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Ganhar dinheiro jogando?? Especialista em Criptoativos Breno Mello indica 3 jogos “Play-to-Earn” ao estilo Axie Infinity

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Os jogos ao estilo “Play-to-Earn” estão movimentando a indústria e a Cripto economia durante a pandemia e cada vez mais popularizando um novo sistema nos games no qual os jogadores são recompensados em Criptoativos pela sua participação e, com isso, podem fazer do ato de “jogar um game” uma atividade extremamente lucrativa e como fonte de renda.

Um exemplo deles é o Axie Infinity (AXS), que segundo dados do Coinmarketcap, obteve um crescimento acima de 30.000% do seu valor somente neste ano. Além disso, plataformas como Axie, inauguraram uma nova forma de interação entre os jogadores e os jogos, viralizando o modelo “Play-to-Earn”. No caso do Axie Infinity (AXS), jogadores do game no Brasil, Venezuela e outras nações da América Latina, estão entres os melhores do jogo e chegam a lucrar mais de R$ 10 mil por mês.

No entanto, algumas mudanças do jogo anunciadas pelos desenvolvedores tornaram Axie um game “mais difícil” para os iniciantes ganharem dinheiro e, com isso, agora os jogadores estão procurando novas oportunidades para aproveitar esta onda dos jogos em NFTs.

Segundo Breno Mello, analista e especialista em Criptoativos, um dos motivos do sucesso dos Game Tokens é que eles são democráticos, onde não é necessário jogar para poder investir.

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“Ao conhecer um pouco sobre cada Token e os jogos, é possível perceber uma similaridade entre eles, já que todos consistem, basicamente, em jogar e ganhar por isso. Mas por serem Tokens, ou seja, ativos que podem ser negociados, o investidor que não tem interesse em jogar pode aproveitar e também aplicar em alguma das Game Criptos. A supervalorização desses ativos em pouco tempo é um ponto que também chama atenção do mercado”, explica.

De acordo com Breno, qualquer um pode começar a investir nos Game Tokens.

“Mesmo quem ainda não tenha o costume de investir, pode-se conhecer um pouco mais a respeito destes ativos. Além da possibilidade de jogar nas plataformas e ganhar por isso, é possível investir nos principais ativos listados nas Exchanges. A questão é que por ser um investimento, é preciso alinhar estratégias assertivas para não ter prejuízos”, completa Breno.

O especialista ainda destacou recentemente 3 Game Tokens que acredita terem potencial não apenas no mercado de Criptomoedas mas em propiciar aos jogadores a oportunidade de alinhar jogos e uma rendinha extra no fim do mês. Confira.

Axie Infinity (AXS)

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Axie Infinity foi lançado em novembro de 2020 e consiste em um jogo de negociação e batalhas baseado na rede blockchain, operado de forma parcial pelos próprios jogadores. Inspirado em jogos populares como Pokémon, o AXS permite que seus jogadores criem, lutem e troquem as criaturas, que são os tokens de Axies.

Em 2021, a valorização do AXS até o momento foi de mais de 30.000%. Um dos diferenciais do ativo é que ele segue o conceito “Play-to-Earn” (em português jogue e ganhe).

Bomb Crypto (BCOIN), Crypto Cars (CCAR) & Crypto Planes (CPAN)

Lançado no final de setembro, o Bomb Crypto tem cerca de 67.837 jogadores ativos, e na última semana, o BCOIN valorizou-se mais de 55%.

Logo depois vem o Crypto Cars (CCAR), um projeto inspirado livremente no filme “Cars”, produzido pelo estúdio Pixar em 2006. Trata-se de um jogo de corrida automobilística baseado em NFTs no qual os usuários podem customizar seus carros, utilizá-los para competir ou negociá-los no Marketplace da plataforma.

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Entre os Top 10 Game Tokens da semana no Brasil, o CCAR foi o Token de melhor desempenho, com uma alta de 108,3%, apesar do baixo volume de negociação diário – de apenas US$ 19,4 milhões.

O último Game Token da lista é o também novíssimo Crypto Planes (CPAN), cujo lançamento aconteceu em 17 de outubro. A equipe responsável pelo projeto é a mesma do Crypto Cars e os fundamentos de ambos os jogos são os parecidos.

Ao invés de uma competição entre carros de corrida, os NFTs do Crypto Planes são aviões de combate e os jogadores disputam batalhas aéreas. Inclusive, em breve será possível integrar ambos os jogos no que os desenvolvedores batizaram de Cryptocity Metaverso.

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Violência contra a população LGBTQIA+ cresce mais de 1000% no Brasil  

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Entre os anos de 2014 e 2023, incidentes contra mulheres trans aumentaram 1.110% 

No dia 17 de maio foi celebrado o dia Internacional contra a Homofobia, data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) removeu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, simbolizando um enorme avanço na luta pelos direitos da população LGBTQIA+. Entretanto, de acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de violência no Brasil cresceram, entre os anos de 2014 a 2023, 1.227%. 

Segundo a pesquisa, o número de casos saltou de 1.157 para 15.360 ao longo do período e engloba violência psicológica, física e financeira. O crescimento se dá principalmente por conta de ataques contra população transsexual, apresentando um aumento de 1.110% de incidentes envolvendo mulheres trans. 

Essa violência se faz presente inclusive no mercado de trabalho, conforme demonstrado por uma pesquisa realizada pela Catho, 52% dos colaboradores LGBTQIA+ afirmam sofrer preconceito de forma recorrente no local de trabalho. 

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Segundo Morena Lovateli, mulher trans e embaixadora da Fatal Model, plataforma de anúncios de acompanhantes, a discriminação ocorre de diferentes formas: “Eu me lembro de comentários como ‘com esse cabelo grande ninguém vai te contratar’ ou ‘com essas roupas femininas ninguém vai te dar uma oportunidade’. Imaginei que seria diferente, mas após várias entrevistas e não ser aprovada em nenhuma delas, cortei o cabelo, vesti roupas masculinas e deixei a barba crescer. Consegui um emprego, e foi nesse lugar que passei pela minha transição. Meu maior desafio foi lidar com as reações das pessoas que não estavam acostumadas a ver uma mulher trans na empresa. Mesmo com apoio, como o direito de usar o banheiro feminino e ter meu crachá com meu novo nome, enfrentava olhares de desprezo, risos ou até comentários sexistas, como se eu fosse um brinquedo sexual para uma experiência”, lembra.

A influenciadora acredita que a busca por emprego, enquanto mulher trans, é desafiadora. A necessidade de atualizar documentos, como o nome e o gênero, e os obstáculos impostos pela intolerância atrapalham a permanência dessas profissionais. Um levantamento da Agência AlmapBBDO e do Instituto On The Go revela que 80% das pessoas transexuais já se sentiram discriminadas em alguma etapa de seleção para um trabalho formal.

Embora existam avanços, como a decisão de 2023 do STF de reconhecer ofensas contra membros da comunidade como injúria racial, os dados evidenciam a necessidade de medidas que objetivam de forma efetiva a proteção dos direitos das vítimas e o rompimento do ciclo de intolerância.  

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Fala Baixo, Nengue! Cunamata Está Dominando a Internet

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Cunamata é um influenciador digital e criador de conteúdo nascido em Angola, conhecido por seu humor espontâneo, vídeos autênticos e bordões icônicos, como o famoso “Fala baixo, nengue”. Com um estilo irreverente e genuíno, ele conquistou o público primeiro em seu país natal, e depois expandiu sua presença para os países de língua portuguesa, especialmente o Brasil. Sua ascensão começou nas redes sociais, em especial no TikTok e no Instagram, onde passou a publicar vídeos curtos retratando situações do cotidiano com um toque cômico e linguagem popular.

Seus conteúdos refletem a realidade de muitos jovens africanos, mas com uma abordagem que cria identificação e riso em qualquer lugar do mundo. Através de uma combinação de sotaque carregado, expressões regionais e criatividade, Cunamata virou referência entre os criadores angolanos. O sucesso de Cunamata também está ligado ao seu carisma natural. Ele é capaz de arrancar risadas apenas com uma expressão facial ou uma frase bem colocada.

Isso o tornou uma figura adorada por diversos públicos, de adolescentes a adultos, tanto em Angola quanto fora dela. Sua marca registrada é a simplicidade com impacto, algo que se destaca em um mundo digital saturado de produções elaboradas.

Nos últimos tempos, Cunamata se mudou para o Brasil, onde tem se aproximado de outros criadores e marcas locais. Sua presença no país reforça a conexão cultural entre Angola e Brasil, além de abrir caminhos para outros influenciadores africanos explorarem esse mercado. Mesmo com os desafios  como o recente episódio em que teve sua conta do Instagram hackeada  ele segue ativo, resiliente e cada vez mais relevante.

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Cunamata é mais do que um humorista digital: é um símbolo de representatividade africana nas redes sociais. Ele prova que com originalidade, autenticidade e muito bom humor, é possível ultrapassar fronteiras e construir uma comunidade fiel ao redor do mundo.

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9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

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Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, trocando passeios, viagens e momentos em família por longas horas diante das telas do computador, tablet ou celular. Mas será que estão psicologicamente preparados para enfrentar os desafios do ambiente digital, muitas vezes obscuro e perigoso?

Um levantamento realizado pela Porto Digital revela que 9 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos, com acesso à internet, acreditam que adolescentes não recebem o suporte emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como um passo essencial para mudar esse cenário.

O psicólogo Cristiano Costa, CKO da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), explica que o sistema de recompensas dos jogos digitais ativa os mesmos circuitos cerebrais envolvidos no vício em drogas, gerando uma liberação intensa de dopamina. “Crianças e adolescentes ainda estão em processo de formação cognitiva, o que os torna muito mais vulneráveis à compulsão por esse tipo de estímulo”, destaca.

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Os dados também mostram uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens: 57% dos entrevistados apontam o bullying e a violência escolar como os principais desafios enfrentados atualmente. Outros fatores como depressão e ansiedade (48%) e a pressão estética (32%) também figuram entre as principais causas de sofrimento emocional entre adolescentes.

Apesar desses números alarmantes, apenas 20% dos pais afirmam ter intenção de utilizar, no futuro, algum tipo de ferramenta de controle digital. O uso de recursos como o controle de tempo de tela ainda é baixo, o que reforça a necessidade de conscientização e orientação das famílias.

A população reconhece que o cuidado com a juventude deve ser uma responsabilidade coletiva — envolvendo governo, escolas, famílias, empresas e a sociedade em geral. É preciso construir ambientes mais seguros e acolhedores, especialmente no contexto escolar, diante do uso cada vez mais precoce das redes sociais.

O estudo “Influenciadores”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que mais da metade dos brasileiros segue pelo menos um influenciador digital. O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, com destaque para a Geração X (83%) e a Geração Y (82%). O Instagram lidera entre os mais jovens, com 69% de preferência entre Millennials e integrantes da Geração Z. Já o TikTok vem ganhando espaço principalmente entre os mais novos, com adesão de 35% da Geração Z e 19% dos Millennials.

Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, os dados refletem uma segmentação crescente no uso das redes sociais, o que reforça a importância do controle e da orientação por parte de pais e responsáveis. “Enquanto Millennials e a Geração Z buscam plataformas mais dinâmicas e interativas, as gerações mais velhas permanecem fiéis a redes sociais mais tradicionais e utilitárias, como WhatsApp e Facebook”, afirma Bulla.

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