Geral

Especialista Camila Silveira dá dicas de como viralizar conteúdos nas redes sociais

Published

on

Camila Silveira explica que o post que tem bastante engajamento é classificado no Instagram como relevante

 

Já imaginou acordar e ver a sua conta no Instagram lotada de novos seguidores? Isso acontece quando o seu post se torna viral – seja foto, vídeo ou Reels! Quando você aparece como destaque no explorar, ou fica marcado como conteúdo relevante em várias hashtags, o alcance da sua publicação aumenta repentinamente. Assim sendo, consegue ganhar dezenas de novas curtidas, comentários e seguidores.

“Se olharmos para a definição do dicionário, encontraremos: ser viral significa adquirir um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade entre as pessoas. Essa explicação é realmente muito simples, no entanto, se você me perguntar sobre os parâmetros utilizados para definir em que ponto um conteúdo se tornou viral, devo admitir que não há uma regra. É preciso levar em consideração vários fatores de influência, como: o número de visualizadores únicos X o número atual de seguidores; o total de compartilhamentos; e a taxa de engajamento”, explica a especialista em vendas pelas redes sociais Camila Silveira.

Advertisement

Para fazer com que as suas publicações sejam exibidas na seção “pesquisar”(antigo explorar) e “mais relevantes” em páginas de hashtags é preciso entender como o algoritmo faz a classificação. Camila diz que, antigamente, apenas a quantidade de curtidas e comentários eram suficientes para o algoritmo do Instagram classificar um conteúdo como relevante, mas esse critério mudou.

“Hoje, a rede social implementou mais dois insights de peso: o salvar e o compartilhar (no story ou com outras pessoas). O conteúdo que recebe mais curtidas, comentários, é salvo e compartilhado em pouco tempo é imediatamente classificado como relevante, porque está recebendo bastante engajamento. Assim como o “em alta” do youtube, p algoritmo do Instagram também valoriza se o engajamento da publicação está vindo de outros locais, e não apenas da página. Exemplo: Quando alguém compartilha a sua publicação nos stories, e os seguidores daquela conta clicam na imagem para visualizar a publicação no seu feed, a fonte de tráfego está vindo de outro local e isso conta positivamente no engajamento do seu post!”, esclarece.

Silveira elenca algumas regras básicas que você deve ter em mente se quiser levar suas postagens para este nível.

1.Crie conteúdo relevante:

Ela diz que, antes de tudo, você precisa encontrar conteúdo relevante para o seu público e que tenha grande potencial de se tornar viral no Instagram.

Advertisement

“Conteúdo relevante é aquele que realmente é útil para a sua audiência, que ajuda, que inspira, que convida o seguidor a salvar ou compartilhar para que mais pessoas vejam aquele post. Uma das estratégias mais inteligentes do marketing de conteúdo é pesquisar algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho e ver o que aparece: que tipo de conteúdo é tendência? O que o seu público-alvo gosta de ver? Aqui a intenção não é copiar, e sim entender o que a concorrência anda publicando para criar um conteúdo ainda melhor e mais completo”.

2. Publique no momento certo.

Usando as análises do Instagram você consegue identificar quais dias e horários O seu público está online, de acordo com a profissional

“É importante sempre publicar no momento certo, dessa forma a sua publicação tem mais chances de receber engajamento e se tornar viral”.

3.Uso correto das hashtags

Advertisement

As hashtags são uma ótima ferramenta para aumentar a exposição.

 

“Com o uso das hashtags certas você pode ganhar exposição máxima e ficar classificada na seção de “mais relevantes”.

 

Ela deu outras dicas para produzir um conteúdo viral.

Advertisement

• Produza conteúdo que ajuda, inspira e convida a sua audiência a salvá-lo ou compartilhá-lo com outras pessoas.

• Entenda o que é tendência, mas não copie a concorrência – crie um conteúdo ainda melhor e mais completo!

• Use as análises do Instagram para identificar em quais dias e horários o seu público está online.

• Use as 30 hashtags estrategicamente e aumente as chances do seu post ganhar exposição máxima e ficar classificado nos “mais relevantes” de várias tags.

 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile