Connect with us

Geral

Alerta: Jovens atletas também são sujeitos a problemas cardíacos

Published

on

Esporte é uma das formas de manter vida saudável, mas não um atestado de imunidade

Um alerta que tem como origem o impacto dos flagrantes de mal súbito envolvendo atletas pelo mundo afora. Apesar de ser uma forma de adquirir e preservar a saúde, o esporte – assim como a juventude – não é um atestado de imunidade aos riscos cardíacos.

Uma vida ativa, com prática frequentes de exercícios físicos, é um dos fatores de proteção contra a doença, principalmente quando se refere a doenças cardíacas.

Apesar de ser fortemente recomendado pelos médicos, o check-up regular não tem o poder de prever e evitar 100% dos eventos cardiovasculares, mesmo naqueles esportistas que mantém uma rotina pesada de treinos e acompanhamento médico rigoroso.

Advertisement

Dr. Heron Rached, médico cardiologista, ressalta que existem algumas condições que podem levar à morte súbita, além do infarto do miocárdio, durante as atividades em jovens aparentemente saudáveis.

Dr. Heron Rached - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Heron Rached – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

O infarto agudo do miocárdio tendo a doença aterosclerótica – depósito de gordura no interior das artérias – em pacientes abaixo de 45 anos é mais frequente naqueles grupos onde o diabetes, colesterol alto, obesidade, hipertensão arterial e tabagismo estão presentes. Entretanto, alguns pacientes nascem com má formação congênita das coronárias e quando são submetidos às atividades físicas extremamente extenuantes, essas artérias coronárias sofrem compressão extrínseca de outras artérias levando a interrupção na passagem de sangue para o músculo do coração podendo ser outra causa de infarto do miocárdio ou morte súbita. Mas quando se fala de morte súbita não podemos esquecer das arritmias e, também, as cardiomiopatias que são doenças que acometem diretamente o músculo do coração.

O esforço além do limite do corpo também pode ser prejudicial mesmo quando o jovem é aparentemente saudável. O coração é um músculo e como qualquer outro músculo do corpo também sofre com excesso de carga.

“O atleta geralmente trabalha em nível máximo, com a adrenalina extremamente elevada, e essa substância pode ser responsável por espasmos das artérias coronárias ou arritmias causando o infarto e até mesmo a morte súbita, afirma Dr Rached.

Durante a pandemia por covid 19 observamos o aumento na incidência de infarto do miocárdio em todas as faixas etárias, sobretudo na faixa mais jovens.

Dr. Heron Rached - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Heron Rached – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular. A situação se agrava, pois, poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto – cerca de 2% dos brasileiros. Estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença.

Dores e sensação de aperto no peito, falta de ar, fadiga e náusea. Esses e outros sintomas, de acordo com Dr. Heron, são fortes indicações de que uma pessoa pode estar sofrendo de infarto. Mas cerca de metade deles são silenciosos, ou seja, não apresentam qualquer sinal.

Advertisement

Pessoas que apresentam histórico familiar ou fatores de risco devem visitar o médico mais cedo”, recomenda Dr. Rached que aproveita para deixas algumas dicas :

* Pratique atividade física
* Dê mais atenção às suas necessidades pessoais
* Evite o estresse no trabalho
* Alimente-se com calma
* Mantenha os índices de colesterol e a pressão arterial sob controle
* Abandone hábitos prejudiciais, como excesso de bebidas alcoólicas e cigarro.

Heron Rhydan Saad Rached é médico Cardiologista e Radiologista, com doutorado pela USP – Universidade de São Paulo e 32 anos de atuação na área.Dr. Heron Rached - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

DR. HERON RACHED – CARDIOLOGISTA

Heron Rhydan Saad Rached é médico, tem 32 anos de exercício profissional na área de Cardiologia.  Nasceu em 1965 na cidade de Campina Grande, na Paraíba, tendo cursado Medicina na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, concluindo o seu curso em 1990. Posteriormente, com o objetivo de complementar sua formação médica num centro maior, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde está radicado desde 1993.  Em São Paulo, fez inicialmente a residência médica na área de Cardiologia no hospital da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência. Aprofundando seus conhecimentos na Cardiologia, absorveu sua especialização em ecocardiografia e ressonância magnética cardiovascular, no instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (Incor-FMUSP), onde também realizou o doutorado. Expandiu sua formação no exterior com um estágio em ecocardiografia na Universidade do Alabama em Birmingham nos Estados Unidos da América.

Seu espectro de atuação na Cardiologia é amplo e vai desde o atendimento direto do paciente em sua renomada clínica privada à sua contribuição com desenvolvimento da saúde na cidade de São Paulo, tendo implementado um modelo de verticalização da saúde suplementar que facilita o acesso à saúde a grande parte da população paulistana. Implantou na capital paulista o primeiro modelo de «homecare» (cuidado domiciliar) para pacientes de alta complexidade.

Advertisement

No plano administrative foi coordenador do setor de Cardiologia do grupo Prevent Senior (1997-2009) e atualmente é coordenador do núcleo de Cardiologia e Pneumologia dos Hospitais Leforte, função que exerce desde 2011. Tem atuado na área de pesquisa e produção científica, sendo editor e co- autor de 3 livros na área de cardio-oncologia, autor e co-autor de diversas publicações científicas nacionais e internacionais, e participante ativo em congressos de cardiologia, não apenas no Brasil como no exterior. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo do envelhecimento populacional em busca de um modelo que promova o equilíbrio sustentável de saúde e bem-estar da população idosa.

Sua contribuição para o desenvolvimento da saúde na cidade de São Paulo é valiosa, o que justificou o decreto legislativo do vereador Adilson Amadeu, no sentido de conferir ao Dr. Heron Rached o título honorífico de Cidadão Paulistano, o que se dará em uma sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de São Paulo no dia 12 de Agosto de 2022. Essa merecida homenagem enche de alegria e orgulho o coração dos paraibanos, especialmente dos campinenses por se sentirem representados na Cardiologia de São Paulo.

Dr. Heron Rached - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Heron Rached – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Continue Reading
Advertisement

Geral

Prêmio ABIME Saúde e Esporte celebra profissionais que promovem o desenvolvimento humano e social em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo

Published

on

Créditos da foto: Divulgação

A quarta edição do Prêmio ABIME Saúde e Esporte reuniu, na noite desta quinta-feira (9), mais de 80 profissionais que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento humano e social. A solenidade, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração das boas práticas nas áreas da saúde e do esporte.

Idealizado pela jornalista Vera Lúcia Tabach, presidente nacional da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital (ABIME), o prêmio foi criado durante a pandemia da Covid-19 com o propósito de valorizar o trabalho essencial dos profissionais da saúde e, desde então, vem ampliando seu alcance para homenagear também personalidades que promovem qualidade de vida e bem-estar por meio do esporte.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

O evento contou com o apoio institucional da vereadora Edir Sales, madrinha de honra da ABIME e proponente da solenidade na Câmara. A mesa principal foi composta por importantes autoridades e personalidades:
• Vereadora Edir Sales, presidente e anfitriã da cerimônia;
• Jornalista Vera Lúcia Tabach, presidente nacional da ABIME e criadora do Prêmio ABIME Saúde e Esporte;
• Dr. Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo;
• Dr. Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde de São Paulo;
• Dr. Gabriel Dalla Costa, superintendente técnico do Hospital HCor, palestrante da noite;
• Vera Lang, vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Entre os homenageados, destacaram-se nomes de relevância no cenário esportivo e da saúde, como o ex-jogador de futebol Wladimir Rodrigues dos Santos, a ex-ciclista Vera Lang, o secretário municipal da Saúde Luiz Carlos Zamarco e o secretário estadual da Saúde Eleuses Paiva, entre outros profissionais que têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento social e humano do país.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

A cerimônia também teve momentos de emoção e arte. A abertura musical foi realizada pelo Coral Instituto Hyppolito – Coral Vozearte, sob a regência do maestro Rodrigo de Lima Hyppolito, que encantou o público com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

“O Prêmio ABIME Saúde e Esporte é uma forma de agradecer, valorizar e inspirar aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado com o outro e ao incentivo de práticas que transformam a sociedade”, destacou Vera Tabach.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Encerrando a noite, os aplausos e abraços calorosos reforçaram o espírito de união e reconhecimento que permeou toda a solenidade — uma celebração à vida, à solidariedade e ao compromisso com o bem comum.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Sobre a ABIME

Advertisement

A Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital (ABIME) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais da comunicação de todo o Brasil. Fundada pela jornalista Vera Lúcia Tabach, a ABIME atua na valorização do jornalismo digital e eletrônico, promovendo eventos, prêmios e ações sociais que incentivam a ética, a responsabilidade e a credibilidade na informação. A instituição também é responsável por instituir o Dia Nacional do Profissional de Imprensa de Mídia Eletrônica, celebrado em 30 de março, em reconhecimento à importância desses profissionais para a sociedade.

ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital

🌐 Site: www.abimebr.com.br
📱 Instagram: @abimeb

Advertisement
Continue Reading

Geral

Padre Reginaldo Manzotti arrasta multidão e transforma Praia de Iracema em palco de fé

Published

on

Fortaleza viveu neste sábado (25) uma das maiores manifestações de fé católica do país. O Padre Reginaldo Manzotti reuniu uma multidão no Aterro da Praia de Iracema, durante a 18ª edição do Evangelizar É Preciso Fortaleza, promovido pela Associação Evangelizar É Preciso em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza.

Fiéis vindos de todo o Nordeste e de diversas partes do Brasil lotaram a orla para acompanhar uma programação marcada por música, oração, adoração e missa campal, celebrada por Dom Gregório Paixão, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, ao lado de Padre Reginaldo. O evento, que começou ao meio-dia, se estendeu por horas em um clima de emoção e comunhão.

“Fortaleza mais uma vez mostra que a fé é força que une, cura e inspira. É emocionante ver tantas pessoas movidas por Deus”, disse o sacerdote, que se emocionou ao ver o mar de fiéis se estendendo até o horizonte.

Advertisement

Com a Praia de Iracema completamente tomada pelo público, o Evangelizar Fortaleza consolidou-se mais uma vez como um marco no calendário religioso e cultural da capital cearense, transformando o cenário turístico em um verdadeiro altar ao ar livre.

Continue Reading

Geral

Manu Bahtidão transforma orla do Rio de Janeiro em “Resenhão” com elenco da Dança dos Famosos

Pagode, sertanejo e cinco faixas inéditas marcaram a tarde animada desta terça-feira, 21 Créditos: Walace XimenesFOTOS EM ALTA AQUI Manu Bahtidão virou o Reserva Onze Beach Club de cabeça para baixo — no melhor sentido possível. Na última terça-feira, 21, a cantora reuniu família, amigos, o elenco e produção do Dança dos Famosos para um “Resenhão com Bahtidão” cheio de música boa, risadas e aquela vibe gostosa de quem tá em casa. Nada de palco: o som rolou em formato de roda, bem intimista, misturando pagode e sertanejo, do jeito que o público ama.Entre brindes, histórias e muita descontração, Manu apresentou cinco faixas inéditas […]

Published

on

Pagode, sertanejo e cinco faixas inéditas marcaram a tarde animada desta terça-feira, 21
Créditos: Walace XimenesFOTOS EM ALTA AQUI
Manu Bahtidão virou o Reserva Onze Beach Club de cabeça para baixo — no melhor sentido possível. Na última terça-feira, 21, a cantora reuniu família, amigos, o elenco e produção do Dança dos Famosos para um “Resenhão com Bahtidão” cheio de música boa, risadas e aquela vibe gostosa de quem tá em casa. Nada de palco: o som rolou em formato de roda, bem intimista, misturando pagode e sertanejo, do jeito que o público ama. Entre brindes, histórias e muita descontração, Manu apresentou cinco faixas inéditas e regravações em pot-pourris que prometem conquistar os fãs. A energia foi leve, espontânea e contagiante, uma verdadeira resenha com a cara e o coração da Bahtidão. “Esse projeto foi inspirado no after do Dança, né? Eu pensei muito em fazer uma resenha com os meus amigos, me divertir e cantar com eles nessa terra maravilhosa, que é o Rio de Janeiro. Espero que o público aceite e curta muito essa minha versão no pagonejo.” compartilha Manu. No repertório, Manu escolheu as músicas que mais gosta de cantar quando tá de folga, aquelas que sempre entram no karaokê com os amigos. São sucessos que atravessaram gerações e marcaram o pagode e o sertanejo. Clássicos de Bruno & Marrone, Alcione, Belo, Sorriso Maroto, Wanessa Camargo, que estava presente na gravação e cantou ao lado de sua amiga, e muitos outros que embalaram o “Resenhão”, deixando a tarde ainda mais animada e com aquele clima de nostalgia gostosa.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados