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Negócios

Reuniões improdutivas são a principal frustração profissional de 47% dos entrevistados

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Em meio a novas dinâmicas e maiores demandas, a inteligência artificial surge como solução acelerada para produtividade

São Paulo, Brasil – Com o número crescente de ferramentas digitais gerando um alto fluxo de dados e transformando a forma de trabalhar, os desafios de produtividade estão se intensificando. Um novo estudo da Read AI, plataforma de produtividade e uma das ferramentas de gravação e resumo de reuniões que mais crescem na América Latina, revela que 43% dos profissionais brasileiros utilizam seis ou mais ferramentas de software diariamente. As reuniões, que também geram grande volume de informações que frequentemente se perdem ou ficam desorganizadas, se destacam como a maior fonte de frustração: 47% dos trabalhadores afirmam que as reuniões ineficientes são o momento menos produtivo do dia. Outros grandes desperdiçadores de tempo incluem a busca por documentos em diferentes pastas e locais online (40%) e longas trocas de e-mails (39%).

“Nossa pesquisa também mostrou que 34% das pessoas participam de seis ou mais reuniões por semana, 74% realizam múltiplas tarefas durante essas reuniões e 48% acabam perdendo encontros por conflitos de agenda”, explica David Shim, cofundador e CEO da Read AI. “Esses números revelam um problema crescente de produtividade: com tantas reuniões, muitas vezes em diferentes fusos horários, e um fluxo constante de informação, as pessoas estão sobrecarregadas. No entanto, softwares de IA que geram valor real podem ajudar a mediar esse problema, organizando fluxos de trabalho, priorizando tarefas e reduzindo a sobrecarga operacional.”

A IA como solução para a sobrecarga digital

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No Brasil, cresce o interesse por soluções que aumentem a eficiência no dia a dia. Entre as tarefas que os profissionais mais gostariam de automatizar com inteligência artificial estão: unificar plataformas e conteúdos para facilitar o acesso à informação (46%), gerar insights a partir de grandes volumes de dados (39%), e transcrever e resumir reuniões (38%).

“Com recursos como o Search Copilot da Read AI, os profissionais conseguem identificar automaticamente as informações mais relevantes em todas as ferramentas que utilizam, sem precisar perder horas vasculhando e-mails ou pastas. Esse é um tempo precioso que pode ser redirecionado para o que realmente importa”, acrescenta Shim.

Lideranças apostam na IA para organizar e priorizar

Melhorar a eficiência das reuniões está entre as principais prioridades da liderança (54%), seguida por melhor rastreamento de decisões e compromissos (40%), nível de engajamento dos participantes (40%) e identificação de necessidades de treinamento (37%).

Para os gestores, os maiores desafios ao acompanhar o desempenho dos colaboradores com as ferramentas atuais incluem: garantir o cumprimento de prazos (43%), colaboração entre equipes (42%), execução de tarefas atribuídas (41%) e clareza e eficácia da comunicação (40%).

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“Como 68% dos profissionais brasileiros já usam ferramentas de IA diariamente, e 84% gostariam que suas empresas adotassem mais plataformas com inteligência artificial para tornar o trabalho mais eficiente, vemos uma tendência clara em ascensão. A medida que percebemos que muitas tarefas podem ser automatizadas, essa mudança passa a ser guiada pelo desejo de fortalecer a dinâmica dos times. Isso mostra o grande potencial da IA para simplificar rotinas e aprimorar a liderança no dia a dia, permitindo que os líderes foquem no que realmente impulsiona a performance e a inovação”, complementa Shim.

Informações perdidas e tempo desperdiçado: os maiores obstáculos à produtividade

Entre os desafios mais comuns enfrentados pelos profissionais estão: localizar detalhes específicos enterrados em documentos longos (32%), recuperar discussões perdidas em extensas trocas de e-mails (27%) e encontrar arquivos criados por ex-funcionários (27%). Quase dois terços (64%) admitem já ter cometido erros por não conseguirem acessar informações críticas com rapidez suficiente.

“Não se trata apenas de reduzir o ruído; trata-se de ajudar as pessoas a agirem com mais rapidez e inteligência”, conclui Shim. “Quando os profissionais têm acesso a uma IA que entende o contexto e centraliza o conhecimento, eles podem agir com velocidade e segurança, independentemente da complexidade do fluxo de trabalho.”

Impulsionando a produtividade na América Latina com IA acessível e inteligente

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A Read AI está oferecendo a todos os usuários pagantes acesso gratuito e ilimitado ao GPT-4o, da OpenAI, e ao Claude 3.7 Sonnet, da Anthropic. Isso representa uma disrupção no mercado de IA, ao combinar os principais modelos de linguagem dentro da Read AI por um preço único e acessível. Ao integrar busca corporativa, inteligência de reuniões e agora acesso direto a LLMs por meio do Search Copilot, a Read AI elimina a necessidade de múltiplas assinaturas, simplifica fluxos de trabalho e entrega valor imediato às organizações.

Durante o mês de maio, todos os clientes da América Latina poderão acessar a plataforma com 75% de desconto em novos planos anuais. O número de usuários ativos mensais no Brasil mais que dobrou desde o início do ano, tornando o país um dos mercados que mais crescem globalmente para a empresa, e evidenciando a crescente adoção da inteligência artificial no cotidiano da região.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em abril de 2025 com 583 profissionais brasileiros que trabalham pelo menos 20 horas por semana em ambiente de escritório. Metade da amostra (51%) está na faixa dos 35 a 54 anos; 41% têm entre 18 e 34 anos; e 8% têm mais de 55 anos. A maioria dos entrevistados (64%) são mulheres; 36%, homens.

Sobre a Read AI

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A Read AI é uma empresa independente de inteligência artificial voltada à produtividade, que ajuda pessoas e organizações a otimizarem seu fluxo de trabalho de forma simples e acessível, com recursos para reuniões, mensagens, e-mails e busca. Com transcrição e resumo de reuniões líderes de mercado e milhares de integrações, incluindo Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, Slack, HubSpot, Notion, Salesforce e outras, a Read AI transforma a forma como equipes se conectam, colaboram e evoluem com um copiloto de IA presente em todos os ambientes de trabalho. A empresa foi listada como uma das 16 empresas para ficar de olho em 2025, segundo a Inc. Magazine.

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Negócios

Procura por seguros de automóveis recua 4% em agosto

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Levantamento feito pela Neurotech revela o impacto do número menor de dias úteis no mês

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis teve queda de 4,19% em agosto, em relação ao mês de julho. Na comparação anual, contra agosto de 2024, o recuo foi de 7,34%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Este cenário tem reflexo direto do mercado de veículos novos que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apresentou retração de 6,74% no número de emplacamentos em agosto ante julho, considerando autos e comerciais leves. Contra agosto do ano passado, a queda nos registros de veículos novos dessas categorias caiu 4%.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, lembra que o mês de agosto teve menos dias úteis (21) em relação ao mês anterior (23), o que impacta consideravelmente o Índice. “Justamente pelas boas perspectivas da Fenabrave para o restante do ano e o aquecimento recente do mercado de veículos novos, esses dois dias a menos fazem muita diferença quando realizamos a comparação. Ainda assim, a projeção de crescimento do mercado ao final de 2025 se mantém acima de 5%, o que é um ótimo sinal para as seguradoras.

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Ainda sobre os dados da Fenabrave, foi observado que as vendas no varejo tiveram uma queda de 9% em agosto comparado com julho do mesmo ano, enquanto as vendas diretas (Frotistas e Locadoras) tiveram um crescimento de 1,7% nos emplacamentos de veículos novos.

Financiamentos recuam

Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também mostram leve queda nos financiamentos de veículos. Considerando apenas autos e comerciais leves, tanto novos quanto usados, no mês de agosto houve recuo de 4,5% na comparação anual e de 5,6% contra julho deste ano. Foram cerca de 427  mil unidades financiadas.

Informações do Mercado de Seguros

Dados disponíveis no site  da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) demonstram que o mercado de seguros no Ramo de Automóvel gerou R$28,8 bilhões de prêmio emitido entre os meses de janeiro a junho de 2025 com crescimento de 5,8% em relação ao ano passado, que foi de R$27,2 bilhões. A sinistralidade melhorou, saindo de 59,9% no ano anterior para 59,7% no mesmo período analisado.

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Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

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Negócios

Com R$ 25 mi em 2024 e Top 50 Hotmart, Vitor Esprega avança como referência em educação e marketing digital

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CEO da Pandora Educação, Vitor Esprega atende três perfis em alta demanda: quem quer começar um negócio, quem já começou e precisa de direção, e quem quer escalar com método e lucro. A estratégia vem ancorada por resultados recentes: R$ 25 milhões em faturamento em 2024 e inclusão da Pandora Educação entre as Top 50 maiores empresas de marketing digital do mundo pela Hotmart (2024).

Com atuação que combina negócios e marketing digital com disciplina e performance, Esprega sustenta uma proposta pragmática: estrutura antes de escala, execução como diferencial competitivo e lucro como métrica central. O foco é destravar iniciantes e acelerar operadores já em atividade, conectando estratégia de produto, tração comercial e maturidade de gestão.

A Pandora Educação reúne frentes de educação, marketing digital, treinamentos corporativos, palestras e editora. Em 2024, além do faturamento, a presença no ranking global da Hotmart consolidou a empresa no radar internacional do setor, destacando a operação brasileira pelo desempenho e consistência.

Professor de Psicanálise e Teologia e pós-graduado em Neurociência, Vitor traduz linguagem técnica em rotinas aplicáveis de decisão estratégica, marketing e gestão — base da sua agenda como palestrante e mentor estratégico de negócios.

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Entre os temas mais demandados estão:
– Começar e validar: do zero ao primeiro ciclo de vendas com clareza e baixo risco.
– Escalar com método: produto, oferta, funil e operação orientados a lucro.
– Disciplina que imprime resultado: rotina, energia e foco a serviço do caixa.
– Marketing digital sem misticismo: do posicionamento à conversão mensurável.

Vitor Esprega atua como palestrante e mentor estratégico de negócios auxiliando empresários, C-levels e líderes a terem uma visão mais ampla do mercado e lógicas de decisões mais rápidas e efetivas que podem fazer grande diferença no mundo dos negócios.

(Fotos: Divulgação)

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Comunicação no Brasil vive fase de transição, diz CEO da HI Assessoria

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O mercado brasileiro de comunicação corporativa movimentou cerca de R$ 5,3 bilhões em 2024, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa. O dado confirma a expansão de um setor que enfrenta o desafio de se adaptar a um ambiente em que imprensa, redes sociais e imagem institucional precisam atuar de forma integrada.

Para Isadora Oliveira, CEO da HI Assessoria, a comunicação segmentada deixou de atender às novas demandas. “Quando a narrativa de uma instituição aparece diferente na imprensa e nas redes sociais, a credibilidade é comprometida. Hoje, reputação precisa ser construída de forma coerente em todos os canais”, afirma.

Fundada em 2022, a HI Assessoria surgiu em São Paulo com essa proposta de integração. Em pouco tempo, a agência passou a desenvolver projetos também no exterior, incluindo iniciativas na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos. O movimento acompanha a tendência de agências brasileiras de médio porte que buscam inserir seus modelos de atuação em mercados globais.

Analistas apontam que trajetórias como a de Isadora Oliveira simbolizam uma mudança geracional no setor. Se antes a comunicação se limitava à divulgação, hoje ganha contornos de gestão de reputação, em um ambiente marcado pela fragmentação da informação e pela disputa pela atenção pública.

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