação completa será divulgada no site www.febratexsummit.com.br

Advertisement
Continue Reading

Business

Clube M Alphaville acelera na AMG Cup e reforça compromisso com talentos de alta performance

Published

on

O Clube M Alphaville esteve em destaque na mais recente etapa da AMG Cup, não apenas como patrocinador, mas como parceiro estratégico do piloto Guilherme Valeck que, além de representar o clube nas pistas, também é membro ativo da comunidade Clube M Alphaville. A sintonia vai muito além da marca: é a união de valores, objetivos e atitude vencedora.

Com uma proposta que valoriza conexões inteligentes, performance e visão de futuro, o Clube M Alphaville reafirma seu posicionamento como espaço onde talentos se encontram, se fortalecem e vão mais longe literalmente. Ao lado de Valeck, que conquistou o 3º lugar na etapa do fim de semana, o clube celebra mais do que um pódio: celebra a força das parcerias que aceleram resultados reais.

“Acreditamos no esporte como plataforma de performance, inspiração e networking de alto impacto. Estar ao lado de talentos como Guilherme Valeck é uma extensão natural dos valores do Clube M Alphaville: visão, velocidade e estratégia”, reforça a diretoria do clube.

Advertisement

A jornada de sucesso de Valeck também é impulsionada pela Clínica Elevart, especializada em medicina de autoperformance, responsável por cuidar da saúde física e mental do piloto. Esse acompanhamento integral garante que ele esteja sempre pronto para competir em alto nível, etapa após etapa.

A união entre Clube M Alphaville, Clínica Elevart e Guilherme Valeck, piloto, atleta de alta performance e membro do clube é um exemplo claro de como conexões autênticas, estratégias bem alinhadas e investimentos inteligentes transformam potencial em conquista.

Clube M Alphaville: onde performance, pertencimento e visão estratégica se unem rumo ao topo.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados