A história gira em torno de Finot, um mensageiro real, e Jacqueline, esposa do padeiro Jacquot, que arquitetam um plano para trair e incriminar Jacquot, o ambicioso padeiro oficial do rei.
A comédia Canção Dentro do Pão, escrita por Raimundo Magalhães Junior, traz à cena uma mistura de ficção e realidade ao abordar a temática do adultério em pleno contexto da Revolução Francesa. A trama, situada nas vésperas da Queda da Bastilha, ocorre durante um momento decisivo da história, quando o golpe de 18 Brumário, em 1799, pôs fim ao Regime de Diretório na França e deu início à Era Napoleônica.
A história gira em torno de Finot, um mensageiro real, e Jacqueline, esposa do padeiro Jacquot, que arquitetam um plano para trair e incriminar Jacquot, o ambicioso padeiro oficial do rei. A situação se complica com a entrada de Jean, funcionário da corte e amigo de Finot, que, ao descobrir uma possível conspiração envolvendo Jacquot, decide ajudá-lo a fugir, assumindo a responsabilidade pela padaria, pela fornada e pela esposa do amigo.
O espetáculo retorna aos palcos cearenses com uma produção premiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). A peça, que estreou em Fortaleza em 1958 no Theatro José de Alencar, faz parte do repertório da Comédia Cearense e celebra a parceria entre o Grupo Arte de Viver e a Comédia Cearense, destacando o resgate da história do teatro cearense e a valorização de importantes grupos culturais do Estado.
Serviço:
Canção Dentro do Pão
09 e 10 de novembro, às 19h
Centro Cultural – Arte de Viver
Rua Samuel Uchôa, 395 – Montese
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)
Elenco: Leonardo Veras, Paulia Barreto, Pedro Dias e Jady Vitória
Caracterização: Ana “Luka” Donemica
Direção: Hemetério Segundo