Negócios

Instituições de Ensino perdem dinheiro em 2023

Published

on

Saúde Financeira em Risco: Inadimplência Escolar Preocupa Instituições

De acordo com a Linx Sponte, a taxa de inadimplência na educação privada bateu recorde em 2023 com destaque para o ensino superior, que apresentou média de 29,97%. Na sequência, está a educação infantil, com 27,12%, seguida pela educação básica e por cursos técnicos, com 26,53% e 25,90%, respectivamente. Considerando a educação privada de modo geral, o índice passou de 17,57% para 22,63% entre dezembro de 2019 e dezembro do último ano.

O índice de inadimplência aceitável é de 5%, isso para débitos vencidos há mais de 90 dias.

Portanto, as instituições de ensino que possuem uma taxa de inadimplência superior a 5% ou que sequer tem o controle do montante da inadimplência de seus alunos, devem tomar medidas de recuperação de crédito o mais rápido possível, pois a falta de controle da inadimplência dos alunos é alerta gravíssimo para a saúde financeira das intuições de ensino.

Advertisement

Uma forma de resolver esta sangria nos caixas da instituição é contratação de serviços especializados de crédito.

Com a contratação deste serviço especializado, a instituição evita o desgaste na relação com seu aluno, tem segurança jurídica no serviço prestado, aumenta as chances de recuperar os valores, diminui a taxa de inadimplência e ainda pode investir em melhorias na qualidade educacional.

A AK Advocacia, é um escritório de advocacia, que está no mercado há mais de 14 anos, sendo 9 deles voltado para a recuperação de crédito para instituições de ensino.

Para auxiliar a instituição de ensino a recuperar estes créditos o escritório foca em 3 pilares: a matrícula/rematrícula, a retenção dos alunos e a inadimplência, pois com estes 3 pilares alinhados é que a instituição poderá atuar de forma segura e tranquila, focando seus esforços no aprimoramento de seus serviços e profissionais.

O escritório conta profissionais treinados, por advogados, sistemas integrados de gestão e atendimentos para fazer a cobrança dos alunos inadimplentes de forma segura, respeitosa, assertiva e preventiva, evitando o desgaste na relação aluno-escola, profissionalizando a cobrança extrajudicial e judicial, aumentando a chances de recuperação preventivamente.

Advertisement

Para entender melhor como melhorar estes pilares na sua instituição de ensino, procure um advogado especialista em recuperação de créditos para instituições de ensino.

Mais Lidas

Sair da versão mobile