Depois de 15 anos de história, o EP que marca a estreia oficial da banda carioca placa-mãefinalmente ganha vida. Fale ao Motorista Somente o Indispensável traz toda a urgência criativa do momento, resultado do reencontro entre Paulo Fischer (voz, violão e guitarra), Marco Fisbhen (guitarras e violões) e Marcelo Caldas (baixo). Com produção assinada pelo músico e produtor Felipe Vassão – que já assinou trabalhos de nomes como Elza Soares, Pitty, Emicida, Tuyo, além de levar pra casa um Grammy Latino com Jotapê –, o projeto apresenta letras e arranjos guiados por melodias densas e poéticas, que transitam por influências que vão de Radiohead e Cazuza ao Clube da Esquina e Arctic Monkeys. Mais que um simples registro, o EP é um reencontro afetivo com canções compostas ao longo de muitos anos e revisitadas no estúdio com liberdade e espontaneidade. Fale ao Motorista Somente o Indispensável já está disponível em todas as plataformas de streaming (ouça aqui).
No EP, a banda transforma um repertório guardado por 15 anos em um retrato vivo e atual da sua identidade artística, provando que, às vezes, o tempo é fundamental para amadurecer uma obra.A abertura fica por conta de “Ano Deslumbrante”, uma canção sobre amores proibidos que conta a história de dois amigos de longa data que descobrem estar apaixonados, acompanhando todas as curvas que possibilitam ou não esta vivência. Na sequência, “As Desventuras do Palhaço Cambalhotas” mergulha em um diálogo intenso, entre metáforas de fuga e despedida, que se desdobram na liberação emocional de um homem preso em um relacionamento já não existente.
Como um registro extenso de emoções e experiências, “Os Autos do Inventário de Susan S.” fala do luto e da dor após uma separação. A tracklist continua com “O Tempo e a Cidade”, que, por sua vez, versa sobre a delicada saudade e os desafios de um amor à distância, narrando dois apaixonados que vivem em países diferentes, enfrentando as barreiras para um reencontro e o impacto do tempo.
Na sequência, “O Grilo Falante” chega com uma sonoridade mais orquestral que embala uma reflexão poética sobre a saudade, o tempo que passa e a morte, questionando como seria a vida se estivéssemos mais atentos à nossa própria consciência. Por fim, o som mais pesado de “Peloponeso” retrata pessoas que não conseguem se conectar consigo mesmas ou com os outros, escondendo sua tristeza por trás de uma fachada blasé.
Advertisement
Banda em estúdio para gravação do EP – Produtor Felipe Vassão, Marco Fisbhen, Paulo Fischer, Marcelo Caldas e Thiago Baggio (Engenheiro de gravação)
“Este EP é a materialização de uma trajetória longa e cheia de encontros, é a placa-mãe dando voz a canções que amadureceram com o tempo, mas que só agora encontraram sua forma definitiva. Queremos que cada faixa seja uma conversa nossa com quem escuta, um convite para refletir sobre emoções complexas e histórias não contadas”, afirma a banda.
No final de agosto, Ferdi lançou o seu quinto álbum de estúdio, Ruídos e Silêncio. O trabalho chegou para conquistar os amantes da nova música popular brasileira e revelar uma fusão rica de estilos, letras poéticas e sonoridades inovadoras que transportam o ouvinte por uma viagem íntima e reflexiva.
Ruídos e Silêncio é o resultado de uma profunda exploração das emoções e experiências humanas, um chamado para se perder nas melodias envolventes e nas letras que provocam introspecção, uma fusão harmoniosa da psicologia e da música, as duas paixões do cantautor, que também é formado em psicologia na PUC de Campinas.
Com dez faixas que exploram temas como o amor, a saudade, a liberdade e os desafios do autoconhecimento, Ferdi cativa pela autenticidade e pela sensibilidade. O álbum é um convite a ouvir os ruídos e silêncios internos e externos, buscando se harmonizar com as estranhas melodias, barulhos e pausas na sinfonia da vida.
Carregado de intensidade, sentimentos viscerais, VINI lança seu novo álbum de estreia “INDOMÁVEL“, que já está disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho, distribuído pela Distrokid, é um mergulho corajoso na alma do artista, que transforma as dores e os desafios de sua própria vida em uma poderosa narrativa de força e renascimento. Todas as faixas também ganham visualizers que já podem ser conferidos no YouTube do cantor.
O álbum traz uma narrativa de superação, retratando a passagem do artista por dores e frustrações, mas também o reencontro com a esperança, o amor e a força. É um processo de se reconstruir e de voltar a acreditar em si mesmo. ”Este projeto nasceu da necessidade de colocar pra fora tudo o que eu vivi, senti e aprendi nos últimos anos”, afirma VINI.
As composições começaram de forma íntima, no quarto do artista, como um desabafo para se ‘salvar internamente’. VINI revela que jamais imaginou que um dia lançaria ou compartilharia essas canções, o que torna o projeto ainda mais pessoal. Segundo ele, o processo foi quase terapêutico, de olhar para dentro e transformar sentimentos em música. Embora a maioria das faixas tenha nascido de forma rápida, como um fluxo de emoção, outras foram lapidadas ao longo de meses, refletindo o cuidado e a dedicação do artista. “As faixas, embora nascidas de experiências pessoais, foram pensadas para que o público possa se identificar com as narrativas de forma livre”, completa.
Composto por 11 faixas que, juntas, formam a narrativa de superação, três dessas canções já foram lançadas anteriormente como singles: “Pressa“ (feat Ramalho), “Universo” e “Pista de Dança“. Agora, elas se unem às oito faixas inéditas que aprofundam a história, incluindo a faixa-título “Indomável“, além de “Respira“, “Não Devia Ser Assim“, “avitcepsrep (PERSPECTIVA)“, “É Só Você Chegar“, “Você“, “Mais Que Sobreviver” e “(re)COMEÇO“
Advertisement
A sonoridade do disco carrega uma base pop que se expande para outros gêneros, misturando referências introspectivas e dançantes. VINI se permitiu experimentar sem se prender a um único som, criando uma sonoridade coesa que reflete a intensidade das emoções em cada fase do trabalho. “Me permiti explorar mais neste trabalho e ainda assim, todas as músicas conversam entre si. A ideia era justamente criar uma sonoridade que refletisse a intensidade do que eu sentia em cada fase”, explica o artista.
Para VINI, este lançamento é um passo gigante e um ato de coragem. “É a realização de algo que sempre sonhei e que, por muito tempo, parecia distante demais,” afirma. O artista espera que o público sinta alívio ao ouvir as músicas, como” respirar fundo depois da tempestade e perceber que ainda existe beleza, mesmo quando a fé se vai”.
A expectativa para a estreia é enorme, especialmente por ser o resultado de um longo período de produção. “Eu não vejo a hora de lançar. Foi 1 ano criando, 9 meses produzindo e a vida inteira construindo isso. Eu só consigo pensar neste dia como um divisor de águas. Dá aquele frio na barriga, mas também uma felicidade muito grande de finalmente mostrar pro mundo”.
Show de lançamento em São Paulo
Para celebrar a estreia do álbum, VINI realizou um show especial na noite de ontem (09), no Teatro Commune, em São Paulo. Esta foi a primeira vez que ele apresentou o álbum ao vivo, entregando uma noite íntima e imersiva. “Foi a minha primeira vez cantando em um teatro, e para mais gente do que estou acostumado” diz o artista, que feliz e grato com a presença de amigos de outros estados que compareceram nesta data especial.
Advertisement
O momento tão aguardado contou com uma entrega total, uma setlist totalmente pensada para emocionar o público. “Foi um evento repleto de muita alegria e principalmente de gratidão. Foram semanas de ensaios e preparação. Eu queria entregar um show como o público merece. Fiz cada música com muito coração envolvido, desde a criação, então cantar ao vivo não teria como ser diferente e ver todo mundo cantando junto, sorrindo e se divertindo foi inesquecível. Um dos momentos mais lindos que já vivi” finaliza VINI.
Sobre VINI:
VINI, 24 anos, é cantor e compositor do interior de São Paulo que transforma vivências em músicas pop intensas e emocionais. VINI apresenta sua estreia musical mergulhando em camadas do próprio universo interior.
O cantor e compositor Vini celebra o lançamento de seu aguardado álbum de estreia, “Indomável“, subindo ao palco do Teatro Commune, em São Paulo, com um show especial no próximo dia 09 de setembro. Esta apresentação marca a estreia ao vivo das canções que compõem o trabalho, prometendo uma noite íntima e inesquecível para o público.
“Indomável”, disponível em todas as plataformas digitais a partir da mesma data (09/09), é um mergulho corajoso na alma de Vini, onde dores e desafios se transformam em uma narrativa de força e renascimento. Para celebrar essa estreia, o artista escolheu o palco de um teatro pela primeira vez, um momento que ele descreve com empolgação e gratidão. “Será a minha primeira vez cantando em um teatro, e para mais gente do que estou acostumado”, compartilha Vini, que está ansioso para receber amigos de outros estados.
O público pode esperar uma entrega total e uma setlist cuidadosamente elaborada para este momento tão especial. “A ansiedade é uma mistura de nervosismo e alegria, mas principalmente de gratidão”, confessa o artista. “Estão sendo semanas de ensaios e preparação, quero entregar um show como o público merece. Fiz cada música com muito coração envolvido, desde a criação, então cantar ao vivo não vai ser diferente. Não vejo a hora”, declara Vini, demonstrando a paixão que dedica a cada faixa de “Indomável”.
Segundo o artista, o lançamento do álbum é um passo gigante. “É a realização de algo que sempre sonhei e que, por muito tempo, parecia distante demais,” afirma. O álbum tem um peso pessoal enorme e, por isso, VINI espera que o público sinta alívio ao ouvi-lo. “Eu espero que cada pessoa se sinta abraçada de alguma forma”, diz ele.
Advertisement
A expectativa para a estreia do álbum também é imensa. “Foi 1 ano criando, 9 meses produzindo e a vida inteira construindo isso. Eu só consigo pensar neste dia como um divisor de águas”, finaliza.
Serviço: VINI – LANÇAMENTO INDOMÁVEL
Data: 09 de Setembro de 2025 Recepção: à partir de 19h30. Horário do show: às 20h. Local: Teatro Comunne Endereço: R. da Consolação, 1218 – Consolação, São Paulo – SP, 01302-001 (entre o Mackenzie e o Tribunal do Trabalho) Ingressos gratuitos, retirados através do SYMPLA: clique aqui!
Sobre VINI:
VINI, 24 anos, é cantor e compositor do interior de São Paulo que transforma vivências em músicas pop intensas e emocionais. VINI apresenta sua estreia musical mergulhando em camadas do próprio universo interior.