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Investidores internacionais de olho na prestação de Serviço de Conservação Ambiental no Brasil

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Prestação de Serviço de Conservação Ambiental no Brasil

Entrevistamos o investidor Anjo e estruturador José Antônio Bittencourt, o qual é Co Founder da Greener.

O senhor pode explicar que mercado é este que está nascendo no Brasil?
O Brasil será a capital mundial de prestação de serviços ambientais.

Os países desenvolvidos que têm um mercado regulado e consolidado para o carbono sequestrado, evitado e de reflorestamento entenderam que para controlar o aquecimento global de forma definitiva somente este movimento do carbono clássico não basta. Tem que investir pesado e apoiar países que prestam serviço de conservação ambiental, ou seja, países que possuem florestas tropicais/ nativas intactas e conservam estes biomas.

Conservar áreas públicas ou privadas?
Os dois. Quem tem área privada de floresta nativa e tem custo para evitar desmatamento e queimadas precisa ser remunerado por isso. Áreas públicas onde o estado tem o compromisso e investimento de manter conservada também tem que ser remunerada.

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Como funciona isso na prática?
O proprietário de área que detém florestas nativas em pé ( privado ou pública) contrata um inventário florestal e da biodiversidade para mensurar o carbono estocado neste ecossistema. Existem metodologias brasileiras que fazem este inventário. Após ter o inventário florestal e ecossistêmico o proprietário da área contrata uma certificação de uma auditoria independente para certificar e válidar os quantitativos que o inventário florestal apurou. O proprietário da área contrata um projeto ambiental para a comunidade em torno da área. Onde este projeto contemplará o social ( investimento em educação ambiental, extrativismo, investimento em infra estrutura para a comunidade local).

Estas áreas que prestaram este serviço ambiental serão monitoradas por qual o período?
O projeto de conservação de serviço ambiental é um organismo vivo, tem que ter monitoramento permanente!

José Antônio Bittencourt - Cofounder da Greener - Foto: Acervo Pessoal
José Antônio Bittencourt – Cofounder da Greener – Foto: Acervo Pessoal

Já existe algum projeto destes em desenvolvimento?
Sim. Temos uma área de 150 mil hectares no bioma Amazônia já prestando este serviço ecossistêmico para a humanidade. O projeto teve certificação por uma auditoria internacional, tem monitoramento mensal de desmatamento e queimadas por satélite contratado.
Um coeficiente do resultado da venda do serviço de conservação vai ser destinado e revertido à comunidade ribeirinha em forma educação, placa solar, poços artesianos e extrativismo.

Isto pode trazer divisas para o Brasil?
Sim. O estado brasileiro poderá criar um bond verde lastreado na prestação de serviço ambiental prestado em sua áreas públicas. Isto pode vir a colocar o Brasil em um patamar internacional privilegiado! Trazendo riqueza e destaque ao Brasil em acordos bilaterais.

O senhor entende que o carbono clássico vai perder espaço ?
De forma alguma!! O Carbono Red +, carbono de reflorestamento, carbono evitado e carbono de metano vão cada vez mais agregar valor e ser fundamental para o equilíbrio do planeta. O que digo que somente isto não basta!! O mundo tem que conservar suas florestas nativas/tropicais com seus ecossistemas que são vitais para a vida!!

O investimento para conservar uma floresta em pé e prestar o serviço ambiental custa caro?
Sim. Custa caro! Envolve vários prestadores (quem faz o inventário, quem certifica, quem monitora, investimento em projeto sociais, logística, etc).

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O senhor pode dar um exemplo de quanto gastou neste projeto laboratório?
Temos um projeto em uma área de 150 mil hectares. Gastamos até agora aproximadamente 30 milhões de reais e como o projeto é um organismo vivo continuamos tendo gastos recorrentes.

José Antônio Bittencourt - Cofounder da Greener - Foto: Acervo Pessoal
José Antônio Bittencourt – Cofounder da Greener – Foto: Acervo Pessoal

O retorno financeiro é compatível com o gasto?
Temos a convicção de que além de prestarmos um serviço ao planeta, seremos bem remunerados frente ao investimento feito.

Quem compra?
Este mercado de pagamento por serviços ecossistêmicos está sendo consolidado para compradores estrangeiros. As empresas de capital aberto na Europa para estarem complace no balanço terão de estarem ESG. Cada vez mais o consumidor vai cobrar delas investimento em projetos que evitem o aquecimento global e conservem as reservas naturais do planeta.

E o Brasil o que tem feito no âmbito da legislação?
O Brasil regulamentou a lei da CPR Verde que já estabelece pagamento por serviços ambientais/ ecossistêmicos. Um grande avanço!! O governo está elaborando um projeto de lei que regulamentará o Carbono no Brasil. Trazendo demanda para o setor e contribuindo para diminuir o aquecimento global. O governo está empenhado em aprovar o novo PL até o final de 2023. Isto será um marco para o país. A ideia é anunciar na COP deste ano em Dubai que o Brasil aprovou legislação que regulamentou o carbono. O Brasil com certeza será o grande protagonista mundial neste setor e pioneiro em desenvolver metodologia que mensure valor a prestação de serviços ambientais/ ecossistêmicos / Carbono estocado.

Isto mudará o PIB do Brasil. Colocará o Brasil na vanguarda mundial!! O Brasil tem o petróleo verde!!!

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Especialista aponta quatro formas de aumentar a fidelidade dos clientes através do uso da tecnologia

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Uma boa plataforma pode facilitar o envio de notificações push personalizadas e oportunas, mantendo a base informada, engajada e conectada à marca

Atualmente, há um cenário muito competitivo no mercado para que seja possível manter os clientes na marca e fidelizados aos produtos e serviços. Entretanto, uma vez que se compreende a tecnologia, seus detalhes, atualizações e suas soluções, é totalmente possível deixar esse cenário favorável para retê-los a longo prazo. Afinal, esse é o grande desejo dos empresários.

Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, utilizar a tecnologia para nesse cenário, não se trata apenas de uma vantagem. “Entender e implementar soluções tecnológicas neste sentido permite uma  análise de dados para compreender os padrões de compra e preferências e assim criar ofertas altamente personalizadas que os fazem se sentir valorizados e únicos”, complementa.

A coleta de informações, potencializada pela tecnologia moderna, oferece uma ferramenta estratégica para as empresas entenderem os padrões de compra e as preferências dos consumidores. Ao analisar grandes volumes de interações e transações, é possível identificar  tendências e comportamentos específicos. “Com isso, os gestores conseguem também aumentar a eficácia das campanhas de marketing, trazendo impactos positivos na geração de receita”, destaca o CEO da Alphacode.

O especialista detalha também que a empresa precisa, além de seguir essas estratégias, estar focada em manter e aumentar as conexões com seus clientes. “O primeiro passo é permanecer atento ao que o seu público-alvo precisa e manter-se em contato frequente, entendendo se ele está satisfeito e como os produtos são oferecidos, e seguir ajustando sempre”, aponta.

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Rafael aponta quatro soluções de como é possível aumentar a fidelização a partir da implementação dos seguintes processos:

  1. Personalizar através dos dados – A personalização é uma expectativa dos consumidores. Segundo um estudo recente divulgado no Brasil, 80% dos têm maior probabilidade de comprar de empresas que oferecem experiências diferenciadas e únicas.
  2. Programas de fidelidade integrados – Implementar um programa de fidelidade eficaz pode ser um divisor de águas. A Forbes indica que tais programas podem aumentar a frequência de compra em até 20%. Sistemas que permitem uma integração fácil e intuitiva, podem tornar a acumulação e retenção de pontos uma experiência agradável para o usuário.
  3. Comunicação proativa – Mais da metade (52%) dos consumidores esperam que as ofertas sejam personalizadas em todos os pontos de interação, de acordo com a Salesforce. Uma boa plataforma atual facilita o envio de notificações push personalizadas e oportunas, mantendo os clientes não apenas informados, mas também engajados e conectados à marca.
  4. Suporte ao cliente com IA – O suporte ao cliente não está mais limitado ao horário comercial. Oferecer esse tipo de atendimento 24/7 se tornou essencial, e há chatbots que podem ser alimentados por IA, garantindo que os clientes recebam assistência imediata, melhorando a satisfação e fortalecendo a lealdade.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse o site  ou @alphacode.

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Maternidade e empreendedorismo exigem tornar o dia a dia mais fácil

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Segundo executiva do Grupo Simão, organização, rede de apoio e foco fazem a diferença

O Dia das Mães está chegando e é uma data que, além de amor, ajuda a ressaltar que a maternidade exige bastante de qualquer mulher, assim como estar na liderança de um negócio. Por isso, é preciso achar meios para tornar ambas as tarefas um pouco mais fáceis. Mas como fazer isso?

Segundo Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a mulher que é empreendedora costuma trabalhar quase em tempo integral, o que é o maior desafio para aquelas que são mães, como ela. “É preciso entender que as dificuldades são naturais, especialmente no início, e que a maior delas é conciliar vida profissional e pessoal”, diz.

Ela explica que a questão principal é investir em organização e planejamento para  manter tudo sob controle, planejando o dia com antecedência, por exemplo. 

Além disso, Lidiane aposta em redes de apoio confiáveis para ajudar uma mulher nessa posição. “Em casa, isso pode incluir familiares, amigos, ou até uma babá, que podem ajudar com os cuidados das crianças em momentos críticos. E na empresa precisamos estar cercadas de ótimos profissionais, que possam assumir algumas tarefas em nosso lugar”, orienta. 

A executiva também ressalta a importância da priorização de tarefas, tanto em casa quanto no trabalho. “Uma líder que também é mãe precisa priorizar tanto em casa quanto no trabalho. Algumas coisas vão ter que esperar e está tudo bem”, aponta.

O tempo para a família e o tempo para o trabalho também precisam ser bem definidos, segundo Lidiane. “Nem sempre vamos conseguir um equilíbrio exato entre as áreas. Em alguns momentos, uma delas sempre estará exigindo mais. Mas é importante que estejamos focadas em cada uma no tempo destinado a elas”. 

Lidiane explica que, em casa, é possível criar facilidades para poder passar momentos de qualidade com os filhos de forma simples e cheia de carinho. “Ir para a cozinha com eles e pedir para que ajudem a preparar um lanche especial, por exemplo, é um momento que ficará na memória e que também ajudará a estimular desde cedo a colaboração. Assim como confeitar um bolo para o almoço do Dia das Mães! E existem muitos utensílios fáceis e práticos que podem ser usados para tarefas assim. Temos vários no Grupo Simão”, finaliza. 

Sobre Lidiane Bastos

É administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

Grupo Simão
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.  Acesse o site gruposimao.com.br.

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Ex-Servidor Público Allan Antoglioli se torna referência em consultoria em Licitações e Contratos

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Após quase uma década como servidor público, Allan Antoglioli tomou a decisão de se exonerar e ingressar na consultoria especializada em Licitações e Contratos. O impulso veio com a notícia da gravidez de sua esposa, Ana Caroline, aguardando o primeiro filho do casal, Benício.

Com uma sólida trajetória na assessoria política, tendo contribuído em campanhas para prefeito, vereador e, mais recentemente, Deputado Estadual, Allan sempre esteve atento às nuances do setor público. Sua dedicação o levou a acompanhar de perto a transição para a nova lei de licitações, participando ativamente de estudos de casos, reuniões de regulamentação municipal e oferecendo orientação estratégica em processos de transição.

https://www.instagram.com/allanantoglioli

Atualmente, sua atuação se estende para além das licitações, abrangendo também consultorias em gestão de pessoas e processos, com presença marcante em mais de oito municípios e estabelecendo contratos significativos no setor privado.

A mudança para Alphaville, ao lado de sua esposa e agora dois filhos, Benício e Bento, representa não apenas uma nova localidade, mas um novo capítulo em sua carreira e vida pessoal. Com negociações em andamento para assumir um cargo executivo em uma empresa de destaque, Allan vislumbra horizontes promissores à frente.

Para ele, os desafios são combustível para o crescimento. Sua abordagem colaborativa e sua habilidade em estabelecer conexões estratégicas o tornaram um parceiro valioso não apenas para clientes públicos e privados, mas também para empresários influentes em diversos setores, incluindo o renomado Alphaville.

Além de seu compromisso profissional, Allan faz questão de destacar a importância de sua fé e sua família em sua jornada. Em suas redes sociais, especialmente no perfil @allanantoglioli no Instagram, ele compartilha sua rotina, seu devocional diário e insights sobre sua experiência como consultor. Seu perfil tem atraído cada vez mais seguidores, inspirados pela determinação e sucesso que o levaram de uma posição modesta a uma vida próspera em Alphaville em apenas seis anos.

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