Connect with us

Negócios

Black Friday – Cuidados para evitar problemas e fraudes nas compras

Published

on

Vanessa Laruccia, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil do Massicano Advogados

O período da Black Friday é sempre muito aguardado, pois promete grandes oportunidades de descontos, aumentando ainda mais as chances de compras que antecedem o Natal.

No entanto, tanto os consumidores quanto os lojistas devem adotar medidas preventivas para evitar problemas comuns e práticas abusivas que se intensificam nesse período.

Em relação às fraudes, algumas lojas são criadas por golpistas com ofertas extremamente atrativas e que destoam muito da média de mercado, com opções de pagamentos somente via transferência bancária, PIX ou boleto, todavia, após a realização do pagamento, os golpistas desaparecem, sem entregar os produtos, ou seja, são os golpes em sites falsos.

Advertisement

Não há qualquer fundamento para limitar a forma de pagamento, principalmente fora do âmbito seguro das plataformas de vendas, sendo viável priorizar pagamento por cartão de crédito, permitindo contestar a compra em caso de fraude, proporcionando maior segurança.

Para se proteger, a apuração acerca da Reputação da Loja é fundamental, mediante pesquisas em sites como Reclame Aqui, ações distribuídas e até mesmo consultas à lista “Evite Esses Sites” do Procon/SP – “Lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. O consumidor que tiver dúvidas pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.”, conforme orientações do órgão (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Ademais disso, também existem algumas práticas que violam as proteções consumeristas, vejamos:

Falsos descontos: Algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para simular descontos maiores, devendo monitorar e registrar os preços praticados antes da Black Friday, para comprovar eventuais abusos e denunciar, se necessário.

Cobrança de frete excessivo: Em algumas promoções, o frete pode ser tão alto que elimina qualquer economia real, sendo viável simular o custo do frete com antecedência.

Advertisement

Problemas em sites e aplicativos de compras com produtos indisponíveis: mesmo anunciados com desconto que “esgotam rapidamente”, ou que não possui estoque suficiente, mesmo indicando grande quantidade, com o fito de atrair para outras compras.

Instabilidade e mudanças de preço anunciado na finalização da compra: Os preços alteram automaticamente no fechamento da compra ou inviabilizam a venda por constantes problemas técnicos.

Para amenizar os impactos, as regras consumeristas devem ser estritamente observadas, senão vejamos:

Direito à Informação específica, completa e clara – artigo 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC): garantindo ao consumidor o direito à informação adequada e clara sobre produtos e serviços, especificando características, qualidade, quantidade, composição, preço e riscos.

Vedação à publicidade enganosa: artigo 37, § 1º, do CDC, mediante a proibição de qualquer forma de comunicação que contenha informações falsas ou com omissões de dados essenciais sobre o produto. A prática de falsos descontos (aumento de preços antes da promoção para simular uma redução) é considerada propaganda enganosa, sujeita a sanções.

Advertisement

Direito ao arrependimento em compras fora do estabelecimento comercial (artigo 49 do CDC), o qual estabelece o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial (e-commerce ou por telefone), permitindo que o consumidor desista da compra em até 07 (sete) dias a partir do recebimento do produto, com direito à devolução integral do valor pago, inclusive o frete.

Responsabilidade pelo cumprimento da oferta (artigo 30 do CDC) devendo assegurar que toda oferta de produto ou serviço realizada pelo fornecedor, seja em publicidade, e-commerce ou qualquer outro meio, obriga o cumprimento do que foi prometido. Assim, o consumidor pode exigir o produto nas condições oferecidas, incluindo descontos e benefícios anunciados.

Prática abusiva na alteração de preços (artigo 39, V e X, do CDC), destoando das ofertas anunciadas.

Garantia de qualidade e segurança dos produtos e serviços (artigos 18 e 26 do CDC) – o consumidor tem assegurado o direito de reclamar acerca de defeitos e vícios de qualidade ou quantidade que tornem o produto impróprio ao consumo. O prazo para reclamação é de 30 dias (bens não duráveis – de consumo imediato) e 90 dias para bens duráveis (como eletrodomésticos, móveis, veículos, eletrônicos e outros).

Se acaso o fornecedor não solucionar o problema em até 30 (trinta) dias, o consumidor pode optar pela troca, devolução do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

Advertisement

As medidas judiciais cabíveis também consistem na reparação por dano moral e material, em caso de fraude, falhas no cumprimento da oferta/prestação de serviços, publicidade enganosa, práticas abusivas, dentre outros, o consumidor pode exigir indenização, seja através de reparação de dano material (decorrente de prejuízo financeiro) ou moral (transtornos, abalos psicológicos e até mesmo pela perda do tempo útil), decorrentes. (Artigos 6º, VI, do CDC e 927 do Código Civil)

Ademais, sem prejuízo das indenizações, penalidades são aplicadas para coibir práticas abusivas e ilegais, conforme o artigo 56 do CDC, em caso de descumprimento das normas de proteção ao consumidor, incluindo multa, interdição de estabelecimento e até cassação de licença. Em práticas abusivas como fraudes e falsos descontos, o fornecedor pode ser punido conforme a gravidade da infração.

Qualquer situação que possa violar os direitos do consumidor deve ser denunciada aos órgãos competentes, as quais ajudam a coibir práticas ilegais e protegem outros consumidores, gerando penalidades aos infratores.

Por outro lado, o consumidor também deverá adotar as cautelas cabíveis, pois se tiver culpa exclusiva diretamente pelo ocorrido (como mau uso, compras através de links suspeitos fora do ambiente da loja oficial, pagamento que não condiz com a efetiva compra/beneficiário diverso), podendo perder o direito à reparação civil.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Negócios

Zé Delivery e 99 promovem ação especial no Carnaval carioca com viagens sem perrengues e bebida gelada de graça

Published

on

By

Nos carros do Zé, além de água grátis, fantasia e animação são bem-vindos a bordo!

Já pensou em voltar do bloquinho de Carnaval com o conforto, segurança e um cooler cheio de água gelada para te refrescar? Os consumidores pediram e o Zé Delivery e a 99 atenderam! Durante os dias de Carnaval, aqueles que estiverem curtindo a festa na região da Zona Sul do Rio e pedirem 99 na nova categoria temporária: 99Plus+Zé poderão encontrar o carro envelopado do Zé para ter um percurso sem as frias do Carnaval, só na gelada.

A ação reforça o compromisso das marcas com o bem-estar dos consumidores durante um dos períodos mais animados do ano e vai disponibilizar carros personalizados para oferecer aos foliões uma opção de curtir a festa sem preocupações, tornando a experiência do Carnaval ainda mais inesquecível. Além disso, a categoria 99Plus oferece uma série de vantagens tanto para os motoristas parceiros, que podem ganhar em média 40% a mais em relação ao 99Pop por viagem. Quanto para os passageiros, que terão acesso a veículos mais confortáveis, com mais espaço interno, modelos novos e com os motoristas mais bem avaliados.

‘’A parceria com a 99 faz parte das nossas ações pensadas exclusivamente para livrar a galera das frias do Carnaval. Queremos que nossos consumidores vivam um Carnaval inesquecível até mesmo durante o percurso até as festas, com um ar-condicionado para livrar o calor e água gelada para refrescar!’’ conta Thaís Azevedo, diretora de marketing do Zé Delivery.

Advertisement

A ação acontecerá na Zona Sul do Rio de Janeiro, principalmente na região da Praia do Flamengo, local onde os motoristas vão poder repor as águas do cooler. A ação vai acontecer nos dias 01/03/2025 até 04/03/2025, das 11h às 16h, garantindo que os foliões que escolherem a opção 99Plus+Zé possam aproveitar o melhor do Carnaval sem preocupações.

Para ficar por dentro das novidades da marca e calendário das ações exclusivas de Carnaval, acompanhe Zé Delivery nas redes sociais.

Continue Reading

Negócios

Penteados para arrasar no Carnaval Skafe Cosméticos aposta nos Cremes para Pentear Keraform para fios impecáveis na folia

Published

on

By

Gelatina Keraform, Óleo em Gel e Pomadas garantem fixação, hidratação e brilho para todos os estilos de cabelo

O Carnaval está chegando, e além das fantasias e maquiagens vibrantes, os penteados também são protagonistas da festa. Para garantir fios alinhados, hidratados e com fixação prolongada, a musa e influenciadora Kaiumy Matos aposta nos finalizadores da Skafe Cosméticos, que oferecem resistência e muito estilo para curtir a folia sem preocupações.

Cremes para Pentear Keraform: hidratação e definição para qualquer look

Os Cremes para Pentear Keraform são indispensáveis para preparar os cabelos para qualquer tipo de penteado. Com fórmulas enriquecidas com ativos nutritivos, eles garantem hidratação intensa, definição e proteção contra o ressecamento, deixando os fios maleáveis e livres de frizz, mesmo sob o calor intenso do verão.

Advertisement

Gelatina Keraform: fixação e definição para penteados duradouros

Para quem busca uma fixação poderosa sem abrir mão da leveza, a Gelatina Keraform é a aliada perfeita. Ideal para coques, tranças, baby hairs estilizados e definição de cachos, ela mantém a forma dos fios sem deixá-los rígidos, garantindo um penteado impecável durante todo o dia de folia.

Brilho e nutrição com Óleo em Gel e Pomadas Keraform

Para um toque extra de brilho e proteção, o Óleo em Gel Natutrat Vinagre de Maçã combina nutrição intensa com uma textura leve e não oleosa. Ele reduz o frizz, proporciona brilho intenso e protege os fios contra suor e exposição ao sol.

Já para penteados superestruturados e alinhados, as Pomadas Keraform são ideais para finalizar baby hairs e estilizar penteados mais sofisticados. Com alta fixação, elas garantem um acabamento impecável e duradouro.

Advertisement

Hidratação e refrescância para curtir o Carnaval sem preocupação

Além da fixação e do styling, manter os fios hidratados é essencial para que o penteado dure até o último bloco. O Umidificador de Cachos Natutrat redefine os fios ao longo do dia, prevenindo o ressecamento causado pelo calor e pela transpiração.

Já o Spray Água de Coco Natutrat oferece hidratação instantânea e um toque de frescor, revitalizando os cabelos sempre que necessário.

Cabelos prontos para a festa

Com a linha de finalizadores da Skafe Cosméticos, inspirados no visual de Kaiumy Matos, é possível criar penteados incríveis sem abrir mão da saúde dos fios. Seja um look despojado ou um estilo mais elaborado, os produtos garantem fixação, hidratação e brilho para que cada folião aproveite o Carnaval com cabelos impecáveis do começo ao fim.

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Conheça a latinha que já é a queridinha do carnaval de BH

Published

on

By

HAZEL é a empresa por trás da nova febre que vem conquistando os jovens no carnaval de BH.

Além de BH, recentemente a marca anunciou sua chegada em São Paulo no CT ESTAÇÃO ALPHA, em Alphaville.

A marca já gera grande expectativa para o lançamento oficial no Rio de Janeiro.

HAZEL é uma marca que vende um lifestyle jovem, disruptivo e vem conquistando o público por seu sabor e pelos ingredientes orgânicos.

Advertisement

A marca, formada pelos sócios: Marcus Ferraz, Gabriel Martins, Johann Pontes e Pedro Castro, tem como embaixador o apresentador Lipe Ribeiro, e vem ganhando espaço rapidamente!

Seu lançamento oficial foi em BH no dia 19/10 e desde então não se fala de outra coisa em BH.

Hoje, tendo 3 sabores de bebida mista, sendo a HITZ, SUMMER e CAIPIVODKA, já tem tido grande aprovação por todos que tem experimentado e promete ser peça fundamental em mercados e pontos de distribuição.

CONSUMA COM MODERAÇÃO
PROIBIDA VENDA A MENORES DE 18 ANOS

Voce pode acompanhar o dia-a-dia da marca pelo Instagram
https://www.instagram.com/hazeldestilaria?igsh=MWs1bXdieDZoOHdubQ==

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados