Eat healthy by Juliana Vieira

Probióticos e a imunidade

Published

on

Diferente do que muita gente acredita, nem todas as bactérias são “ruins” ou causam malefícios. As bactérias naturalmente presentes em nossa flora intestinal, por exemplo, são fundamentais para que nossa digestão aconteça e a absorção de nutrientes seja adequada.

Entre os alimentos que auxiliam a manter e equilibrar a flora intestinal estão os probióticos. Eles fornecem bactérias vivas e leveduras que têm efeito benéfico para o corpo, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes que ingerimos, além de ajudarem a fortalecer o sistema imunológico, combater os agentes patogênicos, eliminar toxinas e regular o trânsito intestinal.

Em contato com organismo , os probióticos passam pelo sistema digestório e as bactérias e leveduras – aquelas que sobrevivem à acidez dos sucos gástricos e sais biliares – se instalam no nosso intestino. Elas podem devolver o equilíbrio do intestino e melhorar nossa imunidade. 70% das nossas células imunológicas estão no intestino Por isso, é muito importante cuidar bem delas!

Alguns exemplos de alimentos fontes de probióticos são os iogurtes, coalhadas e leites fermentados, o kefir, a kombucha, alguns alimentos em conserva, como o chucrute, azeitonas e picles, o missô, o vinagre de maçã e o molho shoyu, isso se deve devido à presença da fermentação que eles são submetidos.

Advertisement

Converse sempre com o seu nutricionista para avaliar a possibilidade de uso e as melhores opções para você.

Mais Lidas

Sair da versão mobile