Apesar de ser considerada uma lunação libriana, ela ainda está no signo de Virgem, e nos convida a ter pé no chão e muita objetividade na hora de colocar os nossos objetivos para fora do papel
A Lua Nova começa ainda no signo de Virgem, mas no dia seguinte chega em Libra. Toda Lua Nova é uma lua de inícios e novas possibilidades. É a Lua perfeita para plantarmos novas sementes daquilo que desejamos para nossas vidas.
Passada a fase minguante da lunação anterior, é importante que tenhamos percebido aquilo que devemos manter em nossas vidas e o que não devemos levar adiante. Apesar de ser considerada uma lunação libriana, ela ainda está no signo de Virgem, e nos convida a ter pé no chão e muita objetividade na hora de colocar os nossos objetivos para fora do papel.
Essa é uma lunação de mais reflexão, em que devemos olhar para dentro de nós e perceber aquilo que precisamos mudar. A lua libriana, que é a estrela da lunação, já que o sol também entrará neste signo a partir do dia 22, nos convida também convida a olhar o outro com empatia e de uma forma justa, nos chama ao bom senso e ao trabalho de equipe, situações que ajudam a diluir a energia de Marte retrógrada que pode nos tornar muito egoístas e agressivos.
Advertisement
Por fim, esse período ainda tem muito dos signos de terra, que nos convidam a colocar as mãos na massa e trabalhar, em vez de ficar reclamando de que as coisas não acontece. Ele também mostra também a importância de não termos opiniões rígidas demais e sermos flexíveis.
Com amor,
Sara Zaad
ÁRIES
Por mais que você não goste de esperar, esse é o momento de ser paciente e planejar melhor aquilo que deseja construir a longo prazo. O tempo é de reflexão, de olhar pra dentro. Marte retrógrado pede isso, então procure conter a precipitação e a ansiedade. De nada adianta tentar forçar situações que não irão acontecer na velocidade que você deseja. Escute o que as pessoas têm a dizer e não pense que somente a sua opinião é válida, pois o mundo não gira em torno das suas ideias ou da sua vida. Você poderá contar com amigos que lhe ajudarão a colocar as suas ideias no papel, auxiliando para que as coisas aconteçam no momento certo. Cuidado com irritação e raiva reprimidas. Se possível “descarregue” com algum esporte ou prática de exercício físico.
Advertisement
TOURO
Não tenha medo das mudanças que podem acontecer na sua vida. Deixe que aconteçam e se permita ser surpreendidos pelo universo. Você tenta manter tudo sempre igual, pois já se acostumou com a rotina, mas é necessário que você saiba que nem sempre as coisas permanecem iguais, elas mudam o tempo todo e mudar é bom. Saia da zona de conforto, taurino! Entretanto, faça do seu jeito, no seu tempo, percebendo onde você está pisando para não se arrepender depois. Não é porque uma mudança deve ser feita que deve acontecer qualquer maneira. Esta é uma semana em que você deve observar muito antes de dar qualquer passo. Na Lua Nova os primeiros três dias ainda estão praticamente sem luz, então não temos muita noção do que virá e se isso será bom ou não. Cuidado com as amizades, pois elas podem te decepcionar. Não dependa de ninguém e faça às coisas por si próprio.
GÊMEOS
Aproveite para pensar nos seus objetivos a longo prazo. Onde você gostaria de estar em dois anos, por exemplo? Sei que nesta pandemia estamos vivendo um dia de cada vez, mas não podemos deixar os nossos sonhos de lado. É o momento para você colocar o pé no chão, pensar de maneira prática e objetiva e perceber onde quer chegar. É importante ser flexível para perceber que nem sempre as coisas acontecerão exatamente como deseja. Precisamos de jogo de cintura e ouvir as outras pessoas que podem vir com muitas ideias legais para ajudar. No trabalho você pode passar por alguma situação que pode não está clara e pode te prejudicar, portanto tenha cuidado com colegas competitivos e que estejam querendo o seu lugar na empresa. Aja sempre de maneira ética. Fale menos e observe mais.
CÂNCER
Advertisement
O clima no trabalho pode estar muito tenso, com muitas possibilidades de atritos. Observe mais e fale menos! Cuidado com aquilo que compartilha nas redes sociais, pois um simples post pode causar muitos estragos. Tenha consciência daquilo que falar para não gerar polêmicas desnecessárias e colocar lenha na fogueira. Sim, é importante que você saiba se colocar, e observar suas necessidades, mas a maneira como isso deve ser feito é que fará toda a diferença. Saiba falar, seja gentil, dialogue, e na dúvida se retire de uma briga. Não aceite provocações. Lembre-se do ditado: é melhor ser feliz do que ter razão.
LEÃO
Que tal exercer a sua solidariedade e ajudar pessoas que, nesse momento, estão com menos recursos do que você? Todos estamos vivendo momentos desafiadores, mas existem pessoas que tem muito menos do que nós. Quem sabe algum vizinho esteja precisando de uma ajuda e não tenha coragem de pedir? Ou alguém que você conheça está desempregado e com a situação financeira precária? É importante que possamos ver além do nosso próprio umbigo. Use o seu dinheiro de forma consciente. É hora de você ter os pés no chão, pensar a longo prazo e criar poupança para futuras emergências que possa acontecer, para não ser pego desprevenido.
VIRGEM
Você estará se sentirá mais confiante, porém tenha cuidado para não ser crítico demais com as pessoas a sua volta. O excesso de perfeccionismo faz mal. Não dependa tanto do outro e conte mais contigo, para não se decepcionar. Sim, sabemos que você tem uma capacidade de trabalho impressionante, mas nem todos são como você e por isso devemos respeitar o tempo do outro. Tenha em mente que esta semana será mais de introspecção do que de ação. Devemos mentalizar que para essa ser uma lunação produtiva devemos procurar pensar a longo prazo, de maneira muito objetiva e direta, tendo um plano B ou C, caso algo não dê certo com nossa primeira opção. Cuidado com exageros nos gastos e continue economizando, pois você ainda pode passar por momentos ruins em termos de dinheiro.
Advertisement
LIBRA
Todo cuidado é pouco, então nada de afrouxar as medidas de segurança. Continue se policiando para não contaminar a você e a sua família, pois nesta semana você estará mais vulnerável. Não tenha medo de se colocar por medo de decepcionar os amigos. Tenha compromisso com a saúde, não só a sua mas das pessoas que estão ao seu lado. Cuidado com situações mal explicadas e confusões que podem acontecer no trabalho e que podem prejudicar a sua imagem e carreira profissional. Coloque-se sempre de maneira ética, respeitando seus valores e vestindo a camisa da empresa. Não se deixe levar por um ambiente de intriga e de fofoca.
ESCORPIÃO
Você estará muito mais discreto e reservado do que o normal. Nada escapará ao seu olhar mais profundo e observador. Cuidado para não ficar inventando histórias e paranóias na sua cabeça. Nem todas as suas desconfianças estão certas e muitas vezes é apenas uma grande teoria da conspiração. Procure falar aquilo que te aflige, escorpiano, e não guarde tudo para si. O período de pandemia está servindo como uma grande lição para todos. É uma lição difícil, dura, em que muitos de nós já perdemos muitos entes querido. Você não precisa ser forte sempre, não faz mal chorar de vez em quando e por pra fora aquilo que te machuca. Por fim, cuidado para não se instalar em um ambiente competitivo demais no trabalho.
SAGITÁRIO
Advertisement
Continue agindo com muita responsabilidade, pois a pandemia ainda não acabou e você não pode se dar ao luxo de se infectar nem infectar aqueles que convivem contigo. Não é o momento de ser rebelde, já que não se trata somente do seu tédio e da sua insatisfação, mas um caso de saúde pública. Cuidado com o que você posta nas redes sociais para não criar polêmicas desnecessárias, pois o clima já está muito quente. O momento é de união em torno de um objetivo comum. Evite discussões acaloradas no ambiente de trabalho. Filtre a forma como você fala! Você pode dizer a verdade sem precisar ser grosseiro.
CAPRICÓRNIO
Cuide muito bem da sua saúde, pois você está mais vulnerável por conta do excesso de trabalho. Não pense que você é um super homem ou super mulher e que nada vai acontecer. Proteja-se e não trabalhe demais. Dê atenção aquilo que verdadeiramente importa. Adianta trabalhar tanto para ter dinheiro e não ter saúde para desfrutar daquilo que conquistou? Não use o trabalho como fuga para suas emoções e sentimentos, pois isto pode te cobrar um preço muito grande depois, na sua saúde física, psíquica e emocional. Procure um amigo, se for preciso, para conversar. Pergunte-de sobre do que você tanto foge? Qual o sentimento ou emoção que você não deseja observar dentro de si? Você é prático, sabe que tem que colocar comida na mesa, que as contas devem estar pagas para se ter um pouco de tranquilidade e estabilidade, que o trabalho move o mundo, mas às vezes é preciso parar antes que a vida através te pare.
AQUÁRIO
Cautela para não arrumar inimizades à toa em redes sociais por conta de assuntos polêmicos como política, a pandemia, religião, etc. É certo que devemos estar atentos a tudo que acontece, saber reivindicar os nossos direitos, não se alienar, mas não vai ser com discussão e bate boca que as coisas serão resolvidas. Evite o compartilhamento de fake news e observe muito bem a fonte de tudo o que você postar. É a hora de ser inteligente e ter cuidados com as coisas que falamos e postamos em redes sociais. O clima já está muito tenso por conta da retrogradação de Marte, e uma palavra mal colocada pode ser a gota d’água. Lembre-se que é o momento de sermos maduros e práticos para resolvermos as nossas questões com diálogo
Advertisement
PEIXES
Não confie demais nas pessoas para não se magoar ou ser iludido. Ter empatia com o outro é saudável, mas cuidado com a ingenuidade extrema. As pessoas sabem que você é bom e tendem a explorar e abusar de você. Cuidado para não ser enganado, em termos de dinheiro, e observe se realmente aquela pessoa que está lhe pedindo ajuda realmente precisa ou está te manipulando porque sabe que você tem um bom coração. Sabe aquele ditado antigo que diz que “prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”? Use e abuse destas palavras nesta lunação. Se a sua intuição lhe disser que não é para fazer determinada coisa, não faça. Observe e preste muita atenção antes de dar qualquer passo. Analise bem as pessoas e mantenha os pés no chão.
Uma cena inusitada chamou a atenção nesta quinta-feira (21) na praia dos Ingleses, uma das mais movimentadas de Santa Catarina. Uma mulher desconhecida surgiu usando apenas um biquíni fio dental e uma máscara preta cobrindo boa parte do rosto.
A mulher chegou acompanhada, estacionou o carro discretamente, fez uma troca rápida de roupa no próprio veículo e, em seguida, e se esticou na areia. Durante duas horas, tomou sol, pediu bebidas em barraca próxima, entrou no mar e manteve a postura de quem parecia não se importar com os olhares curiosos.
O detalhe que mais intrigou os frequentadores foi a combinação ousada: corpo à mostra e rosto coberto. Por ali, donos de barracas disseram que ela é vista sempre. A mulher deixou a praia sem pressa e foi embora como se nada tivesse acontecido.
Nas redes sociais, já circularam fotos de uma mulher parecida, com a mesma máscara, mas em um supermercado e farmácia. Não se sabe se é alguma famosa se disfarçando ou apenas alguém que quer aproveitar a praia sem ser reconhecida.
A arte brasileira está cada vez mais valorizada internacionalmente, com grandes mostras em museus e galerias em países europeus e nos Estados Unidos. Em paralelo, uma nova geração de curadores também vem se destacando em grandes instituições norte-americanas, conquistando posições em conceituadas instituições.
Entre esses profissionais está a carioca Luiza Repsold França. Graduada em História da Arte pela Universidade da Pensilvânia e Mestre em História da Arte pelo Williams College e The Clark Art Institute, Luiza tem uma extensa pesquisa sobre o papel da costura nas obras têxteis dos artistas brasileiros Arthur Bispo do Rosário, Rosana Paulino e Sonia Gomes. Além de realizar projetos curatoriais com grandes nomes da cena contemporânea global, seu olhar para a história da arte é voltado para o Brasil e América Latina, como foco na valorização de artistas e narrativas historicamente marginalizadas, em especial a importância histórica da preservação e transmissão de conhecimento por meio do manual.
Atuando na equipe de curadores do Philadelphia Museum of Art, um dos mais importantes museus dos Estados Unidos, seu mais recente trabalho é a mostra “Pauline Boudry/Renate Lorenz: Moving Backwards”, uma instalação de vídeo imersiva que combina dança urbana e coreografia moderna com a cultura underground queer e táticas de guerrilha. Está em visitação no Museu até 29 de setembro.
Luiza também é co-curadora de uma instalação monumental do artista ganês El Anatsui, composta por mais de 200 elementos suspensos, feitos a partir de lacres de alumínio reciclados. A obra aborda temas como o comércio global, identidades pós-coloniais e os impactos do consumo excessivo sobre o meio ambiente.
Advertisement
Seu currículo no mundo da arte impressiona para uma profissional tão jovem, com passagens pelos El Museo del Barrio e Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, ambos em Nova Iorque, e Museu de Arte do Rio – MAR.
No 19 de agosto comemora-se o Dia do Ator, data importante para entender a relevância da arte e da cultura no país e no mundo. A atriz Luísa Locher avalia seu compromisso com a arte de interpretar. Com uma trajetória marcada pela dedicação, sensibilidade e versatilidade, Luísa relembra o impacto da atuação em sua história e na construção de narrativas que inspiram, emocionam e transformam o público.
Para ela, o Dia do Ator é todos os dias, porque é uma escolha que se faz diariamente, porém essa data é um lembrete do porquê ela escolheu essa profissão. “É um ofício que exige entrega, escuta, coragem e um estudo constante. É emprestar meu corpo e minha voz, estudar a vida, as experiências e ter a honra de viver várias vidas dentro de uma, é também romper silêncios e dar nome a tantas histórias e ao que tantas vezes foi apagado. Atuação é uma arte milenar, temos que ter consciência da grandeza desse legado”, reflete.
Natural de São Carlos (SP), Luísa descobriu sua paixão pela arte ainda na infância e, desde então, vem acumulando experiências nos palcos e nas telas, transitando entre o teatro, o audiovisual e a direção.
Presença feminina
Advertisement
Em sua visão, ser mulher no audiovisual hoje é fazer parte de uma geração que está reescrevendo as regras do jogo, criando redes de apoio, ocupando espaços de liderança e inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo. “Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda enfrentamos uma indústria marcada por desigualdades de gênero, tanto em frente como atrás das câmeras. Na atuação, os estereótipos de gênero ainda limitam muitos personagens femininos. A hipersexualização, a ausência de protagonismo complexo ou a recorrente figura da mulher como suporte emocional do protagonista masculino ainda são padrões que se repetem. Felizmente, isso vem sendo desafiado por criadoras e criadores que entendem o poder da narrativa”, afirma.
Luísa acompanhou muitas mudanças nos últimos anos e uma maior presença das mulheres no audiovisual, por isso ela comenta que, quando iniciou, já era perceptível uma movimentação de mulheres buscando ocupar mais espaços, mas que na prática, ainda era visível o quanto a estrutura da indústria era, e em muitos casos ainda é, dominada por homens, especialmente em cargos de direção, roteiro, fotografia e liderança de equipe. “Com o tempo, fui testemunhando uma mudança visível: hoje vejo mulheres atuando com protagonismo em todas as frentes, dirigindo, escrevendo, operando câmeras, liderando equipes, tomando decisões artísticas e estratégicas. Há um desejo genuíno de construir um audiovisual mais inclusivo, diverso e principalmente justo”, aponta.
No que diz respeito à arte de contribuir para transformar a forma como a sociedade vê as mulheres, a atriz acredita que a arte tem o poder de transformar percepções, questionar padrões e abrir espaços. Além disso, ela enxerga as artes como uma ferramenta essencial para romper estereótipos, revelar verdades invisibilizadas e ampliar o olhar coletivo. “Durante muito tempo, as mulheres foram retratadas através do olhar de outros. Mas quando nós mesmas escrevemos, dirigimos, atuamos e criamos, mostramos camadas que por muitas vezes eram ignoradas”, observa.
Influências da carreira
Nesta data especial, Luísa também diz quais são suas referências na dramaturgia que a inspiram: “Viola Davis, pela força visceral. Ela tem uma presença que atravessa, que não pede permissão para existir em cena. Meryl Streep, pela versatilidade e inteligência com que constrói suas personagens é uma atriz de pesquisa e escuta profunda. Fernanda Montenegro é uma referência viva de dignidade artística. Ela representa não só o talento, mas o compromisso com a arte como linguagem de pensamento e sensibilidade. Ouvi-la falar sobre teatro é, por si só, uma aula sobre o valor da cultura. Alessandra Maestrini, além de ser uma potência vocal e cênica, me toca profundamente pela inteligência emocional e artística com que conduz suas escolhas. Ela transita entre o drama e o humor com rara elegância, sempre com alma e presença”, confessa.
Advertisement
Luísa ainda dá um conselho para mulheres que desejam atuar e criar suas próprias obras: “Não espere que te deem permissão para existir artisticamente. Se você sente o chamado, honre isso. Estude, pesquise, e principalmente: não se diminua diante do processo. Criar dá medo, claro. Mas é justamente nesse medo que mora a força de quem se arrisca. Como atriz e criadora, aprendi que atuar é emprestar o corpo e a voz, mas criar é emprestar a alma. E você pode – e deve – fazer os dois”, finaliza.
Atualmente, além dos projetos como atriz, Luísa também tem explorado sua veia artística em outras áreas e reforça sobre a importância de expandir seu olhar para além da atuação. O reconhecimento de seu trabalho é fruto de uma trajetória construída com propósito, verdade e respeito pela arte.