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Transformação Humana por Gravuni. Conheça o autor de várias obras acerca da temática

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Antonio Vilmar Gravuni - Foto: Acervo Pessoal

“Todo o passado da humanidade tem exaltado a pobreza, tornando-a equivalente à espiritualidade, o que é um completo absurdo. A espiritualidade é a maior riqueza que pode acontecer a uma pessoa”. Quem afirma essa expressão de sabedoria é o escritor, jornalista, diretor e produtor brasileiro, Antonio Vilmar Gravuni, que possui uma longa carreira de obras publicadas tratando da espiritualidade e transformação humana.

Em um mundo cada vez mais caótico e tomado pela tecnologia – que obriga as pessoas a viverem em um dinamismo constante, sem espaço para deixar o inconsciente agir sobre si mesmas – autores como Gravuni tem uma importância fundamental para lembrar a humanidade do que realmente importa.

No Brasil, os livros sobre misticismo – abordando desde a psique humana até a essência do universo – se tornaram famosos com Paulo Coelho, nos anos 70 e 80. Autor de “O Alquimista” e “O Aleph”, Coelho conseguiu levar o tema espiritual para o grande público, causando grande impacto no pensamento social da época – algo similar ao que também tem sido feito hoje, por autores como Augusto Cury.

Pós-graduado em direito, Master Practitioner em PNL, Gravuni também dedica sua vida em propagar mensagens para um público cada vez mais amplo. Especialista em inteligência emocional, Antuniu tem vários livros publicados que falam sobre o poder de mudança que existe no ser humano e como transformar sua natureza.

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Entre suas obras recentes, estão títulos como “O Mago”, “O Portal da Evolução” “Momentos a Sós”, “Anita a História de uma Vida”, “Karen a Bruxa”, que tratam da espiritualidade humana e sua consciência interna – levando o leitor a uma reflexão profunda sobre a vida, como lidamos com ela, a percepção do futuro, do acaso e de tudo aquilo que nos cerca.

“Infelizmente, há muitas pessoas que desaprenderam ou nunca aprenderam que o poder sobre suas vidas está em suas próprias mãos, e que nada acontece sem que elas próprias permitam ou tenham desejado de maneira consciente ou inconsciente”, afirma o autor. Gravuni acredita que suas obras possuem um papel social, transmitindo otimismo e gerando uma mudança positiva, que desperta nas pessoas a vontade de serem melhores, espalhando o amor e a paz.

Antonio Vilmar Gravuni – Foto: Acervo Pessoal

Contudo, apesar da carreira de sucesso como escritor, Gravuni não se dedica apenas à arte dos livros. Em seu currículo, constam mais de 30 clipes, documentários e curtas, produzidos pela sua produtora e estúdio, a Marvil Agência e Produtora, também possuem a Revista Marvil News, primeira revista de reposte do mundo. Além disso, o autor também atua como palestrante – realizando workshops em faculdades e empresas, trabalhando na área de inteligência emocional e como empresário artístico.

Agora na pandemia continua seu trabalho como palestrante através de plataformas digitais, Gravuni também traz convidados de diversas áreas para #livecomgravuni onde abordam assuntos de cunho artístico, técnico, científicos, filosóficos, saúde pública entre outros… Gravuni é membro da ANACLA – Academia Nacional de Ciências Letras e Artes, ocupando a cadeira 13.

Em rumo a tornar-se um best-seller e sagrar-se como um dos grandes nomes da escrita nacional dentro da temática, Gravuni possui mais de 600 mil seguidores no Instagram – que buscam em suas mensagens um conforto para a vida e novas perspectivas inspiradoras para refletirem.

Não apenas no campo motivacional, Antuniu Gravuni tem um papel fundamental em nossa sociedade para incentivar aqueles que buscam respostas a procurarem em si mesmos – enxergando o universo com olhos mais abertos e receptivos aos mistérios e profundidade que nos cercam.

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Para os que quiserem conhecer mais sobre o autor, buscando descobrir essa visão privilegiada sobre o mundo e sobre si mesmas, basta segui-lo em seus perfis do Instagram – e, também, adquirindo seus livros através do site oficial clubedeautores.com.br

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Violência contra a população LGBTQIA+ cresce mais de 1000% no Brasil  

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Entre os anos de 2014 e 2023, incidentes contra mulheres trans aumentaram 1.110% 

No dia 17 de maio foi celebrado o dia Internacional contra a Homofobia, data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, simbolizando um enorme avanço na luta pelos direitos da população LGBTQIA+. Entretanto, de acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de violência no Brasil cresceram, entre os anos de 2014 a 2023, 1.227%. 

Segundo a pesquisa, o número de casos saltou de 1.157 para 15.360 ao longo do período e engloba violência psicológica, física e financeira. O crescimento se dá principalmente por conta de ataques contra população transsexual, apresentando um aumento de 1.110% de incidentes envolvendo mulheres trans. 

Essa violência se faz presente inclusive no mercado de trabalho, conforme demonstrado por uma pesquisa realizada pela Catho, 52% dos colaboradores LGBTQIA+ afirmam sofrer preconceito de forma recorrente no local de trabalho. 

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Segundo Morena Lovateli, mulher trans e embaixadora da Fatal Model, plataforma de anúncios de acompanhantes, a discriminação ocorre de diferentes formas: “Eu me lembro de comentários como ‘com esse cabelo grande ninguém vai te contratar’ ou ‘com essas roupas femininas ninguém vai te dar uma oportunidade’. Imaginei que seria diferente, mas após várias entrevistas e não ser aprovada em nenhuma delas, cortei o cabelo, vesti roupas masculinas e deixei a barba crescer. Consegui um emprego, e foi nesse lugar que passei pela minha transição. Meu maior desafio foi lidar com as reações das pessoas que não estavam acostumadas a ver uma mulher trans na empresa. Mesmo com apoio, como o direito de usar o banheiro feminino e ter meu crachá com meu novo nome, enfrentava olhares de desprezo, risos ou até comentários sexistas, como se eu fosse um brinquedo sexual para uma experiência”, lembra.

A influenciadora acredita que a busca por emprego, enquanto mulher trans, é desafiadora. A necessidade de atualizar documentos, como o nome e o gênero, e os obstáculos impostos pela intolerância atrapalham a permanência dessas profissionais. Um levantamento da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go revela que 80% das pessoas transexuais já se sentiram discriminadas em alguma etapa de seleção para um trabalho formal.

Embora existam avanços, como a decisão de 2023 do STF de reconhecer ofensas contra membros da comunidade como injúria racial, os dados evidenciam a necessidade de medidas que objetivam de forma efetiva a proteção dos direitos das vítimas e o rompimento do ciclo de intolerância.  

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Fala Baixo, Nengue! Cunamata Está Dominando a Internet

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Cunamata é um influenciador digital e criador de conteúdo nascido em Angola, conhecido por seu humor espontâneo, vídeos autênticos e bordões icônicos, como o famoso “Fala baixo, nengue”. Com um estilo irreverente e genuíno, ele conquistou o público primeiro em seu país natal, e depois expandiu sua presença para os países de língua portuguesa, especialmente o Brasil. Sua ascensão começou nas redes sociais, em especial no TikTok e no Instagram, onde passou a publicar vídeos curtos retratando situações do cotidiano com um toque cômico e linguagem popular.

Seus conteúdos refletem a realidade de muitos jovens africanos, mas com uma abordagem que cria identificação e riso em qualquer lugar do mundo. Através de uma combinação de sotaque carregado, expressões regionais e criatividade, Cunamata virou referência entre os criadores angolanos. O sucesso de Cunamata também está ligado ao seu carisma natural. Ele é capaz de arrancar risadas apenas com uma expressão facial ou uma frase bem colocada.

Isso o tornou uma figura adorada por diversos públicos, de adolescentes a adultos, tanto em Angola quanto fora dela. Sua marca registrada é a simplicidade com impacto, algo que se destaca em um mundo digital saturado de produções elaboradas.

Nos últimos tempos, Cunamata se mudou para o Brasil, onde tem se aproximado de outros criadores e marcas locais. Sua presença no país reforça a conexão cultural entre Angola e Brasil, além de abrir caminhos para outros influenciadores africanos explorarem esse mercado. Mesmo com os desafios  como o recente episódio em que teve sua conta do Instagram hackeada  ele segue ativo, resiliente e cada vez mais relevante.

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Cunamata é mais do que um humorista digital: é um símbolo de representatividade africana nas redes sociais. Ele prova que com originalidade, autenticidade e muito bom humor, é possível ultrapassar fronteiras e construir uma comunidade fiel ao redor do mundo.

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9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

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Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, trocando passeios, viagens e momentos em família por longas horas diante das telas do computador, tablet ou celular. Mas será que estão psicologicamente preparados para enfrentar os desafios do ambiente digital, muitas vezes obscuro e perigoso?

Um levantamento realizado pela Porto Digital revela que 9 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos, com acesso à internet, acreditam que adolescentes não recebem o suporte emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como um passo essencial para mudar esse cenário.

O psicólogo Cristiano Costa, CKO da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), explica que o sistema de recompensas dos jogos digitais ativa os mesmos circuitos cerebrais envolvidos no vício em drogas, gerando uma liberação intensa de dopamina. “Crianças e adolescentes ainda estão em processo de formação cognitiva, o que os torna muito mais vulneráveis à compulsão por esse tipo de estímulo”, destaca.

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Os dados também mostram uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens: 57% dos entrevistados apontam o bullying e a violência escolar como os principais desafios enfrentados atualmente. Outros fatores como depressão e ansiedade (48%) e a pressão estética (32%) também figuram entre as principais causas de sofrimento emocional entre adolescentes.

Apesar desses números alarmantes, apenas 20% dos pais afirmam ter intenção de utilizar, no futuro, algum tipo de ferramenta de controle digital. O uso de recursos como o controle de tempo de tela ainda é baixo, o que reforça a necessidade de conscientização e orientação das famílias.

A população reconhece que o cuidado com a juventude deve ser uma responsabilidade coletiva — envolvendo governo, escolas, famílias, empresas e a sociedade em geral. É preciso construir ambientes mais seguros e acolhedores, especialmente no contexto escolar, diante do uso cada vez mais precoce das redes sociais.

O estudo “Influenciadores”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que mais da metade dos brasileiros segue pelo menos um influenciador digital. O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, com destaque para a Geração X (83%) e a Geração Y (82%). O Instagram lidera entre os mais jovens, com 69% de preferência entre Millennials e integrantes da Geração Z. Já o TikTok vem ganhando espaço principalmente entre os mais novos, com adesão de 35% da Geração Z e 19% dos Millennials.

Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, os dados refletem uma segmentação crescente no uso das redes sociais, o que reforça a importância do controle e da orientação por parte de pais e responsáveis. “Enquanto Millennials e a Geração Z buscam plataformas mais dinâmicas e interativas, as gerações mais velhas permanecem fiéis a redes sociais mais tradicionais e utilitárias, como WhatsApp e Facebook”, afirma Bulla.

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