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Cultura Pop

Atividade ‘Escavação enigmática’ do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, incentiva a curiosidade e espírito investigativo dos visitantes no CCBB Rio

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O incentivo à curiosidade e ao espírito investigativo são parte da atividade Escavação enigmática, oferecida pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, todos os dias da semana (exceto às terças, quando o CCBB Rio não abre). Em caixas de areia estão enterradas palavras e imagens que, ao serem encontradas e reunidas, compõem uma mensagem a ser decifrada. São pistas encobertas pelo tempo e que podem ser reveladas pelos pequenos arqueólogos numa exploração sobre os Tesouros Ancestrais do Peru.

Ainda relacionado à exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz no CCBB Rio até o dia 29 de janeiro de 2024, o CCBB Educativo- Lugares de Culturas realiza o Encontro com Educadores no sábado, dia 11, com Rosana Reategui. Desde o ano 2000, pesquisa narrativas femininas e as manifestações das oralidades indígenas latino-americanas. É gestora cultural, atriz e narradora oral, nascida na cidade de Lima, no Peru. É fundadora do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias e gestora da QINTI Companhia, que teve sete indicações para o prêmio 2022 CBTIJ de Teatro para Infâncias, do qual venceu na categoria de Melhor Atriz de Teatro Infantil.

O encontro acontece às 10 h do sábado (11), no Cinema 1 (térreo), do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site (bb.com.br/cultura) ou diretamente na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes do evento. A atividade é realizada pelo CCBB Educativo – Lugares de Cultura e destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, visitarem a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”.

As visitas mediadas para todo o público estão também disponíveis todos os dias da semana, em diversos horários, mediante retirada de ingresso.

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Na atividade Livro Vivo, nos sábados, domingos e feriados, às 15h, o público é convidado a ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores.

Já a Visita Teatralizada é outra atividade que interage com o público, que passeia e conhece as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960 o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

Outra atividade é a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, em que histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

Até o dia 13 de novembro segue a atividade Campos de Arte/ Ouvidos da Memória, no Térreo do CCBB Rio, é um mobiliário interativo. Nele visitantes têm acesso a uma instalação que procura reproduzir, de forma sonora, os elementos presentes nas fotografias de Evandro Teixeira, inspirada na exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, em cartaz no CCBB Rio até 13 de novembro de 2023. O objetivo é permitir que, por meio da escuta, o visitante sinta emoções e se transporte a experiências, mesmo aquelas que nunca viveu. A ideia é fazer com que as pessoas experimentem uma imersão auditiva e construam paisagens, de forma criativa, através do som. A classificação indicativa é de 12 anos.

A visitação à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973 segue todos os dias da semana (exceto às terças-feiras), até 13 de novembro. Outra visita mediada, a Patrimônio: Caminhos da Memória, apresenta o passado através da arquitetura e conta as histórias do prédio do CCBB Rio. Ainda no campo da investigação, a atividade Pequenos Exploradores mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.

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Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 3808-2070

E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br  

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Ingresso: Entrada franca 

Classificação indicativa: Livre

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

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Cultura Pop

TIM Music Noites Cariocas 2025 encerra temporada no Morro da Urca com shows potentes e consagra-se como um dos festivais mais pulsantes do Rio

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Fotos. Gabi Netto (@gabinettooo)

O céu do Rio de Janeiro testemunhou, no último fim de semana, um encerramento à altura de um dos festivais mais simbólicos da cidade. O TIM Music Noites Cariocas 2025 (@timmusicnoitescariocas) transformou o Morro da Urca novamente em um verdadeiro templo da música brasileira, reunindo público diverso, artistas emblemáticos e uma curadoria que reverencia o passado, celebra o presente e aposta no futuro da nossa sonoridade.

Na sexta-feira (14), o clima era de folia. Durval Lelys (@durvallelys) , ícone do axé, conduziu a plateia por um set list repleto de hits imortalizados por sua voz nos tempos de Asa de Águia. A festa foi completa, com confete imaginário e saudade das micaretas dos anos 90 – tudo atualizado pela pegada irreverente que só Durval sabe imprimir. “Dança do Vampiro”, “Quebra Aê” e “Eva” foram cantadas a plenos pulmões por uma multidão que não parou um segundo.

Fechando com chave de ouro, o Monobloco (@monoblocooficial) assumiu o palco e levou o público a um desfile sonoro pelos carnavais do Brasil, misturando Jorge Aragão, Tim Maia, Jorge Ben, Cazuza, Lulu Santos e muito mais com sua batida característica, onde tudo vira samba. A potência percussiva do coletivo levantou até quem achava que já não tinha mais fôlego. Era impossível não dançar. Era impossível não sorrir.

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Já no sábado (15), a noite começou com a performance intimista e cheia de presença da cantora MANDA (@eumanda), que, sozinha no palco, provou por que é uma das vozes mais promissoras da nova cena. Alternando entre instrumentos e estilos com fluidez, ela conduziu o público por uma jornada afetiva que passou por Lauryn Hill, Djavan e composições autorais como seu maior sucesso, a canção “Coragem”, dentre outras do seu repertório. A artista emocionou, surpreendeu e arrancou aplausos sinceros ao mostrar que seu trabalho.

Na sequência, Adriana Calcanhotto (@adrianacalcanhotto) trouxe a sutileza de sua poesia com a força de quem sabe dominar o palco com a simplicidade do violão e a profundidade de letras atemporais. Alternando sucessos e canções de seu álbum “Errante”, a artista entregou um show elegante, intimista e impactante, com momentos de pura contemplação por parte do público.

Fechando a noite com explosão de energia, Daniela Mercury (@danielamercury) transformou o Morro em um trio elétrico suspenso entre o céu e o mar. A rainha do axé mostrou por que seu nome permanece relevante por mais de três décadas: repertório afiado, presença avassaladora e uma entrega artística que mistura dança, discurso, alegria e performance. O público cantou em coro sucessos como “O Canto da Cidade” e “Rapunzel”, numa catarse coletiva que sintetizou o espírito do festival: liberdade, brasilidade e celebração.

Com quatro fins de semana intensos, o TIM Music Noites Cariocas provou porque é um dos eventos mais esperados do ano. A cada edição, reafirma seu papel como ponte entre gerações, gêneros e geografias sonoras, mantendo-se fiel à alma plural do Rio. No alto do Parque Bondinho Pão de Açúcar, cercado de história, natureza e cultura, o festival mais uma vez entregou o que prometeu — uma experiência musical inesquecível, com o DNA da cidade.

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Cultura Pop

Com shows históricos e plurais Tim Music Noites Cariocas lota morro da urca

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Samuel Rosa, Mart’nália, Supla, Barão Vermelho e Lobão dão o tom do primeiro fim de semana do festival que celebra a música brasileira em um dos cenários mais icônicos do país

Fotos. Gabi Netto (@gabinettooo)

O Tim Music Noites Cariocas 2025 iniciou com força total neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de junho, no lendário palco do Morro da Urca, unindo gerações, estilos e histórias que ajudam a contar a trajetória da música brasileira. Um encontro entre a tradição e a reinvenção sonora, com vista para um dos cartões-postais mais simbólicos do Brasil.

Uma noite de poesia, suingue e melodias que marcaram época
A estreia do festival trouxe ao palco duas vozes fundamentais da MPB e do samba contemporâneo. Samuel Rosa, ex-vocalista do Skank, apresenta um repertório que costura hits imortais como “Resposta”, “Sutilmente” e “Vou Deixar”com sua nova fase solo, misturando pop, groove e lirismo em um espetáculo envolvente com canções do novo álbum chamado Rosa.

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Na mesma noite, a plural e carismática Mart’nália levantou o público com sua pegada única em seu mais novo show ‘Pagode da Mart’nália’— com alma, suingue carioca e canções cheias de vida e afeto, como “Coração radiante”, “Sem abuso” e outras releituras sempre surpreendentes de clássicos do samba e pagode.

Guitarras afiadas, atitude e rock nacional em alta voltagem
O sábado foi uma explosão de energia e atitude com três nomes que carregam a alma do rock brasileiro:

O sempre irreverente Supla abriu a noite com seu punk tropical cheio de personalidade e irreverência, com canções como “Garota de Berlim” e “Humanos”.

Na sequência, o Barão Vermelho trouxe sua trajetória de hinos que moldaram o rock nacional, como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Bete Balanço” e “Por Você”, em um show que uniu intensidade e emoção.

Fechando com chave de ouro, o polêmico e provocador Lobão sobiu ao palco com seu repertório afiado e sua postura contestadora, prometendo um set visceral com faixas como “Vida Louca Vida”, “Me Chama” e “A Vida É Doce”.

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Música brasileira com vista para o infinito

Com curadoria refinada e proposta de valorização da produção nacional, o Tim Music Noites Cariocas se consolida como um dos festivais mais relevantes do calendário cultural do Rio de Janeiro. O projeto, que une música de qualidade, cenário histórico e experiência imersiva, busca reforçar a potência da arte brasileira em espaços que são patrimônio afetivo e cultural da cidade — como o Morro da Urca, berço de tantos momentos marcantes da cultura carioca e do país.

Além dos shows, o festival também aposta em infraestrutura de excelência, gastronomia selecionada, cenografia sofisticada e ações de sustentabilidade e acessibilidade, pilares que fazem do Fim Music uma experiência completa.

TIM MUSIC NOITES CARIOCAS 2025
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Avenida Pasteur, 520 –
Botafogo, Rio de Janeiro
Site: https://www.ingresso.com/espetaculos/noites-cariocas
TIM Music Noites Cariocas – Ingresso.com
Parque Bondinho Pão de Açúcar. Avenida Pasteur, 520 – . Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. 22290-240
https://www.ingresso.com
Possui Acessibilidade
Capacidade: 2100
Idade mínima: 18 anos
Abertura do evento: às 21h30
Horário dos shows: 
Primeiro show: 22h / Segundo show: 00h30 / 01h

LINE UP TIM MUSIC NOITES CARIOCAS
Próximos shows

13 de junho – Sexta-feira – Monobloco e Durval Lelys
14 de junho – Sábado – Manda, Adriana Cal

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Breno Branches lança álbum indie “eu;quando” que transforma cotidiano em canção

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Disco chega às plataformas músicas esta sexta, dia 6 de junho, com nove músicas e sonoridade leve e poética

PRÉ-SAVE

Na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, o cantor e compositor paraense Breno Branches lança seu aguardado álbum “eu; quando” em todas as plataformas digitais. Composto por nove faixas, o disco representa uma nova fase do artista, marcado por um indie rock alternativo que flerta com a guitarrada e a estética “feel good” em paisagens sonoras leves, com arranjos que remetem à disco music e o boogie brasileiro dos anos 80 e 90, sem perder o frescor da nova MPB.

Produzido em parceria com o britânico Buster Field (conhecido por trabalhos com Paul McCartney e The Cherry Bombz), o álbum equilibra batidas dançantes, melodias nostálgicas e letras poéticas, que abordam temas cotidianos como ansiedade, rotina, nostalgia e liberdade com leveza e humor. Longe das temáticas tradicionais da música popular, ‘eu; quando’ é um convite à contemplação da rotina: “Da leveza de um bom dia, da exaustão da rotina ao desejo de fuga para o mato, do medo do futuro aos pequenos momentos de felicidade”, explica Breno Branches.

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Entre as faixas do novo álbum, destacam-se a já viral “Patience (Is The Key)”, que ultrapassou quatro milhões de visualizações nas redes, e seu último lançamento, “Foi Mal (Me Atrasei)”, que conta com mais de 22 mil plays no streaming e integra playlists editoriais como “Alt BR” e “Flora”. “eu;quando” ainda apresenta seis faixas inéditas, incluindo o novo single “Do Mar (Até Amanhecer)”, uma composição introspectiva escrita durante o nascer do sol em Belém do Pará, após o último show da turnê nacional de Breno, que nasce como um convite à contemplação, à fuga e ao recomeço. “É uma metáfora sensível sobre o desejo de se desconectar do caos cotidiano e encontrar refúgio na natureza, no silêncio e em outras paisagens – internas e externas”, explica o cantor.

Produzida nos estúdios de Buster Field, em Londres, “Do Mar (Até Amanhecer)” traz um tom poético, com elementos sutis e envolventes que ampliam a sensação de imersão, mas sem perder o frescor melódico e a leveza que conecta o ouvinte desde os primeiros acordes. “É como mergulhar – em si mesmo, no mar, ou em um tempo mais lento. É uma faixa para quem busca pausa, reinvenção e beleza no simples”, diz Breno Branches.

Com letras bem construídas e melodias cativantes, o álbum também reúne momentos introspectivos como em “It’s a Shame” e histórias curiosas como em “Diz Pra Mim”, que ganhou nova versão e já integrou playlists oficiais do Spotify e virais no TikTok. “’eu; quando’ é, acima de tudo, sobre estar vivo e tentar rir disso sempre que possível”, finaliza o artista.

Breno Branches, que já passou por palcos internacionais como o BRIDGE Festival (Barcelona) e o Sofar Sounds Madrid, traz para este trabalho a maturidade de quem produz, compõe e interpreta cada detalhe da própria arte.

SOBRE BRENO BRANCHES

Com nove anos de carreira, Breno Branches é um artista de Belém-PA que tem se destacado na música independente brasileira. Formado em Arquitetura, o cantor e compositor se apaixonou pela música ainda na infância. Compositor, produtor e autodidata, intérprete de todos os instrumentos em suas canções, ele traz leveza e bom humor em sua trajetória, definida como “feel good indie”. Autoproduzido, seu single “Patience (Is The Key)” viralizou nas redes sociais, recebendo elogios de artistas como Xamã e Kell Smith. Com som leve, guitarras suaves e um baixo marcante, Breno já passou por Portugal, Argentina e Espanha, além de cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, e já foi headliner em festivais como o Agosto Pro Rock (Belém-PA), Salada Autoral (Joinville-SC) e Festival Risoflora (PR).

Álbum “eu;quando” – Breno Branches TRACKLIST

  1. Energia
  2. Do Mar (Até Amanhecer)
  3. Diz Pra Mim
  4. foi mal (me atrasei)
  5. Hoje É Um Dia Bom
  6. It’s a Shame
  7. STOP TALKING TO ME!!
  8. Patience (Is The Key)
  9. parecequevocêvaiacabarcomaminhavida

FICHA TÉCNICA ÁLBUM

Composição e arranjos: Breno Branches Produção musical: Buster Field e Breno Branches Mix/Master: Buster Field (@theenglishdisco) Bateria: Fabián Carrión Troya

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Produção artística: Rosa Paiva e Cítrica Casa Criativa Label: WORKAMUSIC

Fotografia e capa: Ilógico Estúdio

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