Evento reuniu vozes potentes para ampliar o diálogo sobre a luta contra o racismo cosmético no Brasil
A Avon, marca número um em maquiagem no Brasil, patrocinou o lançamento do livro “Tem Minha Cor?”, do influenciador e maquiador Tássio Santos, especialista em pele negra e criador de conteúdo por trás do perfil @herdeiradabeleza.
O influenciador Tássio Santos compartilhou experiências pessoais transformadoras, como a criação do quadro “Tom Mais Escuro” e a gravação de vídeos com Joyce (@joice_010), uma mulher de pele negra retinta. Essas vivências aumentaram sua conscientização e engajamento na luta contra o racismo. Tássio também destacou a importância de produtos que atendam a todos os tons de pele como forma de reivindicar a existência e os direitos das pessoas negras.
“Este livro é sobre celebrar a beleza negra e promover um diálogo mais amplo sobre identidade. A parceria com a Avon, que tem um compromisso genuíno com a inclusão e diversidade, foi essencial para amplificar a mensagem. Acredito que juntos, estamos fazendo a diferença”, afirma o influenciador Tássio Santos.
Seu livro explora os portfólios e posicionamentos de várias marcas, além de reconhecer a Avon por suas práticas exemplares nas ações da diversidade e por criar uma cultura de beleza que valoriza todos os tons, texturas e expressões, fortalecendo a autoestima de todas as mulheres. A história de Dona Nelcy, Consultora de Beleza Avon há 30 anos, é um exemplo inspirador presente na obra.
Juliana Barros, diretora executiva de Marketing e Comunicação da Avon Brasil, participou de um talk de 40 minutos com Tássio Santos, mediado pela jornalista Paola Deodoro. Juliana enfatizou que o combate ao racismo cosmético deve começar internamente nas empresas, com políticas de contratação que garantam um quadro de funcionários diversificado, refletindo a sociedade. “A diversidade no local de trabalho não só contribui para a criação de produtos mais inclusivos, mas também enriquece a empresa com diferentes perspectivas e experiências”, afirmou.
Além disso, Juliana destacou que campanhas publicitárias e produtos devem ser pensados para incluir todas as pessoas, e não apenas um grupo específico. “A inclusão e a diversidade não devem ser apenas discursos de marketing, mas práticas genuínas incorporadas na cultura e nas operações da empresa”, ressaltou. Em 2019, por exemplo, a Avon revisou seu portfólio com a colaboração da maquiadora Daniele Damata, resultando em uma nova paleta mais inclusiva lançada em 2020, que inclui bases, corretivos, pós, blushes e iluminadores adaptados às diversas tonalidades de pele negra brasileira, com até 20 tons disponíveis – desde então, a marca segue com o compromisso de sempre revisar seu portfolio para ser cada mais inclusiva.
Além de participação no talks, no lançamento do livro de Tássio Santos, a Avon ofereceu uma ativação especial com a linha Avon Tratamake, onde todos os convidados presentes puderam encontrar a base ideal para seus tons de pele.
Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.
Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site.