André Abujamra, Owerá e Rubia Divino se unem no lançamento da canção “Nos Olhos de Quem Sonha” para campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo
Guiada pelo compromisso de informar a população, a nova campanha do projeto “Liberdade no Ar”, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) – e parceiros como a ASBRAD, TST, ANAC, INFRAERO, UNODC, OIT, OIM, entre outros – conscientiza contra o tráfico de pessoas para fins de redução a condição análoga à de escravo. O registro audiovisual que ilustra a campanha reúne as vozes de artistas que representam a pluralidade e a diversidade presentes no Brasil: como o rapper indígena do povo Guarani Mbyá Owerá, a cantora e compositora carioca Rubia Divino, e o multiartista André Abujamra. “Nos Olhos de Quem Sonha” intitula a canção inspirada em histórias reais de vítimas que tiveram suas vidas apagadas pelo tráfico. No dia 30 de julho (terça-feira), Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas escolhido pelas Nações Unidas e marcada pela Campanha do Coração Azul, o MPT, parceiros, apoiadores e uma série de movimentos sociais nacionais e globais ressaltam a importância de uma conscientização da sociedade e de um olhar das instituições para pensar em mecanismos que fortaleçam o enfrentamento e que auxiliem na responsabilização dos culpados. Já em seu quinto ano de veiculação, a campanha “Liberdade no Ar” busca prevenir o tráfico de pessoas e o trabalho escravo no Brasil. Agora, a música que une André Abujamra, Owerá e Rubia Divino procura amplificar as discussões.
Pode parecer que são ações simples, mas a capacitação de trabalhadores e a divulgação do tema nas redes sociais e nos espaços de divulgação dos parceiros e apoiadores, previne a ação dos aliciadores e sensibiliza a sociedade sobre o tema. São ações que demandam tempo, boa vontade, energia e resiliência, demonstrando compromisso e responsabilidade social dos envolvidos em coibir esse tipo de crime. O projeto Liberdade no Ar nasceu com o objetivo de treinar o olhar de viajantes e profissionais que atuam no transporte de passageiros para que estejam atentos a promessas ‘encantadoras’ de empregos que camuflam fraude e exploração. A construção da campanha foi feita com a união de muitos parceiros, o que fez com que o projeto ganhasse novas faces que enriqueceram a proposta e tornaram esta uma ação dinâmica e em permanente construção. Dessa forma é possível fazer frente aos casos que se apresentam todos os dias para as autoridades e que vêm ganhando novas táticas que são impulsionadas pela rede mundial de computadores e fazem cada vez mais vítimas da exploração desmedida. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta 32 bilhões de dólares anualmente e é a 3ª atividade ilegal mais lucrativa do mundo. De acordo com estimativas globais, 49,6 milhões de pessoas são vítimas desse tipo de violação, sendo que 70% são mulheres e crianças traficadas, principalmente, para exploração sexual, casamento forçado e para o trabalho doméstico, enquanto os homens e meninos constituem a maioria das vítimas de tráfico para trabalho forçado.
No Brasil, entre as pessoas mais vulneráveis estão os jovens periféricos pretos e pardos, as mulheres negras e a população indígena. Não à toa, o enfoque do videoclipe é direcionado à tais públicos, convidando o rapper indígena da Aldeia Krukutu, Owerá, que utiliza do rap Guarani como uma forma de trazer a ancestralidade de seu povo ao público, conscientizando por meio das rimas; e Rubia Divino, artista nascida no Rio de Janeiro que trilha uma carreira entre a música e a resistência, firmando um importante diálogo contra a desigualdade social e o racismo. “Os dois artistas possuem carreiras musicais sólidas em ascensão, sendo que cada um deles é profundamente engajado com causas sociais muito importantes e que se conectam fortemente aos temas abordados na campanha”, afirma Andrea Gondim, procuradora do Ministério Público do Trabalho e mestre em Direito pela USP. “Nos Olhos de Quem Sonha” teve sua composição e produção assinadas pelo cantor, instrumentista, ator e cineasta André Abujamra, que nutre uma forte relação com a temática após ter atuado ao lado de Rodrigo Santoro no filme “Os 7 prisioneiros” (2021), pelo qual venceu o prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante” no Festival de Gramado em 2022 – o artista também leva na carreira um Grammy Latino, além de assinar a autoria de mais de 30 trilhas sonoras de obras cinematográficas.
“O encontro desses três artistas tão plurais e relevantes para a nossa cultura, confere ao videoclipe uma amplitude de olhares e dialoga com uma parte importante da sociedade formada por pessoas pretas e indígenas que, historicamente, sempre foram as mais vulneráveis em situações que envolvem o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico de pessoas”, conta a cineasta Juliana Sanson, que ao lado do também cineasta Gustavo Castro, assinam a direção e a produção do videoclipe. O registro audiovisual complementa um dos objetivos da campanha em amplificar o diálogo com o público mais jovem e vulnerável, pessoas que estão mais suscetíveis aos aliciadores de pessoas para alimentar o mercado lucrativo do tráfico de pessoas. “Trazer artistas como Owerá e Rubia Divino amplia ainda mais esse diálogo, pois possibilita que a população negra, indígena e periférica também se reconheça nessa comunicação e esteja alerta a mensagem da campanha”, complementa Cristiane Sbalqueiro Lopes, procuradora do Ministério Público do Trabalho e doutora em direitos humanos.
Advertisement
Assista:
SOBRE ANDRÉ ABUJAMRA
André Abujamra é músico, compositor, cantor, multi-instrumentista, ator e diretor brasileiro. Destacou-se no cenário musical brasileiro como membro das bandas inovadoras Os Mulheres Negras e Karnak, conhecidas por misturarem diversos estilos musicais e influências culturais. Além de sua atuação nas bandas, Abujamra possui uma carreira solo prolífica e é reconhecido por suas trilhas sonoras para filmes, TV e teatro. Como ator, participou de diversas produções no cinema e na televisão, sempre trazendo sua versatilidade criativa. Celebrado por sua contribuição à música e à cultura brasileira, André Abujamra continua a ser uma figura influente e respeitada no cenário artístico nacional.
SOBRE OWERÁ
É um rapper indígena da Aldeia Krukutu, localizada na região de Parelheiros, zona sul da cidade de São Paulo. O músico já colaborou com artistas como Criolo e o DJ Alok. Ele canta músicas sagradas do povo Guarani e utiliza o rap como uma forma de trazer a ancestralidade de seu povo ao público, conscientizando por meio das rimas. Através do rap Guarani, Owerá aborda a realidade das aldeias indígenas, trazendo à tona a verdade para a sociedade. Seu último álbum, “Mbaraeté”, é resultado de um projeto selecionado pelo programa Natura Musical, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam.
Advertisement
SOBRE RUBIA DIVINO
É uma cantora e compositora brasileira. Mulher, negra e periférica, ela une em seu trabalho música e resistência, com um forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. Nascida no Rio de Janeiro, Rubia desenvolveu sua paixão pela música desde a infância, influenciada por seu pai e avó paterna. Atualmente, vive entre Maringá e Curitiba, no Paraná, onde conquistou reconhecimento na cena da música independente. Seu álbum visual recém-lançado, “Transborda”, destaca-se pela sensibilidade e expressividade, apresentando Rubia Divino interagindo com símbolos que dialogam com a mensagem de sua música. Um trabalho que merece ultrapassar as fronteiras do Paraná e alcançar todo o país.
FICHA TÉCNICA
Música Música original e voz: André Abujamra Participação especial e voz: Owerá e Rubia Divino Letra: André Abujamra e Juliana Sanson Produção musical, gravação e mixagem: André Abujamra Gravações extras: Gabriel Teixeira
Videoclipe Direção: Juliana Sanson e Gustavo Castro Roteiro: Edgar Costa e Juliana Sanson Direção de fotografia: Gustavo Castro Arte e animação: Edgar Costa Produção executiva: Gustavo Castro Maquiagem Rubia Divino: Helen Bastos Colaboração: Vicente Ferraz, Leo Bandeira e Carlos Amaral Baptista Realização: Ministério Público do Trabalho (MPT) – Projeto Liberdade no Ar Produção: Fabulário Filmes
Advertisement
Parceiros na realização ASBRAD, TST, OIT, OIM, UNODC, ANAC, INFRAERO, SINART, Radar SIT, Justiça do Trabalho, Clínica do TE e TP da UFMG.
A consagrada Banda Djavú Original, criada pelo cantor Geandson Rios, está em reta final de uma turnê que movimentou o público em diferentes estados do Norte do país. Após quase um mês de apresentações de sucesso, o grupo promete encerrar a série de shows com chave de ouro no Festival da Melancia, em Porto Acre (AC), no dia 28 de setembro.
A turnê teve início pela Amazônia e Rondônia, com passagens por diversas cidades e festas tradicionais, sempre atraindo grande público e confirmando o prestígio da banda no cenário musical. Entre os destaques, estão eventos que registraram lotação e bilheteria recorde.
Cidades e eventos da turnê:
• 29/08 – Lábrea (AM): Festa do Sol
• 30/08 – Nova Mamoré (RO): Festa do Leite
• 05/09 – Itapuã do Oeste (RO): Rodeio
• 06/09 – Pimenteiras do Oeste (RO): Festival de Praia
• 13/09 – Machadinho do Oeste (RO): Garota Cachoeira
• 20/09 – Ministro Andreazza (RO): Festa Agro Flor do Café
• 27/09 – Costa Marques (RO): Festival de Praia
• 28/09 – Porto Acre (AC): Festival da Melancia – encerramento da turnê
Com uma carreira consolidada e marcada por sucessos que atravessam gerações, a Banda Djavú Original reforça sua conexão com os fãs e celebra o encerramento da turnê em uma das festas mais aguardadas do Acre, a famosa festa da melancia.
Mesmo com algumas divergências de informações a prefeitura local de Porto Acre confirmou em suas redes sociais a participação da banda original no evento.
A agência So.Connected, fundada por Sophia Simon, confirma mais um passo estratégico em sua trajetória: trazer ao Brasil três apresentações exclusivas de NE-YO no Carnaval 2026, marcando a primeira turnê de Carnaval do astro mundial do R&B, vencedor de três prêmios GRAMMY®. O artista se apresenta no dia 16 de fevereiro no Carvalheira na Ladeira, em Recife, e no Camarote Salvador, na capital baiana, além de encerrar a agenda no dia 17 de fevereiro no Nosso Camarote, no Rio de Janeiro. A estreia em uma das maiores celebrações culturais do planeta reforça o papel da So.Connected como uma das novas protagonistas no setor de entretenimento.
Com menos de seis meses de operação, a So.Connected já havia anunciado, em parceria com a Bulldozer, a turnê de fim de ano do DJ Martin Garrix, que será realizada no Réveillon de 2025/26. Agora, com NE-YO, a agência reforça seu propósito de conectar o Brasil ao mundo (e o mundo ao Brasil) através de experiências culturais únicas. “Com menos de doze meses de operação, já tivemos a honra de anunciar sete datas de Martin Garrix no Ano Novo, em parceria com a Bulldozer, e agora celebramos nossa primeira turnê solo no Brasil com três shows de NE-YO durante o Carnaval. É a confirmação do nosso propósito: conectar o país ao mundo por meio de turnês, marcas e cultura”, afirma Sophia.
Para a fundadora, trazer NE-YO no Carnaval é uma oportunidade que transcende o show. “Trazer uma turnê internacional para o Brasil já é uma grande conquista, mas fazê-lo com um ícone como Ne-Yo torna tudo ainda mais especial. Este projeto representa um passo estratégico para a So.Connected e reforça o Brasil como destino essencial para artistas globais, especialmente durante o Carnaval, o maior palco cultural do país e o momento ideal para um nome internacional se conectar com a nossa cultura.”
Reconhecida por seu olhar estratégico e por traduzir o espírito do Brasil para artistas e marcas internacionais, a So.Connected acredita que momentos icônicos como o Réveillon e o Carnaval são fundamentais para gerar conexões autênticas. “O Brasil é, sem dúvida, um palco estratégico para artistas internacionais, todos querem um pedacinho da energia elétrica do país. O alcance nas redes sociais e a paixão dos fãs brasileiros encantam qualquer artista. O Carnaval, em especial, é historicamente protagonizado pelo talento nacional, e justamente por isso é tão significativo quando um artista internacional tem a chance de se conectar com essa tradição. Nossa expectativa é que esta turnê não apenas aproxime NE-YO dos fãs brasileiros, mas também ajude a mostrar ao mundo a grandiosidade do nosso Carnaval, gerando conexões autênticas, conteúdos relevantes e parcerias de valor”, explica Sophia.
Advertisement
A experiência recente com a turnê de fim de ano de Martin Garrix também está sendo fundamental para preparar a agência para este novo desafio. “A turnê de fim de ano do DJ Martin Garrix, realizada em parceria com a Bulldozer, tem sido fundamental para preparar a agência para este novo desafio. Mais do que questões logísticas e de comunicação, o maior aprendizado tem sido traduzir para artistas internacionais e suas equipes a importância cultural de celebrações como o Réveillon e o Carnaval – experiências que, muitas vezes, eles nunca vivenciaram em tamanha dimensão. Nosso papel é justamente conectar e explicar essa relevância, mostrando como esses momentos-chave do calendário nacional fazem do Brasil um palco único para a música e para a cultura”, complementa.
Sophia reforça ainda que a missão da So.Connected é trabalhar no cruzamento entre cultura, marcas e entretenimento, sempre com o olhar voltado para o impacto de longo prazo: “Nosso objetivo é construir pontes sólidas entre artistas e o Brasil, seja através de parcerias de marca, turnês ou ativações culturais. Projetos como a turnê de Ne-Yo durante o Carnaval mostram que estamos no caminho certo para consolidar o Brasil como destino obrigatório para talentos globais e, ao mesmo tempo, valorizar nossa própria cultura como vitrine para o mundo.”
Ne-Yo: estrela global do R&B
NE-YO é um astro do R&B vencedor de três prêmios GRAMMY®, compositor, ator, empresário e filantropo, cujo catálogo ilustre já ultrapassa a marca de 23 bilhões de streams no mundo todo.
Seu single de estreia, “So Sick”, de 2005, alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e recebeu certificado de quatro vezes platina. Desde então, o artista da Motown Records/Compound Entertainment acumulou uma coleção de hits globais, incluindo “Sexy Love”, “Closer”, “Because of You”, “Miss Independent” e “Push Back” [com participação de Bebe Rexha e Stefflon Don].
Além disso, NE-YO provou ser tão poderoso com a caneta quanto é no estúdio e no palco, assinando sucessos como “Unfaithful”, “Russian Roulette” e “Take a Bow”, de Rihanna, além do hino de separação de Beyoncé em 2006, “Irreplaceable”, e composições para artistas como Jennifer Hudson, Usher, Carrie Underwood, Celine Dion e Mario, entre outros.
Advertisement
O multiartista também expandiu sua plataforma para a atuação. Seus créditos no cinema e na televisão incluem World of Dance (NBC), Dance Monsters (Netflix), Empire, Stomp the Yard, Save the Last Dance, Battle: Los Angeles, Red Tails(de George Lucas), The Wiz Live!, Step Up: High Water (Starz), Hip Hop Family Christmas Wedding e The Sound of Christmas. Ele também estará na próxima temporada da aclamada série dramática BMF, produzida por 50 Cent, no canal Starz.
Datas da turnê no Brasil – Carnaval 2026
16/02 – Carvalheira na Ladeira, Recife
16/02 – Camarote Salvador, Salvador
17/02 – Nosso Camarote, Rio de Janeiro
Sobre a So.Connected
A So.Connected é uma agência multidisciplinar que conecta o Brasil ao mundo, e o mundo ao Brasil, por meio de experiências autênticas, estratégicas e memoráveis. Com profundo entendimento tanto da mentalidade internacional quanto da pulsação local, a So.Connected atua como uma ponte cultural – negociando, traduzindo e facilitando parcerias com padrão global através de brand deals, turnês e label services.
De importações criativas à internacionalização de talentos brasileiros, a So.Connected é confiável para líderes culturais e players globais que buscam tirar do papel projetos ousados, significativos e inovadores, sempre com integridade, paixão e visão.
A cantora, compositora e atriz carioca Carol Juno se apresenta no espaço do Boticário no festival Doce Maravilha, no dia 27 de setembro, às 14h. Pela primeira vez, a artista fará uma versão ao vivo de suas músicas no formato voz e violão, oferecendo um novo olhar sobre seu repertório e uma experiência intimista ao público.
Na apresentação pocket, Carol encontra seu antigo parceiro de banda, João Loroza e revisita algumas de suas principais faixas como “Favorito”, “Não Vai Se Apaixonar”, “Ilusão” e “Replay”, ao lado de outras faixas inéditas em formato acústico. O repertório reflete o momento atual de sua carreira e antecipa os projetos que a artista vem desenvolvendo.
Para Juno, se apresentar no Espaço Boticário é um marco – depois de estrear no Rock in Rio em 2019 com sua antiga banda e retornar aos palcos no Rock The Mountain, o Doce Maravilha em parceria com o Boticário representa a consolidação de sua trajetória e a oportunidade de compartilhar suas novas composições de forma íntima e direta.