Negócios
Estudo aponta que valor de marca do X, antigo Twitter, é positivo entre público que conhece a estratégia de Elon Musk
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lucamor
Estudo da plataforma Valometry aponta que Brand Value Score da rede social é de 65 com a audiência geral, mas sobe para 80 entre os que entendem o novo objetivo do produto
A mudança drástica de marca do Twitter para ‘X’, promovida por Elon Musk este ano, não foi bem recebida pela maioria dos usuários da rede social e afetou a imagem consolidada da plataforma. Um estudo feito pela Valometry, plataforma de inteligência de marca da agência Ana Couto, e conduzida em parceria com o Painel TAP, empresa especializada em coleta de respostas de diferentes públicos, pesquisas de mercado e feedback de clientes, mostra que o Brand Value Score (BVS) – valor de marca avaliado de 0 a 100 – da nova identidade é de 65, menor do que o Twitter registrava anteriormente, de 71. Mas entre aqueles que entendem o propósito da mudança além da estética, esse índice sobe para 80. O BVS é um índice proprietário da Valometry e indica a força da marca sobre uma audiência geral ou segmentada.
Para Musk, o objetivo da nova fase da rede social seria um reposicionamento como plataforma, expandindo o ramo de atuação do X para uma plataforma ainda mais abrangente. Em vez de ser um espaço para compartilhar ideias e informações, também abriria caminho para uma atuação em sistemas financeiros de pagamento, e-commerce e outros serviços. Entretanto, essa não foi a mudança captada pelo público.
Cerca de 700 pessoas de todo o Brasil foram entrevistadas em agosto, com cotas proporcionais de faixa etária, gênero, classe social e região. A maioria dos entrevistados (61%) relatou ter percebido uma mudança da marca, mas desses que notaram, menos de 15% entenderam que o rebranding se tratava de uma nova experiência e um novo modelo de negócio. Para 58%, a nova marca só refletiu uma mudança de logotipo.
“Rebranding é uma valorização da essência da marca, não é jogar fora o passado da marca, mas é equilibrar a tradição e a inovação”, explica Igor Cardoso, sócio-diretor responsável da plataforma Valometry. Entretanto, o efeito para o X foi exatamente o contrário. Igor aponta que “uma série de questões atrapalhou o objetivo final de ressignificação da empresa e a marca icônica do Twitter foi jogada fora”, completa.
É melhor um pássaro na mão que um X voando?
O primeiro grande passo de Musk após a compra foi a reestruturação funcional da empresa. Houve cortes em vários departamentos, o fim do recurso “Moments” que criava linhas do tempo contextualizando acontecimentos e o fim da lista de tendências com curadoria. Surgiu também a compra polêmica dos selos azuis de verificação para contas relevantes, agora podendo ser obtido por todos que estivessem dispostos a pagar pela assinatura.
Todas essas mudanças, no entanto, não haviam alterado diretamente a marca Twitter.
Foi em 2023, que Musk escolheu romper toda a relação com o passarinho símbolo da plataforma desde sua fundação e o próprio nome, alterando o logotipo e a nomenclatura da rede social para ‘X’, com objetivo de refletir um novo posicionamento de marca, deixando de ser “apenas” uma rede social, e mirando no ramo financeiro, e-commerce e a criação de uma “superplataforma”. No entanto, essa não foi a percepção do público.
Igor Cardoso avalia que “o maior impacto na mudança de Twitter para X é a desconexão dos usuários com a nova proposta da marca”. Isso porque as alterações que eram o objetivo de Musk não foram sentidas pelo público em geral.
Em contrapartida, para 44% dos entrevistados na pesquisa Valometry, a mudança foi um erro, 34% se disseram neutros e somente 24% enxergaram a transformação como algo positivo. Mesmo diante do rebranding, a base de Twitteiros seguiu firme. Outro aspecto de destaque positivo para os ouvidos pela pesquisa é que 63% consideraram que o X representa uma cara mais moderna do que o logotipo anterior.
A estratégia não decolou? O que mostra a pesquisa Valometry?
Na avaliação da pesquisa Valometry, a estratégia de reposicionamento não conversou com a identidade do produto e não foi trabalhada de maneira adequada em relação a sua audiência. “Ficou uma sensação de que os consumidores não foram escutados. Pareceu uma grande vontade do Elon Musk, que não levou em consideração um público que já estava consolidado na rede social”, complementa Igor Cardoso.
A estratégia de reposicionar a marca não funcionou. Toda a divulgação da mudança foi feita através de tweets do próprio Elon Musk e matérias na imprensa repercutindo a novidade. Não houve campanha institucional e estruturada para apresentar a nova narrativa de marca para o público.
O resultado? Cerca de 66% dos entrevistados afirmaram nunca ter ouvido falar do novo posicionamento da rede social: se tornar um super app que agrega serviços de conteúdo, vídeo e imagem, e até de serviços financeiros e bancários – essencialmente, um aplicativo que faz tudo conectado por inteligência artificial.
Com a desconexão, o X (antigo Twitter) perdeu o controle da sua própria narrativa. Grande parte do público, assim como essa e outras publicações na imprensa, não chamam pelo nome atual ou precisam se referir ao Twitter para mencionar a marca. Ana Couto aponta que antes de pensar um rebranding é necessário refletir muito sobre o que essa proposta quer apresentar. “Acima de tudo, uma nova identidade de marca precisa estar alinhada a uma estratégia, porque o visual não se sustenta por conta própria”, explica.
A pesquisa ainda aponta que o sucesso da construção de uma marca é feito de maneira integrada, com um alinhamento forte entre marca, negócio e comunicação. Essa integração é feita por meio de um propósito, que torna o branding uma ferramenta estratégica poderosa com potencial de impulsionar negócios, se destacar no mercado e criar um sentimento de lealdade com os clientes.
Uma mudança brusca e evidente precisa ser acompanhada de uma comunicação eficiente e objetiva da motivação. No caso do X, a falta de comunicação da marca impactou de forma negativa a percepção geral, suscetível a interpretações externas e confusão dos valores que a marca quer transmitir.
Esse prejuízo pode ser estimado em perda de valor, que impacta a capacidade futura de geração de lucros da empresa. A estimativa das agências e especialistas de mercado é que o prejuízo para o Twitter nos próximos anos possa ser de 4 a 20 bilhões de dólares, com uma base de usuários muito menos engajada por falta de identificação da marca e, como já anunciado pelo próprio Musk, a perda de anunciantes de peso.
O resultado final do levantamento apontou ainda que o BVS (Brand Value Score) – análise proprietária da Valometry que avalia de 0 a 100 a força da marca – do Twitter ficou em 71, atrás de competidores como YouTube (83), Instagram (78), LinkedIn (74) e Tiktok (72). Com a mudança para a marca X, houve uma queda de 6 pontos no índice geral, levando a pontuação para 65. Entretanto, entre os 34% dos entrevistados que disseram ter conhecimento sobre o novo posicionamento da rede social de Musk, esse valor subiu 9 pontos, alcançando o score de 80 no BVS.
Essa mudança na percepção de quem conhece a marca serve como guia para a estratégia de rebranding como um todo. O X pode tirar lições do próprio desafio e entender como alinhar uma ação consistente que vá de encontro com o alinhamento entre marca, negócio e comunicação. “Para recuperar o que foi perdido é preciso abraçar o erro, entender os principais gaps de conexão com os usuários e apresentar a mudança de produto e valores que a nova marca representa. Assim, é possível reconstruir, ou até quem sabe, criar uma nova marca icônica”, finaliza Ana.
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* por redação coluna Giro Tech – UOL
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Mycon bate recorde de faturamento com campanha de Black Friday
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Em 2023, o Mycon já havia registrado um crescimento de 86% no faturamento de novembro se comparado ao mesmo período de 2022. O CMO do Mycon, Bruno Borges, acredita que o excelente resultado é reflexo de um trabalho muito estratégico e ao mesmo tempo uma tática muito bem desenvolvida no dia a dia no funil de vendas, apostando não só nos canais digitais, mas também na venda assistida através dos especialistas do Mycon. “Nós já oferecemos excelentes preços frente aos demais players do mercado, com um amadurecimento no conhecimento do público. Ao potencializarmos a estratégia para cada perfil dos nossos clientes, conquistamos um resultado muito positivo, o maior da nossa história”.
Feira da Madrugada expande horário de funcionamento e movimenta turismo de compras para festas de final de ano
Desde 17 de novembro, o Circuito de Compras – Feira da Madrugada, localizado no Brás, em São Paulo, funciona diariamente das 00h às 16h, oferecendo uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis para varejistas e atacadistas. Com 5.400 lojas e uma infraestrutura completa, o empreendimento espera um intenso fluxo de visitantes, especialmente entre os dias 7 e 23 de dezembro, com a chegada de até 350 ônibus de excursão. O shopping oferece produtos como roupas, calçados, eletrônicos e cosméticos, além de comodidades como vagas para ônibus e carros, acessibilidade e uma praça de alimentação. Durante o período natalino, São Paulo atrai mais de 2 milhões de visitantes, sendo que cerca de 25% vão às compras na cidade.
Instituto Sicoob comemora 20 anos de história
Neste mês de dezembro, o Instituto Sicoob comemora duas décadas de atuação, alcançando mais de 9,5 milhões de pessoas e impactando 3.213 municípios. Com foco na transformação social, a entidade se destaca por promover a cultura cooperativista, o empreendedorismo local e o desenvolvimento sustentável, com programas como o Concurso Cultural e a Cooperativa Mirim, que já beneficiaram milhares de jovens em todo o Brasil. O Instituto também implementa iniciativas como a “Se Liga Finanças” e as “Clínicas Financeiras”, focadas na educação financeira. Para marcar os seus 20 anos, o instituto lançou um livro que documenta todas as suas conquistas e está disponível para download gratuito no link https://www.institutosicoob.org.br/.
Após beneficiar mais de 9 milhões de pessoas, Parceiros Voluntários amplia atuação
O ano de 2024 é um marco na mudança da Parceiros Voluntários para potencializar a cultura do voluntariado no país, com o posicionamento. Até o momento, a organização já beneficiou mais de 9 milhões de pessoas. Além disso, conta com projetos em todo o Brasil e tem se destacado por mobilizar mais de 650 mil pessoas para ações de voluntariado. A organização também assessorou mais de 3.177 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e qualificou cerca de 21.341 lideranças dessas OSCs, além de prestar apoio a mais de 2.701 empresas.
Pessoas físicas têm até 26 de dezembro para destinar o IR para projetos sociais e culturais
Pessoas Físicas têm até o dia 26 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais ou sociais. No Brasil, 16,8 milhões de brasileiros são potenciais investidores da cultura via Imposto de Renda (IR) — até 6%, determinado por Lei — para projetos aprovados na Lei Rouanet, com potencial de gerar recursos no montante de R$ 14,3 bilhões por ano no setor. Contudo, segundo um estudo realizado pela Evoé, a partir da base de dados oficiais da Receita Federal e do Ministério da Cultura, apenas 0,07% das pessoas físicas têm usado esses mecanismos de renúncia fiscal para favorecer projetos culturais e sociais de seu interesse. Frente a essa realidade, a Evoé encabeça uma campanha para informar e ampliar o alcance dessas doações. Acesse: www.evoe.cc para conhecer.
A subutilização do mecanismo é ainda mais evidente ao analisar os números gerais:
– Dos R$ 16,7 bilhões autorizados para captação pela Lei Rouanet no último exercício, apenas R$ 2,3 bilhões (14%) foram efetivamente captados.
– Deste montante, 98% das doações vieram de empresas, enquanto pessoas físicas contribuíram com apenas 2%.
Eventos de 2023/2024 da RX geram leads qualificados superiores às populações de Curitiba, Recife e Porto Alegre
A RX, uma das principais organizadoras de eventos de negócios do mundo, registrou recorde na geração de leads para os expositores e na qualificação dos visitantes que estiveram presentes nos eventos do ciclo 2023/2024. No último biênio, foram mais de 2,1 milhão de leads gerados, estabelecendo novas conexões com compradores e tomadores de decisão prontos para networking e tratativas comerciais com as 8 mil marcas reunidas nas feiras do período. O número de leads qualificados nos eventos é superior à população de grandes cidades brasileiras, como Curitiba/PR, Recife/PE e Porto Alegre/RS.
Recorde de público em 2024
O SVO Secreto, projeto de entretenimento vencedor do Prêmio ABRASCE 2024 na categoria Eventos e Promoções, encerrou sua temporada 2024 com recorde de público, recebendo mais de 4.000 pessoas e dobrando a média de espectadores por show em comparação a 2023. O evento, que mistura mistério e grandes performances, contou com artistas como OutroEu, Mariana Nolasco e Far From Alaska, consolidando-se como um dos maiores destaques culturais de São Paulo. Para Emerson Lucas, gerente de Marketing, o sucesso reafirma o papel do SVO como referência no entretenimento. A edição de 2025 já está sendo planejada.
Negócios
Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano
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2 dias agoon
16 de dezembro de 2024By
lucamor
Períodos de alta demanda são oportunidades para lucrar, mas exigem planejamento e uma boa plataforma para converter potenciais clientes em compradores
O fim de ano é um momento estratégico para vendedores online que desejam ampliar seus resultados e começar 2025 com força total. Períodos como a Black Friday e o Natal oferecem oportunidades importantes para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e impulsionar as vendas com campanhas bem planejadas, seja de produtos físicos ou digitais, como cursos e mentorias.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve movimentar R$205,11 bilhões até o final de 2024, representando um crescimento de 10,45% em relação ao ano anterior. Essas campanhas sazonais são fundamentais para movimentar o setor e criar oportunidades para pequenos e grandes negócios.
Renatto Moreira, CMO e co-fundador da Ticto, destaca que o período vai além do aumento de vendas. “O final do ano é mais do que uma chance de vender. É um laboratório para testar estratégias, entender o comportamento do consumidor e ajustar processos. Quem usa esses insights consegue começar o próximo ano na frente”, explica.
A implementação de funis de vendas bem estruturados é fundamental para quem deseja se destacar. Eles auxiliam na compreensão do comportamento do cliente e garantem uma experiência de compra intuitiva, aumentando as chances de conversão. Para isso, é necessário investir em plataformas que ofereçam dados claros e de fácil interpretação.
Renatto Moreira ressalta que a tecnologia é um dos principais aliados nesse processo. “Hoje, as plataformas precisam ser mais que um meio de vendas. Elas devem oferecer suporte na análise de dados, automação de processos e personalização. Isso faz toda a diferença na experiência do cliente e, consequentemente, no resultado do vendedor”, afirma.
Outro aspecto importante é aproveitar dados sobre o comportamento dos consumidores para personalizar as campanhas. Com informações detalhadas, é possível criar promoções mais relevantes e direcionadas, aumentando a taxa de conversão e a fidelização dos clientes.
As ferramentas digitais permitem acesso a métricas valiosas, como taxa de cliques e abandono de carrinhos, que ajudam os vendedores a entender o que funciona e o que precisa ser ajustado. Esse tipo de análise em tempo real é um diferencial para melhorar as campanhas ainda durante sua execução. Os infoprodutos se beneficiam dessas facilidades, já que não dependem de estoques físicos e podem fazer ajustes de acordo com as respostas do público alvo.
Para Moreira, as empresas que sabem usar esses dados têm mais chances de se destacar no mercado. “Quando o vendedor entende o cliente e oferece exatamente o que ele procura, a conexão se fortalece. Isso aumenta as vendas imediatas e cria uma base de clientes fiéis, o que é ainda mais valioso a longo prazo”, comenta.
Embora o objetivo principal seja fechar o ano com bons números, o especialista lembra que é também uma oportunidade para planejar 2025. “As campanhas sazonais servem para testar, aprender e ajustar. Quem aproveita bem esse período entra no próximo ano mais preparado para crescer de forma sustentável”, conclui.
Sobre a Ticto
A Ticto é uma das mais populares plataformas de vendas online para negócios digitais no Brasil. Com o objetivo de se tornar uma solução mais próxima, amigável, simples e confiável, a marca se comunica com seus parceiros de maneira objetiva, intimista e inclusiva. A solução adotada pela empresa proporciona o que há de mais moderno em tecnologia, fazendo com que os usuários naveguem entre os recursos de forma prática e instantânea. Para mais informações acesse o site, Instagram, canal do Youtube ou Facebook.
Sobre Renatto Moreira
Renatto Moreira é empreendedor, especialista em Marketing e estratégias de vendas online. CEO & Fundador da Mantic e CMO e Co-fundador da Ticto Tecnologia.
Para mais informações, acesse o LinkedIn.
Negócios
Mais do que uma ferramenta, a persuasão é uma competência essencial para o sucesso organizacional
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2 dias agoon
16 de dezembro de 2024By
lucamor
Líderes precisam alinhar interesses de diferentes departamentos ou convencer a alta gestão sobre a viabilidade de projetos
A habilidade de negociar é indispensável no mundo dos negócios, mas o que realmente distingue negociadores excepcionais dos comuns é a capacidade de persuadir. A persuasão, nesse contexto, está longe de ser sinônimo de manipulação. Trata-se da arte de influenciar decisões de forma ética e estratégica, criando alinhamento entre as partes e construindo acordos vantajosos para todos os envolvidos.
Essa habilidade se torna indispensável para líderes empresariais em situações que exigem influência e tomadas de decisão estratégicas. Um exemplo claro ocorre durante a implementação de mudanças organizacionais, como adoção de novas tecnologias, reestruturações ou ajustes culturais. “Nesses momentos, é comum encontrar resistência por parte das equipes, e o líder precisa ser persuasivo para comunicar os benefícios da mudança, dissipar temores e conquistar o engajamento necessário para o sucesso da transição”, aponta Marcus Marques, CEO do grupo Acelerador.
Dentro da empresa, o líder frequentemente precisa alinhar interesses de diferentes departamentos ou convencer a alta gestão sobre a viabilidade de projetos. Já no âmbito externo, a persuasão é essencial em negociações com investidores, fornecedores e parceiros estratégicos, onde demonstrar credibilidade e valor é imprescindível.
Além disso, a persuasão desempenha um papel central na motivação e liderança de equipes. Um líder precisa inspirar confiança, construir um propósito coletivo e engajar colaboradores em torno dos objetivos da empresa. “Isso exige a habilidade de comunicar uma visão clara e convincente, escutar as preocupações da equipe e apresentar argumentos que reforcem o impacto positivo de cada contribuição individual para os resultados globais”, destaca Marques.
Como desenvolver a persuasão
Desenvolver essa habilidade requer autoconhecimento, prática e domínio de técnicas de comunicação. O primeiro passo é entender as próprias motivações, pontos fortes e limitações, uma vez que a persuasão eficaz é construída sobre autenticidade e confiança.
Além disso, é essencial aprimorar a comunicação verbal e não verbal. “O tom de voz, a postura e a linguagem corporal devem estar alinhados à mensagem que você deseja transmitir, reforçando sua credibilidade e conectando-se de forma mais profunda com os colaboradores e pares”, explica Marcus.
A empatia é outro elemento essencial. Compreender as necessidades, preocupações e motivações da outra parte permite adaptar a abordagem e criar conexões duradouras. Escutar ativamente, fazer perguntas abertas e demonstrar interesse real são estratégias que ajudam a construir confiança e tornar as propostas mais atraentes. Além disso, embasar argumentos em dados e fatos concretos fortalece a mensagem, reduzindo objeções e aumentando a aceitação.
Praticar constantemente é indispensável para aprimorar a persuasão. “Busque oportunidades para aplicar técnicas em diferentes contextos, refletindo sobre o que funcionou e o que pode ser ajustado. Capacitação também é essencial, seja por meio de leituras, cursos ou treinamentos que explorem aspectos como psicologia, negociação e comunicação”, reforça Marques. Argumentos sólidos e empatia são a base para construir confiança, elemento imprescindível para que a outra parte se sinta segura em aceitar as condições propostas.
Credibilidade e comunicação eficaz
Outro aspecto fundamental é a credibilidade. Um líder que demonstra conhecimento, integridade e comprometimento transmite autoridade e inspira respeito.
A flexibilidade também é um atributo valioso, pois permite ajustar abordagens conforme as particularidades de cada negociação, ampliando as chances de sucesso. “A forma como o líder se expressa – desde o tom de voz até a postura corporal – pode reforçar ou enfraquecer a mensagem transmitida”, destaca Marcus.
Praticar técnicas específicas, como escuta ativa e uso de âncoras emocionais, também potencializa a persuasão. Antecipar possíveis objeções e preparar respostas claras são estratégias que fortalecem a posição do líder no processo de negociação.
Sobre Marcus Marques
Marcus Marques é referência em gestão e aceleração de pequenas e médias empresas. Com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, ele já ajudou mais de 15 mil empresários por meio de sua imersão Acelerador Empresarial, que já teve mais de 65 turmas. Fundador e líder do Giants, a maior comunidade de empresários de alto valor no Brasil, Marcus lidera um grupo que fatura mais de R$150 milhões por ano, com um lucro anual de R$60 milhões. O Grupo Acelerador emprega mais de 750 colaboradores e é composto por oito empresas comprometidas em ajudar empresários a alcançar resultados extraordinários. Mais informações podem ser encontradas no site oficial ou no Instagram @marcusmarquesoficial.
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