Connect with us

Famosos

Grafiteira Nathê Ferreira, lança obra que retrata mulheres negras nordestinas

Published

on

A obra “meu sangue é negro, mas minha alma é de barro” é uma das mais marcantes frases de um dos maiores ícones do artesanato pernambucano,conhecida como Ana das Carrancas

A proposta desta obra parte da frase “meu sangue é negro, mas minha alma é de barro”,dita por Ana das Carrancas, mestra artesã do barro, ribeirinha de Petrolina, uma das homenageadas deste painel, que traz como mote a relação da terra como matéria prima e subsistência, do artesanato como Arte, reconhecimento e proteção para mulheres negras nordestinas. E para completar a ideia trazemos outra mestra pernambucana, Maria Amélia de Tracunhaém, da Zona da Mata do estado.

Maria Amélia (1923-2022), brincava com o barro desde os 8 anos de idade, pois seu pai também era mestre louceiro. Este brincar ativou sua criatividade para desenvolver de forma única as representações de santos e santas, de rostos ovalados, mantos pregueados e delicadamente ornamentados, focando nas simbologias da liturgia católica popular nordestina, durante seus próximos 90 anos.

Já Ana louceira, “dama do barro”, Ana das Carrancas, muitos os títulos atribuídos à Ana Leopoldina dos Santos (1923-2008), também tinha herança familiar do barro. Mas sai do sertão de Ouricuri, fugindo da seca e viúva com duas filhas para tentar a vida, avista nas embarcações do Rio São Francisco, as Carrancas, as esculturas de madeira que representam criaturas míticas “assustadoras” que são colocadas nas proas dos barcos para espantar os maus espíritos do rio.

Advertisement

Quando começou a expor seus trabalhos na feira, as carrancas foram motivo de piada por seu aspecto rústico e uso do barro. Ela só seria reconhecida como artista nos anos 70, onde assim como Maria Amélia, tiveram seus trabalhos reconhecidos em várias galerias, salões e museus do Brasil e do mundo, contribuindo para a preservação da memória e transmissão de saberes e fazeres tradicionais por várias gerações, tanto que em 2006 e 2011, respectivamente, as duas recebem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Quando falamos da História das Mulheres Negras nas Artes Visuais no Brasil não encontramos nenhum registro das precursoras. Sabemos que os homens negros estavam desde o movimento barroco esculpindo, e as mulheres brancas abastadas conseguem acessar a partir de 1892 a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, mas em que época as mulheres negras são consideradas artistas e são reconhecidas por suas produções?

“São por esses questionamentos e por ser uma mulher negra artista, pois não estudei sobre essas mulheres na escola, mesmo sendo pernambucana, necessário que a população reconheça e valorize artistas populares e mulheres negras artistas,que encontraram no barro natural, material de fácil acesso, aberturas de portas para a liberdade e resgate da suas humanidades, além de introduzir o reposicionamento de concepções imagéticas e posturas políticas, que colaboraram tanto para a população brasileira majoritariamente não-branca como o Estado repensar a importância do protagonismo feminino negro e popular na construção de uma sociedade mais democrática”, afirma Nathê Ferreira.

Dessa forma, a composição do mural os rostos das duas artistas e seus principais trabalhos, a Nossa Senhora da Conceição de Maria Amélia e a Carranca originária de Ana, duas obras que juntas representam proteção que vem do feio/assustador e do belo/sublime. Para composição do fundo, a artista trouxe referência às raízes das plantas que crescem no ecossistema do mangue, onde muitos artesões tiram o barro, e as cores arroxeadas, que fazem alusão à Orixá feminina Nanã Buruku, a mais velha, aquela que detém o poder da lama e impulsionou a existência para que o homem fosse esculpido, e assim sendo a protetora das vovós e das mais velhas, que se conecta bem com a vida das artesãs. “Porque tudo que nós queremos é força, fé e proteção, à nossa saúde e bem-viver. É com esse desejo que trago essa mensagem para o prédio da Cohab de Sapopemba, Zona Leste de SP”, conclui a pernambucana Nathê.

Aos 29 anos, a pernambucana Natália Carvalho Ferreira, ou apenas Nathê, é grafiteira, educadora social e ativista. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou sua carreira no grafite por influência de mulheres da área.

Advertisement

Sobre Nathália Ferreira, ou “Nathê”:

Aos 29 anos, é criada na Cohab 1 de Jaboatão dos Guararapes e reside hoje na colônia de pescadores Z2 de Paulista, Pernambuco. Grafiteira, educadora social, e formada em Licenciatura de Artes Visuais na UFPE com pós em Arte-Educação. Reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos na Rua, na Academia e nas Redes. É a mulher com um dos maiores painéis pintados nas ruas da cidade do Recife atualmente, já viajou pelo Brasil e recentemente para o Peru, em diversos festivais de Arte Urbana. Integra os coletivos Afronte, Kardume, Trovoa e Ilê Asé Aganjú Aséobá. Nathê, vive entre as periferias de Jaboatão e Paulista, cidades de Pernambuco. Grafiteira, ativista e educadora formada em Licenciatura de Artes Visuais (UFPE). Reflete sobre as representações da imagem da mulher negra em seus trabalhos, levando a palavra da Arte de Rua.

Continue Reading
Advertisement

Famosos

BK’ confirma participações de Evinha, Fat Family, Luccas Carlos e outros artistas no primeiro show de DLRE no Festival GIGANTES

Published

on

By

O evento acontece no dia 26 de abril, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e conta ainda com shows de Black Alien, Djonga, MC Luanna, Febem e mais. Os ingressos já estão disponíveis

Marcando um antes e depois na história do rap nacional, o novo álbum do rapper BK’ estende a celebração da música brasileira, agora, no palco do Festival GIGANTES. O evento, que realiza sua primeira edição no dia 26 de abril, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, recebe o show do elogiado e recém-lançado disco Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer. Somando mais de 5,6 milhões de streams em apenas 24 horas, desde que chegou o disco não para de ecoar nacional e internacionalmente. No próximo mês, todo este barulho tomará conta do palco, e BK’ estará acompanhado de algumas das participações do disco: a icônica voz de Evinha irá emocionar o público, junto as presenças também de Fat Family, Melly, Borges, MC Maneirinho, Leall e Maui – além de trazer também o seu parceiro de longa data, Luccas Carlos. A noite ainda guarda os shows de Black Alien, celebrando os 20 anos do álbum Babylon By Gus, Djonga, Ebony, MC Luanna, Febem x Sain, Lis MC, Fye, M$E, Pauly, e as DJs Aísha & Yaminah. Os ingressos seguem disponíveis aqui. 

Transitando entre os gêneros musicais pilares da música brasileira, o show do rapper BK’ aplaude sua cena e os impactos da mesma na cultura em geral. O artista eleva a potência da noite dando ao público novas versões do já muito elogiado novo disco. Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer ganha vida no palco GIGANTES, agora com a presença de algumas das participações do álbum. A icônica voz de Evinha promete emocionar o público, ao lado de Fat Family, Melly, Borges, MC Maneirinho, Leall e Maui. Além disso, BK’ também recebe seu parceiro de longa data, Luccas Carlos, reforçando a energia colaborativa do projeto. Com um repertório que transita entre rap, samba, R&B e trap, o show se transforma em uma experiência imersiva, amplificando a celebração da música brasileira e sua diversidade sonora.

Além do show inédito, o público presente na Apoteose ainda presencia outras apresentações gigantes, como a do carioca Black Alien, celebrando os 20 anos do icônico álbum Babylon By Gus, que divide a programação com um time de artistas que representam o passado, o presente e o futuro da cena do rap brasileiro. O line-up traz o rap pé na porta do mineiro Djonga, três das principais vozes do rap feminino com Ebony, MC Luanna e Lis MC, o brime de Febem X Sain (com o projeto HighBoys), os shows dos DJs e produtores musicais Mse e Pauly, as DJs Aísha & Yaminah e a aposta do selo de BK’ que intitula o festival, o trapper Fye

Advertisement

Ao todo, o público pode escolher entre quatro áreas pela Praça da Apoteose, são elas: Pista Gigantes (garantindo acesso somente deste espaço), Pista DLRE (oferecendo open de cerveja, água e refrigerante, e o acesso a pista anterior), Mezanino (com open bar de whisky, vodka, gin, cerveja, água, refrigerante, energético e suco, além de permitir que o fã circule por ambas as pistas e fique em uma área elevada com visão privilegiada do palco) e, por fim, a Arquibancada (que permite acesso somente nesta área). 

SERVIÇO
Festival GIGANTES @ Rio de Janeiro, RJ
Data: 26 de abril de 2025
Local: Praça da Apoteose
Endereço: R. Marquês de Sapucaí, 36 – Santo Cristo, Rio de Janeiro
Ingressos: https://cart.totalacesso.com/gigantes 

Continue Reading

Famosos

Nova fase! Modelo mirim, Safira Galdino chega ao Recreio (RJ) e escolhe seu novo colégio

Published

on

By

O ano de 2025 marca um novo capítulo na vida de Safira Galdino! A modelo e influenciadora de 10 anos se mudou para o Recreio dos Bandeirantes (RJ) e, entre tantas novidades, a mais importante era escolher um novo colégio.

Entrando no 6º ano, Safira buscava um lugar de aprendizado que priorizasse a qualidade de ensino e tivesse aulas de inglês – essencial para sua trajetória na moda e para os sonhos que deseja conquistar.

A escolha? MX Educacional! Além de oferecer um ensino diferenciado, fica em frente à praia, onde os alunos estudam com a brisa do mar e vivenciam um ambiente que integra aprendizado, bem-estar e desenvolvimento individual.

E agora, o MX Educacional tem um reforço especial no time: Safira Galdino. Além de brilhar em frente às câmeras e nas passarelas, ela irá aprender com muita inovação e qualidade.

Advertisement

@safiragaldino
@mxeducacional

Continue Reading

Famosos

Karol Robert: jovem talento impressiona diretor de cinema

Published

on

By

Com apenas 11 anos, Karol Robert já brilha intensamente no cenário artístico! Apaixonada por TV e cinema, a jovem atriz acumula um currículo de peso e segue conquistando cada vez mais espaço no meio audiovisual.

Desde os 4 anos, Karol aperfeiçoa sua arte no renomado Teatro Escola Rosane Gofman, onde encantou plateias em espetáculos como ‘Mariquinhas Fru Fru’ e ‘Guerreiros da Bagunça’. Seu talento a levou para as telas da TV Globo, onde fez participações nas novelas Fuzuê e Renascer.

No cinema, a promissora atriz retorna em 2025 para a prestigiada Academia de Talentos do Fashion Runway, impressionando o diretor Guilherme Serrano. Seu desempenho impecável rendeu um convite especial: integrar o elenco de um longa-metragem ainda este ano!

Além da atuação, Karol também brilha como influenciadora digital, sendo uma das divulgadoras do curso de inglês CCAA, onde estuda na unidade da Tijuca.

Advertisement

Com determinação, talento e paixão pelo que faz, Karol Robert é um nome que promete voar cada vez mais alto. O futuro já sorri para essa estrela em ascensão!

@_karolrobert
@fashionrunwayclub
@tergteatro

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados