Connect with us

Geral

Em meio à pandemia, ser videomaker é uma solução, afirma Daniel Cajal

Published

on

Daniel Cajal - Foto Acervo Pessoal

Se tem um setor que está crescendo, mesmo que a pandemia ainda esteja presente, é o setor de produção de vídeos. Daniel Cajal é uma das grandes referências deste assunto no Brasil, e explica como se tornar um profissional desta área pode ser um caminho valioso para quem deseja sair da crise.
Que a pandemia trouxe inúmeros prejuízos para o setor econômico no Brasil, isso não é segredo para ninguém. Por outro lado, nem tudo está perdido, e existe uma oportunidade de crescimento. Sim, o setor de produção audiovisual está em ritmo de crescimento, e por isso a dica é clara: Pegue sua câmera, se prepare e capte boas imagens. Afinal, seu bolso agradece!

Desde a popularização da televisão, o vídeo se tornou o meio ideal para anunciantes diversos venderem produtos e ideais. Atualmente, uma das formas de conquistar público e fidelização de clientes é publicar estes conteúdos na internet. Por isso, um filme bem feito consegue chamar a atenção e atingir seu objetivo. Neste sentido, o Videomaker é aquele profissional responsável por captar, editar e finalizar estes materiais, o que torna destacada esta profissão.

Referência no Brasil quando se fala neste assunto, o Videomaker Daniel Cajal detalha como a pandemia abriu de vez as portas para estes profissionais na internet: “Não há dúvidas de que o YouTube se tornou a plataforma de vídeos online, com a maior quantidade diária de acessos. Os vídeos passaram a se tornar companheiros daqueles que estão isolados em casa e precisam de uma forma de entretenimento. Ou então se torna o espaço ideal para quem deseja fazer publicidade de alguma marca, afinal, sabe que tem um público em especial para alcançar ali. As pessoas não assistem mais televisão como antes, preferem dedicar a atenção ao mundo web”, destaca o videomaker.

Videomaker - Foto Divulgação

Com diversos tipos de vídeos publicados diariamente nas redes sociais, é fundamental que o videomaker esteja por dentro de todas as novidades de cada uma delas: “Cabe ao profissional acompanhar as novas linguagens, novos estilos de edição e até estudar a duração ideal de cada material”.

Advertisement

Para se ter ideia, o crescimento expressivo desta marca se confirma em quatro estatísticas divulgadas no ano passado na Video Marketing Statistics 2020: 85% dos negócios usam vídeo como uma ferramenta de marketing. 99% daqueles que usaram vídeo em 2019, afirmaram que em 2020 continuaram a fazê-lo. 92% dos publicitários afirmam que o vídeo é importante para a estratégia de marketing. E, 85% das estratégias com vídeo utilizam o YouTube.

No entanto, ser um videomaker requer conhecimento de uma série de requisitos. Cajal lembra que “as atividades de um videomaker não estão concentradas apenas na filmagem. Ele é peça importante em toda a criação do vídeo. Na fase da pré-produção, por exemplo, ele deve participar de reuniões focadas no brainstorm e na seleção de locações. Logo após, cabe ao vdeomaker realizar os ajustes para obter o melhor resultado, como: iluminação em locações internas e externas, câmera de vídeo e captação de áudio. Depois disso, a edição e a finalização ficam por conta da pós-produção, juntamente com a conversão e o upload do material. Toda atenção é importante nesta fase, pois é aqui que os recursos audiovisuais são incluídos para que o vídeo esteja de acordo com o objetivo traçado lá no início”.

Como pode se perceber, as tarefas são muitas. Mas Cajal destaca a importância de um bom diferencial para quem deseja investir neste ramo: “Fundamental lembrar que o Videomaker seja inovador e saiba avaliar as melhores formas de apresentar seu trabalho. É essencial ter uma boa bagagem de referências e ter noções de diferentes estilos de arte. Do ponto de vista técnica, os principais conhecimentos técnicos necessários são edição, finalização, tratamento de imagem, captação de imagens, manuseio de equipamentos de câmera e áudio. Além disso, esta pessoa também deve ter plenos conhecimentos de softwares específicos para cada etapa. Alguns deles, o Photoshop e Lightroom, por exemplo, auxiliam no tratamento de imagens. Já o Illustrator e o After Effects são úteis para criação e inserção de motion designs. A edição de imagens pode ser feita utilizando o Premiere Pro ou o Final Cut Pro”.

Videomaker - Foto Ilustração

Como se não vê não é uma tarefa fácil, mas existem caminhos que podem ajudar, reforça Cajal: “Hoje em dia existem formações em cursos como Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Cinema, Edição de Vídeos ou Multimídia. Aliás, os cursos na área de Motion Design são um grande diferencial para o currículo”.

E uma dica valiosa: “Não deixe de montar um arquivo com todos seus trabalhos para apresentar quando for preciso. A produção de conteúdo em vídeo segue crescendo. Aliás, cada vez mais empresas apostam em vídeos para que a audiência gere bons resultados no futuro. Então, mesmo com a pandemia, é possível encontrar oportunidades em várias áreas diferentes além dos tradicionais canais e agências de comunicação. O videomaker pode gravar aulas online, receitas para canais no YouTube, vídeos com foco em treinamentos, entre outros”, completa Cajal.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Famosos

Alta Performance com Equilíbrio: O Segredo Real para Vencer na Vida Moderna

Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão. Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse […]

Published

on

Renata César propõe um novo modelo de sucesso baseado em constância, bem-estar e hábitos sustentáveis — e não na exaustão.

Você precisa se esgotar para vencer? Talvez não. A busca desenfreada pela alta performance — produtividade máxima, corpo ideal, sucesso financeiro e vida perfeita nas redes sociais — se tornou o novo padrão. Mas esse modelo está nos adoecendo. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. E 80% das pessoas desistem de programas de saúde nos primeiros meses. O motivo? Um sistema de exigência extrema, que ignora a individualidade e o equilíbrio emocional.

Renata César propõe uma nova rota: vencer sem se perder.

Especialista em qualidade de vida, Renata acredita que o verdadeiro sucesso vem da constância, da leveza e do alinhamento com o próprio ritmo. Para ela, “o verdadeiro avanço acontece quando adotamos uma rotina equilibrada, sem a pressão da perfeição”.

Advertisement

A Nova Ciência da Performance Equilibrada

Estudos da Harvard Health mostram que pessoas que cultivam equilíbrio têm 45% mais chance de manter bons hábitos no longo prazo. Pequenas mudanças, feitas de forma contínua, geram grandes transformações.

Exemplo?  

Caminhar 20 minutos por dia, ajustar o sono, reduzir gradualmente o açúcar… Tudo isso reduz em até 40% os níveis de cortisol e aumenta os hormônios do bem-estar.  Ou seja: menos cobrança, mais saúde — e, paradoxalmente, mais resultados.

Esgotamento Não é Vitória: É Alerta! 

Advertisement

O relatório State of the Global Workplace 2023 revelou que 60% das pessoas se sentem emocionalmente exaustas. Isso não é sucesso. Isso é colapso.

Renata reforça:  

“Se você precisa sacrificar sua saúde mental para ter sucesso, então esse sucesso não é sustentável.” A Filosofia de Renata César: O Jogo É com Você, não com os Outros.

A proposta é clara:   Pare de correr contra o tempo e contra os outros.  

Comece a caminhar com você.

Advertisement

“Ganhar o jogo da vida não é sobre ser o melhor no menor tempo possível. É sobre construir um caminho sólido, sustentável e alinhado ao seu próprio ritmo” diz Renata.

O Futuro da Alta Performance é Humano

Esse novo olhar já vem impactando milhares de pessoas que encontraram, no equilíbrio, a chave para crescer de forma leve e contínua. Não se trata de vencer o outro. Mas de vencer a si mesmo — todos os dias — com presença, consciência e bem-estar.

Continue Reading

Geral

Treinos intensos, influenciadoras e muita energia: Decathlon lança nova coleção com eventos exclusivos no Rio, SP e BH

Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva. Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o […]

Published

on

Uma manhã de alto desempenho, mulheres inspiradoras e uma experiência fitness inesquecível! Assim foi o lançamento da nova coleção Endor Fitness, da Decathlon, que tomou conta do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte em uma série de eventos exclusivos repletos de movimento, bem-estar e tecnologia esportiva.

Com treinos desafiadores comandados por especialistas, o evento fez parte da campanha Movendo Todas, uma iniciativa da Decathlon para incentivar a prática esportiva entre as mulheres. No Rio de Janeiro, a energia do Quiosque Musa, em São Conrado, foi palco de um aulão funcional intenso com o personal Ricardo Lapa, reunindo influenciadoras e apaixonadas por treino à beira-mar. Em São Paulo, a Decathlon Morumbi ferveu com a performance do Lapa Team, levando um circuito de alta intensidade que testou os limites das participantes. Já em Belo Horizonte, a treinadora Tayná Karine colocou as convidadas para suar com uma aula transformadora na Decathlon BH Sul.

Mas não foi só suor e superação! Após os treinos, as participantes desfrutaram de um brunch especial, pensado para repor as energias com opções nutritivas e equilibradas. Além disso, puderam experimentar a nova coleção Endor Fitness em primeira mão, sentindo na pele o conforto e a tecnologia dos tecidos respiráveis e modelagens ergonômicas que prometem revolucionar o mundo fitness.

Com uma proposta inovadora, a Decathlon reforçou seu compromisso de tornar o esporte acessível e inspirar mulheres a se movimentarem sem limitações. Se você perdeu essa experiência única, confira agora as fotos exclusivas dos eventos e sinta a energia contagiante que tomou conta das cidades!

Advertisement

Continue Reading

Geral

 Lollapalooza Brasil 2025: Budweiser apresenta DJs brasileiros no Palco Bud Zero

Conteúdo parceiro | Nextpop Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete […]

Published

on

Conteúdo parceiro | Nextpop

Falta pouco para o Lollapalooza Brasil 2025 e os fãs já estão se preparando para três dias inesquecíveis de música e experiências únicas nos dias 28, 29 e 30 de março. Entre as novidades mais aguardadas deste ano está o Palco Bud Zero, um espaço dentro do estande da Budweiser que promete transformar os intervalos dos shows em verdadeiras pistas de dança. Afinal, com Bud Zero o Lolla dura mais! A programação especial traz nomes festejados da música eletrônica nacional, como Syon Trio, Discos Baratos, Camila Mina e Thay Girão, que assumem a picape para manter a energia do festival sempre no alto!  

Um dos espaços mais disputados do Lollapalooza Brasil, o estande da Budweiser promete ser ainda mais vibrante em 2025, atraindo quem quer prolongar a festa e curtir cada segundo do festival. Confira o line-up do Palco Bud Zero:

Além de curtir sets eletrizantes, quem visitar o espaço da Budweiser poderá aproveitar ativações exclusivas. Os brindes incluem tirantes personalizados para copos e celulares, garantindo que o público aproveite cada momento com estilo. Outra atração imperdível é um camarim interativo, inspirado nas exigências mais icônicas e extravagantes dos maiores astros da música – o cenário perfeito para fotos incríveis dignas de um verdadeiro rockstar. Para completar a experiência, o estande contará com torneiras de chopp com autoatendimento, garantindo um serviço rápido e prático – especialmente para quem já estiver com o copo da Bud em mãos.  

Não perca nenhuma novidade sobre a Budweiser no Lollapalooza Brasil 2025! Acompanhe tudo pelas redes sociais da marca.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados