A Santin Gelato Artesanal anuncia um marco em sua trajetória de crescimento: a abertura simultânea de suas três primeiras franquias, todas previstas para a primeira semana de dezembro, localizadas em Jacareí (SP), Taubaté (SP) e na Praia da Enseada, em Ubatuba. Este movimento de expansão para o Vale do Paraíba é impulsionado por uma filosofia de negócio que une gestão profissional, responsabilidade social e uma inovação radical no produto, utilizando ingredientes nativos e exóticos da Mata Atlântica para criar sabores inéditos no mercado.
A história por trás da marca é a do empresário Gabriel Santin, que, após anos de sucesso no mundo corporativo, decidiu retornar às origens familiares. Ele seguiu os passos de sua mãe, Nilda, e do tio, Lino, que trabalham com sorvetes desde os anos 90. Após estudar Administração e atuar em instituições como o Itaú e agências de eventos em São Paulo, Gabriel deixou a carreira corporativa em busca de propósito. Sua decisão de assumir o negócio familiar foi motivada pelo desejo de transformá-lo em uma marca com foco em ingredientes 100% naturais, sustentabilidade e respeito ao produtor local.
“Mas eu fui seguir outro caminho. Estudei Administração, trabalhei no Itaú, entrei no mercado de agências em São Paulo… até que, em 2019, depois de anos de pressão, carga mental e falta de propósito… Eu percebi que aquela vida não tinha mais a ver comigo, nem com o que eu queria construir.”
A Santin ganhou notoriedade por sua audácia em criar sabores exóticos e inovadores, utilizando frutos raros e nativos da biodiversidade local como Cambuci, Uvaia e Juçara, iniciativa que celebra o fato de Ubatuba manter cerca de 89% de sua área coberta por Mata Atlântica preservada. A expansão no Vale do Paraíba está sendo feita de forma responsável e é complementada por ações sociais da marca, como a distribuição gratuita de sorvetes em escolas municipais.
“No fim, entrar para o mundo dos sorvetes foi assumir um legado e, ao mesmo tempo, reconstruir a minha própria vida. É continuar a história da minha mãe e do meu tio com uma visão nova, humana, profissional e apaixonada pelo que fazemos todos os dias.”