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Sindicato Pró-Beleza é o único representante do profissional parceiro no Brasil

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Justiça do Trabalho determina que Ministério do Trabalho informe que o Sindicato Pró-Beleza é único representante do profissional parceiro em todo o Brasil

O mercado da beleza é notícia diária nos canais de TV, Youtube, jornais, blogs, dentre outros periódicos, trazendo assunto sobre moda, beleza, tendências, dentre outros assuntos que embelezam o nosso dia a dia.

Contudo, este mercado, que ocupa o 4º lugar no ranking da economia mundial, também vem sendo notícia nos últimos anos sobre a sua forma de organização de trabalho específica.

Quem frequenta os salões de beleza sabe que os profissionais como barbeiros, cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, manicures, depiladores, dentre outros, não se submetem às jornadas de trabalho ou salários de um empregado contratado por meio de regime CLT. Um cabeleireiro não tem a mesma jornada que um trabalhador de escritório ou de uma fábrica, porque ele fica à disposição dos horários de seus clientes. Para eles é muito mais vantajoso administrar sua agenda, atender seus diferentes clientes nas horas combinadas e negociar parte do faturamento adquirido junto ao salão de beleza ou clínica de estética.

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Em busca de dar solução a esta situação, recentemente, a Lei Federal 13.352/2016 reconheceu que a forma de trabalho que ocorre em estabelecimentos de beleza (salões, barbearias, clínicas de estética e afins) pode ocorrer por meio de contrato de parceria, reconhecendo os usos e costumes deste setor.

Neste contrato, de um lado temos a figura trabalhador da beleza (profissional-parceiro) que presta seus serviços aos clientes finais em regime de parceria com o estabelecimento de beleza (salão-parceiro).

Richard Klevenhusem, Esther Gomes , Presidente Lula e Márcio Michelasi responsavel pelo Sindicato Pró-Beleza - Foto: Acervo Pessoal

Richard Klevenhusem, Esther Gomes , Presidente Lula e Márcio Michelasi responsavel pelo Sindicato Pró-Beleza – Foto: Acervo Pessoal

Neste tipo de negócio, as partes atuam em forma de gestão compartilhada, dividindo receitas (faturamento) e despesas (valores operacionais, custos de produtos, dentre outros). Os valores que cada uma das partes recebe leva o nome de “cota-parte” e sobre tais cotas cada um (salão e profissional) arca com seus tributos e demais obrigações com o fisco, evitando o “bis in idem” (duas ou mais incidências de impostos sobre o mesmo faturamento) que acontecia anteriormente e onerava injustamente a prestação de serviços.

O reconhecimento da figura do profissional-parceiro é um grande marco no direito brasileiro, pois reconhece o trabalhador como um empreendedor que pode atuar, neste regime de parceria, inscrito no cadastro de pessoa jurídica (CNPJ) para usufruir dos benefícios do simples nacional e ainda que inscrito como pessoa jurídica é assistido pelo seu sindicato de categoria laboral e profissional.

Essa lei foi alvo de muitas discussões no mercado de trabalho. Ainda como projeto de lei, pela Coordenação e Mentoria de Andrezza Cintra Torres, passou por estudos e ajustes de grupos de trabalho do Sebrae Nacional, foi tema de vários seminários, congressos, workshops realizados pela ABSB – Associação Brasileira dos Salões de Beleza em todas as regiões do Brasil, associação que envolveu as principais indústrias de cosméticos e várias lideranças no debate. E, ainda, depois de sancionada pela Presidência da República Michel Temer, a norma chegou a ser questionada via ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5625), onde o Supremo Tribunal Federal reconheceu a lei 13.352/2016 como legal e constitucional.

Instituto Lula. Presidente Lula ouve a demanda das lideranças do setor e faz os encaminhamentos junto a bancada de Governo

Instituto Lula. Presidente Lula ouve a demanda das lideranças do setor e faz os encaminhamentos junto a bancada de Governo

A lei da parceria em salões de beleza, muito conhecida em algumas regiões como a Lei do Sebrae ou do Salão-Parceiro determina que essa forma de trabalho ocorre via contrato de parceria escrito e homologado pelo sindicato da categoria laboral e profissional, no caso, o Sindicato Nacional Pró-Beleza.

Quem conhece a história do mercado da beleza sabe que o Pró-Beleza Brasil é um sindicato que hoje tem 104 anos de existência e foi a única instituição representante dos trabalhadores da beleza que lutou pela aprovação desta legislação tão específica do mercado, diga-se, quando ela ainda era proposta de lei 5230/2013 de autoria do Deputado Federal Ricardo Izar e texto substitutivo da Deputada Federal Soraya Santos.

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A lei da parceria, de forma clara, diz que para que esse pacto seja considerado válido ele deve ocorrer por meio de contrato escrito e homologado pelo Sindicato Nacional Pró-Beleza, diga-se, a única entidade representante do profissional-parceiro no Brasil, conforme afirma a decisão da prolatada pela Juíza Federal Doutora SIUMARA JUNQUEIRA DE OLIVEIRA, da 3ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, nos autos da Ação Civil Pública nº 0010935-70.2021.5.15.0083, onde a magistrada determinou:

“Que a União expeça nota ou memorando  atualizados,  informando  às  Superintendências  Regionais  do  Trabalho (Delegacias Regionais do Trabalho) que apenas o sindicato autor é o representante da categoria  específica  dos  profissionais-parceiros  conforme  registro  sindical  e  que  a União,  anote  no  assentamento  cadastral  do  sindicato  réu,  cláusula  de  exceção /exclusão,  informando  que  a  entidade  ré  não  representa  a  categoria  específica /diferenciada do sindicato autor, sob pena de multa diária” (trecho extraído da decisão judicial acima citada). Ação onde o sindicato autor é o Pró-Beleza.

Segundo Márcio Michelasi, diretor presidente da instituição, ele diz que “essa decisão vem esclarecer muitas dúvidas do setor, porque depois da sanção da lei e a queda das contribuições sindicais obrigatórias o nosso setor foi invadido por muitos aventureiros, inclusive por sindicatos que nunca lutaram pelo profissional-parceiro e que diariamente tentam apenas arrancar taxas e mais taxas dos salões e profissionais, além de prestar um serviço de consultoria totalmente equivocado sobre a aplicação da lei.

O profissional-parceiro é uma figura velha e nova do direito brasileiro. Velha, porque a forma de atuação remonta os usos e costumes do século passado (os meeiros); e nova porque reflete uma visão mais moderna e humana sobre essa forma de trabalho (empreendedor da beleza), em respeito a autonomia das partes. Durante a busca pela regulamentação, nós tivemos apoio desde o presidente Lula, passando pelo presidente Temer e até mesmo o presidente Bolsonaro, o que demonstra que a necessidade de reconhecimento do setor ultrapassou as barreiras ideológicas.” (fotos abaixo).

Conforme também consta da decisão judicial, o Sindicato Nacional Pró-Beleza disponibilizou à categoria um serviço de peticionamento eletrônico que facilita o acesso dos membros da categoria para cumprirem os requisitos de homologação dos contratos através do endereço www.contratodeparceria.com.br ou www.probeleza.org.br.

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Richard Klevenhusem (Presidente do Institulo L´Oreal à época); Esther Gomes (Presidente do Sindicato Patronal do Rio de Janeiro. Falecida em 2022). Presidente Lula e Márcio Michelasi (Pró-Beleza).

Richard Klevenhusem (Presidente do Institulo L´Oreal à época); Esther Gomes (Presidente do Sindicato Patronal do Rio de Janeiro. Falecida em 2022). Presidente Lula e Márcio Michelasi (Pró-Beleza).

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Alta Performance com Equilíbrio: O Segredo Real para Vencer na Vida Moderna

Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão. Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse […]

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Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão.

Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse modelo está nos adoecendo. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. E 80% das pessoas desistem de programas de saúde nos primeiros meses. O motivo? Um sistema de exigência extrema, que ignora a individualidade e o equilíbrio emocional.

Renata César propõe uma nova rota: vencer sem se perder.

Especialista em qualidade de vida, Renata acredita que o verdadeiro sucesso vem da constância, da leveza e do alinhamento com o próprio ritmo. Para ela, “o verdadeiro avanço acontece quando adotamos uma rotina equilibrada, sem a pressão da perfeição”.

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A Nova Ciência da Performance Equilibrada

Estudos da Harvard Health mostram que pessoas que cultivam equilíbrio têm 45% mais chance de manter bons hábitos no longo prazo. Pequenas mudanças, feitas de forma contínua, geram grandes transformações.

Exemplo?  

Caminhar 20 minutos por dia, ajustar o sono, reduzir gradualmente o açúcar… Tudo isso reduz em até 40% os níveis de cortisol e aumenta os hormônios do bem-estar.  Ou seja: menos cobrança, mais saúde — e, paradoxalmente, mais resultados.

Esgotamento Não é Vitória: É Alerta! 

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O relatório State of the Global Workplace 2023 revelou que 60% das pessoas se sentem emocionalmente exaustas. Isso não é sucesso. Isso é colapso.

Renata reforça:  

“Se você precisa sacrificar sua saúde mental para ter sucesso, então esse sucesso não é sustentável.” A Filosofia de Renata César: O Jogo É com Você, não com os Outros.

A proposta é clara:   Pare de correr contra o tempo e contra os outros.  

Comece a caminhar com você.

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“Ganhar o jogo da vida não é sobre ser o melhor no menor tempo possível. É sobre construir um caminho sólido, sustentável e alinhado ao seu próprio ritmo” diz Renata.

O Futuro da Alta Performance é Humano

Esse novo olhar já vem impactando milhares de pessoas que encontraram, no equilíbrio, a chave para crescer de forma leve e contínua. Não se trata de vencer o outro. Mas de vencer a si mesmo — todos os dias — com presença, consciência e bem-estar.

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Treinos intensos, influenciadoras e muita energia: Decathlon lança nova coleção com eventos exclusivos no Rio, SP e BH

Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva. Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o […]

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Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva.

Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o evento fez parte da campanha Movendo Todas, uma iniciativa da Decathlon para incentivar a prática esportiva entre as mulheres. No Rio de Janeiro, a energia do Quiosque Musa, em São Conrado, foi palco de um aulão funcional intenso com o personal Ricardo Lapa, reunindo influenciadoras e apaixonadas por treino à beira-mar. Em São Paulo, a Decathlon Morumbi ferveu com a performance do Lapa Team, levando um circuito de alta intensidade que testou os limites das participantes. Já em Belo Horizonte, a treinadora Tayná Karine colocou as convidadas para suar com uma aula transformadora na Decathlon BH Sul.

Mas não foi só suor e superação! Após os treinos, as participantes desfrutaram de um brunch especial, pensado para repor as energias com opções nutritivas e equilibradas. Além disso, puderam experimentar a nova coleção Endor Fitness em primeira mão, sentindo na pele o conforto e a tecnologia dos tecidos respiráveis e modelagens ergonômicas que prometem revolucionar o mundo fitness.

Com uma proposta inovadora, a Decathlon reforçou seu compromisso de tornar o esporte acessível e inspirar mulheres a se movimentarem sem limitações. Se você perdeu essa experiência única, confira agora as fotos exclusivas dos eventos e sinta a energia contagiante que tomou conta das cidades!

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 Lollapalooza Brasil 2025: Budweiser apresenta DJs brasileiros no Palco Bud Zero

Conteúdo parceiro | Nextpop Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete […]

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Conteúdo parceiro | Nextpop

Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete transformar os intervalos dos shows em verdadeiras pistas de dança. Afinal, com Bud Zero o Lolla dura mais! A programação especial traz nomes festejados da música eletrônica nacional, como Syon Trio, Discos Baratos, Camila Mina e Thay Girão, que assumem a picape para manter a energia do festival sempre no alto!  

Um dos espaços mais disputados do Lollapalooza Brasil, o estande da Budweiser promete ser ainda mais vibrante em 2025, atraindo quem quer prolongar a festa e curtir cada segundo do festival. Confira o line-up do Palco Bud Zero:

Além de curtir sets eletrizantes, quem visitar o espaço da Budweiser poderá aproveitar ativações exclusivas. Os brindes incluem tirantes personalizados para copos e celulares, garantindo que o público aproveite cada momento com estilo. Outra atração imperdível é um camarim interativo, inspirado nas exigências mais icônicas e extravagantes dos maiores astros da música – o cenário perfeito para fotos incríveis dignas de um verdadeiro rockstar. Para completar a experiência, o estande contará com torneiras de chopp com autoatendimento, garantindo um serviço rápido e prático – especialmente para quem já estiver com o copo da Bud em mãos.  

Não perca nenhuma novidade sobre a Budweiser no Lollapalooza Brasil 2025! Acompanhe tudo pelas redes sociais da marca.

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