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Música e Show

“Baixas Expectativas”: em um trabalho sincero, Fernanda Hofmann lança seu primeiro EP

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A jovem cantora Fernanda Hofmann lança seu primeiro EP nesta sexta-feira (21). Em uma versão nua e crua de seus sentimentos e experiências, a artista divide com o público seu crescimento e amadurecimento através das cinco faixas que compõem o “Baixas Expectativas”, já disponível em todas as plataformas digitais.

O EP conta com cinco músicas, dentre elas “Patético” e “Douro”, singles já lançados anteriormente e amados pelo público. Fernanda ainda reafirma todo seu talento através da produção musical trabalhada no “Baixas Expectativas” entre ela e o time de produtores Daniel Kawalski e Fred Garibalde, que foram fundamentais para a sonoridade madura apresentada nas faixas.

Sobre a narrativa do EP, Fernanda explica: “O EP conta a história dos últimos anos da minha vida. Das minhas decepções e realizações ao longo do meu processo de virar uma adulta. São seis músicas sobre como eu aprendi a amar. A narrativa é linear, ao meu ver. Começa com algum tipo de imaturidade no primeiro coração partido, onde você acha que mesmo a pessoa não te querendo, você era a melhor coisa que poderia acontecer com ela, anda até uma aceitação de que eu mereço algo melhor do que o que recebi, depois disso entendo que também consigo errar com pessoas amadas, aí mostra a paixão aos meus olhos e, por último, um coração partido onde a saudade não te deixa seguir em frente. Todas essas histórias foram essenciais para eu me tornar a Fernanda de hoje”.

Natural do de Palmas, no Tocantins, a artista conquista seu espaço a cada novo projeto. Em uma das faixas do novo trabalho, ela faz uma homenagem ao seu estado, intitulando-a como “Cesamar”. Outra faixa que também ganha destaque na tracklist, é “De Repente”, primeira do EP e que conta com uma participação muito especial da cantora Clarice Falcão, referência na música para Fernanda há alguns anos.

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Após algumas interações nas redes sociais, com direito à música escrita para a cantora, e um encontro especial em um show em Portugal, Fernanda teve a ideia de convidar Clarice uma pequena participação  no EP.

“Tive a ideia de chamá-la para fazer uma mini participação no disco falando ‘Cara, ela é maluca’, imitando um garoto indignado com uma menina que não fez o que ele queria. E a ideia surgiu quando me toquei que com certeza ela já passou por situações onde teve que ouvir de homens que ela era maluca por reagir como reagia nas músicas dela, que é o que eu passo hoje. Clarice topou na hora e foi extremamente gente boa em todos os sentidos. Ela é uma inspiração. Te-la  respirando perto desse disco já é uma honra”, conta Fernanda.

Dentre tantas surpresas, a dúvida que permanece é em relação a escolha do nome do EP. “Baixas Expectativas” sintetiza o crescimento e esclarecimento de Fernanda através dos anos, revelando uma maturidade em se permitir enxergar situações de um outro ângulo. Para além disso, o título dado ao EP é uma forma de passar um recado para aqueles que um dia duvidaram do talento e do valor de Fernanda como artista.

“Para mim, tem dois sentidos. O primeiro é de que eu tenho baixas expectativas em relação aos homens da minha vida (risos), por isso eles não deveriam se sentir especiais por receberem uma música nesse disco. O segundo é que, ao longo do processo de criação desse EP, eu sinto que as pessoas subestimam muito o que eu era capaz. É um recado: mantenha suas expectativas baixas e veja o quão errado você está. O disco está espetacular e eu tenho muito orgulho de chamá-lo de meu”, afirma Fernanda.

Confira a tracklist de “Baixas Expectativas:

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1 – de repente (part. especial Clarice Falcão)
2 – patético
3 – cesamar
4 – autodidata (part. especial daniel kowalski)
5 – douro

Sendo assim, apesar de receber o título de “Baixas Expectativas”, as expectativas para que o projeto ganhe o mundo são altas. Além do talento da artista para a música, todo o processo de criação, composição e produção do EP foram cercados da paixão que Fernanda carrega pelas faixas escritas por ela e pelo entusiasmo de todos que estiveram envolvidos ao seu lado.

“Baixas Expectativas” já está disponível em todas as plataformas digitais! 

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Indicação ao Grammy: Duo Rafael Beck & Felipe Montanaro transforma “Sapato Velho” em obra-prima instrumental

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Com apenas 25 e 20 anos, músicos paulistas reinventam clássico da MPB em arranjo indicado na principal premiação da música latina

O talento e a originalidade do duo paulista Rafael Beck & Felipe Montanaro acabam de ser reconhecidos internacionalmente: os jovens músicos foram indicados ao Grammy Latino 2025, na categoria Melhor Arranjo, com a releitura da clássica “Sapato Velho”, composta por Mauricio Magalhães de Carvalho, Paulinho Tapajós e Cláudio Nucci. A faixa integra o recém-lançado álbum “Fantasia Brasil 2”, pela gravadora Biscoito Fino, e é um marco na trajetória da dupla, que vem conquistando a cena musical com ousadia e sofisticação.

Nesta nova versão de “Sapato Velho”, os músicos transformam a canção em uma experiência sonora surpreendente, combinando virtuosismo, sensibilidade e liberdade criativa. O arranjo vai além da homenagem: ele reimagina a obra com nuances harmônicas complexas, variações rítmicas inusitadas e uma abordagem estética contemporânea que dialoga com a tradição da música brasileira sem jamais se limitar a ela. É um trabalho que revela maturidade musical e um profundo respeito pela canção original — sem abrir mão da ousadia de reinventá-la.

Conhecidos por suas interpretações modernas e arranjos apurados, Rafael e Felipe reafirmam sua posição como uma das grandes promessas da música instrumental brasileira. E Sapato Velho reflete a essência de todo o álbum, que traz releituras de clássicos da MPB e uma composição autoral, sempre explorando novas possibilidades harmônicas, rítmicas e texturais. A originalidade do duo se expressa na fluidez com que transitam entre gêneros, criando paisagens sonoras que surpreendem a cada faixa. Além de “Sapato Velho”, interpretações refinadas de músicas como “Refazenda” (Gilberto Gil), “Vivendo e Aprendendo a Jogar” (Guilherme Arantes), “Frasco Pequeno / Flamboyant” (Arlindo Cruz, Franco, Mário Sérgio / Jota Maranhão, Paulo César Feital), entre outras, além de uma faixa autoral inédita que reafirma o talento composicional da dupla.

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O encontro entre Rafael Beck (25) e Felipe Montanaro (20) aconteceu em janeiro de 2023, impulsionado por uma paixão comum pela riqueza da música instrumental brasileira. Desde então, a parceria tem se consolidado como uma das mais instigantes da nova geração. Rafael Beck, multi-instrumentista com formação pela EMESP Tom Jobim e Faculdade Souza Lima, já tocou com nomes como Dominguinhos, Ivan Lins e Hermeto Pascoal, destacando-se por sua versatilidade e profundidade musical. Felipe Montanaro, que domina instrumentos como piano, sanfona, baixo, violão e escaleta, impressiona pela maturidade artística e já estudou com grandes mestres, incluindo um curso na prestigiada Juilliard School, em Nova York.

A indicação ao Grammy Latino é mais do que um reconhecimento – é a confirmação de que a música instrumental brasileira continua viva, pulsante e inovadora nas mãos da nova geração.

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Kell Smith lança o álbum-visual ao vivo “Latino-Americana”, um manifesto em forma de música

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A cantora e compositora Kell Smith lança Latino-Americana, um álbum-visual gravado ao vivo em casa. Mais do que um registro musical, a obra se apresenta como um manifesto: um ato de amor, pertencimento e celebração da diversidade que forma a identidade brasileira e latino-americana. O trabalho se estende para os palcos com a turnê de mesmo nome, ampliando o objetivo e reafirmando o protagonismo da Música Brasileira e nossa latinidade.

Em tempos de algoritmos, IA e desumanização, cantar ao vivo, com banda e com verdade, é resistência. É lembrar quem somos, transformar a imperfeição em beleza e a presença em potência. Artista autista, Kell leva também para sua obra o compromisso de representatividade e acessibilidade e por isso, o projeto conta com sinalização em Libras, ampliando o acesso e garantindo que diversos públicos possam se conectar à experiência de forma plena.

Latino-Americana mistura samba de raiz, rap, pagode, MPB, bolero-brega e até o clássico Bésame Mucho, em uma releitura cheia de identidade e brasilidade. O resultado é um trabalho diverso, intenso e carregado de fé cotidiana e história. Ele chega como um lembrete de que nossa maior riqueza está em nossa identidade, fala da força que nasce da mistura, do amor, da alegria que sobrevive à dor e da resistência que pulsa em cada gesto simples, da faxina ao churrasco, da oração da manhã à festa da noite. É sobre cantar quem somos e quem ainda podemos ser. Um ato de amor e orgulho pelo que é nosso. Porque, em tempos difíceis, o maior ato de resistência é nos fazer felizes.

As seis faixas são costuradas como um trabalho artesanal. “Bésame Mucho” abre em clima latino e sensual, resgatando um clássico que nos conecta com nossos hermanos latinos. “Samba da Zenaide” mergulha no samba raiz como denúncia e catarse popular, pronta para ecoar nos morros, nos interiores, no almoço de domingo, na faxina ou no churrasco com os amigos. “Uma Semente”, com Tulinho Banca do Loco, mistura rap e pagode em um hino de esperança e resiliência. Nos lembrando “Que desistir não é mais opção.”

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Dinamite” explode como bolero-brega de amor-próprio e superação, música para quem renasce das próprias cinzas. “Minha Oração” é o respiro da espiritualidade cotidiana, canção para começar ou encerrar o dia acreditando que o amor ainda é o maior milagre. O encerramento vem com “A Música e o Carcará”, texto-manifesto na voz do pai da artista que define a obra: “Não mexe comigo, que sou a gota serena. Eu sou a Música Brasileira”

O título é uma declaração de pertencimento. Inspirado em Lélia Gonzalez e em seu conceito de Améfrica Ladina, que revela e valoriza nossas heranças negras, indígenas e mestiças, tantas vezes silenciadas, mas ainda viva na língua, no corpo e na música e em Darcy Ribeiro, que via o Brasil como síntese de muitos Brasis, forjados na dor, mas também na criatividade e na festa, o álbum reafirma um movimento de resgate, conexão e nasce como gesto de descolonização do imaginário. 

“Eu sonhei com o Latino-Americana e acordei avisando todo mundo que seria a turnê e o álbum. Não era só um trabalho, era um chamado. E eu fiz esse álbum pra mim, pra minha criança interior, tantas vezes silenciada por etiquetas que tentaram me invalidar. Assim como a nossa história latino-americana, tantas vezes empacotada para caber em um rótulo. Mas nós não cabemos. Somos pluralidade, mistura e contradição. E esse trabalho é artesanato, feito à mão com imperfeições que viram beleza. É ter as veias abertas, mas o coração pulsando forte. É cantar o que fomos, o que somos e o que ainda podemos ser. Reinventar a Améfrica Ladina todos os dias. Porque nossa maior revolução é a felicidade que insiste em sobreviver. Esse álbum é um manifesto cantado, é amor ao que é nosso”, conta Kell Smith 

Levando o mesmo nome do álbum, a turnê amplia esse manifesto nos palcos e se une à missão da artista de colocar a Música Brasileira no lugar dela: o de protagonismo. Em cada cidade, um artista local indicado pelo público divide o palco com Kell, reafirmando que somos sinônimo de mistura e criação. Entre autorais e releituras, o show é uma experiência de reconhecimento e afeto.

“Esse show é como uma linda colcha de retalhos, misturando minhas músicas com releituras que revelam minhas referências e meu propósito. É uma obra viva e em movimento que celebra minha história pessoal e nossa história coletiva. E em cada cidade que eu vou e divido o palco com um artista local, me sinto ainda mais orgulhosa de ser brasileira e dividir a melhor musicalidade do mundo com os meus. Eu amo ver os artistas brilhando e isso me atravessa e me forma artisticamente também. Percebo que o palco virou um território de reexistência e um movimento de identidade e celebração. E estou muito feliz com essa escolha. Viva a Música Brasileira e nossa Latinidade pulsante. Nós somos o coração do mundo”, finaliza a artista. 

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Banda Djavú Original encerra turnê no Festival da Melancia, no Acre

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A consagrada Banda Djavú Original, criada pelo cantor Geandson Rios, está em reta final de uma turnê que movimentou o público em diferentes estados do Norte do país. Após quase um mês de apresentações de sucesso, o grupo promete encerrar a série de shows com chave de ouro no Festival da Melancia, em Porto Acre (AC), no dia 28 de setembro.

A turnê teve início pela Amazônia e Rondônia, com passagens por diversas cidades e festas tradicionais, sempre atraindo grande público e confirmando o prestígio da banda no cenário musical. Entre os destaques, estão eventos que registraram lotação e bilheteria recorde.

Cidades e eventos da turnê:
• 29/08 – Lábrea (AM): Festa do Sol
• 30/08 – Nova Mamoré (RO): Festa do Leite
• 05/09 – Itapuã do Oeste (RO): Rodeio
• 06/09 – Pimenteiras do Oeste (RO): Festival de Praia
• 13/09 – Machadinho do Oeste (RO): Garota Cachoeira
• 20/09 – Ministro Andreazza (RO): Festa Agro Flor do Café
• 27/09 – Costa Marques (RO): Festival de Praia
• 28/09 – Porto Acre (AC): Festival da Melancia – encerramento da turnê

Com uma carreira consolidada e marcada por sucessos que atravessam gerações, a Banda Djavú Original reforça sua conexão com os fãs e celebra o encerramento da turnê em uma das festas mais aguardadas do Acre, a famosa festa da melancia.

Mesmo com algumas divergências de informações a prefeitura local de Porto Acre confirmou em suas redes sociais a participação da banda original no evento.

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