Connect with us

Geral

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará

Published

on

O IAB Ceará levantou questões fundamentais para o futuro urbano da cidade, abordando oito tópicos de carta aberta.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) marcou presença nas sabatinas promovidas pelo Jornal Opinião CE com os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza. Durante esses encontros, representantes do IAB-CE tiveram a oportunidade de levantar questões contidas na carta aberta elaborada pelo instituto, abordando oito tópicos centrais que impactam diretamente no futuro urbano e na qualidade de vida da população da capital cearense.

A carta do IAB-CE aos candidatos enfatiza temas como a necessidade de um planejamento urbano inclusivo, a promoção de cidades resilientes, a urgência de medidas de enfrentamento às emergências climáticas e a garantia de acessibilidade universal. Cada um desses oito tópicos foi discutido pelos representantes do IAB-CE durante as sabatinas, com perguntas direcionadas aos pré-candidatos, cobrando compromissos concretos que apontem para uma gestão mais eficaz e sustentável da cidade.

Durante as sabatinas, os representantes do IAB-CE questionaram os candidatos sobre suas propostas em relação aos oito tópicos levantados na carta:

Advertisement

1. Resiliência urbana
2. Planejamento de território
3. Atuação em áreas vulneráveis
4. Programas públicos de habitação social
5. Áreas e edificações subutilizadas e/ou deterioradas
6. Mobilidade urbana
7. Patrimônio construído, urbanístico e paisagístico
8. Infraestrutura e serviços públicos

Esses temas refletem as prioridades para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais equitativa e preparada para os desafios do futuro. “A nossa participação nas sabatinas foi uma oportunidade fundamental para que os pré-candidatos se posicionassem sobre questões que impactam diretamente o dia a dia da população. Queremos garantir que as futuras gestões estejam comprometidas com uma cidade mais justa, inclusiva e resiliente”, afirmou o presidente do IAB Ceará, Jefferson John Lima da Silva.

A carta também chama a atenção para a necessidade de cidades que estejam preparadas para lidar com as emergências climáticas, algo que Fortaleza, assim como outras grandes cidades brasileiras, já enfrenta. De acordo com o presidente Jefferson John Lima da Silva, é essencial que os futuros gestores tenham a responsabilidade de colocar o planejamento urbano como prioridade: “Estamos cobrando que os pré-candidatos tenham uma visão de longo prazo, com ações que não sejam apenas reativas, mas preventivas. As políticas públicas voltadas para o clima, a inclusão social e o planejamento urbano integrado devem ser centrais nas propostas de governo.”

Um dos temas destacados nas sabatinas foi a questão da habitação de interesse social. O IAB-CE reforçou a importância de políticas habitacionais que busquem reduzir o déficit habitacional de Fortaleza e promover a inclusão de comunidades vulneráveis. Além disso, o instituto destacou a necessidade de requalificar áreas degradadas da cidade, incentivando a ocupação de espaços subutilizados de forma a combater a exclusão social e estimular o desenvolvimento sustentável.

A carta aberta está disponível na íntegra em:
https://iab.org.br/carta-as-candidatas-e-candidatos-a-gestores-e-legisladores-municipais-ao-pleito-de-outubro-de-2024/

Advertisement

Com a aproximação das eleições municipais, o IAB-CE reitera seu papel de colaborador e interlocutor nas discussões sobre o futuro de Fortaleza. A participação do instituto nas sabatinas reforça seu compromisso com o desenvolvimento de políticas urbanas que promovam uma cidade mais justa, acessível e resiliente. O IAB-CE se coloca à disposição dos pré-candidatos para debater e contribuir com propostas que atendam às demandas da população e garantam uma Fortaleza melhor para todos.
Sobre o IAB Ceará

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) é uma entidade dedicada ao desenvolvimento da arquitetura e urbanismo no estado. Com quase 100 anos de história, o IAB-CE tem como missão promover o planejamento urbano sustentável, defender a preservação do patrimônio cultural e natural, e garantir o direito à cidade para todos os cidadãos.

Serviço:

http://www.iabce.org.br/
Av. Carapinima, 2425 – Benfica
(85) 3283.5454 / (85) 98956.9689
@iabce

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Violência contra a população LGBTQIA+ cresce mais de 1000% no Brasil  

Published

on

Entre os anos de 2014 e 2023, incidentes contra mulheres trans aumentaram 1.110% 

No dia 17 de maio foi celebrado o dia Internacional contra a Homofobia, data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, simbolizando um enorme avanço na luta pelos direitos da população LGBTQIA+. Entretanto, de acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de violência no Brasil cresceram, entre os anos de 2014 a 2023, 1.227%. 

Segundo a pesquisa, o número de casos saltou de 1.157 para 15.360 ao longo do período e engloba violência psicológica, física e financeira. O crescimento se dá principalmente por conta de ataques contra população transsexual, apresentando um aumento de 1.110% de incidentes envolvendo mulheres trans. 

Essa violência se faz presente inclusive no mercado de trabalho, conforme demonstrado por uma pesquisa realizada pela Catho, 52% dos colaboradores LGBTQIA+ afirmam sofrer preconceito de forma recorrente no local de trabalho. 

Advertisement

Segundo Morena Lovateli, mulher trans e embaixadora da Fatal Model, plataforma de anúncios de acompanhantes, a discriminação ocorre de diferentes formas: “Eu me lembro de comentários como ‘com esse cabelo grande ninguém vai te contratar’ ou ‘com essas roupas femininas ninguém vai te dar uma oportunidade’. Imaginei que seria diferente, mas após várias entrevistas e não ser aprovada em nenhuma delas, cortei o cabelo, vesti roupas masculinas e deixei a barba crescer. Consegui um emprego, e foi nesse lugar que passei pela minha transição. Meu maior desafio foi lidar com as reações das pessoas que não estavam acostumadas a ver uma mulher trans na empresa. Mesmo com apoio, como o direito de usar o banheiro feminino e ter meu crachá com meu novo nome, enfrentava olhares de desprezo, risos ou até comentários sexistas, como se eu fosse um brinquedo sexual para uma experiência”, lembra.

A influenciadora acredita que a busca por emprego, enquanto mulher trans, é desafiadora. A necessidade de atualizar documentos, como o nome e o gênero, e os obstáculos impostos pela intolerância atrapalham a permanência dessas profissionais. Um levantamento da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go revela que 80% das pessoas transexuais já se sentiram discriminadas em alguma etapa de seleção para um trabalho formal.

Embora existam avanços, como a decisão de 2023 do STF de reconhecer ofensas contra membros da comunidade como injúria racial, os dados evidenciam a necessidade de medidas que objetivam de forma efetiva a proteção dos direitos das vítimas e o rompimento do ciclo de intolerância.  

Advertisement
Continue Reading

Geral

Fala Baixo, Nengue! Cunamata Está Dominando a Internet

Published

on

Cunamata é um influenciador digital e criador de conteúdo nascido em Angola, conhecido por seu humor espontâneo, vídeos autênticos e bordões icônicos, como o famoso “Fala baixo, nengue”. Com um estilo irreverente e genuíno, ele conquistou o público primeiro em seu país natal, e depois expandiu sua presença para os países de língua portuguesa, especialmente o Brasil. Sua ascensão começou nas redes sociais, em especial no TikTok e no Instagram, onde passou a publicar vídeos curtos retratando situações do cotidiano com um toque cômico e linguagem popular.

Seus conteúdos refletem a realidade de muitos jovens africanos, mas com uma abordagem que cria identificação e riso em qualquer lugar do mundo. Através de uma combinação de sotaque carregado, expressões regionais e criatividade, Cunamata virou referência entre os criadores angolanos. O sucesso de Cunamata também está ligado ao seu carisma natural. Ele é capaz de arrancar risadas apenas com uma expressão facial ou uma frase bem colocada.

Isso o tornou uma figura adorada por diversos públicos, de adolescentes a adultos, tanto em Angola quanto fora dela. Sua marca registrada é a simplicidade com impacto, algo que se destaca em um mundo digital saturado de produções elaboradas.

Nos últimos tempos, Cunamata se mudou para o Brasil, onde tem se aproximado de outros criadores e marcas locais. Sua presença no país reforça a conexão cultural entre Angola e Brasil, além de abrir caminhos para outros influenciadores africanos explorarem esse mercado. Mesmo com os desafios  como o recente episódio em que teve sua conta do Instagram hackeada  ele segue ativo, resiliente e cada vez mais relevante.

Advertisement

Cunamata é mais do que um humorista digital: é um símbolo de representatividade africana nas redes sociais. Ele prova que com originalidade, autenticidade e muito bom humor, é possível ultrapassar fronteiras e construir uma comunidade fiel ao redor do mundo.

Continue Reading

Geral

9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

Published

on

Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, trocando passeios, viagens e momentos em família por longas horas diante das telas do computador, tablet ou celular. Mas será que estão psicologicamente preparados para enfrentar os desafios do ambiente digital, muitas vezes obscuro e perigoso?

Um levantamento realizado pela Porto Digital revela que 9 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos, com acesso à internet, acreditam que adolescentes não recebem o suporte emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como um passo essencial para mudar esse cenário.

O psicólogo Cristiano Costa, CKO da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), explica que o sistema de recompensas dos jogos digitais ativa os mesmos circuitos cerebrais envolvidos no vício em drogas, gerando uma liberação intensa de dopamina. “Crianças e adolescentes ainda estão em processo de formação cognitiva, o que os torna muito mais vulneráveis à compulsão por esse tipo de estímulo”, destaca.

Advertisement

Os dados também mostram uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens: 57% dos entrevistados apontam o bullying e a violência escolar como os principais desafios enfrentados atualmente. Outros fatores como depressão e ansiedade (48%) e a pressão estética (32%) também figuram entre as principais causas de sofrimento emocional entre adolescentes.

Apesar desses números alarmantes, apenas 20% dos pais afirmam ter intenção de utilizar, no futuro, algum tipo de ferramenta de controle digital. O uso de recursos como o controle de tempo de tela ainda é baixo, o que reforça a necessidade de conscientização e orientação das famílias.

A população reconhece que o cuidado com a juventude deve ser uma responsabilidade coletiva — envolvendo governo, escolas, famílias, empresas e a sociedade em geral. É preciso construir ambientes mais seguros e acolhedores, especialmente no contexto escolar, diante do uso cada vez mais precoce das redes sociais.

O estudo “Influenciadores”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que mais da metade dos brasileiros segue pelo menos um influenciador digital. O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, com destaque para a Geração X (83%) e a Geração Y (82%). O Instagram lidera entre os mais jovens, com 69% de preferência entre Millennials e integrantes da Geração Z. Já o TikTok vem ganhando espaço principalmente entre os mais novos, com adesão de 35% da Geração Z e 19% dos Millennials.

Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, os dados refletem uma segmentação crescente no uso das redes sociais, o que reforça a importância do controle e da orientação por parte de pais e responsáveis. “Enquanto Millennials e a Geração Z buscam plataformas mais dinâmicas e interativas, as gerações mais velhas permanecem fiéis a redes sociais mais tradicionais e utilitárias, como WhatsApp e Facebook”, afirma Bulla.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados