Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

Sou líder, e agora? por Rodrigo Bucollo

Published

on

Um grande desafio para o profissional de qualquer área é assumir a liderança de um grupo. Principalmente se você fazia parte desse mesmo grupo…

 

Um dos grandes desafios de qualquer profissional é assumir a liderança de um grupo de colaboradores. Sempre há novos desafios e novos aprendizados, principalmente se este grupo que você agora é líder é o grupo que você até então fazia parte como um par.

 

Advertisement

Além de todas as cobranças naturais que acontecem nessa nova fazer, você ainda terá que lidar com preocupações “naturais” como:

Esteja você gerenciando uma equipe pequena ou um departamento inteiro, é provável que suas principais preocupações sejam as mesmas:

  • Ainda posso ter um bom desempenho como indivíduo, sendo responsável pelas contribuições de outras pessoas também? Como entender a hora de delegar ao time funções que antes eram minhas?
  • Como garantir a performance do time em tarefas que antes “eu” era o exemplo?
  • Como faço para definir metas efetivas para minha equipe?
  • A transição de “membro da equipe” para “líder da equipe” me custou minhas amizades? Como separar o pessoal do profissional?
  • Tenho o que é preciso para motivar os outros e conquistar o respeito deles? A indicação foi comunicada de forma clara e objetiva?

 

 

Nesse último ponto já é um bom começa para nossa reflexão.

COMUNICAÇÃO.

Advertisement

 

“Nada acaba com um time mais rápido que a falta de comunicação”

 

Lembro de um caso em que uma liderada (que antes era meu par no time) me questionou “Não entendi sua promoção. Como ela aconteceu?”

Para responder essa questão minha ação foi simples. Peguei meu celular e pedi para ela ligar para nossa antiga gestora.

Advertisement

– Eu tenho certeza de que sei o que busco do time e quais são os pontos para promover ou demitir alguém desse time. Mas do time dela não. Sei que meus resultados sempre foram ótimos, mas se ela não te comunicou eu não posso comunicar por ela.

Mas esta reflexão pode ser mais complexa. Será que a comunicação foi bem feita? Hoje acredito que não. Os motivos eram certos, mas a comunicação não foi!

Entrar nessa função pela primeira vez pode parecer assustador, mas, com um pouco de preparação e planejamento, você não precisa se sentir sobrecarregado. Aqui estão nossas oito principais dicas para se tornar um gerente excepcional. Estas 8 dicas para o seu 1º dia como Líder vão ajudar você a evitar uma série de problemas que podem ocorrer.

 

 

Advertisement

7 dicas para um novo líder!

 

1. Entenda a sua nova função

Quais são suas novas responsabilidades? Quais são suas novas metas? Seu novo papel?

Como a empresa “vê” a equipe?

Comece estudando sua descrição do trabalho e principalmente a diferença entra a operação do time que você fazia parte como par e agora lidera.

Descreva essas metas e desenvolva um plano de ação para o time e não deixe de validar com seu gestor.

Advertisement

Por fim, converse com as pessoas que você gerenciará. Como eles veem seu papel? Que tipo de orientação eles precisam?

Escreva tudo isso e mostre a descrição do trabalho que você criou para seu chefe ou mentor, para ver se eles concordam com isso.

2. Procure um mentor(a)

Você é novo nessa função. Provavelmente está procurando informações sobre as habilidades necessárias para a função. Lembre-se que sempre há alguém que já esteve no seu lugar.

Um mentor é um profissional (pode até ser um amigo) que já esteve no seu lugar que entende bem os desafios da função e pode te ajudar com conceitos e dicas. Ele pode te acompanhar nesse processo de aprendizado e te orientar nesse momento.

Escreva o que você gostaria de aprender, descreva seu papel e metas e ouça! Ouça muito.

Advertisement

AS melhores mentorias acontecem em uma via dupla. Mas você nesse momento precisa ouvir muito mais do que falar.

3. Melhore o necessário e mude o necessário

Um grande erro em novos líderes é acreditar que precisam impor uma nova forma de fazer tudo. Este é um grande erro!!!

Você fazia parte desse grupo e provavelmente possui um bom entendimento das necessidades, pontos fortes e fracos do time (pessoas) e processos (empresa).

Como um novo líder, não há necessidade de entrar com a “Síndrome da Vassoura”.

Agora é o momento de uma boa comunicação com o time e juntos (com sua liderança) melhorarem ou mudarem o necessário.

Advertisement

Lembre-se sempre de marcar pontos de checagem de resultados.

4. Saiba ouvir sua equipe

Invariavelmente algumas pessoas da equipe irão mudar o comportamento e/ou comunicação a partir de agora. E você é o responsável em saber OUVIR de verdade sua equipe.

Nessa mudança é normal essa mudança de comportamento e você deve garantir que dentro da cultura e missão da empresa todos tenham a oportunidade de falar com você.

Reuniões periódicas com o grupo todo e principalmente no início reuniões individuais são momentos indispensáveis para que o time como um todo e cada indivíduo possa se abrir com você e expor seus sentimentos, desejos e metas com a empresa e sua liderança.

5. Forneça feedbacks

Com uma comunicação aberta e objetiva, pessoas com abertura para uma comunicação livre e metas definidas, nada mais normal que você tenha informações para fornecer feedback constante para seu time. Em reuniões em grupo quando for algo para “o time”e principalmente feedback individual com cada membro do time.

Advertisement

A falta de feedback deixa seu time rodando às cegas e sem direcionamento. Feedback nada mais é do que um ajuste de ROTA para chegar ao resultado esperado.

Feedback assim como liderança leva tempo e prática. Quanto mais feedback você der, melhor você será e mais confiança o time terá no processo.

Lembre que o feedback é uma via de mão dupla. Forneça feedback e durante o processo: OUÇA!

6. Delegue tarefas – você deixou a operação!

Você era um vendedor, agora é um gerente de vendas.

Você era um professor, agora é um coordenador.

Advertisement

Entendeu a diferença? Você tinha tarefas diversas na antiga função, e provavelmente você é muito bom! Mas agora é o momento de delegar e entender que outras pessoas irão executar tais tarefas.

Delegar é uma grande parte da liderança, quando usada adequadamente, ajuda você a gerenciar melhor suas próprias tarefas e responsabilidades, enquanto desenvolve as habilidades dos membros da equipe e aumenta a confiança deles.

Você não deve (e provavelmente é) ser o melhor, mas deve estar certo de estar com as melhores pessoas  – muitas vezes melhores que você – e como ter o melhor de cada um em sua função. Delegar é fundamenta.

7. Bata metas, com o time e do jeito certo.

Você é o elo entre a empresa e a operação e as metas do time são sua responsabilidade.

Você é o responsável em bater as metas (todas elas), envolvendo, aprendendo e desenvolvendo o time e sempre do jeito certo.

Advertisement

 

Espero que você tenha gostado desse artigo,

Para batermos um papo me envie uma mensagem no @rodrigobucollo

 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile