Connect with us

Geral

Brasil hoje tem quase um milhão de criativos empregados

Published

on

Denilson Shikako, CEO da Fábrica de Criatividade, explica que os profissionais criativos estão em alta porque possuem visão macro (SUBTITULO)

Uma nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa realizada pela Firjan apontou que o número de profissionais criativos cresceu 11,7% em relação à última edição lançada em 2019.

A pesquisa analisou o setor entre 2017 e 2020 e revelou que hoje, o Brasil conta com 935 mil profissionais criativos formalmente empregados, o que equivale a 70% da mão de obra que atua na indústria metal mecânica brasileira.

O mapeamento foi separado em quatro áreas criativas: tecnologia, consumo, mídia e cultura e, de acordo com o estudo, as duas primeiras áreas representam mais de 85% dos vínculos empregatícios dos profissionais, com aumentos de 20,0% e 12,8%, respectivamente. Já Cultura e Mídia, que representam os 15% restantes, registraram uma queda de 7,2% e 10,7%.

Advertisement

Para o especialista em criatividade, Denilson Shikako, CEO da Fábrica de criatividade, os números representam que a inovação traz lucro, traz Roi e traz resultado. “Estão contratando mais as pessoas criativas. No Fordismo, a gente foi treinado para entregar resultado baseado em operação, baseado em produção. E agora as empresas e as indústrias estão percebendo que esse número aumenta muito mais quando você traz gente do mercado criativo. Penso que esses são os motivos desses dois números estarem aumentando. Em relação aos números que estão diminuindo, referente aos profissionais de cultura e mídia, penso que são dois motivos. O primeiro deles foi a pandemia que diminuiu os cargos formais e tiveram menos atividades culturais acontecendo e a segunda é que as pessoas estão “terceirizando” mais as atividades nesses setores. Com certeza se tivesse uma pesquisa baseada no mercado informal, esse número teria crescido porque as empresas dessas áreas estão contratando freelancers, terceiros ou as próprias empresas estão desenvolvendo capacitações internas nestas temáticas com pessoas “multifunções” o que diminui o número de vagas “formais” afirma Shikako.

Nesta edição, o Mapeamento da Indústria Criativa também realizou as quatro análises com as temáticas Soft Power e desenvolvimento com base na cultura e identidade dos territórios; Desafios à valoração de intangíveis nas Indústrias Criativas; Aspectos da Proteção à Propriedade Intelectual e Problematizando a definição de Economia Criativa, para entender a Indústria Criativa no Brasil e seus impactos sobre cidades e estados.

De acordo com o mapeamento, São Paulo e Rio de Janeiro seguem sendo os estados mais representativos no mercado de trabalho criativo, com 50,9% dos empregos registrados em 2020. Até 2020, havia cerca de 380,3 mil vínculos em SP e, no RJ, 95,7 mil.

O especialista revela ainda que as ocupações são fruto de modificações estruturais nas relações de trabalho, não somente dentro dos setores criativos, como também da economia como um todo. “Antigamente as pessoas eram contratadas por período, por tempo. A mudança nas relações estruturais, penso que na pós pandemia, que é a base dessa pesquisa, se refere às pessoas que estão sendo contratadas para fazer o tempo delas. O mercado como um todo tem trabalhado por projetos. Se eu vou demorar 1h, 10h se vou fazer a entrega com uma pessoa que sabe só sabe fazer a operação e não sabe fazer a gestão, o problema é meu. Entendo que a economia criativa vai trazer muito mais a visão do processo como um todo e não aquele trabalho específico de apertar parafuso, apertar um botão ou até mesmo o que o robô consegue fazer. Hoje em dia o mercado criativo traz a demanda de entregar por entregas e não pelo tempo. O tempo que vai fazer muda a relação estrutural de trabalho”, detalha.

Ainda de acordo com a pesquisa da Firjan, as profissões criativas que estão em alta no Brasil são as seguintes: Analista de Negócios, Analista de Pesquisa de Mercado

Advertisement

Programadores/Desenvolvedores, Biomédico,Visual Merchandising,Gerentes de Tecnologia da Informação,Designer Gráfico, Pesquisadores em geral,Gerente de Marketing e Engenheiros da área P&D.

“Se você olhar todas essas atividades, sempre envolve algo que eu sempre brinco: o que um robô não consegue fazer? O robô consegue fazer uma análise, ele consegue olhar os dados, mas só que fazer essa análise básica cruzando esses dados e trazendo impressões que não estão nos números, é uma coisa que a inovação e a criatividade trazem. As 13 profissões que envolvem um pensamento de inovação, o pensamento macro, a visão do todo é sempre melhor do que a visão da soma das partes. O profissional criativo possui a visão de várias áreas, possui repertório criativo”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Eventos

48 horas eletrizantes: BYD promove campanha com taxa 0%, supervalorização do usado e 3 anos de revisão grátis

Published

on

Créditos da foto: Divulgação

A ação especial de vendas acontece nesta sexta e sábado (17 e 18/10) com condições únicas na linha 2026: BYD Song Pro GS, BYD Song Plus Premium, BYD Yuan Pro, BYD King GS e BYD Dolphin GS

(16/10/2025) – Sucesso em todas as edições passadas, a BYD anuncia a chegada de mais uma edição das 48 horas mais eletrizantes do Brasil: nos dias 17 e 18 de outubro, todas as concessionárias da marca no país oferecerão modelos 100% elétricos e super-híbridos plug-in com condições imperdíveis na linha 2026, criando mais oportunidades para que um maior número de brasileiros possa garantir a combinação de tecnologia e sustentabilidade com conforto, design e segurança em sua garagem.
Agora com linha de montagem no Brasil, o SUV super híbrido BYD Song Pro GS, junto de outro modelo da família Song, BYD Song Plus Premium e do SUV 100% elétrico BYD Yuan Pro, contam com benefícios únicos que deixam a linha 2026 ainda mais atrativa: com taxa 0%, bônus na avaliação do carro usado na troca e mais carregador grátis. Para o sedã híbrido que lidera as vendas do segmento, BYD King GS 2026, e um dos elétricos mais vendidos do país, o BYD Dolphin GS 2026, o consumidor pode escolher entre taxa 0% + 70% de entrada + 24x ou supervalorização do usado.


Além das condições, a BYD oferece ainda para os modelos citados 3 anos de revisões grátis*.

Advertisement


A marca reforça que todos os carros contam com a conhecida garantia de oito anos da Bateria Blade, sem limite de quilometragem, e de seis anos para o veículo, também sem limite de quilometragem.
*Consulte todas as condições em www.byd.com/br/condicoes.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação


CONFIRA A BYD MAIS PRÓXIMA
A BYD está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 190 concessionárias em operação no país e, durante a campanha, as lojas vão funcionar em horário estendido das 8h às 20h. Para conferir a concessionária mais próxima, acesse o site https://www.byd.com/br/find-store.


RECOMPRA GARANTIDA
A BYD conta com a Política de Recompra Garantida, que visa facilitar e incentivar os clientes a adquirirem um novo veículo da marca, utilizando o carro usado na troca. Pelo valor mínimo de 80% da tabela FIPE vigente, os proprietários de todos os modelos BYD poderão trocar seus seminovos por outro veículo igual ou superior da greentech.


Para conhecer em detalhes as condições e garantir a recompra conforme o Programa de Recompra BYD, acesse https://www.byd.com/br/condicoes.

SOBRE A BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

Advertisement
Continue Reading

Geral

Bar dos Bão: Luiz Henrique & Léo param Goiânia para registrar o novo projeto!

Leveza, gratidão e boas energias marcaram a gravação do projeto “Bar dos Bão”, novo trabalho da dupla Luiz Henrique & Léo. O cenário escolhido foi o Local Gastrobar, no coração de Goiânia, onde os artistas celebraram 15 anos de carreira em um clima que resgatou os primeiros passos da dupla nos barzinhos do interior de […]

Published

on

Leveza, gratidão e boas energias marcaram a gravação do projeto “Bar dos Bão”, novo trabalho da dupla Luiz Henrique & Léo. O cenário escolhido foi o Local Gastrobar, no coração de Goiânia, onde os artistas celebraram 15 anos de carreira em um clima que resgatou os primeiros passos da dupla nos barzinhos do interior de São Paulo. O público, vibrante e acolhedor, coroou a noite com uma recepção calorosa que só confirmou o que estão cansados de escutar: “esses meninos são bão mesmo.”

A gravação aconteceu na noite desta terça-feira, 14 de outubro, e começou com um momento de fé e união: uma roda de oração no camarim, com mãos entrelaçadas entre esposas, familiares, amigos e equipe. Um agradecimento sincero a Deus por cada quilômetro percorrido nessa jornada musical.

O repertório, cuidadosamente selecionado ao longo de seis meses, contou com 15 faixas que traduzem a essência de Luiz Henrique & Léo. A inédita “Dia de Não Prestar” levantou o público e mostrou a força da conexão da dupla com seus fãs.

Esse é, sem dúvida, o melhor repertório da nossa vida. Tem música guardada desde 2018, que agora faz sentido gravar. Escolhemos tudo a dedo, com muito carinho, para mostrar quem realmente somos”, compartilha Léo.

Advertisement

Outro ponto alto da noite foi a participação de Panda, dividindo os vocais em “Malandro e Malandra”, arrancando aplausos e celebrando a parceria que promete render frutos.

A emoção tomou conta do bar em um dos momentos mais tocantes: Domênico, primogênito de Luiz Henrique, subiu ao palco no colo do pai ao som de “Aviões de Papel”, uma canção sensível sobre a vida e o tempo.

Sentimos que estamos no lugar certo, vivendo o melhor momento das nossas vidas. Por isso, o ‘Bar dos Bão’ precisava resgatar músicas que marcaram o começo da nossa história, ainda nos barzinhos. O projeto também traz esse lado romântico que aflorou depois do sucesso de ‘Mudei Demais’”, revela Luiz Henrique, emocionado.

Durante o evento, a dupla foi homenageada pela distribuidora FUGA, com um quadro comemorativo pelos mais de 100 milhões de streams do álbum “Por Inteiro”, que lançou sucessos como “Mudei Demais”, “8 ou 80”, “Piti” e “Termina Lá”.

Outro momento especial foi quando o empresário e parceiro de longa data, Nei Campelo, profissional reconhecido nos backstages e nas rodas de composição, dividiu a regravação da canção de Almir Sater, “Peão”, com a dupla.

Advertisement

O Nei sempre esteve ao nosso lado. Nesse momento tão importante, nada mais justo que homenageá-lo pela amizade, confiança e por tudo que construímos juntos”, destaca Léo.

Além das faixas inéditas, o projeto também traz quatro regravações marcantes, incluindo “Impasse” de Marília Mendonça, o pagode “Insegurança” (Pixote e Turma do Pagode), e outros dois medleys.

O lançamento oficial do “Bar dos Bão” está previsto para novembro, prometendo emocionar e conquistar ainda mais corações com sua mistura de autenticidade, romantismo e celebração.

Advertisement
Continue Reading

Geral

Marlinho celebra o samba em noite sold out no Rio de Janeiro com gravação de seu novo audiovisual

A Zona Oeste do Rio de Janeiro foi palco de uma noite histórica para o samba. Na última terça-feira (15), o cantor Marlinho gravou seu tão aguardado audiovisual no Boteco Na Rua, em Campo Grande, bairro onde nasceu e construiu suas primeiras memórias musicais. Com ingressos esgotados e casa completamente cheia, o evento marcou um […]

Published

on

A Zona Oeste do Rio de Janeiro foi palco de uma noite histórica para o samba. Na última terça-feira (15), o cantor Marlinho gravou seu tão aguardado audiovisual no Boteco Na Rua, em Campo Grande, bairro onde nasceu e construiu suas primeiras memórias musicais. Com ingressos esgotados e casa completamente cheia, o evento marcou um dos momentos mais especiais da carreira do artista e reafirmou o poder do samba como expressão de identidade e emoção. Com produção e direção da Luck Sound Music, a gravação reuniu fãs, amigos e grandes nomes da nova geração do gênero. Subiram ao palco ao lado de Marlinho os talentos Desejo Maior, Leti, Binho Simões, Dueto e Darlan, que abrilhantaram ainda mais a noite com performances cheias de carisma e sintonia. Cada participação trouxe um toque especial, refletindo a união e o respeito entre os artistas que representam o novo momento do samba carioca. “Foi uma noite inesquecível. Gravar esse projeto no meu bairro, com pessoas que admiro e que fazem parte da minha caminhada, foi a realização de um sonho. A energia do público e a troca com os convidados tornaram tudo ainda mais mágico”, declarou Marlinho, emocionado após o show. O público, que lotou o espaço desde as primeiras horas da noite, acompanhou um repertório que passeou por músicas autorais e reinterpretações cheias de personalidade, embaladas pelo cavaquinho firme e pela voz marcante do cantor. A gravação simboliza um novo capítulo na trajetória de Marlinho, artista que vem se destacando pela autenticidade e pela forma de transformar suas vivências em canções que dialogam com o coração do povo. Com apenas R$ 10,00 o ingresso, o evento reafirmou o compromisso do cantor e da Luck Sound em manter o samba acessível, vivo e conectado às suas raízes. Entre aplausos, sorrisos e muita emoção, a noite terminou com a certeza de que o samba segue mais forte do que nunca — e que Marlinho é uma das vozes que continuarão ecoando essa tradição com verdade, talento e alma carioca.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados