Connect with us

Negócios

Desigualdade nas lideranças ainda é um problema para o mercado de trabalho

Published

on

Apenas 38% das mulheres brasileiras ocupam cargos de liderança no setor público, diz pesquisa do Movimento Pessoas à Frente

Não é de hoje que os dados chamam a atenção para a desigualdade das lideranças nas empresas. Segundo o estudo do Movimento Pessoas à Frente, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança, e as mulheres negras são apenas 15%, isso porque elas representam 28% da população brasileira. Quando falamos sobre os cargos públicos, a proporção é de 42% mulheres líderes e apenas 11% de mulheres negras.

A dupla jornada das mulheres, com a divisão do tempo entre o emprego e o cuidado com filhos e/ou tarefas domésticas, permanece impactando a vida das mulheres ao longo dos anos. Elas dedicam quase o dobro do tempo dos homens para afazeres domésticos. Em 2022, eram em média 21,6 horas semanais para os afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas. Entre os homens, a média era de 11 horas por semana – uma diferença de 10,6 horas a mais. Os dados são do estudo Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil, do IBGE.

Considerando que as mulheres somam pouco mais de 51,5% da população brasileira, conforme o último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2022, é impossível não trazer a discussão para a mesa, na intenção de encontrarmos caminhos melhores para todos.

Advertisement

“Apesar de termos conquistado grandes avanços rumo à equidade de gênero nas organizações, o caminho ainda é sinuoso. É preciso que as empresas invistam urgentemente em políticas de diversidade e equidade, e valorizem o potencial das mulheres, pois podemos causar impactos reais nos negócios com muita inovação, engajamento e representatividade”, desabafa a psicanalista e Presidente do Ipefem (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino), Ana Tomazelli.

Segundo pesquisa promovida pela Women Leadership, a falta de políticas de diversidade e equidade é o que mais incomoda as mulheres. Para 38% delas, falta respaldo das empresas em ações que promovam políticas de diversidade e equidade. Para 20,7% das participantes, é preciso investimento em educação corporativa, seguido de 20,5% que acreditam que faltam discussões construtivas em torno da temática.

Diante desses dados alarmantes, é fundamental que as empresas reconheçam a urgência de promover mudanças efetivas em suas estruturas e culturas organizacionais. A desigualdade de gênero não só priva as mulheres de oportunidades justas de ascensão profissional, mas também prejudica a sociedade como um todo, minando o potencial criativo e inovador que a diversidade de pensamento pode trazer.

“Precisamos ouvir essas mulheres que diariamente lutam por mais participação no mercado. Assim como é importante compartilhar conhecimento, é indispensável ouvir as dores dessas mulheres que seguem lutando por mais equidade dentro das empresas. Os números mostram a todo o momento que ainda existe muito trabalho a ser feito. As empresas precisam destinar esforços para, no mínimo, equiparar essa diferença que ainda é gritante, por mais que tímidos avanços venham acontecendo.” pontua a psicanalista.

Investir em políticas de diversidade e equidade não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente de negócios. Empresas que valorizam e promovem a diversidade de gênero tendem a ser mais inovadoras, resilientes e bem-sucedidas a longo prazo.

Advertisement

Para Tomazelli, é crucial que as organizações se comprometam não apenas com declarações de intenção, mas com ações concretas. “Isso inclui a implementação de programas de capacitação e desenvolvimento voltados especificamente para mulheres, a promoção de uma cultura de inclusão e igualdade, e a revisão constante de políticas internas para garantir que não haja espaço para discriminação de gênero” afirma.

A mudança não virá apenas de cima para baixo. É fundamental que todos os colaboradores, independentemente do gênero, se envolvam ativamente na promoção de um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. Somente com esforços conjuntos e comprometimento real poderemos construir um futuro onde as oportunidades sejam verdadeiramente equânimes para todos.

Ipefem
Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas – Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. Em Pesquisas, considera-se todas as modalidades técnicas de pesquisa que considerem recortes por gênero, orientação sexual e saúde mental. Em Educação, o instituto tem a Comunidade Ipê, uma plataforma de educação à distância, baseada em Lifelong Learning, dedicada a aulas expositivas e micro conteúdos de impacto. Em Terapia, o instituto já atendeu milhares de pessoas, oferecendo apoio terapêutico individual ou em grupo, podendo ser atendimentos gratuitos ou com valores simbólicos acessíveis. Saiba mais: https://ipefem.org.br/

Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), uma ONG de educação em saúde mental para mulheres no mercado de trabalho. Mentora de Carreiras, Executiva em Recursos Humanos, por mais de 20 anos, liderou reestruturações de RH dentro e fora do país. Com passagens pelas startups Scooto e B2Mamy, além de empresas tradicionais e consolidadas como UHG-Amil, Solera Holdings, KPMG e DASA (Diagnósticos da América S/A). Mestranda em Ciências da Religião pela PUC-SP e membro do grupo de pesquisa RELAPSO (Religião, Laço Social e Psicanálise) da Universidade de São Paulo, também é pós-graduada em Recursos Humanos pela FIA-USP e em Negócios pelo IBMEC-RJ. Formada em Jornalismo pela Laureate – Anhembi Morumbi.

Linkedin/anatomazellibr
Instagram @ipefem

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Startup de Finanças Receberá Investimento de R$ 4,7 Milhões e Promete Revolucionar o Mercado

Published

on

By

Com sinais de recuperação no mercado, empresas do setor financeiro estão adotando estratégias inovadoras para ocupar nichos promissores e ainda pouco explorados. Entre essas iniciativas, destaca-se a Vispe Capital, uma especialista em M&A, gestão financeira e valuation, que recentemente anunciou um investimento estratégico na iBPO.

A startup, que tem como missão transformar a terceirização de serviços financeiros para pequenas e médias empresas (PMEs), receberá um aporte de R$ 4,7 milhões para expansão de suas operações e avanço tecnológico.

Inovação e Eficiência no Setor Financeiro

A iBPO oferece soluções que ajudam empresários a reduzir custos, profissionalizar a gestão e aumentar o valor de mercado de suas empresas.

Advertisement

Por meio de uma plataforma baseada em Inteligência Artificial e uma rede de consultores especializados, a startup simplifica processos financeiros como emissão de notas fiscais, gestão de boletos, lançamentos financeiros dentre outras soluções. Isso permite que os clientes concentrem seus esforços no seu core business.

“Nosso propósito é democratizar o acesso ao equity e ao mercado de M&A para PMEs. Este investimento nos possibilita resolver uma das maiores dores do mercado: a falta de uma base financeira sólida e confiável para viabilizar transações entre empresários e investidores”, afirma Pablo Constantino, sócio-fundador da Vispe Capital.

Com uma carteira de clientes robusta em segmentos como telecomunicações, segurança eletrônica e energia solar, a iBPO está redesenhando o papel da terceirização financeira como um elemento estratégico. Além disso, setores como academias, agências de marketing e serviços profissionais também encontram na startup uma solução flexível para otimizar suas operações financeiras e promover crescimento sustentável.

“Nossa meta é oferecer às PMEs não apenas soluções tecnológicas, mas também suporte estratégico para que possam competir em igualdade com grandes corporações”, comenta Diego Olivotti, CEO e sócio-fundador da iBPO.

O investimento na iBPO reflete o compromisso da Vispe Capital em tornar o mercado de equity mais acessível, quebrando barreiras que historicamente favoreceram grandes organizações. Segundo Constantino, a inclusão da iBPO no portfólio da Vispe Capital é um passo essencial para fortalecer a base financeira de PMEs, conectando-as a oportunidades de investimento antes restritas a grandes players.

Advertisement

“Nosso objetivo é gerar valor real. Por meio deste aporte e da parceria com a Vispe, conseguimos oferecer às PMEs ferramentas práticas para estruturação financeira e exploração de todo o seu potencial, inclusive atraindo investidores”, reforça Olivotti.

Com este movimento, a Vispe Capital e a iBPO reforçam seu compromisso em transformar o cenário das finanças corporativas para PMEs, alinhando tecnologia, eficiência e estratégia para impulsionar o crescimento de empresas em todo o Brasil.

Saiba mais sobre o conteúdo mencionado acima – [https://www.vispe.com.br/]

Veja mais em – [https://www.ibpofinanceiro.com.br/]

Advertisement
Continue Reading

Negócios

João Kepler e Marcus Marques estão entre os nomes do SDA 2025, maior evento de marketing digital do Brasil

Published

on

By

Evento acontece entre os dias 11 e 13 abril no palco do Teatro Bradesco

O Segredos da Audiência Ao Vivo 2025 (SDA) será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, no Teatro Bradesco, em São Paulo, e promete ser um marco para o mercado digital. Reunindo grandes nomes do setor, o evento trará palestras, painéis e estudos de caso reais para ajudar empresas, criadores de conteúdo e profissionais autônomos a aprimorar suas estratégias de audiência e tráfego online.

Entre os palestrantes confirmados estão João Kepler, referência no ecossistema de startups e investimentos anjo no Brasil; Marcus Marques, especialista em gestão de pequenas e médias empresas e fundador da comunidade Giants; e Bruno Avelar, reconhecido por sua expertise em networking estratégico e desenvolvimento empresarial com impacto global. Esses nomes se somam a outros grandes profissionais do mercado digital, compondo uma programação que une inspiração e aprendizado prático.

O que esperar do SDA Ao Vivo 2025

Advertisement

Com mudanças constantes nos algoritmos e a crescente competitividade do mercado digital, o evento chega com uma proposta ainda mais prática e focada em estratégias que realmente funcionam. Além das palestras, os participantes terão acesso a estudos de caso, debates sobre os desafios enfrentados no mercado brasileiro e insights sobre como aplicar estratégias eficientes de tráfego e audiência para impulsionar negócios de forma sustentável.

Segundo Samuel Pereira, fundador da SDA Holding e idealizador do evento, o SDA Ao Vivo 2025 será uma oportunidade única de aprendizado. “Nosso objetivo é oferecer caminhos claros e exemplos reais para que os participantes possam se adaptar ao mercado em constante evolução. É um momento de troca de experiências e conexão com grandes nomes do setor.”

O impacto do SDA no mercado digital

Com mais de uma década de história, o SDA Ao Vivo se consolidou como um dos maiores eventos do Brasil no segmento de marketing digital. É o palco onde empreendedores e especialistas compartilham suas trajetórias e mostram como estratégias de audiência e tráfego podem transformar negócios. A edição de 2025 promete reforçar esse legado, trazendo temas essenciais para o mercado atual.

Os ingressos para o SDA Ao Vivo 2025 já estão disponíveis no site oficial, e as vagas são limitadas. Garanta sua participação e esteja entre os principais profissionais e empreendedores do mercado digital.

Advertisement

Credenciamento para a imprensa: Jornalistas interessados em cobrir o evento podem garantir seu acesso exclusivo preenchendo o formulário disponível neste link: https://forms.gle/uHn7sWTMPaasfGVr6. Não perca a chance de acompanhar de perto os melhores momentos do SDA Ao Vivo 2025!

Sobre Samuel Pereira 

Fundador da SDA Holding com ramificações como SDA Educacional, Eventos e Launch, destaca-se no mercado digital há mais de 14 anos. Vencedor do Big Idea Little Chair do Yahoo! e do Prêmio Jovem Brasileiro, criou mais de 60 sites e acumula mais de 200 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Autor de “Atenção! O maior ativo do mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

Para mais informações, acesse: Instagram, Youtube, Facebook ou pelo site.

Advertisement
Continue Reading

Negócios

Vem ai a 88ª edição do evento “Alta Performance nos Negócios” com Marcos Freitas

Published

on

By

Em Fevereiro nos dias 19 a 21/02 terá o treinamento ministrado por Marcos Freitas e sua equipe em Alphaville – SP. Intitulado “Alta Performance nos Negócios”, não perca a oportunidade de participar e se tornar um empresário de destaque. Realize sua inscrição agora!

Marcos Freitas, Fundador da empresa “Seja AP”, líder no mercado de consultoria empresarial no Brasil, com mais de 150 projetos ativos em todo o território nacional. Marcos é um empreendedor de destaque, autor de 4 livros e duas vezes listado como Best-Seller “Mais Vendido”.

“Ser Alta Performance é atingir todo seu potencial e poder desfrutar de tudo que suas habilidades possam proporcionar, inclusive aquelas que você ainda não conhece. Por isso, nossa sigla AP representa Alta Performance, um conceito que está no nosso DNA”. Marcos Freitas

“O Alta Performance nos Negócios é o treinamento obrigatório para todos os donos e donas de empresas que desejam evoluir suas empresas. Durante 3 dias você e seu sócio irão criar novos caminhos para evoluir e transformar o seu negócio em uma empresa de Alta Performance” Marcos Freitas.

Advertisement

O APN é o melhor treinamento obrigatório para todos os empresários que desejam evoluir suas empresas.

Alta Performance nos Negócios (APN) com Marcos Freitas – 88ª edição

Mais informações aqui:
https://altaperformancenosnegocios.com.br/apn/v3/

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados