Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

Treinar e acompanhar é preciso…e mais barato do que vc acha!

Published

on

Empresas no Brasil ainda não entenderam que treinar e acompanhar a equipe são investimentos bem mais baratos do que os líderes acreditam e gera muito mais resultado!

 

Diariamente somos bombardeados por máquinas, algoritmos, inteligências e tecnologias diversas que prometem executar tarefas que antes eram feitas por pessoas. Mais uma revolução na relação profissional. Contudo grande parte do processo de prestação de serviços ainda é feito por pessoas, e o que gera desconforto e até um certo pânico é que a grande maioria deste grupo de colaboradores não recebe (ou recebe bem pouco) treinamento algum.

São pessoas contratadas e jogadas na linha de fogo do mercado com metas que muitas vezes são para “garantir a contratação de verdade” e que em um curto espaço perdem o foco e poder de execução.

Advertisement

 

O que as empresas ainda não entenderam é que trocar a base de trabalho a toque de caixa todos os meses gera uma completa falta de ligação das pessoas com as empresas.

Líderes ainda pensam como nos anos 80. Onde uma simples palestra motivacional (que em grande maioria não serve para nada) e uma nova campanha de incentivo (quase que impossível) tudo se acerta!!!

 

Há uma famosa frase dita por muitos líderes no Brasil que é pouco praticada na “vida real”.

Advertisement

 

 

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Simon Sinek

 

Advertisement

 

É indispensável que os líderes de equipes invistam boa parte do tempo no treinamento e acompanhamento de suas equipes.

Uma equipe acompanhada de perto e com treinamento constante gera uma força humana que em um curto tempo trará ótimos resultados.

 

 

Advertisement

Treinar uma equipe não é uma tarefa fácil. O líder deve conhecer muito bem cada integrante da equipe e garantir que todos recebam o nível de treinamento que precisam para as tarefas do trabalho.

 

Tratar todos de forma igual e oferecer apenas um treinamento padrão pode ser ainda mais desmotivador. Quantas e quantas vezes participei de treinamentos que assim que terminou me perguntei. “E isso eu uso onde?”

 

Algumas dicas rápidas são

Advertisement

 

  • Peça para que o próprio time faça sugestões de acordo com a necessidade de cada um.
  • Faça sessões de workshops internos com o próprio time. Onde cada um prepara um workshop e apresenta para o time. Além de uma excelente troca de experiências, este tipo de atividade gera grande engajamento.
  • Faça uma rotação (programada) de tarefas dentro da equipe.

 

 

Hoje em dia há diversas ferramentas de treinamentos e acompanhamento que podem ser utilizadas para a formação destas equipes. Um bom coach (cuidado com os criadores de e-books que nunca fizeram nada) e um ciclo de feedback bem executado irá garantir uma baixa troca de colaboradores e .. . (ENTENDAM PELO AMOR)…

 

Equipe qualificada é sinônimo de boas práticas profissionais!

Advertisement

Equipe qualificada é sinônimo de bons atendimentos!

Equipe qualificada é sinônimo de DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA.

 

Mas e quem treina a liderança?

 

Advertisement

Para esta resposta te espero na próxima coluna mês que vem.

 

Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais pelo @rodrigobucollo

 

Forte abraço,

Advertisement

 

Rodrigo Bucollo

 

 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile