Connect with us

Notícias

Caso Johnny Depp e Amber Heard: Advogada de família Barbara Heliodora alerta sobre o caso

Published

on

Barbara Heliodora - Crédito da Foto: David Arrais

O caso do Jonhy Deep trouxe à tona um debate que costuma ser ignorado pela sociedade, que são as falsas denúncias realizadas em detrimento das verdadeiras vítimas de violência doméstica, por diversas razões, como por exemplo alienação parental ou até mesmo vingança pela não aceitação do término de um relacionamento.

Na ocasião midiática, levantaram-se pontos sobre os atores possuírem um relacionamento abusivo e com uso de drogas, o que poderia ser ao que parece, indicado a ambos os atores.

Segundo a advogada de família Barbara Heliodora, “No entanto, em que pese a dinâmica do casal funcionar de forma abusiva, uma falsa acusação de um crime toma outra dimensão quando uma pessoa é acusada de um crime que não cometeu, e usa para tanto, a dor e a violência real de tantas milhares de mulheres que necessitam da proteção estatal para a sua sobrevida em meio a tantos crimes de feminicídios no mundo”.

Durante a apuração dos fatos, o assassinato da reputação do indivíduo será maculado eternamente, em que peses após anos se defendendo e tendo dispêndio financeiro com a contratação de advogados para se defender de uma acusação gravíssima. E quando por fim, o acusado é absolvido, raras são as vezes que vemos o desdobramento da conduta criminosa da falsa denúncia de fato sendo formalizada em uma ação penal pública de denunciação caluniosa, ainda mais quando a autora do fato ilícito criminal é uma mulher.

Advertisement
Johnny Depp e Amber Heard - Foto: Reprodução da Internet

Johnny Depp e Amber Heard – Foto: Reprodução da Internet

Para que seja caracterizada a falsa denúncia, a advogada explica que é necessário comprovar que a comunicante do crime falso, sabia da inocência suposto acusado.
A sociedade parece que perdeu o significado de justiça e de liberdade, onde se comunica diversas falsas notícias de crime com muita tranquilidade na certeza que não haverá punição, mesmo que seja o acusado inocentado, e esta realidade precisa mudar.

As reais vítimas de violências domésticas e de abuso moral e sexual, dentre outros, não merecem ser descredibilizadas por este movimento absurdo que costumamos chamar de blacklash, que é um grande movimento de descredibilizarão das verdadeiras denúncias de violência.

Temos diversos mecanismos para, apurada a falsa denúncia, responsabilizar criminalmente aquele indivíduo que cometeu o crime tipificado no art. 339 do CP, com pena de dois a oito anos e multa, inclusive aditando o próprio Registro de Ocorrência pelo delegado quando constatado ainda em sede policial que se trata de uma falsa denúncia, como por exemplo enfrenta e aborda muito bem a temática o Professor e Delegado de Polícia Civil Dr. Ruchester Marreiros, sem prejuízo do Ministério Público que detém a possibilidade de ao ser constatado em fase processual a ocorrência da falsa notícia de crime, oferecer denúncia em face do notificante, até então vítima.

É preciso coragem para falar deste tema e deixar claro que os profissionais que estão em busca da punição das falsas denúncias, estão a favor da sociedade e das reais vítimas e não ao contrário, independente do gênero.

Crédito da Foto: David Arrais

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Notícias

Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

Published

on

Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização precoce”, que é a exposição infantil a responsabilidades típicas de adultos, reacende o debate sobre o que falha no equilíbrio entre infância e maturidade e os efeitos psicológicos dessa tendência. 

Nessa esteira surge “Adolescência: um desafio possível”, obra do psicólogo e escritor Alejandro Schujman, que chega ao Brasil em 15 de setembro. A obra é o primeiro título do selo Catarsis da Catapulta Editores. A pré-venda está disponível nas livrarias e e-commerce  

A proposta do livro dialoga com a série “Adolescência” (sucesso no streaming), a partir da ideia de que o que mudou não foi a adolescência, mas a forma como os adultos a percebem. 

Alejandro Schujman alerta sobre os perigos da negligência emocional. Estamos deixando os adolescentes sozinhos. A nova tragédia coletiva da nossa era é a solidão das crianças e a perda do bom senso dos pais.” Essa solidão, ele afirma, abre caminho para lacunas entre gerações que só se estreitam com diálogo, empatia e limites claros. 

Advertisement

O autor ressalta, ainda, a urgência de um basta. Todas essas barreiras só nos levaram a normalizar uma série de absurdos nas últimas décadas, que só pioram ano após ano. Já chega.” 

O livro oferece ferramentas práticas para pais e educadores: impor limites com empatia, educar sem medo, melhorar a comunicação com adolescentes e fortalecer redes familiares colaborativas. É um convite para olhar a adolescência com profundidade e generosidade, propondo que o que parece um desafio é, na verdade, uma oportunidade. 

Sobre o autor:

Alejandro Schujman é psicólogo, escritor e pai em processo contínuo de aprendizado. Autor de ensaios e colunas no jornal argentino Clarín, dedica-se ao estudo dos conflitos contemporâneos na infância e adolescência, com foco na construção de vínculos emocionais saudáveis entre gerações. 

Graduado com mérito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), lidera uma equipe de trabalho chamada Rede Assistencial PSI, que atua nos âmbitos assistencial e comunitário. Seu trabalho concentra-se principalmente em palestras, cursos, oficinas e peças teatrais na Argentina e em outros países de língua espanhola. É autor de vários livros consagrados, entre eles: “Generación Ni Ni”, “Es no porque yo lo digo”, “Herramientas para padres”, “No huyo, solo vuelo: El arte de soltar a los hijos” e “Gretta y el arte de complicarse la vida”. 

Advertisement

Onde comprar: 

Com distribuição nacional nas principais redes de livraria como: Livraria Leitura, Livraria da Vila, Livraria Travessa, Livrarias Curitiba, WMF Martins Fontes, Livraria Santos, Vanguarda, Vitrola, A Página e também nos principais portais de e-commerce.

Serviço: 

Autor: Alejandro Schujman
ISBN: 9786555512045
Título: Adolescência: Um Desafio Possível
Selo: Catarsis
Catapulta Editores
Ano de Edição: 2025
Idioma: Português
Número de Páginas: 148
País de Origem: Brasil
Acabamento: Brochura
Peso: 240 g 

Advertisement
Continue Reading

Geral

Pai Márcio Paxá alerta sobre golpes envolvendo a religião afro-brasileira

Published

on

Infelizmente, no Brasil ainda existe muito preconceito em relação às religiões de matriz africana. O renomado sacerdote de Curitiba, Pai Márcio Paxá, comenta sobre a prática de golpes aplicados por falsos sacerdotes e até mesmo magistas que utilizam o nome da religião de forma indevida.

Segundo Pai Márcio, diante do preconceito que já recai sobre a tradição, é inaceitável que algumas pessoas recorram a “marmotagens” para tirar dinheiro de fiéis, prejudicando a imagem e a credibilidade de sacerdotes e magistas sérios, que atuam com dedicação, amor e fé.

Ele ressalta a importância de sempre verificar a idoneidade do sacerdote ou magista antes de qualquer vínculo espiritual. É fundamental observar se há histórico de trabalhos realizados, depoimentos de clientes, referências confiáveis e, principalmente, desconfiar de perfis falsos na internet, que frequentemente se passam por líderes religiosos para aplicar golpes.

Pai Márcio reforça: “A fé deve ser respeitada, e a seriedade no sacerdócio é essencial para que a religião siga sendo tratada com dignidade e verdade.”

Continue Reading

Notícias

Leonardo Caputi explica a Quimbanda das Almas: Tradição, Mistério e Fé

Published

on

Um mergulho na estrutura e na essência do culto liderado por Leonardo Caputi

A Quimbanda é, para muitos, um enigma. Cercada de lendas, preconceitos e informações distorcidas, ela costuma ser mal interpretada por quem a enxerga apenas sob a ótica do senso comum.

No entanto, para aqueles que buscam compreender sua verdadeira essência, a Quimbanda se revela como um caminho profundo de transformação espiritual, fortalecimento pessoal e conexão com a ancestralidade.

Entre os nomes que se destacam nesse movimento de resgate e valorização da tradição está o do Sacerdote Leonardo Caputi, mestre de Quimbanda e sacerdote de Umbanda, responsável pelo Terreiro de Umbanda & Quimbanda Sr. Tranca Ruas e Sr. Ogum.

A origem da Quimbanda das Almas

A Quimbanda das Almas é uma vertente voltada ao culto de espíritos que, um dia, caminharam na Terra.

Diferente de práticas ocultistas importadas, como a goécia, a Quimbanda das Almas trabalha com entidades que compreendem os desafios humanos, pois já viveram no mundo material. Assim, carregam consigo experiências, emoções e aprendizados que refletem diretamente em sua atuação no plano espiritual.

Segundo o sacerdote Leonardo Caputi, essa tradição possui um processo iniciático que marca o início de uma nova jornada para o adepto:

“A iniciação na Quimbanda não é apenas um ritual, mas um renascimento.

É o momento em que a pessoa firma sua conexão com seu Exu, sua Pomba Gira e sua ancestralidade, passando a trilhar um caminho de força, proteção e prosperidade.” — Leonardo Caputi

Essa ligação sagrada tem como propósito oferecer ao iniciado uma vida mais equilibrada e próspera, ao mesmo tempo em que o compromete a honrar os espíritos que o acompanham.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados