O episódio de ontem (22) do ‘Eighteen’ foi um marco importante para o programa, que se aproxima da reta final de sua sexta temporada. Apresentado pelo potente Wallace Safra (@wallacesafrarj), o episódio contou com a presença inspiradora de Debora Baldin (@baldin.debora), que destacou não apenas a força de sua representatividade, mas também a importância de trazer para o centro do debate as questões políticas e sociais que moldam nossa sociedade.
Debora Baldin, com sua trajetória como assessora internacional, comunicadora e militante nas questões de política, direitos LGBTQIAPN+ e feminismo, trouxe uma série de reflexões profundas e necessárias. Ela reforçou a missão do ‘Eighteen’ de ser mais do que uma plataforma de entretenimento, mas sim um espaço de visibilidade e diálogo para causas essenciais. Baldin sublinhou a importância de influenciadores e criadores de conteúdo se posicionarem sobre questões políticas e sociais, independentemente dos desafios que possam enfrentar. Como ela mesma destacou:
“Eu sabia que era muito difícil, as plataformas derrubam o criador, as marcas não querem se vincular a pessoas que estão levantando ‘bandeira A ou bandeira B’. Mas a maneira de você encarar isso é entendendo o básico que é uma construção que eu faço desde que comecei com a comunicação que é a discussão pelos temas, você pode não querer se vincular ao candidato A ou B mas você pode discutir os temas. Você pode discutir os valores que você defende sem se vincular a um candidato.”
A conversa entre Wallace Safra e Debora também trouxe à tona a questão do machismo estrutural e de como ele permeia nosso cotidiano, desde o ambiente escolar até o familiar. Safra enfatizou a importância de reavaliarmos nossos comportamentos e a forma como falamos sobre as pessoas, alertando para a necessidade de combater discriminações não apenas de maneira pública, mas também privada:
“Precisamos limpar um pouco o nosso olhar sobre como a gente fala, porque por exemplo: se você tem um marido ou namorado, e coloca ‘ah, não se veste assim não, parece gay’, até como uma mulher você acaba reproduzindo algum tipo de machismo e restringindo aquela pessoa a se expressar através da forma como ela se veste. E isso começa do vestuário e vai até outro tipo de comportamento, são discriminações que vêm desde a escola até o ambiente familiar e do dia a dia. E que a gente precisa lutar contra e isso não é só da porta para fora, mas da porta pra dentro também.”
O quadro “Combatchy” trouxe um momento descontraído, onde Debora foi desafiada a escolher entre grandes nomes da política de esquerda como Marina Silva, Luiza Erundina e Benedita da Silva. A “sinuca de bico” que os internautas mencionaram mostrou a complexidade e a riqueza de representações políticas, finalizando com a escolha de Dilma Rousseff como vencedora do combate.
À medida que o ‘Eighteen’ avança para os episódios finais desta temporada, a promessa é de continuar trazendo discussões marcantes e relevantes, que não só entretêm, mas também educam e inspiram o público a refletir e agir. A participação de Debora Baldin é um lembrete poderoso do impacto que vozes como a dela têm na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Fique ligado nas próximas semanas, pois muitos episódios impactantes ainda estão por vir!
Acompanhe tudo pelas redes sociais de Wallace Safra (@wallacesafrarj) e reveja os episódios anteriores nas plataformas digitais, incluindo o formato Podcast no Spotify.
Assessoria de comunicação: WSM | @wsmcomunicacao
Produção executiva: Casa Rio | @casariobr
Fotografia: Thereza Lopes | @therezalopesss | @ph.thereza
Andre Queiroz | @euandrequeiroz