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Cinco dicas para construção de uma marca forte em clínicas e consultórios

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Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, Dr. Éber Feltrim oferece orientações para fortalecer a identidade de uma instituição

Construir uma marca forte é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ao cuidar de sua identidade visual, clínicas, hospitais e consultórios podem influenciar e conquistar novos pacientes, fazendo com que uma marca bem definida seja um diferencial nesse setor onde a confiança é parte fundamental da percepção do público.

O Dr. Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde e fundador da SIS Consultoria, traz atenção para esse aspecto comumente negligenciado no estabelecimento de uma empresa na área da saúde. “A marca de uma clínica ou consultório vai além de um logotipo ou um nome. Representa a promessa de cuidado, a experiência do paciente e os valores da instituição”, salienta.

Pesquisa e definição da identidade

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O primeiro passo para desenvolver uma marca forte é realizar um estudo aprofundado. Isso inclui entender o perfil do público-alvo, analisar a concorrência e identificar os valores e a missão da instituição. 

Além disso, definir a identidade da marca significa buscar autenticidade e refletir os princípios da clínica ou consultório. “Conhecer profundamente o mercado e o público é o mais importante para criar uma marca que, realmente, reflita as necessidades e expectativas dos pacientes”, afirma Dr. Éber Feltrim. 

Uma pesquisa da Universidade de Toronto apontou que as cores têm a capacidade de influenciar as emoções e comportamentos dos consumidores. O azul, por exemplo, pode ser associado a confiança e segurança, enquanto o vermelho pode evocar emoções de excitação e energia. O portal Fontfabric, por sua vez, divulgou uma análise de que fontes serifadas podem ser percebidas como mais confiáveis e tradicionais, enquanto fontes sem serifa são vistas como mais modernas e acessíveis.

O especialista aponta que não há certo ou errado nesse cenário, mas sim a intenção do que se deseja passar com uma marca. “Os gestores não devem perder os pilares do negócio de vista, moldando assim o visual de acordo com as prioridades da unidade de saúde”, complementa.

Desenvolvimento de elementos visuais e de comunicação

Os elementos visuais, como logotipos, paletas de cores e tipografias, são componentes essenciais na identidade da marca. “Um design visual bem planejado transmite profissionalismo e confiabilidade. No entanto, é importante que esses elementos sejam desenvolvidos por profissionais de design gráfico com experiência no setor da saúde, garantindo que a marca tenha um impacto visual positivo e seja facilmente reconhecível”, explica o Dr. Éber Feltrim. 

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Além dos elementos visuais, a comunicação da marca deve ser clara e coerente. Isso inclui a maneira como a clínica, hospital ou consultório se apresenta nas redes sociais, no site, em materiais impressos e em qualquer outra plataforma de comunicação. “A mensagem da marca deve ser consistente em todos os pontos de contato com o paciente, reforçando os valores e a qualidade do atendimento”, diz o especialista.

Cinco dicas para uma marca sólida

Neste processo de estabelecimento de uma nova marca, estes cinco princípios ajudam na construção e manutenção de uma identidade forte:

  • Realize uma pesquisa de mercado detalhada: Conheça profundamente o  público-alvo e a concorrência para identificar oportunidades e definir a marca;
  • Defina a identidade: Escolha um nome fácil de lembrar, crie um slogan que passe uma mensagem clara e certifique-se de que todos os elementos estejam alinhados com os valores da sua instituição;
  • Desenvolva elementos visuais profissionais: Invista em um logotipo, paleta de cores e tipografia que transmitam profissionalismo e confiança;
  • Garanta uma comunicação consistente: Mantenha a mensagem da marca clara e coerente em todas as plataformas de comunicação, desde o site até as redes sociais e materiais impressos;
  • Faça uma análise contínua da marca: Utilize pesquisas de satisfação e feedback dos pacientes para ajustar e atualizar a marca conforme necessário, mantendo-a relevante e competitiva.

A construção e a manutenção de uma identidade forte são processos contínuos que exigem dedicação e uma compreensão profunda do mercado. “Investir na marca é investir na confiança e na lealdade dos pacientes, o que é fundamental para o sucesso de qualquer clínica ou consultório”, finaliza Dr. Éber Feltrim.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas. Acesse https://eberfeltrim.com.br/

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Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse o site ou pelo Instagram.

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ABRAJET-SP realizará presstrip estratégico para Araçatuba e reforçará o potencial turístico do interior paulista

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Jornalistas conhecerão os atrativos de Araçatuba em ação promovida pela ABRAJET-SP


A cidade de Araçatuba, localizada no noroeste do Estado de São Paulo, será o destino da próxima ação estratégica da ABRAJET-SP (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional São Paulo). Entre os dias 12 e 15 de junho de 2025, jornalistas especializados em turismo de diversas regiões do estado participarão de uma presstrip que tem como objetivo destacar os principais atrativos e consolidar o posicionamento da região como destino turístico estratégico e em plena expansão.

Integrante da Instância de Governança Regional (IGR) Tietê Vivo, Araçatuba vem ganhando notoriedade por sua ampla oferta de experiências ligadas ao turismo rural, de natureza, de aventura, esportivo, cultural e gastronômico. Com infraestrutura de qualidade e projetos voltados à valorização regional, o município se prepara para se tornar um dos principais polos turísticos do interior paulista.

Durante a visita técnica, os jornalistas convidados terão a oportunidade de vivenciar a hospitalidade local, conhecer de perto projetos de turismo sustentável e participar de atividades voltadas ao fortalecimento da economia criativa regional. Será um momento de imersão e conexão direta com lideranças, empreendedores e comunidades que formam o ecossistema turístico da região.

A programação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Araçatuba e a Secretaria Municipal de Turismo, também inclui o envolvimento direto da imprensa especializada com o trade turístico local, criando uma vitrine de oportunidades para apresentação de iniciativas, produtos e rotas em desenvolvimento.

Para a presidente da ABRAJET-SP, jornalista Miriam Petrone, a presstrip tem um papel fundamental na ampliação da visibilidade dos destinos emergentes: ‘A presença da ABRAJET-SP em Araçatuba reforça nosso compromisso com a promoção dos destinos do interior e com o fortalecimento do turismo como força econômica e cultural. O jornalista de turismo é agente ativo na construção de pontes entre o viajante, as experiências e as políticas públicas’.

Segundo Sildemar Paulucci, Assessor Executivo da Secretaria de Turismo de Araçatuba e Diretor Técnico de Desenvolvimento Econômico e Turismo Sustentável da IGR Tietê Vivo, a ação vai além da divulgação institucional: ‘Esse encontro será extremamente importante, especialmente por reunir jornalistas especializados, operadores e agentes de viagens. Será uma oportunidade valiosa para troca de experiências, aprendizados e construção conjunta de soluções para o fortalecimento do turismo regional’. Ainda de acordo com ele, a visibilidade será ampliada com o encontro regional da IGR no dia 14 de junho, no Speed Park: ‘Estaremos reunindo todas as estâncias e municípios que integram a nossa região turística. Será um momento único de conexão, planejamento e promoção’.

A ação está em sintonia com a missão da ABRAJET-SP de impulsionar o turismo regional, fomentar pautas de interesse público e proporcionar aos seus associados experiências práticas e networking qualificado. A aposta em Araçatuba reafirma o compromisso da entidade com a interiorização do turismo e com o Brasil que pulsa fora dos grandes centros.

A expectativa é que a presstrip fortaleça a imagem da região, amplie a circulação de informações qualificadas na imprensa e contribua para consolidar Araçatuba no roteiro do turismo paulista e nacional.

Fotos: Divulgação
Matéria: ABRAJET-SP

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Pelo 2º ano consecutivo Leonardo Sodré é um dos 100 Mais Influentes do Agronegócio em 2025

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O CEO do Grupo GIROAgro, Leonardo de Castro Sodré, foi homenageado na noite desta terça-feira, 29 de abril, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto/SP, com o Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025, na categoria Indústria, demonstrando que com estratégia, inovação, compromisso e eficiência é possível alçar grandes feitos. Esta é a segunda vez consecutiva que o executivo conquista este reconhecimento. Em 2024, Leonardo recebeu o prêmio na categoria Negócios.

Considerado o Oscar do Agronegócio, o prêmio visa reconhecer personalidades que impulsionam o setor e contribuem para o seu crescimento no Brasil e Leonardo foi um deles. O prêmio traz nomes de influentes líderes que atuam no setor e se destacaram nos últimos doze meses pelos esforços para colocar o agronegócio brasileiro como importante agente no desenvolvimento do país. 

Os eleitos foram escolhidos por meio de dois critérios rigorosos: votação oficial no site do evento e pesquisa de mercado conduzida pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. A premiação contou com 10 categorias, incluindo líderes de empresas, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais do setor que se destacaram em suas áreas de atuação. As categorias são: Empresário, Entidades Setoriais, Gente e Gestão, Gestão e Eficiência, Indústria, Negócios, Produtor, Referência, Representatividade e Tecnologia e Inovação.

Além das personalidades do agro, várias autoridades marcaram presença na cerimônia, como o Governador de Minas Gerais Romeu Zema, o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Arnaldo Jardim, o Prefeito de Ribeirão Preto Ricardo Silva, entre outras.

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Para o CEO Leonardo Sodré, ser reconhecido pelo segundo ano consecutivo a uma premiação de grande relevância como esta é um privilégio. “O agro é um celeiro de lideranças que fazem acontecer no setor que é responsável por grande parte da economia nacional, mas também por alimentar o mundo. Saber que sou considerado um desses líderes, é muito gratificante e isso só me impulsiona a querer fazer ainda mais por essa paixão nacional chamada agronegócio.”, destaca Sodré.

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Com foco em negócios, Tecnotêxtil Brasil reforça protagonismo de Americana na indústria têxtil

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A 7ª edição da Tecnotêxtil Brasil, realizada em Americana, superou todas as expectativas. Com cerca de 18 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, a feira movimentou a economia local e atraiu profissionais de todo o setor têxtil, reafirmando o protagonismo da cidade como um dos principais polos da indústria no Brasil.

Conhecida como a Princesa Tecelã, Americana vivenciou um ambiente de negócios intenso, com a presença de empresários, representantes de associações, autoridades públicas e especialistas do setor. A feira se tornou uma vitrine estratégica para o lançamento de produtos, fechamento de parcerias e apresentação de inovações tecnológicas.

“O impacto da Tecnotêxtil vai além dos negócios imediatos. O evento posiciona Americana como um hub estratégico para a indústria têxtil, contribuindo para a criação de um ambiente que favorece o futuro da indústria têxtil do país”, destacou Hélvio Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group.

A Arena do Conhecimento reuniu palestras, paineis e demonstrações ao vivo sobre os principais desafios e tendências da indústria. A inovação foi o grande foco: novos equipamentos, soluções digitais e tecnologias de produção mais sustentáveis ocuparam o centro das atenções.

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O diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, participou da feira com uma palestra sobre Perfil e tendências do setor têxtil e de confecção. Para ele, eventos como a Tecnotêxtil desempenham um papel estratégico no fortalecimento da indústria nacional. “Trata-se de uma vitrine de inovações que contribuem para otimizar a produção, elevar a qualidade e ampliar a competitividade do setor”, afirmou.

Além de consolidar o sucesso da edição de 2025, o Febratex Group já projeta o futuro. A próxima edição, marcada para 2027, contará com expansão de área e infraestrutura, oferecendo mais espaço para expositores e uma programação ainda mais robusta.

Com o encerramento da feira, Americana reafirma sua posição como centro de excelência da indústria têxtil nacional e reforça sua capacidade de atrair investimentos, impulsionar negócios e construir soluções para o futuro do setor.

Sobre o Febratex Group

Com mais de 40 anos de experiência, o Febratex Group é a maior promotora de feiras e eventos têxteis do Brasil. O grupo organiza, entre outros eventos, a Febratex, considerada a terceira maior feira têxtil do mundo, que gera mais de 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil. Comprometido com a sustentabilidade, o Febratex Group é pioneiro na adoção de práticas ambientais responsáveis e foi a primeira promotora de eventos têxteis na América Latina a conquistar o Selo Lixo Zero.

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