Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

Não adianta fazer muito se está fazendo errado

Published

on

Durante mais de 20 anos da minha vida profissional trabalhei com ensino. Desde assistente de professor em uma pequena escola de São Caetano do Sul até os maiores cargos nas maiores empresas de educação do mundo.

A educação transforma e gera impacto direto na sociedade.

Desde 2017 quando decidi fazer uma transição de carreira, identifico que muitas empresas ainda sofrem com o despreparo de alguns colaboradores e ainda pior, líderes.

Temos uma cultura que é muito louvável, porém perigosa que valoriza em excesso a vitória apenas pelo esforço. Deixando de lado o preparo e a educação.

Advertisement

Sou um fanático pelo estudo e preparo. Acredito fielmente que os mais preparados terão vantagens diversas na busca por uma recolocação e resultados. É claro que também valorizo e tenho muita consciência da importância da disciplina e dedicação.

 

Entretanto vejo diariamente pessoas despreparadas vendendo uma falsa imagem que apenas com a motivação e o “fazer” você conseguirá ter resultado.

Entenda que é muito simples… “Não há nada pior que uma pessoa despreparada desmotivada.”

Uma pessoa despreparada e motivada irá “atirar” para todos os lados sempre com a expectativa que irá conseguir.

Advertisement

Nosso modelo educacional não prepara jovens e adultos para o empreendedorismo. FATO. E muitos se aproveitam dessa falta de educação escolar para vender uma falsa ideia de que tudo é muito fácil… basta querer!

Se é tão fácil assim, basta querer… Por que temos uma taxa acima dos 90% de falência das empresas no Brasil até o segundo ano?

Há muitas respostas possíveis, mas com certeza uma delas é que o empresário brasileiro tem muita vontade, mas pouco conhecimento.

Você ser um bom cozinheiro não garante que será um bom dono de alimentação.

Você ser um bom professor não garante que será um bom empresário da educação.

Advertisement

Você ser um bom advogado não garante que será um bom dono de escritório de advocacia…

 

Preciso continuar?

 

E quero aproveitar este momento para dizer que se você é um bom vendedor não garante que será um bom gerente comercial.

Advertisement

Eu gostaria muito que você entendesse e aplicasse o seguinte…

 

“O que você sabe te trouxe até aqui. Para novas etapas é necessário uma série de novos conhecimentos e habilidades que você terá que aprender e aplicar.”

 

Seja você um cozinheiro com o sonho de abrir um restaurante ou um vendedor que está concorrendo para uma vaga de gerente… Ambos terão que aprender muito e dedicar tempo para aplicar estes novos conhecimentos em suas novas funções.

Advertisement

 

Por isso a educação é tão importante.

 

A ideia deste pequeno bate papo é que você faça uma reflexão sobre a qualidade da educação que você busca para seu desenvolvimento.

 

Advertisement

Busque sempre mais e melhor… sempre e sempre.

 

Nos vemos mês que vem.

 

Abraços,

Advertisement

 

Rodrigo

@rodrigobucollo

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile