Antes de tudo, é preciso entender o que é uma pessoa narcisista, a palavra é de origem grega e segue a mitologia, onde é inspirado no famoso personagem Narciso. Ele era um rapaz bonito que, encantado pelo seu próprio reflexo no Rio, acabou se afogando.
A mãe narcisista seria uma mulher com casos de narcisismo materno patológico, que pode ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e se sentir superior. Por isso, acaba gerando diversos comportamentos tóxicos e abusivos em seus filhos.
Segundo a visão sistêmica da terapeuta Raquel Perondi, provavelmente, as mães narcisistas contam com uma lealdade ancestral que acaba a levando a descontar amarguradamente em seus filhos as dores e feridas que viveram e carregam até hoje. Dando somente o que elas tinham, em muitos casos sem consciência para fazer diferente.
Para lidar com uma mãe narcisista, é necessário que ela aceite o tratamento e busque ajuda psicológica, porém há casos em que algumas mães podem se recusar a aceitar seus problemas, e isso pode piorar muito o convívio dentro de uma mesma casa. Conforme a terapeuta explica, o recomendado é buscar ajuda terapêutica para entender o que está por trás dessa situação, pois cada caso tem uma questão individualizada.
Advertisement
“Construindo essa jornada e rompendo esse ciclo, a mãe narcisista pode evoluir e amadurecer, quebrando padrões de lealdade sistêmica dos antepassados, liberando as próximas gerações”, finaliza Raquel Perondi.