SESC Pompeia recebe cantora Do Amapá que celebra cultura amazônica em músicas sobre comunidades ribeirinhas e a mata
Participações especiais de Manoel Cordeiro e Cristovão Bastos
A cantora amapaense Patrícia Bastos estará ao lado de músicos do norte e também da Orquestra Mundana Refugi para lançar Voz da Taba, seu oitavo disco e terceiro com a direção musical e arranjos de Dante Ozzetti, para celebrar a cultura amazônica. Será no SESC Pompeia, no dia 21 de junho, sexta-feira, às 21 horas e contará com as participações especiais de Manoel Cordeiro e Cristovão Bastos, além dos músicos Dante Ozzetti (violão, guitarra, direção musical e arranjos), Fernando Sagawa (sopros e teclado), Kuki Stolarski (bateria), Nena Silva (percussão), Fi Maróstica (baixo), Leo Matumona e Hidras Tuala (vozes – Orquestra Mundana Refugi).
Para Dante Ozzetti, “o show e o disco trazem o diálogo mais aprofundado com os povos originários do Amapá e os descendentes da diáspora africana instalados na região. A música do Caribe e também a influência da Guiana Francesa, tornam esse disco mais dançante. São ritmos como a soca, o cacico, o zouk, além de elementos do marabaixo e do batuque.” A maioria das músicas foram compostas para o álbum, e muitas delas partiram do laboratório feito em longa viagem a Guiana Francesa e Suriname, por Dante, pelos compositores Enrico Di Micelli e Joaozinho Gomes, acompanhados por Patrícia Bastos.
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Voz da Taba completa a trilogia formada por Zulusa (2013) e Batom Bacaba (2016), ambos produzidos por Dante Ozzetti. Esses álbuns são formados por repertório, em sua maioria de compositores do Norte, que trabalham a linguagem dos ritmos amazônicos, especialmente do Amapá, como o batuque do Curiaú e o marabaixo. As letras contam o dia a dia das comunidades ribeirinhas, dos quilombos, a sua história e evolução, tratando também da influência dos povos originários. Retrata a trajetória vivida por Patrícia Bastos, na sua formação pessoal e de artista.
“Quando se fala em música da Amazônia, música da floresta, as pessoas já esperam algo alegre, festivo. O que esse disco e o show trazem é isso, uma grande celebração. É colocar a flor no cabelo e fazer a saia rodar”, explica Patrícia Bastos. “A música desse disco é a que vem de barco pelo rio, é a música afro-indígena, é a cultura que nos foi trazida pelo povo africano, o batuque, o marabaixo, além da música da fronteira com a Guiana Francesa, como o zouk e o cacico”, conclui a cantora sobre esse trabalho mais dançante.
Créditos: Julia Rodrigues
O orgulho de ser amapaense está nos versos da canção Jeito Tucuju, obra do poeta Joãozinho Gomes musicada por Val Milhomem, que resume bem esse sentimento e aqui, ganha uma versão muito especial, com a participação de Caetano Veloso. E o álbum continua com mais convidados, como Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, Alzira E., Cristóvão Bastos, Tarita de Souza, Ronaldo Silva, Ana Maria Carvalho, além dos cantores da Orquestra Mundana Refugi, Mabiala Nkombo (Leonardo Matumona), Hidras Tuala Tsueso, Francellys Castellar e Ola Taisr Alsaghir.
Além de Jeito Tucuju, formam o repertório, Mão de Couro (Val Milhomen e Joãozinho Gomes), Cobra Sofia (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes), São Benedito Bendito (Zé Miguel e Joaozinho Gomes), Afroíndias (Enrico di Miceli e Joaozinho Gomes), Planeta Arrepiado (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes), Espartano (Paulinho Bastos), Maninha do Céu (Paulinho Bastos), Pras Minhas Paixões (Val Milhomen), Bailarina da Água Doce (Ronaldo Silva), Voz da Taba (Enrico di Micelli e Salgado Maranhão) e Yárica (Cristóvão Bastos e Joãozinho Gomes).
SERVIÇO:
Patrícia Bastos – A Voz da Taba Local: SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo – SP Data e horário: 21 de junho, às 21 horas Preços: R$ 15 (credencial plena), R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira)
Venda online a partir do dia 11/6, às 17h, e nas bilheterias a partir do dia 12/6, às 17h
Sobre Patrícia Bastos
Desde o início da sua carreira, a macapaense Patrícia rompe os limites do seu estado, ou do seu país, para fazer o mundo ouvir a voz das florestas, dos quilombos, do batuque e do marabaixo, ritmos do Amapá. A artista herdou da mãe, Oneide Bastos, a paixão pela música. Conheceu o músico, compositor e arranjador Dante Ozzetti, que passou a produzir seus trabalhos, sempre valorizando a música amapaense, dando brilho e destaque aos ritmos de lá e criando pontes, entre os artistas e compositores amapaenses e os paulistas. Em 2010, Patrícia lançou Eu sou Caboca.
Com a produção musical de Dante Ozzetti, lançou Zulusa (2013), Batom Bacaba (2016) e em 2021, Timbres e Temperos, com a companhia de Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes, dois grandes artistas e compositores do Amapá. Em 2022, Patrícia lançou três singles: Yárica (Cristóvão Bastos e Joãozinho Gomes), Tudo vem da Água, com o cantor e compositor paraense Felipe Cordeiro e Kwa Yane Redawa – Esse é o nosso lugar, manifesto poético de filhos da Amazônia, a mãe do Brasil, de Silvan Galvão, Nilson Chaves e Joãozinho Gomes. Ao longo de sua carreira, Patrícia recebeu o Prêmio Rumos Itaú Cultural (2010), prêmio Pixinguinha FUNARTE (2009), 25° Prêmio da Música Brasileira (2014) nas categorias “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Álbum Regional” por seu CD “Zulusa”, além de ter sido indicada na categoria Revelação. Foi indicada ao 18° Grammy latino. Cada vez mais atuante na cena musical, registra parcerias com Dante Ozzetti, Ná Ozzetti, Arismar do Espírito Santo, Marcelo Preto, entre muitos outros.
Comandado por um dos mais reverenciados cantores do país e formado por um prestigiado time de músicos, o Samba do Sacramento é uma das mais queridas rodas de samba do centro do Rio de Janeiro. Para julho, eles preparam um evento especial para comemorar os 65 anos de Sacramento: uma edição de aniversário na Varanda do MAM, no sábado, 26 de julho. Com produção do laboratório cultural e vitrine artística Mango, o evento acontece a partir das 17h, com participações de Áurea Martins, Marina Íris e Hugo Ojuara, além de DJ Set com Cabra Guaraná, Juntos Com Certeza e Mango DJ. Os ingressos estão à venda no link.
“O Samba do Sacramento é um projeto que começou despretensioso e que em menos de um ano de existência já estava levando mais de 3000 pessoas por edição. A Rua do Mercado ficou pequena e com a ocasião do meu aniversário de 65 anos tivemos a ideia de uma edição especial. Sempre conversava com minha equipe sobre locais para onde poderíamos levar nosso samba e a Varanda do MAM sempre foi um sonho. E rolou! Estou muito feliz de poder comemorar meu aniversário nesse lugar que é um marco da arquitetura e das artes brasileiras. Não há fronteiras para o samba!”, afirma Marcos.
Considerando a profusão de rodas de sambas que acontecem pelas ruas do centro da cidade, é notável a relevância que o Samba do Sacramento alcançou em tão pouco tempo. A primeira edição, na Rua do Mercado, aconteceu em de março de 2024 e de lá pra cá o evento alcançou o feito de cair nas graças dos amantes do samba.
Não à toa, em menos de um ano, o Samba do Sacramento já consta no lineup de importantes festivais como o Rock The Mountain e o CarnaMango – ocasião em que dividiu a noite com Criolo e Leci Brandão, além de se apresentar em outros estados do país como São Paulo e Pernambuco.
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“Fazer parte do último ano de construção do Samba do Sacramento é incrível para a Mango, ainda mais nos 65 anos de um artista icônico como Marcos Sacramento. O projeto vem da rua para agora dar um próximo passo, e faremos o possível para estruturar a marca na melhor caminhada, trazendo investimento e grandes cantores da MPB para participarem”, afirma Rodrigo Tavares, sócio fundador da Mango.
Considerado por muitos como um dos maiores intérpretes brasileiros, Marcos Sacramento tem 21 discos lançados e 40 anos de carreira. Já dividiu o palco com artistas como Luiz Melodia, Hamilton de Holanda, Hermínio Bello de Carvalho, Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Diogo Nogueira, entre outros. O canto de Sacramento o levou a se apresentar em importantes palcos e festivais no Brasil, além de ter atuado em Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Noruega, EUA, Bélgica, Inglaterra, Argentina e Gabão. Recentemente lançou o disco “Arco”, pela Biscoito Fino, considerado um dos dez melhores discos do ano pelo jornalista Mauro Ferreira. Agora, prepara essa edição única de aniversário, com convidados especiais, para incluir mais um evento inesquecível na história do samba do Rio de Janeiro.
No dia 20 de junho, em uma ocasião inesquecível, Tatiane Berlitz, que é a CEO da EP Produções e a organizadora do Prêmio Tesoura de Ouro Oficial, que anualmente concede prêmios em diversos estados do Brasil e também tem edições internacionais no Uruguai, Chile, Dubai e na Europa, em parceria com Gracielle Gatto, que é a CEO da Hair School, conduziu a Segunda Edição do Prêmio na França após um curso de penteados oferecido por Gracielle Gatto.
Com 36 anos de tradição, o Prêmio Tesoura de Ouro Oficial apresentou nesta edição internacional, denominada ‘Prix Des Ciseaux D’or Paris’. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em um luxuoso cruzeiro pelo Rio Sena, onde os homenageados puderam desfrutar de um jantar com a Torre Eiffel ao fundo, prestando homenagem a renomados profissionais da beleza, oriundos de países como Brasil, França, Suíça, Portugal e Espanha.
Alef Farias – Crédito da Foto: Divulgação
O propósito central do evento é reconhecer e valorizar profissionais do setor de beleza e de outras áreas, destacando seu trabalho e dedicação ao longo do ano.
Entre os seletos profissionais que foram laureados com a premiação internacional podemos destacar Alef Farias, de 31 anos, empresário e Hair Stylist especialista em progressiva sem formol, da cidade de Itapetininga, no interior do estado de São Paulo, a aproximadamente 170 km da capital, sendo o único profissional de sua cidade a receber um prêmio em Paris.
Vale ressaltar que recentemente Alef que é considerado um grande especialista em mechas e alisamentos, lançou uma linha de cosméticos pensando na saúde do cabelo das mulheres, os quais levam o nome de ‘A F Profissional’ e em pouco tempo os produtos passaram a ganhar destaque entre os profissionais da área no Brasil e também no exterior, sendo este um dos principais motivos que o levou a ser indicado a receber a premiação na França na cidade de Paris.
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Alef Farias – Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Mas engana-se quem pensa que este foi o primeiro reconhecimento do talentoso profissional, junto a este prêmio Alef soma outros sete troféus, todos eles dedicado aos seus trabalhos da área da beleza, o que também já rendeu destaque na capa da consagrada revista CARAS.
Outro grande destaque de Alef Farias é que o profissional possui um projeto social onde presenteia com um dia de beleza para mulheres que atuam com reciclagem de material descartados na rua, e entre elas já tirou algumas pessoas que estavam largadas na rua levando-as para clínicas de recuperação.
Tamanha magnitude destas ações sociais as quais sempre comovem a todos, já lhe renderam convites para participações em programas de televisão como no SBT, Record e até um comercial na Rede Globo.
Para acompanhar mais sobre os trabalhos e as ações sociais do Hair Stylist, assim como saber sobre sua linha de produtos ‘A F Profissional’ , basta segui-lo no Instagram @alef.farias
Festas como Carnaval, São João e modalidades diversas de esportes conectam as marcas e reforçam o lema da diversão com a emoção
Com a crescente popularização das casas de apostas no Brasil, o futebol segue sendo o principal campo de atuação dessas empresas. No entanto, o investimento das chamadas “bets” vem ultrapassando os gramados para abraçar também a cultura, o entretenimento e outras modalidades esportivas, promovendo experiências únicas para o público. Um exemplo desse movimento é o grupo Ana Gaming, que vem ampliando sua presença em eventos tradicionais e esportes alternativos por meio de suas marcas 7K e Cassino.
A 7K se destacou nos últimos anos ao apostar em grandes celebrações da cultura popular brasileira. A empresa patrocinou algumas das principais festas de Carnaval do país e estará presente também no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, além de outros eventos de festa junina do Brasil. A marca promove ativações que unem música, dança e a adrenalina das apostas online. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da 7K em valorizar tradições culturais e proporcionar entretenimento além do universo digital”, conta Talita Lacerda, Diretora Executiva de Operações do Grupo Ana Gaming.
Já a Cassino aposta em esportes alternativos que ganham cada vez mais espaço entre os brasileiros. A marca tem investido no X1 Brazil, modalidade de futebol que une habilidade e espetáculo contendo um jogador, um goleiro e o técnico, no Fut7, famoso futebol society e no Beach Soccer, esportes que carregam o DNA de emoção e conexão com as comunidades locais.
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“Mais do que patrocinadores, queremos ser parte da experiência do público. Diversão é, acima de tudo, sobre emoção e envolvimento. E é justamente isso que buscamos ao apoiar eventos culturais e esportivos: somar nossa energia à vibração do povo brasileiro”, explica Talita.
O movimento também reflete uma tendência do mercado global, onde as casas de apostas estão cada vez mais atentas à importância de criar conexões genuínas com seus públicos, além de investirem em marketing e publicidade, indo além da exposição de marca para atuar como parceiros no fomento ao esporte e à cultura. No ano passado, as casas de apostas investiram cerca de R$2,3 bilhões em publicidade, de acordo com a consultoria Kantar IBOPE Media.
“Ao investir em eventos culturais e em modalidades esportivas que estão crescendo, o grupo Ana Gaming reforça seu posicionamento como uma empresa inovadora, próxima das tradições brasileiras e comprometida com a pluralidade do entretenimento nacional”, conclui a executiva.