Esporte

Todos os brasileiros finalistas da Sul-Americana

Published

on

A Copa Sul-Americana, cujo nome oficial atual é CONMEBOL Sul-Americana, é uma competição continental de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) desde 2002. É a competição secundária em relação à Copa Libertadores da América.

Brasil e Argentina são as duas grandes potências do futebol da América do Sul e a prova disso é a quantidade de títulos conquistados pelos clubes. Tanto na Copa Libertadores como na Copa Sul-Americana, os dois países são os com mais conquistas. No entanto, os brasileiros ficam atrás dos argentinos em ambos os torneios.

Finalistas e campeões da Sul-Americana

Até hoje, a competição da Conmebol teve 19 edições completas, sendo as conquistas brasileiras feitas por quatro clubes diferentes: Internacional, São Paulo, Chapecoense e Athletico-PR, duas vezes. O primeiro time brasileiro a ser campeão da Copa Sul-Americana foi o Internacional. 

Em 2008, o Colorado não apenas conquistou o torneio inédito como foi campeão de forma invicta. Na final, o Inter, time de Tite, derrotou um argentino, o Estudiantes, e conquistou o título inédito com um gol de Nilmar na prorrogação da partida de volta.

Advertisement

O São Paulo foi a segunda equipe brasileira a conquistar o torneio da Conmebol. Depois de ficar próximo de uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão de 2011, o Tricolor Paulista foi disputar a Copa Sul-Americana em 2012. Para chegar à final, o time passou por Bahia, LDU Loja, Universidad de Chile e Universidad Católica.

Em 2012, São Paulo participou de uma edição recheada de polêmicas. Acusando a Polícia Militar de tê-los ameaçados com armas de fogo no vestiário, os jogadores do Tigres se recusaram a voltar para o segundo tempo do segundo jogo da final, e o árbitro chileno Enrique Osses se viu obrigado a encerrar a partida. O placar marcava 2 a 0 para o Tricolor.

A terceira conquista brasileira foi marcada por uma tragédia. Em 2016, a Chapecoense viajava para a disputa da final inédita contra o Atlético Nacional quando um desastre aéreo causou a morte de 75 pessoas, incluindo jogadores, jornalistas e tripulantes. O Atlético Nacional enviou um pedido à Conmebol para reconhecer a Chapecoense como campeã, como homenagem.

O Brasil voltou a conquistar a competição dois anos depois com o Athletico-PR. Em 2018, o Furacão passou por Newell’s Old Boys, Peñarol, Caracas, Bahia e Fluminense até chegar à grande decisão contra o Junior Barranquilla. Após empate por 1 a 1, o título foi decidido por uma disputa de pênaltis, na qual o time comandado por Tiago Nunes venceu por 4 a 3. O Furacão ganhou novamente em 2021.

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile