Jose Antonio Bittencourt é empresário, investidor anjo, estruturador do primeiro fundo de investimento que investe em ativos de conservação da biodiversidade / floresta / nativa.
Jose Antonio associou-se com o Bilionário mineiro Henrigue Vorcaro e adquiriram uma área de 150 mil hectares na Amazônia. Área 100% mata nativa conservada.
Contrataram uma faculdade renomada no Brasil para fazer o inventário florestal e da biodiversidade. Este inventário vai quantificar quanto tem de carbono estocado (UEC) naquele ecossistema.
A legislação brasileira com o advento da Lei da CPR Verde permite quantificar o serviço de conservação da biodiversidade / floresta, desde que o inventário tenha certificação por auditoria de primeira linha independente.
Advertisement
Jose Antonio Bittencourt e o Grupo de Henrique Vorcaro contrataram a KPMG para fazer a certificação deste inventário.
A KPMG fará o monitoramento por satélite da área para evitar queimadas e invasões.
Jose Antonio Bittencourt – Foto: Acervo Pessoal / Divulgação
O grupo também está fazendo um Censo na região para mapear os ribeirinhos. Queremos que está área seja um exemplo de conservação. Vamos mapear a comunidade incentivando e investindo para que obtenham renda proveniente de trabalho sustentável e de conservação da floresta.
Os créditos de conservação da biodiversidade / floresta que serão certificados iram para uma plataforma com 3 ISO de qualidade e homologação Febraban. Com isto terá rastreabilidade, governança e segregação. Todo o processo é auditado. Desta forma teremos acesso a capital do exterior.
O mercado global irá investir mais de 100 bilhões de dólares nos próximos 10 anos neste seguimento. O mercado de capitais é o veículo apropriado para investir e estimular a conservação da biodiversidade / floresta afirma José Antônio Bittencourt.
Não foi divulgado o valor do investimento. Mas estima-se que o Grupo ira investir mais de 100 milhões de reais neste projeto. Iniciativa desta natureza vão ajudar a diminuir o aquecimento do planeta.
Advertisement
Jose Antonio Bittencourt – Foto: Acervo Pessoal / Divulgação