Saúde e Beleza

Marketing Digital para Médicos: publicação traz guia para profissionais da saúde Livro é escrito pelos professores Roberto Ferreres e Hiram Baroli.

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Nessa semana ocorreu o encontro “Fronteiras do Pensamento” no Itaú Cultural, onde reuniram-se médicos e profissionais da saúde para debater os desafios e as boas práticas da comunicação e Marketing no setor de saúde com professores e especialistas. Na ocasião foi lançado oficialmente o livro “Marketing Essencial para Médicos”, escrito pelos professores Roberto Ferreres e Hiram Baroli.

O consumo intenso das redes sociais e das ferramentas de busca modificaram e potencializaram radicalmente o modo de profissionais e instituições particulares e públicas de saúde se comunicarem. A maioria dos pacientes utilizam a internet para coletar informações antes da consulta médica, diagnósticos, medicações e tratamentos. A internet já se tornou a maior fonte para pesquisa de sintomas de saúde e profissionais, o que influencia a escolha de serviços médicos e instituições. A própria OMS (Organização Mundial de Saúde) incentiva um movimento para promover informações confiáveis de profissionais da saúde para reduzir a desinformação, como por exemplo o combate contra notícias falsas em meio a pandemia.

A propagação das informações e conteúdos de saúde no território das redes sociais e em todo ambiente digital é um fenômeno típico da atualidade e força os profissionais da saúde a expor-se cada vez mais e dialogarem melhor com a comunidade. Isso cria a necessidade, para médicos e instituições mais tradicionais, de promover, criar e potencializar sua presença digital com uma comunicação eficiente no meio da saúde, contemplando diversos contextos virtuais e presenciais, desde a população mais velha, mais habituada com a comunicação boca a boca, às gerações mais jovens, familiarizadas com as inovações tecnológicas da nova mídia. Isso, em plataformas de interações, seguindo e respeitando os princípios da ética médica e a guarda da confidencialidade das informações do paciente protegidas pela LGPD.

Prof. Hiram Baroli e Dra. Gilmara Yamaguchi

“As normas têm que ser seguidas no marketing na área da saúde, existem setores responsáveis pela regulamentação da comunicação no setor, garantindo o respeito aos direitos do paciente e da sociedade como um todo”, afirmou o professor Hiram Baroli.

Guia para profissionais da saúde

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Os estudos e as pesquisas dos autores indicam que é necessário um plano de Marketing Pessoal para profissionais autônomos de saúde, e um plano de Marketing empresarial bem estruturado para instituições. Na visão de um dos autores, existem pontos essenciais para iniciar o trabalho de Marketing na internet para profissionais que estão começando agora.

Prof. Roberto Ferreres

“É preciso ter foco no conteúdo e informações com alta relevância para os pacientes e a sociedade nas principais redes sociais como Facebook e Instagram, criar um perfil do Google Negócio e criar vídeos para o Youtube, ter um site bem estruturado com CRM e criar estratégias de inbound marketing com mídias pagas, não podendo esquecer de treinar sua equipe para converter em canais de atendimento como telefone, e-mail, WhatsApp e mensagens vindas das redes sociais”, afirmou o professor Roberto Ferreres.

As principais estratégias atuais de Marketing que aumentam o faturamento são as de mídias pagas, tanto de busca quanto as redes sociais com sistemas de automações entre o setor de marketing e o de vendas com ferramentas de CRM. Com o investimento nessas campanhas, os profissionais e instituições recebem contato de seus pacientes por seus canais e convertem em novos pacientes.

“Após essa implantação estruturada e validada por profissionais das áreas de Marketing e vendas, chega a hora de investir mais recursos. O ecossistema de marketing ganha maturidade, podendo assim aumentar a escala de recursos e o retorno do investimento para o crescimento do negócio com ferramentas e profissionais qualificados de Marketing. Não menos importante é a fidelização dos pacientes com uma boa qualidade na experiência da jornada do paciente, tanto no atendimento médico e assistência à saúde quanto nos desfechos dos problemas de saúde”, concluiu Ferreres.

Fotos: Divulgação/Talentmix Comunicação

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