De tempo em tempo, os arquétipos se tornam fonte de discussão nas redes sociais, causando muitas dúvidas para os que nunca ouviram falar no conceito. Eles são parte de um campo da Psicologia, que busca dividir em grupos os impactos das massas através de comportamentos associados a certos personagens ou papéis sociais. Em outras palavras, arquétipos fazem parte de um método de representação das pessoas por meio de simbologia, que passam despercebidos pelo olho destreinado por ser semelhante para todos os seres humanos, uma espécie de imaginário social.
Essa ideia de arquétipos foi construída ainda na Grécia, mas ganhou relevância pelo psiquiatra suíço chamado Carl G. Jung, que, além de fomentar esse conceito, é conhecido por ser o fundador da Psicologia Analítica. Ele considera os arquétipos um aprendizado geracional, sendo assim, as experiências das gerações anteriores constroem as classificações subjetivas de determinados cenários nas gerações posteriores, devido a comportamentos em comum. Como exemplo, Filippe Holzer cita a imagem de uma mãe. Por mais que as mulheres que exercem a função de mãe sejam diferentes, inevitavelmente existem semelhanças quando observadas na percepção coletiva, e é nessa percepção que o conceito de arquétipos está pautado.
Os arquétipos são divididos em doze frentes, onde apesar dos seres humanos possuírem todos, apenas três se destacam. De acordo com Carl G. Jung, o estudo sobre esses arquétipos, individualmente falando, é de fundamental importância para o autoconhecimento, tendo em vista que esse conceito é fruto de heranças psicológicas.
Segundo Holzer, os arquétipos estão presentes na vida de maneira empírica, podendo ser de fundamental importância em muitas áreas. O marketing se apropriou desse conhecimento, dando ênfase ao marketing digital, sendo usado como método de análise dos consumidores. É muito utilizado para uma melhora no produto, por exemplo, e como fórmula para entender o que o mercado está mais necessitado. Munido dessas informações, os estrategistas de imagem conseguem apresentar o melhor processo para determinado produto estar sempre à frente no mercado.