Connect with us

Geral

“Os games deixaram de ser uma brincadeira” diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

Published

on

É inegável a força que o eSports alcançou nos últimos anos. Em um mundo digital, onde “tudo” é possível, a disseminação rápida alcançou proporções inesperadas, porem trouxe alguns problemas para quem não se preveniu juridicamente.

Quer saber um pouco mais sobre eSports e como o Direito trata do tema? Para analisar essa relação, a EGOBrazil convidou o Dr Diego Rodriguez Gonçales para debater o assunto.

Com apenas 29 anos, ele é proprietário de um escritório de advocacia em São Paulo, responsável por mais de 200 empresas, atuando também para mais de 50 artistas e streamers.

Diego Rodriguez Gonçales é advogado especialista em Direito Empresarial e digital, e portanto quando o assunto é eSports sabe lidar muito bem, pois além dos estudos teóricos, ele atua diariamente na pratica, acompanhando diversos canais de perto, como por exemplo Seven TV, que em poucos meses atingiu a marca de mais de 1 milhão de seguidores, um dos canais que o advogado faz toda a gestão com seu escritório.

Advertisement

 

"Os games deixaram de ser uma brincadeira" diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

“Os games deixaram de ser uma brincadeira” diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

 

Seu diferencial? Unir o conhecimento jurídico as necessidades de seus clientes atuais, o que ele chama de advocacia moderna, acompanhando a digitalização das relações interpessoais com uma perspectiva visionária do espaço que a internet vem tomando na vida das pessoas, e deixando de lado aquele antigo modelo de profissional restrito as leis para dar lugar a um profissional que através da lei potencialize a atividade dos seus clientes.

Inclusive, atualmente discute-se juridicamente se os games são considerados esportes ou não. Isto ocorre porque os esportes eletrônicos não estão expressamente previstos na Lei.

No entanto, a maioria adota posição favorável aos eSports, assim como o Dr. Diego, já que desnecessária uma previsão específica para a modalidade, visto que ela está equiparada pela lei Pelé.

Advertisement

 

"Os games deixaram de ser uma brincadeira" diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

“Os games deixaram de ser uma brincadeira” diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

 

Os eSports obedecem a regras de prática desportiva das empresas que gerenciam as competições e buscam um objetivo bem determinado, qual seja, obter mais pontos que as demais equipes, integrando diversos países, cabendo no conceito de desporto de rendimento.

Essa discussão ganha relevância pois a Lei Pelé prevê algumas vantagens para os atletas protegidos, como uma forma especial de contrato de trabalho e o direito de arena, o qual não se confunde com a totalidade dos direitos de imagem, trazendo novidades para os aspectos jurídicos dos eSports.

Porém essa atividade ainda tem muito a evoluir. Não há sindicato de atletas de esportes eletrônicos, a atividade e as relações de stream ainda não foram regulamentadas, o que por muitas vezes os torna vulneráveis e desprotegidos de seus direitos ou implicando um decréscimo em suas remunerações.

Advertisement

 

"Os games deixaram de ser uma brincadeira" diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

“Os games deixaram de ser uma brincadeira” diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

 

Para analisar alguns dos principais assuntos, Dr Diego Rodriguez Gonçales responde algumas das principais dúvidas:

Existe alguma legislação especifica para games?
Não, por ser um fenômeno recente, ainda não foi criada uma legislação especifica para os eSports, sendo, em tese, regulado por códigos já existentes, notadamente o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor, a Consolidação das Leis do Trabalho e a Lei nº 9.615/98, popularmente conhecida como Lei Pelé.

Quero contratar um influenciador /artista para divulgar meu game ou minha marca, como faço? O que devo fazer juridicamente?
Voce deve entrar em contato com agencias ou intermediadores que tenha acesso a determinadas pessoas do interesse, combinar a forma de contratação e o principal confeccionar um contrato onde conste todo o combinado, aplicando toda a legislação nacional.

Advertisement

Preciso me adequar à Lei Geral de Proteção de Dados?
Sim, você deve se adequar a LGPD, pois essa lei é aplicada a toda e qualquer empresa que lide dados pessoais de terceiros. Trabalhar com e-Sports e não se adequar a Lei Geral de Proteção de dados, pode te gerar diversos problemas, inclusive financeiros através de multas milionárias.

O que precisa para um time de eSports atrair patrocínio?
Para atrair patrocínio o time deve conter a principio um projeto a médio/longo prazo respeitando toda a legislação vigente e também ter grandes números / conquistas no cenário particular de cada jogo ou plataforma de Stream.

Como as pessoas que trabalham com eSports ganham dinheiro?
As pessoas que trabalham com eSports podem ganhar dinheiro de diversas formas, como trabalhando em grandes desenvolvedoras de jogos, assinando contratos de live stream com plataformas reconhecidas, jogando em grandes times como proplayers entre outros modos.

Proplayer e reputação na internet, preciso seguir alguma regra?
Precisam seguir todas as regras do ordenamento jurídico, sempre tendo um corpo jurídico para te auxiliar em todos os aspectos, tanto preventivo, quanto contencioso.

Preciso registrar a marca do meu time?
Sim, conforme legislação vigente, para você obter a propriedade exclusiva de determinada marca/nome é necessário o registro da marca nos órgãos necessários e competentes.

Advertisement

Como registrar a minha marca artística ou da minha organização?
Voce deve contratar um corpo jurídico para dar entrada no processo administrativo, o qual fará o registro da melhor forma possível e inclusive acompanhará o mesmo até o seu registro final, não correndo o risco de perder algum prazo e respeitar todas as normas e exigências legais.

 

"Os games deixaram de ser uma brincadeira" diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

“Os games deixaram de ser uma brincadeira” diz especialista Dr.Diego Rodriguez Gonçales

 

Jogadores tóxicos, violentos e racistas, como identificar se a Publisher não faz nada?
Você deve procurar um corpo jurídico, para acionar a Publisher através de uma notificação e caso a mesma não resolva, acionar a justiça para quebrar todos os protocolos de sigilo e adotar determinadas ações necessárias.

Como faço para fechar contrato com plataforma de stream?
Você deve entrar em contato com um agenciador para que o mesmo faça uma entrevista prévia, verifique os seus números nas redes sociais e faça a negociação junto a plataforma de stream.

Advertisement

Como saber se o advogado que eu estou contratando é especialista em eSports/games?
Para saber se o advogado é especialista em eSports ou games, voce deve perguntar para o mesmo quais são os seus clientes, quais são as causas ganhas e o que já contribuiu no cenário dos games.

Como exposto, o tema é bastante novo, o que implica a existência de considerável grau de insegurança jurídica, isto é, ainda existem pontos relacionados aos aspectos jurídicos dos eSports que não possuem uma definição clara de como serão regulamentados pelo direito brasileiro.

Assim, evidente que a assessoria jurídica, pode contribuir para evitar problemas jurídicos para artistas, as equipes, atletas e empresas que organizam os jogos.

Fotos: Acervo Pessoal (em Dubai)

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Geral

Conheça Bruna Virgolino, Especialista Que Ajuda Empresas A Lucrarem Com As Redes Sociais

Com atuação estratégica e foco em resultados, social media do Pará ganha destaque ao transformar perfis em negócios lucrativos Atrás de cada perfil de sucesso nas redes sociais, existe estratégia, análise de comportamento, planejamento e muito estudo. O que muita gente ainda enxerga como “só postar conteúdo” se tornou uma profissão altamente valorizada — e que vem mudando o rumo de muitas empresas no Brasil. Um dos nomes que tem chamado atenção nessa área é o da Bruna Virgolino, social media, bacharel em Direito e fundadora da agência BVMídia, em Belém do Pará. Aos 38 anos, Bruna atua há seis […]

Published

on

Com atuação estratégica e foco em resultados, social media do Pará ganha destaque ao transformar perfis em negócios lucrativos

Atrás de cada perfil de sucesso nas redes sociais, existe estratégia, análise de comportamento, planejamento e muito estudo. O que muita gente ainda enxerga como “só postar conteúdo” se tornou uma profissão altamente valorizada — e que vem mudando o rumo de muitas empresas no Brasil.

Um dos nomes que tem chamado atenção nessa área é o da Bruna Virgolino, social media, bacharel em Direito e fundadora da agência BVMídia, em Belém do Pará. Aos 38 anos, Bruna atua há seis anos com gestão de redes sociais e hoje é responsável por ajudar empresários e profissionais liberais a lucrar de forma real com o digital.

“Trabalhar com redes sociais vai muito além de estética. Eu preciso entender o negócio do cliente, seu público e os objetivos de faturamento. Só assim a estratégia funciona de verdade”, explica Bruna.

Ela desenvolve e executa a gestão de perfis empresariais e também de contas pessoais que buscam autoridade e posicionamento digital. Segundo a especialista, muitos empresários ainda enxergam a internet como uma vitrine, quando, na verdade, ela é um canal direto de geração de receita.

“O que eu faço é transformar perfis em canais de conversão. A gente mostra que não é preciso só aparecer — é preciso aparecer da maneira certa”, comenta.

Advertisement

Além do trabalho com empresas, Bruna também forma novos profissionais para o mercado, atuando como mentora de iniciantes que desejam se tornar social media. “Tem muita gente com talento e vontade, mas que não sabe como entrar ou como cobrar. Eu ensino o caminho para se tornar um profissional respeitado e bem pago”, diz.

Atualmente, ela cursa uma atualização em Marketing Digital na Universidade de Coimbra, em Portugal. Para ela, a atualização constante é essencial para quem trabalha com o digital. “Tudo muda muito rápido: algoritmo, comportamento do consumidor, ferramentas. Quem para de estudar, fica ultrapassado em pouco tempo”, reforça.

A agência BVMídia é especializada em Instagram, Facebook, TikTok e Google Ads, plataformas que, segundo Bruna, ainda têm muito potencial de crescimento quando bem exploradas. A proposta da empresa é clara: escalar os lucros dos clientes com estratégia e presença digital inteligente.

“Não existe milagre. Existe método. Quando você combina estratégia com constância e posicionamento, o resultado aparece”, afirma a especialista.

Saiba mais informações acessando:

https://www.instagram.com/bru.virgolino?igsh=c2FlZHdidTRidGtq

Advertisement
Continue Reading

Geral

Denise Gonçalo realiza edição exclusiva do Dubai Connect Business em Goiânia

Após rodar os Emirados Árabes com experiências que unem negócios, cultura e estratégia de marca, a especialista em turismo de experiência e networking internacional Denise Gonçalo chega a Goiânia com uma edição inédita do Dubai Connect Business. O encontro será realizado no dia 22 de julho, na elegante Quattrocento Forneria, e promete reunir cerca de […]

Published

on

Após rodar os Emirados Árabes com experiências que unem negócios, cultura e estratégia de marca, a especialista em turismo de experiência e networking internacional Denise Gonçalo chega a Goiânia com uma edição inédita do Dubai Connect Business. O encontro será realizado no dia 22 de julho, na elegante Quattrocento Forneria, e promete reunir cerca de 60 empresários de diversos segmentos em uma imersão de conteúdo, conexões e visão de futuro.

A goiana radicada em Dubai há seis anos, e fundadora do Dubai Connect Group, traz para sua cidade natal um evento que mistura o melhor do mundo árabe com estratégias reais de posicionamento global. O objetivo é claro: apresentar aos empresários locais caminhos práticos para internacionalizar suas marcas e desenvolver networking qualificado.

Com o toque característico de Denise, o evento vai além do conteúdo técnico e proporciona uma experiência sensorial inspirada em Dubai, com elementos da cultura árabe, gastronomia, ambientação e convidados especiais que compartilham vivências de impacto no universo dos negócios e da comunicação.

Não é sobre vender em Dubai; é sobre aprender a se comunicar de forma estratégica, criar valor e se posicionar em mercados exigentes com autenticidade. Essa é a chave para marcas realmente globais”, afirma Denise.

Advertisement

Vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pela plataforma oficial.

Serviço

Dubai Connect Business – Edição Goiânia

📍 Quattrocento Forneria – Av. Portugal, 1148 – 40º andar, Goiânia-GO

📅 22 de julho de 2025

Advertisement

🕐 Das 18h30 às 22h30

🎟 Evento pago. Vagas limitadas (60 participantes)

🔗 Inscrições: https://dubaiconnect.com.br/pagina-de-links/

Denise Gonçalo

Especialista em turismo de experiência em Dubai

Advertisement

Instagram: @eudenisegoncalo

Sobre o Dubai Connect Group:

O Dubai Connect Group é uma organização dedicada a criar experiências inovadoras e oportunidades de negócios em Dubai e no mundo. Com foco em eventos empresariais, turismo de luxo e conexões internacionais, o grupo é liderado por Denise Gonçalo, uma referência no mercado de experiências e posicionamento estratégico de marcas.

Advertisement
Continue Reading

Geral

Pezinho lança projeto autoral e celebra legado como um dos maiores nomes do samba e pagode

Responsável por composições que marcaram gerações, como “Tá Vendo Aquela Lua”, “Abandonado”, “Buquê de Flores” e “Cuidado Cupido”, Pezinho – nome artístico de Alex Theodoro Ferreira – inicia um novo capítulo em sua trajetória no samba e pagode com o lançamento do projeto Pagode do Pezinho. A estreia está marcada para o dia 23 de […]

Published

on

Responsável por composições que marcaram gerações, como “Tá Vendo Aquela Lua”, “Abandonado”, “Buquê de Flores” e “Cuidado Cupido”, Pezinho – nome artístico de Alex Theodoro Ferreira – inicia um novo capítulo em sua trajetória no samba e pagode com o lançamento do projeto Pagode do Pezinho. A estreia está marcada para o dia 23 de julho, no Bar Templo, em São Paulo.

Mais do que um show, o Pagode do Pezinho é uma label musical que tem como proposta reunir artistas convidados interpretando músicas de sucesso e inéditas compostas por Pezinho, com arranjos originais e ousados, produzidos pelo próprio artista. O projeto não se prende ao formato comercial e aposta na autenticidade, musicalidade apurada e respeito às raízes do samba.

Com mais de três décadas de dedicação à música, Pezinho começou ainda criança, inspirado pelo pai – compositor de samba-enredo – e pelos discos de Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e Zeca Pagodinho. De lá para cá, se destacou como produtor musical e compositor de grandes nomes do gênero, como Exaltasamba, Thiaguinho, Péricles, Pixote, Turma do Pagode, Belo, Arlindo Cruz, entre outros.

Entre suas principais produções musicais estão “Pagode do Exalta”, o aclamado “Ousadia e Alegria” (Thiaguinho), “Tudo Novo” (Belo), e DVDs de Pixote, Turma do Pagode e Samba Livre. Seu trabalho como compositor também lhe rendeu reconhecimento internacional: foi um dos responsáveis pelo Grammy Latino conquistado pelo Exaltasamba.

Advertisement

Autodidata, Pezinho se formou na prática ao lado de mestres como Reinaldo, Arlindo Cruz, Délcio Luiz, Exaltasamba e Grupo Sensação, e hoje leva adiante um novo compromisso: formar, mentorar e dar visibilidade a novos compositores e artistas independentes, conectando a nova geração às raízes e à excelência do samba.

Com o Pagode do Pezinho, o artista dá voz às próprias canções, afirmando sua identidade como cantor, compositor, produtor e agora intérprete. Uma nova fase para quem já fez história — e promete continuar escrevendo novas páginas no samba brasileiro.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados