Connect with us

Geral

Médico Marcos Staak Jr explica o papel da testosterona no câncer de próstata

Published

on

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata”, explica Marcos Staak Jr

Segundo o INCA( Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A próstata está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), sendo um órgão pequeno que tem forma de maçã. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Por ser uma glândula que só o homem tem, é preciso entender a relação da testosterona com o câncer de próstata

Advertisement

O papel crítico dos andrógenos na estimulação do crescimento do câncer de próstata foi estabelecido em 1941 por Charles Huggins.

“Essas descobertas levaram ao desenvolvimento da terapia de privação de androgênio (ADT) como um tratamento para pacientes com câncer de próstata avançado. Embora a ADT seja paliativa, ela pode normalizar os níveis séricos do antígeno prostático específico em mais de 90% dos pacientes e pode produzir respostas tumorais objetivas em 80–90%”, explica o médico Marcos Staak Jr.

De acordo com Staak, a atividade antitumoral pode melhorar a qualidade de vida, reduzindo a dor óssea e também as taxas de complicações.

“Alguns homens com câncer de próstata avançado apresentam evidências de doença metastática na apresentação, enquanto outros desenvolvem doença metastática após o tratamento definitivo da doença localizada; em alguns casos, isso pode ser manifestado apenas por uma elevação no nível sérico do antígeno prostático específico (PSA), denominado recorrência bioquímica isolada”, pontua.

Os homens que apresentam recidiva ou recorrência durante o tratamento com ADT são considerados portadores de câncer de próstata resistente à castração, embora ainda possam responder a algumas formas de terapia hormonal.

Advertisement

“Pesquisas contemporâneas levaram ao desenvolvimento de abordagens de modalidades combinadas múltiplas para homens com câncer de próstata avançado sensível à castração que estão associadas a melhores resultados do que os que podem ser alcançados apenas com a ADT”, completa.

Segundo o médico, os objetivos da terapia sistêmica são prolongar a sobrevida, minimizar complicações e manter a qualidade de vida. Além da terapia sistêmica, existem alguns pacientes que podem se beneficiar da terapia local para a próstata ou para metástases individuais para prolongar a sobrevida.

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata. Os dados mais definitivos sobre a relação entre os níveis séricos dos hormônios sexuais e o câncer de próstata vêm de uma análise conjunta de 18 estudos prospectivos, que incluíram 3.886 homens com câncer de próstata e 6.438 controles. As concentrações séricas de testosterona, di-hidrotestosterona (DHT) e outros derivados androgênicos ativos obtidos antes do diagnóstico NÃO foram associadas a um risco aumentado de câncer de próstata subsequente. Além disso, nenhuma associação foi observada com os níveis séricos de estrogênios pré-diagnóstico (estradiol, estradiol livre)”, enfatiza.

Além disso, a suplementação de testosterona como tratamento para o hipogonadismo não parece estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata, embora o monitoramento de anormalidades da próstata seja recomendado.

“Uma possível ligação entre a estimulação androgênica e o câncer de próstata forneceu a justificativa para o Prostate Cancer Prevention Trial (PCPT) e o REDUCE Trial, que usou finasterida e dutasterida, respectivamente, para bloquear a conversão de testosterona em seu derivado mais ativo DHT. Os inibidores da 5-alfa redutase foram associados a um risco maior de doença de alto grau, e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA anexou advertências sobre essa associação aos rótulos da finasterida e da dutasterida”, completa.

Advertisement

Influências androgênicas diretas ou indiretas são importantes na transformação maligna do tecido prostático, de acordo com o médico. Ele diz que os homens com deficiência de 5-alfa redutase (5-AR) (a enzima que converte a testosterona em DHT, o andrógeno mais ativo da próstata) não desenvolvem câncer de próstata. A lesão precursora, PIN de alto grau, também é hormonalmente dependente. A atrofia e as alterações apoptóticas que ocorrem com a privação de androgênio no epitélio prostático normal e hiperplásico e nos cânceres invasivos também são observadas na neoplasia intraepitelial.

“Esses dados sugerem que a interferência com o equilíbrio normal de andrógenos pode afetar a incidência do câncer de próstata. As terapias médicas direcionadas à manipulação hormonal incluem estrogênios, antiandrogênios, agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) e inibidores 5-AR. A maioria dessas terapias não é candidata ao uso como agentes quimiopreventivos devido aos potenciais efeitos colaterais. O uso de inibidores de 5-AR ou antiandrógenos que bloqueiam o receptor de andrógeno pode estar associado a menos efeitos colaterais porque os níveis séricos de testosterona permanecem inalterados”.

A orquiectomia bilateral é um procedimento relativamente simples e de baixo custo. Após a cirurgia, os níveis de testosterona sérica diminuem rapidamente para os níveis de castração, e isso geralmente está associado a melhorias na dor óssea e outros sintomas relacionados à doença.

“Embora a orquiectomia seja usada com muito menos frequência do que a castração médica na América do Norte e na Europa, continua sendo uma alternativa útil quando uma diminuição imediata da testosterona é necessária (por exemplo, compressão da medula espinhal iminente) ou quando os custos ou adesão à terapia médica são um problema. Em muitos países, a orquiectomia bilateral continua sendo o padrão de tratamento para a terapia hormonal inicial do câncer de próstata metastático”, finaliza.

 

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Famosos

Alta Performance com Equilíbrio: O Segredo Real para Vencer na Vida Moderna

Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão. Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse […]

Published

on

Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão.

Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse modelo está nos adoecendo. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. E 80% das pessoas desistem de programas de saúde nos primeiros meses. O motivo? Um sistema de exigência extrema, que ignora a individualidade e o equilíbrio emocional.

Renata César propõe uma nova rota: vencer sem se perder.

Especialista em qualidade de vida, Renata acredita que o verdadeiro sucesso vem da constância, da leveza e do alinhamento com o próprio ritmo. Para ela, “o verdadeiro avanço acontece quando adotamos uma rotina equilibrada, sem a pressão da perfeição”.

Advertisement

A Nova Ciência da Performance Equilibrada

Estudos da Harvard Health mostram que pessoas que cultivam equilíbrio têm 45% mais chance de manter bons hábitos no longo prazo. Pequenas mudanças, feitas de forma contínua, geram grandes transformações.

Exemplo?  

Caminhar 20 minutos por dia, ajustar o sono, reduzir gradualmente o açúcar… Tudo isso reduz em até 40% os níveis de cortisol e aumenta os hormônios do bem-estar.  Ou seja: menos cobrança, mais saúde — e, paradoxalmente, mais resultados.

Esgotamento Não é Vitória: É Alerta! 

Advertisement

O relatório State of the Global Workplace 2023 revelou que 60% das pessoas se sentem emocionalmente exaustas. Isso não é sucesso. Isso é colapso.

Renata reforça:  

“Se você precisa sacrificar sua saúde mental para ter sucesso, então esse sucesso não é sustentável.” A Filosofia de Renata César: O Jogo É com Você, não com os Outros.

A proposta é clara:   Pare de correr contra o tempo e contra os outros.  

Comece a caminhar com você.

Advertisement

“Ganhar o jogo da vida não é sobre ser o melhor no menor tempo possível. É sobre construir um caminho sólido, sustentável e alinhado ao seu próprio ritmo” diz Renata.

O Futuro da Alta Performance é Humano

Esse novo olhar já vem impactando milhares de pessoas que encontraram, no equilíbrio, a chave para crescer de forma leve e contínua. Não se trata de vencer o outro. Mas de vencer a si mesmo — todos os dias — com presença, consciência e bem-estar.

Continue Reading

Geral

Treinos intensos, influenciadoras e muita energia: Decathlon lança nova coleção com eventos exclusivos no Rio, SP e BH

Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva. Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o […]

Published

on

Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva.

Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o evento fez parte da campanha Movendo Todas, uma iniciativa da Decathlon para incentivar a prática esportiva entre as mulheres. No Rio de Janeiro, a energia do Quiosque Musa, em São Conrado, foi palco de um aulão funcional intenso com o personal Ricardo Lapa, reunindo influenciadoras e apaixonadas por treino à beira-mar. Em São Paulo, a Decathlon Morumbi ferveu com a performance do Lapa Team, levando um circuito de alta intensidade que testou os limites das participantes. Já em Belo Horizonte, a treinadora Tayná Karine colocou as convidadas para suar com uma aula transformadora na Decathlon BH Sul.

Mas não foi só suor e superação! Após os treinos, as participantes desfrutaram de um brunch especial, pensado para repor as energias com opções nutritivas e equilibradas. Além disso, puderam experimentar a nova coleção Endor Fitness em primeira mão, sentindo na pele o conforto e a tecnologia dos tecidos respiráveis e modelagens ergonômicas que prometem revolucionar o mundo fitness.

Com uma proposta inovadora, a Decathlon reforçou seu compromisso de tornar o esporte acessível e inspirar mulheres a se movimentarem sem limitações. Se você perdeu essa experiência única, confira agora as fotos exclusivas dos eventos e sinta a energia contagiante que tomou conta das cidades!

Advertisement

Continue Reading

Geral

 Lollapalooza Brasil 2025: Budweiser apresenta DJs brasileiros no Palco Bud Zero

Conteúdo parceiro | Nextpop Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete […]

Published

on

Conteúdo parceiro | Nextpop

Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete transformar os intervalos dos shows em verdadeiras pistas de dança. Afinal, com Bud Zero o Lolla dura mais! A programação especial traz nomes festejados da música eletrônica nacional, como Syon Trio, Discos Baratos, Camila Mina e Thay Girão, que assumem a picape para manter a energia do festival sempre no alto!  

Um dos espaços mais disputados do Lollapalooza Brasil, o estande da Budweiser promete ser ainda mais vibrante em 2025, atraindo quem quer prolongar a festa e curtir cada segundo do festival. Confira o line-up do Palco Bud Zero:

Além de curtir sets eletrizantes, quem visitar o espaço da Budweiser poderá aproveitar ativações exclusivas. Os brindes incluem tirantes personalizados para copos e celulares, garantindo que o público aproveite cada momento com estilo. Outra atração imperdível é um camarim interativo, inspirado nas exigências mais icônicas e extravagantes dos maiores astros da música – o cenário perfeito para fotos incríveis dignas de um verdadeiro rockstar. Para completar a experiência, o estande contará com torneiras de chopp com autoatendimento, garantindo um serviço rápido e prático – especialmente para quem já estiver com o copo da Bud em mãos.  

Não perca nenhuma novidade sobre a Budweiser no Lollapalooza Brasil 2025! Acompanhe tudo pelas redes sociais da marca.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados