Connect with us

Negócios

Cancelamento: Para além do pensar, empresas precisam agir

Published

on

As especialistas em Marketing e em estratégias de comunicação para grandes empresas, Gigi Grandin e Nicole Pappon, trazem saídas para que as empresas possam lidar com a cultura do cancelamento 

Em uma era de informações instantâneas e ativismo nas redes sociais, o cenário digital tem se tornado um terreno cada vez mais desafiador para as marcas. A cultura de cancelamento, alimentada pela conscientização social crescente, coloca as empresas sob escrutínio público constante. No entanto, de acordo com Gigi Grandin, sócia-fundadora da Grapa Digital e especialista em marketing de influência, com as orientações certas e estratégias inteligentes, essas organizações podem navegar por essas águas e até mesmo emergir mais fortes.

O público está cada vez mais educado socialmente e atento a posicionamentos possivelmente ofensivos por parte das empresas. As estratégias de cada instituição podem ser afetadas se não houver atenção aos produtos e conteúdos – o que não deveria ser problema para um tempo de atuação e cuidados profissionais.

Gigi Grandin, sócia-fundadora e especialista em marketing, afirma que as situações de cancelamento nas redes sociais e na era da informação instantânea apresenta desafios importantes para as marcas. Muitas vezes, as empresas erram ao querer se posicionar no mesmo momento da polêmica, sem antes fazer a gestão da crise. “Um dos principais desafios é manter a calma e criar uma estratégia para contornar a situação que inclui: contenção do problema, pedido de desculpas ao público e nova comunicação”, complementa.

Advertisement

Nicole Pappon traz que a história também nos oferece exemplos educativos de marcas que enfrentaram situações de cancelamento e conseguiram reverter a imagem negativa com sucesso. “Um caso notável é o da Barilla, que passou por um momento delicado quando seu CEO fez declarações polêmicas sobre casais gays em campanhas. A empresa não apenas se desculpou publicamente, mas também introduziu políticas inclusivas e se comprometeu com a comunidade LGBTQIAP+. Hoje, a Barilla é reconhecida como “parceira LGBTQIAP+” pela Campanha de Direitos Humanos”, explica.

Quando uma instituição é alvo de controvérsia, a abordagem recomendada é avaliar a gravidade da situação com cuidado. É necessário contratar uma equipe específica para a gestão da situação, que medirá o impacto no público e recomendará decisões para contornar o problema. Não se deve precipitar uma ação – uma resposta não fundamentada pode aumentar a questão e até afundar a imagem da empresa.

De acordo com as especialistas, o Marketing Cultural desempenha um papel vital na prevenção de crises. Ao entender as necessidades e comportamentos do consumidor, as corporações podem se comunicar melhor com seu público e antecipar problemas. Em situações polêmicas, esse método pode ser usado para reaproximar ambas as partes, promovendo uma compreensão mútua.

“A transparência é fundamental para enfrentar situações de cancelamento. As marcas devem demonstrar transparência e segurança em suas respostas, preferencialmente por meio de uma figura de autoridade da empresa. Além disso, a empresa deve se comprometer com melhorias tangíveis, seja no apoio a causas relacionadas à polêmica ou na relação com o público. As alterações claras devem ser tomadas para manter a substituição”, explica Nicole Pappon.

Com a velocidade controlada de informações nas mídias sociais, o timing das respostas é crucial. Marcas devem parar comunicações paralelas enquanto uma resposta não é dada ao público, pois estratégias de marketing podem prejudicar a gestão da crise. O retorno deve ser dado em questão de dias, mas apenas após calcular uma estratégia de melhoria e mudança no cenário.

Advertisement

Além de gerenciar crises, as marcas podem construir proativamente uma imagem sólida. Isso deve ser feito com base no respeito à sociedade, qualidade dos produtos e comunicação responsável com o consumidor. Dessa forma, toda empresa pode evitar situações problemáticas.

Dada a constante evolução educacional da sociedade, Gigi Grandin traz que as marcas devem manter-se sempre atualizadas e preparadas para lidar com as questões futuras e da atualidade.  Departamentos como os de “Inclusão e Diversidade”, “Direitos Humanos”, “Pessoas” e “Marketing” são essenciais para educar as marcas em relação às questões pertinentes à sociedade como um todo.

Em conclusão, a cultura de cancelamento no ambiente digital é uma realidade que as marcas enfrentam. No entanto, com estratégias inteligentes, transparência e um compromisso contínuo com seus valores e com o público, podem não apenas sobreviver, mas também prosperar nesse cenário delicado.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Negócios

Terceirização Inteligente: A Estratégia que Impulsiona Negócios — e a Força da NeverStopsGroup no Mercado Nacional

Published

on

By

No cenário competitivo em que vivemos, empresas que desejam crescer com solidez precisam fazer escolhas estratégicas — e uma das mais eficazes é a terceirização de serviços. Essa prática, que já movimenta bilhões no Brasil, é sinônimo de eficiência, foco e otimização de recursos.

Por que cada vez mais empresas estão terceirizando?

A resposta está nos benefícios concretos que a terceirização oferece. Entre os principais:

-Redução de custos operacionais e encargos trabalhistas

Advertisement

-Acesso a profissionais qualificados e treinados

-Foco total no core business da empresa contratante

-Agilidade na adaptação a demandas e sazonalidades

-Redução de riscos jurídicos e administrativos

Terceirizar é deixar que especialistas cuidem da operação, enquanto sua empresa avança de forma estratégica.

Advertisement

NeverStopsGroup: Excelência, Inovação e Performance

Em um mercado exigente, a NeverStopsGroup se destaca por oferecer soluções terceirizadas completas, com alto padrão de qualidade e atuação em diversos segmentos: limpeza, portaria, recepção, serviços administrativos, suporte offshore, entre outros.

Com uma equipe capacitada, processos otimizados e uma gestão orientada a resultados, a empresa entrega muito mais do que serviços — entrega comprometimento, inteligência operacional e confiança.

“Trabalhamos para gerar soluções práticas, humanas e eficientes. Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes, com responsabilidade e profissionalismo em cada detalhe”, destaca Xenia Dandrade CEO  da NeverStopsGroup.

A empresa atua com abrangência nacional, adaptando seus serviços às necessidades específicas de cada cliente, sempre com agilidade, transparência e foco em resultados reais.

Advertisement

Escolher a NeverStopsGroup é mais do que terceirizar. É evoluir.

Num mundo onde o tempo é o recurso mais precioso, terceirizar com inteligência é o caminho para crescer com segurança e solidez. E contar com uma empresa como a NeverStopsGroup é garantir que cada etapa da sua operação esteja nas mãos certas.

Porque aqui, a excelência nunca para.

Advertisement
Continue Reading

Negócios

Liderança feminina: o legado de Renata Soares para a inovação das auditorias jurídicas no Brasil

Published

on

By

A recente edição da pesquisa “Sem Atalhos”, realizada e divulgada pela empresa de consultoria Bain & Company, mostrou que, entre 2019 e 2024, o número de mulheres que ocupam cargos executivos em grandes empresas brasileiras cresceu de 23% para 34%. Na posição de CEO, o avanço foi de 3% para 6%. Apesar do aspecto positivo em termos de evolução, mesmo que de forma lenta, este cenário mostra que a desigualdade de gênero entre as lideranças ainda trava o potencial de inovação dessas companhias. “Organizações com perfil insurgente estimulam o questionamento do status quo e a busca por novas formas de gerar valor, especialmente em tempos de baixo crescimento econômico, quando identificar oportunidades inexploradas no mercado ou internamente é algo fundamental. Nesse cenário, a diversidade de gênero na liderança da organização traz perspectivas distintas e ideias que desafiam padrões estabelecidos, promovendo a inovação e a ousadia estratégica”, diz o documento.

Renata Soares, sócia-fundadora da Port Louis e criadora da plataforma PortData, que alia inovação e tecnologia para transformar o setor de auditorias jurídicas no Brasil, é um exemplo dessa contradição do mercado. Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), atuou nas áreas de Macro Research, Investment Banking, Structured Finance e Private Equity. Foi responsável pela área de private equity do Banco Credit Suisse/Garantia, onde ficou por 11 anos. Renata também estruturou as áreas de captação de recursos, jurídica e de relações com investidores na Autonomy Investimentos.

Agora a empreendedora também se destaca por representar a liderança feminina na tecnologia, um setor historicamente dominado por homens. Segundo dados do relatório Mulheres na Tecnologia 2024, apenas 20% dos cargos de liderança na área de tecnologia são ocupados por mulheres. À frente da PortData, Renata tem revolucionado os processos de due diligence, trazendo mais eficiência, transparência e segurança para transações empresariais e patrimoniais.

A plataforma nasceu com o propósito de reduzir o chamado “custo Brasil”, que impacta diretamente a competitividade das empresas ao tornar as operações mais burocráticas e onerosas. Com tecnologia avançada, a solução automatiza a emissão e análise de documentos jurídicos e fiscais, otimizando processos antes morosos e suscetíveis a erros manuais. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData consegue levantar mais de três mil certidões em todo o território nacional, abrangendo órgãos como Tribunais de Justiça, Receita Federal e Justiça do Trabalho.

Advertisement

A presença de executivas como Renata não só contribui para o aumento da representatividade, como também inspira outras mulheres a ocuparem espaços estratégicos em um mercado em expansão, pois o seu legado para a tecnologia no setor jurídico é significativo e inspirador. Antes da automação, auditorias jurídicas exigiam grande esforço manual para reunir e interpretar certidões e registros, o que podia atrasar ou até inviabilizar negociações importantes.

Com a PortData, esse processo tornou-se mais ágil, reduzindo riscos e aumentando a confiabilidade das transações. Em 2024, a empresa cresceu mais de 25% em faturamento, demonstrando a crescente demanda por soluções inovadoras no setor.

“A transparência nas transações não é apenas um benefício para empresas e investidores, mas um motor para o desenvolvimento econômico do país. Ao reduzir burocracias e mitigar riscos, estamos contribuindo para um ambiente de negócios mais seguro e produtivo”, destaca Renata Soares.

A trajetória de Renata reflete sua capacidade de inovação e liderança no setor jurídico. Sua experiência anterior em consultoria e gestão de processos, somada ao olhar estratégico para o uso da tecnologia, permitiu a criação de uma solução disruptiva, que facilita e acelera auditorias jurídicas no Brasil.

Sobre a PortData

Advertisement

Criada em 2018 pela Port Louis, a PortData é uma solução tecnológica que automatiza auditorias jurídicas por meio do conceito de Due Diligence 5.0. A plataforma emite e analisa certidões fiscais, trabalhistas, cíveis e criminais, permitindo que empresas tomem decisões informadas e seguras em processos de fusões, aquisições e investimentos. Utilizando inteligência artificial e machine learning, a PortData organiza informações e classifica riscos de forma automatizada, reduzindo custos operacionais e promovendo maior transparência no mercado.

Para saber mais, acesse: https://www.portdata.tech

Continue Reading

Negócios

JK Estética Avançada lança nova marca com foco no mercado de luxo global

Published

on

By

A JK Estética Avançada, reconhecida como uma das mais importantes clínicas de estética da América Latina, anuncia o lançamento de sua nova marca. Sob a liderança das sócias Isabela Savoretti Viegas e Simone Viotto, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, a marca passa a refletir um posicionamento mais moderno, sofisticado e alinhado ao mercado de luxo global, em alinhamento com o seu plano estratégico de internacionalização.

A nova identidade da JK é uma verdadeira experiência sensorial, englobando elementos de toque, cor, cheiro, visual e som, representando uma abordagem completamente inovadora para o setor de estética.

O projeto foi desenvolvido sob a mentoria de Joca Guanaes, ícone da publicidade brasileira e cofundador da lendária agência DM9, considerada uma das marcas de comunicação mais influentes do mundo.

O rebranding ficou a cargo da renomada Atlantis Intelligence Lab, uma agência internacional especializada em comunicação de luxo, liderada pelos sócios Samara Araújo e Sidney Araújo, com células em Dubai, Londres e São Paulo. Eleita em 2021 como a melhor empresa de comunicação de luxo do mundo, a Atlantis trouxe sua expertise para criar uma marca que eleva a JK Estética Avançada ao mais alto padrão global de exclusividade e sofisticação.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados