Connect with us

Música e Show

André Abujamra, Owerá e Rubia Divino se unem no lançamento da canção “Nos Olhos de Quem Sonha” para campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo

Published

on

Guiada pelo compromisso de informar a população, a nova campanha do projeto “Liberdade no Ar”, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) – e parceiros como a ASBRAD, TST, ANAC, INFRAERO, UNODC, OIT, OIM, entre outros – conscientiza contra o tráfico de pessoas para fins de redução a condição análoga à de escravo. O registro audiovisual que ilustra a campanha reúne as vozes de artistas que representam a pluralidade e a diversidade presentes no Brasil: como o rapper indígena do povo Guarani Mbyá Owerá, a cantora e compositora carioca Rubia Divino, e o multiartista André Abujamra. “Nos Olhos de Quem Sonha” intitula a canção inspirada em histórias reais de vítimas que tiveram suas vidas apagadas pelo tráfico. No dia 30 de julho (terça-feira), Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas escolhido pelas Nações Unidas e marcada pela Campanha do Coração Azul, o MPT, parceiros, apoiadores e uma série de movimentos sociais nacionais e globais ressaltam a importância de uma conscientização da sociedade e de um olhar das instituições para pensar em mecanismos que fortaleçam o enfrentamento e que auxiliem na responsabilização dos culpados. Já em seu quinto ano de veiculação, a campanha “Liberdade no Ar” busca prevenir o tráfico de pessoas e o trabalho escravo no Brasil. Agora, a música que une André Abujamra, Owerá e Rubia Divino procura amplificar as discussões. 

Pode parecer que são ações simples, mas a capacitação de trabalhadores e a divulgação do tema nas redes sociais e nos espaços de divulgação dos parceiros e apoiadores, previne a ação dos aliciadores e sensibiliza a  sociedade sobre o tema. São ações que demandam tempo, boa vontade, energia e resiliência, demonstrando compromisso e responsabilidade social dos envolvidos em coibir esse tipo de crime. O projeto Liberdade no Ar nasceu com o objetivo de treinar o olhar de viajantes e profissionais que atuam no transporte de passageiros para que estejam atentos a promessas ‘encantadoras’ de empregos que camuflam fraude e exploração. A construção da campanha foi feita com a união de muitos parceiros, o que fez com que o projeto ganhasse novas faces que enriqueceram a proposta e tornaram esta uma ação dinâmica e em permanente construção. Dessa forma é possível fazer frente aos casos que se apresentam todos os dias para as autoridades e que vêm ganhando novas táticas que são impulsionadas pela rede mundial de computadores e fazem cada vez mais vítimas da exploração desmedida. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta 32 bilhões de dólares anualmente e é a 3ª atividade ilegal mais lucrativa do mundo. De acordo com estimativas globais, 49,6 milhões de pessoas são vítimas desse tipo de violação, sendo que 70% são mulheres e crianças traficadas, principalmente, para exploração sexual, casamento forçado e para o trabalho doméstico, enquanto os homens e meninos constituem a maioria das vítimas de tráfico para trabalho forçado. 

No Brasil, entre as pessoas mais vulneráveis estão os jovens periféricos pretos e pardos, as mulheres negras e a população indígena. Não à toa, o enfoque do videoclipe é direcionado à tais públicos, convidando o rapper indígena da Aldeia Krukutu, Owerá, que utiliza do rap Guarani como uma forma de trazer a ancestralidade de seu povo ao público, conscientizando por meio das rimas; e Rubia Divino, artista nascida no Rio de Janeiro que trilha uma carreira entre a música e a resistência, firmando um importante diálogo contra a desigualdade social e o racismo. “Os dois artistas possuem carreiras musicais sólidas em ascensão, sendo que cada um deles é profundamente engajado com causas sociais muito importantes e que se conectam fortemente aos temas abordados na campanha”, afirma Andrea Gondim, procuradora do Ministério Público do Trabalho e mestre em Direito pela USP. “Nos Olhos de Quem Sonha” teve sua composição e produção assinadas pelo cantor, instrumentista, ator e cineasta André Abujamra, que nutre uma forte relação com a temática após ter atuado ao lado de Rodrigo Santoro no filme “Os 7 prisioneiros” (2021), pelo qual venceu o prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante” no Festival de Gramado em 2022 – o artista também leva na carreira um Grammy Latino, além de assinar a autoria de mais de 30 trilhas sonoras de obras cinematográficas. 

O encontro desses três artistas tão plurais e relevantes para a nossa cultura, confere ao videoclipe uma amplitude de olhares e dialoga com uma parte importante da sociedade formada por pessoas pretas e indígenas que, historicamente, sempre foram as mais vulneráveis em situações que envolvem o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico de pessoas”, conta a cineasta Juliana Sanson, que ao lado do também cineasta Gustavo Castro, assinam a direção e a produção do videoclipe. O registro audiovisual complementa um dos objetivos da campanha em amplificar o diálogo com o público mais jovem e vulnerável, pessoas que estão mais suscetíveis aos aliciadores de pessoas para alimentar o mercado lucrativo do tráfico de pessoas. “Trazer artistas como Owerá e Rubia Divino amplia ainda mais esse diálogo, pois possibilita que a população negra, indígena e periférica também se reconheça nessa comunicação e esteja alerta a mensagem da campanha”, complementa Cristiane Sbalqueiro Lopes, procuradora do Ministério Público do Trabalho e doutora em direitos humanos.

Advertisement

Assista:

SOBRE ANDRÉ ABUJAMRA

André Abujamra é músico, compositor, cantor, multi-instrumentista, ator e diretor brasileiro. Destacou-se no cenário musical brasileiro como membro das bandas inovadoras Os Mulheres Negras e Karnak, conhecidas por misturarem diversos estilos musicais e influências culturais. Além de sua atuação nas bandas, Abujamra possui uma carreira solo prolífica e é reconhecido por suas trilhas sonoras para filmes, TV e teatro. Como ator, participou de diversas produções no cinema e na televisão, sempre trazendo sua versatilidade criativa. Celebrado por sua contribuição à música e à cultura brasileira, André Abujamra continua a ser uma figura influente e respeitada no cenário artístico nacional.

SOBRE OWERÁ

É um rapper indígena da Aldeia Krukutu, localizada na região de Parelheiros, zona sul da cidade de São Paulo. O músico já colaborou com artistas como Criolo e o DJ Alok. Ele canta músicas sagradas do povo Guarani e utiliza o rap como uma forma de trazer a ancestralidade de seu povo ao público, conscientizando por meio das rimas. Através do rap Guarani, Owerá aborda a realidade das aldeias indígenas, trazendo à tona a verdade para a sociedade. Seu último álbum, “Mbaraeté”, é resultado de um projeto selecionado pelo programa Natura Musical, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam.

Advertisement

SOBRE RUBIA DIVINO

É uma cantora e compositora brasileira. Mulher, negra e periférica, ela une em seu trabalho música e resistência, com um forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. Nascida no Rio de Janeiro, Rubia desenvolveu sua paixão pela música desde a infância, influenciada por seu pai e avó paterna. Atualmente, vive entre Maringá e Curitiba, no Paraná, onde conquistou reconhecimento na cena da música independente. Seu álbum visual recém-lançado, “Transborda”, destaca-se pela sensibilidade e expressividade, apresentando Rubia Divino interagindo com símbolos que dialogam com a mensagem de sua música. Um trabalho que merece ultrapassar as fronteiras do Paraná e alcançar todo o país.

FICHA TÉCNICA 

Música
Música original e voz: André Abujamra
Participação especial e voz: Owerá e Rubia Divino
Letra: André Abujamra e Juliana Sanson
Produção musical, gravação e mixagem: André Abujamra
Gravações extras: Gabriel Teixeira

Videoclipe
Direção: Juliana Sanson e Gustavo Castro
Roteiro: Edgar Costa e Juliana Sanson
Direção de fotografia: Gustavo Castro
Arte e animação: Edgar Costa
Produção executiva: Gustavo Castro
Maquiagem Rubia Divino: Helen Bastos
Colaboração: Vicente Ferraz, Leo Bandeira e Carlos Amaral Baptista
Realização: Ministério Público do Trabalho (MPT) – Projeto Liberdade no Ar
Produção: Fabulário Filmes

Advertisement

Parceiros na realização
ASBRAD, TST, OIT, OIM, UNODC, ANAC, INFRAERO, SINART, Radar SIT, Justiça do Trabalho, Clínica do TE e TP da UFMG. 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música e Show

Vini realiza show de lançamento do novo álbum “Indomável”, em São Paulo

Published

on

O cantor e compositor Vini celebra o lançamento de seu aguardado álbum de estreia, “Indomável“, subindo ao palco do Teatro Commune, em São Paulo, com um show especial no próximo dia 09 de setembro. Esta apresentação marca a estreia ao vivo das canções que compõem o trabalho, prometendo uma noite íntima e inesquecível para o público.

“Indomável”, disponível em todas as plataformas digitais a partir da mesma data (09/09), é um mergulho corajoso na alma de Vini, onde dores e desafios se transformam em uma narrativa de força e renascimento. Para celebrar essa estreia, o artista escolheu o palco de um teatro pela primeira vez, um momento que ele descreve com empolgação e gratidão. “Será a minha primeira vez cantando em um teatro, e para mais gente do que estou acostumado”, compartilha Vini, que está ansioso para receber amigos de outros estados.

O público pode esperar uma entrega total e uma setlist cuidadosamente elaborada para este momento tão especial. “A ansiedade é uma mistura de nervosismo e alegria, mas principalmente de gratidão”, confessa o artista. “Estão sendo semanas de ensaios e preparação, quero entregar um show como o público merece. Fiz cada música com muito coração envolvido, desde a criação, então cantar ao vivo não vai ser diferente. Não vejo a hora”, declara Vini, demonstrando a paixão que dedica a cada faixa de “Indomável”.

Segundo o artista, o lançamento do álbum é um passo gigante. “É a realização de algo que sempre sonhei e que, por muito tempo, parecia distante demais,” afirma. O álbum tem um peso pessoal enorme e, por isso, VINI espera que o público sinta alívio ao ouvi-lo. “Eu espero que cada pessoa se sinta abraçada de alguma forma”, diz ele.

Advertisement

A expectativa para a estreia do álbum também é imensa. “Foi 1 ano criando, 9 meses produzindo e a vida inteira construindo isso. Eu só consigo pensar neste dia como um divisor de águas”, finaliza. 

Serviço: 
VINI – LANÇAMENTO INDOMÁVEL

Data: 09 de Setembro de 2025
Recepção: à partir de 19h30.
Horário do show: às 20h.
Local: Teatro Comunne
Endereço: R. da Consolação, 1218 – Consolação, São Paulo – SP, 01302-001 (entre o Mackenzie e o Tribunal do Trabalho)
Ingressos gratuitos, retirados através do SYMPLA: clique aqui!

Sobre VINI:

VINI, 24 anos, é cantor e compositor do interior de São Paulo que transforma vivências em músicas pop intensas e emocionais. VINI apresenta sua estreia musical mergulhando em camadas do próprio universo interior.

Advertisement

Continue Reading

Música e Show

NewDrip TMK apresenta “Do Nada”, novo single que chega pelo selo Voltmix 

Published

on

O jovem artista carioca NewDrip TMK, criado na comunidade da Cidade de Deus, Rio de Janeiro, e uma das grandes apostas da gravadora e selo musical Voltmix, apresenta sua nova faixa de trabalho “Do Nada”, um R&B envolvente que une simplicidade e intensidade, que já está disponível em todas as plataformas digitais. A canção chega como um retrato sincero do cotidiano de um jovem da periferia, em meio a dilemas que transitam entre a fidelidade e o prazer.

Composta e interpretada pelo próprio NewDrip TMK, a canção narra um dia aparentemente comum, mas cheio de contrastes: de um lado, o desejo de agradar e se manter fiel à sua parceira; do outro, a tentação de duas jovens que só querem se divertir. Essa narrativa, direta e íntima, é conduzida por uma melodia marcante, que rapidamente fica na cabeça do ouvinte.

“Essa é uma música que eu já estava esperando para fazer há bastante tempo. Por causa das minhas vivências, não demorei muito para escrever. Eu tenho um grande carinho por essa faixa, porque ela retrata uma das realidades que eu já vivi na favela. Muita gente que ouviu achou legal, até mesmo os meus parceiros do movimento, que disseram ‘isso é a nossa realidade’. Sempre tem aqueles que são casados e se metem em encrenca com mulher no baile, sabe? Sempre rola uma confusão”, afirma o artista.

A produção leva a assinatura de Gustavinho O Mago, que constrói uma base swingada e moderna, reforçando a atmosfera melódica do R&B e dando espaço para a voz de NewDrip TMK brilhar com autenticidade. “Do Nada” é simples, poderosa e cativante.

Advertisement

“Gostei de como ficou o projeto, acho que é o trabalho que eu mais amo em toda a minha carreira, junto com outras duas músicas. Espero, de coração, que ela atinja o máximo de pessoas possível, mas, mais do que isso, eu quero que as pessoas se identifiquem com ela. Sabe? Porque outras pessoas também já podem ter passado por isso. Todo favelado já viveu essa história ou algo parecido”, declara NewDrip TMK.

Nascido e criado na Cidade de Deus, o artista representa a nova geração de talentos que a Voltmix vem revelando. O selo, fundado em 2020 por Victor Kellyex-executivo da Universal Music, tem se consolidado como um hub de criação e capacitação profissional, oferecendo suporte e visibilidade a artistas que, de outra forma, teriam poucas oportunidades.

Victor não esconde o entusiasmo com o novo trabalho de NewDrip TMK: “Desde o primeiro dia que eu a escutei, sabia que se tratava de um hit. NewDrip e Mago foram iluminados na inspiração. Depois foi só confirmar no meu microcosmo particular, isto é, quando minhas filhas pediram uma cópia da música para salvar no celular e tocar quando quisessem. Queremos levar ‘Do Nada’ o mais longe que pudermos. Basta dar a chance de escolha ao público, porque tenho certeza que quando você escutar, vai viciar”.  

Com “Do Nada”, NewDrip TMK reforça seu lugar na cena musical carioca, mostrando a força e a autenticidade que são a marca da Voltmix – uma gravadora que acredita e investe no futuro da música urbana brasileira.

Sobre a Voltmix: 

Advertisement

Uma Nova Força no Hip-Hop Brasileiro. A Voltmix é uma gravadora emergente de música urbana da Zona Oeste do Rio de Janeiro conhecida por dar destaque e oportunidade a novos talentos na cena musical. 

Com foco em promover uma diversidade de vozes, a VoltMix oferece recursos e visibilidade essenciais para que seus artistas sobressaiam em um mercado altamente competitivo. Assim, a label vem se tornando um novo nome no rap brasileiro ao promover uma fusão inovadora entre o trap e o funk de favela carioca.

Fundada em 2020 (durante a pandemia), quando houve uma forte necessidade de distanciamento e o home office se tornou obrigatório no dia a dia das grandes empresas, o então executivo e A&R da Universal MusicVictor Kelly, decidiu isolar-se em sua casa em Vargem Pequena, local bucólico com ar rural que fica a menos de 20 minutos do coração da famosa Barra da Tijuca. 

Ao refletir sobre a situação terrível que o mundo passava, sem previsão de término, Victor decidiu realizar seu antigo sonho ao montar seu próprio estúdio e, assim, avançou, modificando parte da grande casa onde foi criado e construindo o estúdio e o hub cultural VoltMix. 

Com a estrutura de gravação montada em plena operação, a ideia de criar o selo veio de forma bem natural. “Um velho amigo, frequentador do estúdio e executivo de gravadora, Mario Portela, deu o start ao abrir as portas para os primeiros talentos que chegariam à VoltMix para as sessões de gravação. Desde então, não paramos mais! A Volt virou uma incubadora de novas vozes que só precisavam de  uma chance. Recebemos dezenas de artistas, Mc’s e produtores que encontraram na VoltMix um espaço de união, crescimento e capacitação profissional, onde registraram diversos fonogramas”, afirma o empresário. 

Advertisement

Ele completa: “Ficamos mais de dois anos produzindo sem parar em uma busca voraz por talentos e a fim de encontrar um parceiro e sócio que abraçasse a distribuição das nossas músicas e que também acreditasse no projeto e em nossa experiência e reputação de mercado. Enfim, no dia 24 de março de 2024, fizemos nosso primeiro lançamento e desde então, viemos lançando as criações dos artistas e produtores que acreditaram e abraçaram a VoltMix”.  

Rap, trap, funk, drill, detroit, R&B, phonk, entre outros urban beats estão na playlist da Voltmix. 

Continue Reading

Música e Show

Allisson Rodrigues grava novo DVD em meio ao campo em Mato Grosso

Published

on

A lavoura de algodão da Fazenda Pirassununga, em Campo Verde, será o cenário de uma grande atração nacional: a gravação do DVD do cantor sertanejo Allisson Rodrigues, conhecido como “O Comendador”.

Em ascensão no cenário sertanejo, Allisson escolheu Mato Grosso e o agronegócio, a maior potência econômica do estado, como protagonistas desta nova fase de sua carreira.

Natural de Franca, em São Paulo, centro que reúne grandes nomes da música sertaneja, o artista quis sair do convencional e mostrar a potência do estado em um contexto único e autêntico.

“Sou apaixonado por Mato Grosso. Foi um dos estados que mais me deu oportunidades, que me acolheu, que acreditou no meu trabalho e hoje faço vários shows aqui. A receptividade das pessoas, o calor humano fazem eu me sentir em casa. Sem contar com a magia do lugar, da natureza, o agro me encanta. Além da beleza das plantações, das lavouras e do cultivo, é o setor que rege a economia do nosso país. Então, por que não juntar a música com a maior potência do Brasil? O agronegócio”, destacou Allisson.

Advertisement

O cantor ganhou notoriedade com o hit “Regaton”, que se tornou trilha sonora da novela Carinha de Anjo, do SBT, e vem chamando a atenção no cenário sertanejo. Com dez anos de carreira, ele atravessa um momento de destaque e celebra a consolidação de seu trabalho.

O DVD

O palco será montado entre a plantação de algodão e o show será realizado ao entardecer no próximo dia 4 de setembro na Fazenda Pirassununga, em Campo Verde.
A ideia é unir a tradição da música sertaneja ao cenário rural característico da região.

Sobre Allisson Rodrigues

Com cinco álbuns lançados, Allisson Rodrigues tem percorrido o país, conquistando o reconhecimento de grandes nomes já consagrados no mercado sertanejo.

Advertisement

Nos palcos, o cantor guarda com carinho parcerias com artistas como Roberta Miranda, Bruno (da dupla Bruno & Marrone), Leo Magalhães, Cesar Menotti & Fabiano, Marcos & Belutti e Antonia Fontenelle.

Porém, o verdadeiro combustível para sua ascensão é a resposta positiva do público, que já o enxerga como um dos novos e definitivos representantes do gênero sertanejo.

Escolha estratégica

A Fazenda Pirassununga é referência em produção de algodão na região de Campo Verde. Além de seu valor produtivo, a lavoura é herança familiar, mantida de geração em geração, tornando o local perfeito para a gravação.

A iniciativa destaca a importância do agronegócio para a economia de Mato Grosso e do país, além de celebrar a cultura rural do estado, reforçando a conexão entre música, campo e identidade local.

Foto / Divulgação

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados