Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

2022 pode ser o ano da sua empresa! Mas será que você está preparado?

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Com a retomada da economia e a abertura de praticamente 100% da atividade comercial no mundo, empresas no Brasil planejam um ano de 2022 com grandes resultados. Mas será que as empresas estão preparadas para essa “nova” etapa?

 

A verdade é que ainda temos muitas dúvidas de como o mercado vai responder ao retorno de suas atividades, quais segmentos irão crescer mais e mais rapidamente e como as empresas irão retomar suas vendas em um mercado multicanais que foi amplamente desenvolvido durante os períodos de restrições pessoais (lockdown).

 

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Conversei essa semana com grandes nomes do mercado Brasileiro, Glauco Vega co fundador da Noby Academy e com meus sócios na Prosperus.pro Jean Sereni e Michele Munhoz, e o resultado você confere abaixo.

 

1 – Quais são as expectativas no comércio para 2022?

 

Ainda há muita especulação sobre a economia, entretanto há grande expectativa de um bom crescimento em 2022, até mesmo em virtude do retorno das atividades comerciais e principalmente serviços (atividade que é o motor da economia brasileira).

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Segundo Jean Sereni, precisamos ter muito cuidado com oorçamento para 2022.

 

“Existe a possibilidade de crescimento ainda acompanhada de inflação

alta gerando a necessidade de cautela e planejamento cuidadoso com o orçamento pro ano que vem.” Comenta Jean.

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Já Glauco Veja aposta em um ano com desafios e reações.

 

“Teremos um ano e 2022 repleto de desafios, mas uma coisa é certa o comercio e o varejo vem reagindo fortemente e 2022 será o ano para “tirar” a diferença dos últimos dois anos de pandemia que passamos. “

 

 

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2 – Como a pandemia mudou o posicionamento das empresas (on-line)?

 

O crescimento da vida on-line como um todo fez com que as empresas acelerassem o processo de digitalização, seja para vendas, seja para com a comunicação com seu público, a empresa que estiver engajada em alguma causa e usar o digital a seu favor tem maiores chances de sobrevivência e crescimento.

 

Para Michele Munhoz o cenário já havia mudado há algum tempo.

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​​“Sou empresária há mais de 20 anos no setor de educação. É nítido ver que o consumidor há mais de 10 anos mudou seu padrão de pesquisas e compras. A pandemia e principalmente as medidas de segurança foram catalizadores de energia para que as empresas buscassem soluções para estarem no on-line, mas o movimento já acontecia” Diz a empresária.”

 

Já se previa que os pontos físicos seriam mais um elo de toda cadeia.

Até então era o principal elo da cadeia, onde as empresas faziam suas propagandas e ações para trazer pessoas para seus pontos físicos e então vender.

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Agora o jogo se inverteu.

Não se sabe de onde vem o cliente.

Ele pode iniciar e terminar a transação por meios digitais.

Pode começar no digital e terminar no físico.

Pode procurar o vendedor por algum canal digital e terminar em um delivery.

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Portanto, não existe posicionamento Online hoje em dia. É obrigação não só estar on Line, como saber agir ativa e receptivamente por todos os canais.

Antes da pandemia isso era um plano. Agora é realidade.

É estar agindo Online (incluindo o físico integrado) ou estar fora do jogo!

 

3 – Ainda há espaço para empresas que não estão na internet?

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Com absoluta certeza não.

Ela pode ate sobreviver, mas não vai crescer e pode ainda diminuir.

Na verdade é o que acreditamos.

Ou está em todos os canais, ou não terá perspectiva.

Por outro lado, aquelas que dominarem os canais digitais, de forma ativa e dependendo só do vendedor (não é marketing digital), certamente estará com o dobro do tamanho do que era antes da pandemia.

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4 – Os vendedores estão preparados para os multicanais de venda?

Segundo Glauco Vega:

 

É aqui que reside o segredo sucesso das vendas em todos os canais e de forma ativa.

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Veja, de forma ativa!

O que todos pensam quando se fala em canais digitais, é marketing digital para atrair interessados.

Quem ficar esperando isso, certamente pode naufragar.

Agora, usar técnicas de vendas ativas para trazer mais interessados, interagir e converter mais e aumentar a frequência de compra em todos os canais é a regra do jogo.

Já existem comércios e small business vendendo o triplo que vendia antes da pandemia e todos os vendedoresfazendo isso de dentro da loja e com um celular na mão.

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Cada um virou uma máquina de prospecção e conversão e todos os dias, independente do movimento vendem muito.

E se for um dia quente de fluxo, vendem muito mais.

Isso tudo é a boa notícia.

A má notícia é que somente 2% das empresas hoje em dia sabem fazer isso!

E se uma empresa e, principalmente, seus vendedores não aprenderem a fazer isso de forma rápida, o cenário pode não ser bom.

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Aprender de forma rápida e colocar em prática é o caminho e já existem plataforma e tecnologias que ajuda a fazer isso de forma rápida, barata e mão na massa!

Quem não fizer, estará fora do jogo!

 

5- Quais são as principais dicas para as empresas que estão começando vender nos multicanais?

Precisamos entender que o mundo on-line é relacionamento. E o mundo “físico” também é relacionamento. Precisamos desmistificar que só se vende aqui ou lá! O vendedor de sucesso entende que multicanais são ferramentas.

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De nada adianta ter um banco de dados enorme sobre os clientes se não há relacionamento com eles!

Empresas que desejam ter sucesso em vendas multicanais precisam garantir:

Conhecimento e treinamento interno (vendedores)

Prospecção diária

Relacionamento com o cliente em todos os pontos.

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Desta grande oportunidade de estar com pessoas tão preparadas e geradoras de resultados ficam grandes lições:

 

Esteja preparado para o pior. (podemos ter uma nova crise – estamos no Brasil, lembra?)

Aprenda com os erros e melhore. (não deixe projetos para amanhã)

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Treine seu time e busque ajuda quando necessário. (quais as empresas podem te ajudar nesse processo)

Relacionamento é DINHEIRO em CAIXA.

VENDAS é RELACIONAMENTO!

 

VENDAS É DINHEIRO!

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Abraços e até mês que vem.

 

Rodrigo Bucollo

@rodrigobucollo

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