Connect with us

Diversidade

Pablo Jamilk lança livro polêmico sobre Linguagem Neutra de Gênero

Published

on

O Doutor em letras Pablo Jamilk, lançou oficialmente seu livro “Linguagem Neutra de Gênero – Um Debate Necessário”, que traz um extenso estudo sobre a linguagem neutra, embasado na teoria linguística e em estudos pessoais relativos à cognição e à neurociência.

Palco de grandes discussões, a linguagem neutra de gênero vem sendo debatida por escolas, políticos, pessoas conservadoras, ativistas das causas LGBTQIA+, professores e linguistas.

Através da rápida expansão da comunicação na Internet, surgem diversos questionamentos que rapidamente são lidos e compartilhados por milhares de pessoas. Dentre essas questões, estão as de que a língua portuguesa seria machista e sexista. Mas será que esse grupo de pessoas que querem instituir uma nova forma de linguagem possuem fundamento teórico para tais afirmações?

No livro, o professor debate essas e demais questões acerca do tema, e comenta como funciona o processo para fazer alterações nas regras da língua portuguesa, e quanto tempo eles levam para serem aprovados. Afinal, segundo o autor, é possível discutir qualquer tipo de variação linguística; mas variação não é normatização, tampouco padronização. É muito grave supor que uma forma de neutralização deva ser vista como normativa (a ser ensinada no currículo escolar), uma vez que já existe uma modalidade de uso da própria língua portuguesa que se apresenta como neutra de gênero sem precisar recorrer ao uso de X, @ ou qualquer outro artifício.

Advertisement

O professor comenta que não quer colocar mais lenha na fogueira, muito menos reforçar discursos de ódio contra as minorias, mas sim, trazer informação clara e real sobre a forma como a língua funciona, para que seus falantes não tenham mais dúvidas sobre a temática da linguagem neutra.

 

Sobre Pablo Jamilk

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.

Advertisement

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras.

Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.

Com números impressionantes, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 390 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdos diversos da língua portuguesa, para seus mais de 425 mil seguidores.

 

Advertisement

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial

Site: https://www.pablojamilk.com.br/

Advertisement

Diversidade

“Discomunal”: dupla lança projeto para valorizar a música brasileira e seus bastidores

Published

on

By

O ano de 2025 começa animado para Caio Andrade e Mila Ramos, que criaram e desenvolveram o  projeto multiplataformas Discomunal. O projeto tem o objetivo de valorizar a riqueza da música nacional e revisitar a sua história. Fincará os pés no presente, olhará para o futuro e não perderá o passado de vista.

O projeto terá como carro abre-alas um podcast/videocast. Com apresentação de Caio Andrade e direção de Mila Ramos, o programa irá trazer, em programação quinzenal, um bate-papo com quem faz e fez a cena musical acontecer no país. Além dos músicos, serão convidados produtores, técnicos, jornalistas e todos aqueles profissionais do backstage que nem sempre seguram o microfone.

“Sinto que o Discomunal vai ser um desafio maior, um sonho, um objetivo, e com ele a oportunidade de trabalhar com a música brasileira da nossa maneira, valorizando diversos profissionais que fazem essa música acontecer e ser tão maravilhosa”, frisou Caio.

Em um bate-papo descontraído os convidados falarão sobre carreira, panorama da sua área de atuação e participarão de divertidos quizzes, que irão colaborar para os futuros cortes do canal e serão utilizados nas redes sociais do projeto.

Advertisement

“Quando mais jovem, eu sempre ficava curiosa com os nomes que apareciam na ficha técnica dos encartes de CDs e LPs. Quem eram aquelas pessoas? O que elas faziam? Esse interesse por conhecer as vozes e histórias por trás da música foi algo que me acompanhou até hoje e é uma das inspirações para esse projeto. O Discomunal é  sobre abraçar histórias. Não queremos apenas conversar com os artistas que estão nos palcos, mas também destacar os profissionais que, nos bastidores, fazem a música acontecer”, comentou Mila.

Esse diferencial do Discomunal tem como base a experiência acumulada pela dupla no Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), considerado o maior acervo online da música nacional.

O Discomunal vai ao ar quinzenalmente sempre às segundas feiras 10h, no YouTube e nas principais plataformas de streaming; além de novidades e conteúdos exclusivos no Instagram, TikTok e Facebook.

QUEM FAZ?

Caio cresceu em Bonsucesso e frequentou muitas rodas de samba e serestas no Largo do Machado, o que despertou uma paixão descomunal pela música nacional. De rodas de samba, por sinal, o rapaz gostou tanto que virou percussionista do Samba dos Amigos, em Olaria. Em 2020 começou a trabalhar no IMMuB, onde conheceu Mila. Já Mila é uma apaixonada por rádio, desde criança, fez faculdade de desenho industrial e entrou na área musical como produtora de um grupo.  Atua como produtora artística e estrategista de mídias digitais para artistas e empresa do setor musical.

Advertisement

SERVIÇO:

PROJETO

Host: Caio Andrade

Pesquisa: Caio Andrade

Roteiro: Mila Ramos

Advertisement

Direção Geral: Mila Ramos

Identidade Visual: Larissa Brandão

Motion Graphics: Biga Diniz

Assessoria de Imprensa: Verena Seelaender

Edição: Mila Ramos

Advertisement

Produção e Marketing: Luciana Nascentes

Idealização: Caio Andrade e Mila Ramos

Gravação: Estúdio Cards Realm

MÍDIAS DIGITAIS

Conteúdo: Isabella Ribeiro

Advertisement

Fotografia: Gustavo Fontes

Filmagem: Bruno Cavalcante

Roteiro: Mariana Balbino/Álvaro Oliveira

Coordenação de Conteúdo: Mila Ramos e Caio Andrade

Projeto Gráfico: Larissa Brandão

Advertisement

Continue Reading

Diversidade

“Camarim Drag Show” estreia neste sábado (11) em São Paulo

Published

on

Após anos afastadas dos palcos por conta da pandemia, três icônicas drag queens se reencontram no camarim de um teatro. 

Morgana Paixão @jadeodara, Cassandra Fortuna @tchakadragqueen e Frida Fhalo @reginadragqueen, estrelas de outrora, enfrentam agora o desafio do etarismo no mundo drag queen, onde os holofotes parecem brilhar só para as mais novas.

Entre maquiagens espalhadas e figurinos deslumbrantes, elas compartilham suas histórias hilárias e inusitadas, relembrando os momentos gloriosos de seus tempos áureos. No meio de risadas, desabafos e muito glitter vencido, revisitam os casos mais absurdos de suas carreiras, desde fiascos monumentais até triunfos inesperados.

Com uma boa dose de humor e uma pitada de emoção, as três drags vão se preparando para a grande volta ao palco, mostrando que a idade pode trazer ainda mais brilho e autenticidade.

Advertisement

Entre confusões e revelações, “Camarim” promete arrancar gargalhadas e celebrar a resiliência dessas verdadeiras rainhas que, mesmo longe dos holofotes por um tempo, nunca perderam o brilho e o talento que as tornaram inesquecíveis. Será que elas estão prontas para a grande volta?

Uma coisa é certa: o palco nunca mais será o mesmo!


Elenco:
TchaKa Drag Queen , Regina Schazzitt e Jade Odara.

Direção:
Carla Pagani (16 anos na comédia “Trair E Coçar É Só Começar”)

Produção Artística: Coxia das Artes.
Autor: Chico Tomaz.

Advertisement

Assistentes de Produção: Paolo Oliveira e Francisco Silva.

Local:
Teatro Maria Della Costa
Rua Paim, 72
Bela Vista
São Paulo
Brasil

Ingresso com descontão, segue link:
https://www.sampaingressos.com.br/camarim+drag+show+teatro+maria+della+costa?–

Continue Reading

Diversidade

São Domingos recebe exposição de fotografias sobre terreiros de Niterói

Published

on

By

O Estúdio Casarão, reduto de cultura em São Domingos (bairro tradicional de Niterói), recebe a exposição de fotografias “Candomblé das Águas Escondidas”, do fotógrafo Breno Platais. A mostra retrata a essência do Candomblé.

O projeto reúne registros visuais com técnicas contemporâneas de fotografia, dedicando-se a documentar festividades e encontros religiosos passados e futuros em terreiros localizados na cidade de Niterói.

“Um dos aspectos mais inovadores deste projeto é o uso de técnicas de iluminação com flashes, tradicionalmente aplicadas em eventos como casamentos e fotografia de moda. Com isso a exposição busca não apenas apresentar o Candomblé de forma mais profunda e pessoal, mas também capturar a energia e a emoção de suas cerimônias, revelando a beleza intrínseca dessa rica tradição cultural”, comentou Breno.

A curadoria da mostra fotográfica é de Paulo Batelli que chamou atenção para a sensibilidade do artista. “Breno, através de sua lente fotográfica e com o auxílio da tecnologia digital, constrói uma narrativa sensível que desvela essa magia. Esta é a forma do autor expressar seu respeito e devoção à Cultura Africana”, comentou Batelli.

Advertisement

O Estúdio Casarão fica na Rua General Osório, 19 no bairro de São Domingos. A exposição pode ser conferida de 22/12/2024 a 22/01/2025, de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. A mostra é realizada com recursos do edital Fomentão 2023 e da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados