Evento promovido na capital em parceria com a Fundação FAT reconhece e reforça o potencial empreendedor dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa
A força feminina foi a grande vencedora do 2º Prêmio Criar & Realizar, promovido nesta segunda-feira (14) pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). As adolescentes do centro Chiquinha Gonzaga ficaram em primeiro lugar dentre as 26 equipes que concorreram à premiação. No projeto “Auto Girl Power”, desenvolvido durante o curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”, as meninas elaboraram um plano de negócios para a criação de uma oficina mecânica e assistência automotiva voltada para mulheres.
O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira no Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Gerência de Educação Profissional da Fundação CASA.
Ao todo, mais de 300 adolescentes se uniram em 26 equipes para concorrer à premiação, e foram selecionadas seis finalistas. Além do CASA Chiquinha Gonzaga, destacaram-se as equipes dos CASAs Osasco I, com o projeto Ecobloco (2º lugar); Nova Vida – empresa Nova Vida ao Pisante (3º lugar); Praia Grande – empresa Franguetos (4º lugar); Peruíbe – empresa Unidos na Inclusão (5º lugar); e Rio Tâmisa, com a empresa InovaWorking (6º lugar).
Todos os finalistas receberam bolsas de estudo para realizar um dos cursos oferecidos pela Escola Técnica da Fundação (FAT). “Este prêmio também é um prêmio para a própria Fundação FAT pelos seus 36 anos de dedicação às áreas de educação e tecnologia. A educação abre caminhos e oportunidades. Por isso, decidimos dar bolsas a todos os finalistas que podem escolher qualquer curso técnico ofertado pela nossa Escola”, afirmou o presidente da Fundação FAT, César Silva.
O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira no Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Gerência de Educação Profissional da Fundação CASA. “Essa manhã marca a vida desses jovens que desenvolveram seus planos de negócios e aprenderam sobre os desafios de empreender. Eles sonharam e ousaram e espero que levem para a vida que o planejamento é um instrumento poderoso”, afirmou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Durante a premiação, os jovens puderam assistir uma palestra motivacional da monja budista, Coen Rōshi, que incentivou os adolescentes a tomarem as rédeas da própria vida e se tornarem seres humanos melhores. “Vocês são o meu futuro”, ressaltou. Além disso, houve a apresentação musical do grupo Cia.Sax, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e a exibição especial do atleta de freestyle, Bruno Souza (@bruno_freestyle).
“Estamos mostrando a esses adolescentes que o empreendedorismo vai além de uma oportunidade de negócio; é uma forma de transformação pessoal e social. Ao desenvolverem seus projetos, eles aprendem a lidar com desafios, tomar decisões e pensar no futuro de maneira estratégica. Esse prêmio é um reconhecimento da capacidade deles de criar, inovar e se reinventar. Queremos que saiam daqui com a confiança de que podem trilhar um novo caminho, independente das adversidades que enfrentaram no passado. Nosso compromisso é dar as ferramentas, mas a verdadeira mudança vem deles”, destacou Claudia Carletto.
Conheça os projetos apresentados
1º lugar – CASA Chiquinha Gonzaga, com a empresa “Auto Girl Power: Focada em serviços automotivos para mulheres, oferece manutenção preventiva e corretiva de veículos, além da venda de acessórios. A empresa busca promover a inclusão feminina no setor automotivo, oferecendo um atendimento respeitoso e igualitário, com serviços personalizados voltados ao público feminino da capital de São Paulo.
2º lugar – CASA Osasco, com a empresa “Ecobloco”: Uma empresa que atua no setor de construção sustentável, oferecendo blocos ecológicos e alternativas sustentáveis para construtoras e empreiteiras. Além de vender produtos, promove capacitações e treinamentos, com foco em sustentabilidade e inovação no setor de construção civil.
3º lugar – CASA Nova Vida, com a empresa “Vida Nova ao Pisante”: Oferece serviços de personalização, customização e restauração de tênis. O foco está em proporcionar um atendimento exclusivo, com respeito e honestidade. Utiliza influenciadores digitais e redes sociais para promover seus serviços e alcançar um público diversificado.
4º lugar – CASA Praia Grande, com a empresa “Franguetos”: Uma empresa que oferece pratos à base de frango, com foco na venda direta e delivery, além de serviços de bufê para eventos. Atende principalmente a comunidade local, trabalhadores e turistas. A empresa busca fortalecer a cultura local e desenvolver a comunidade através de uma relação amigável e próxima com os clientes.
5º lugar – CASA Peruíbe, com a empresa “Unidos na Inclusão”: Focada na inclusão social, especialmente de crianças com espectro autista, a UNI oferece cursos de Libras e intérpretes de Libras para empresas, além de cuidados no contraturno escolar. Seu público-alvo são famílias e empresas que buscam acolhimento e qualificação inclusiva.
6º lugar – CASA Rio Tâmisa, com a empresa “InovaWorking: Oferece espaços de coworking com infraestrutura completa para freelancers, startups e profissionais liberais. Com suporte técnico e atendimento personalizado, a empresa oferece aluguéis de espaço, eventos e serviços adicionais, com foco em inovação e flexibilidade para trabalhos remotos e projetos criativos.