Influencer

Maternidade: Camila Pavan explica a diferença entre barriga solidária e barriga de aluguel

Published

on

A barriga de aluguel é um tratamento utilizado por casais héteros, em casos que a mulher não pode engravidar, por casais gays ou pessoas solteiras que sonham em ser pais, mas que por algum motivo não têm a possibilidade de carregar o bebê.

Neste processo, o casal que paga pelo serviço de barriga de aluguel, gera o embrião por fertilização in Vitro, e este embrião (óvulo fecundado), é introduzido no útero de outra mulher, que carrega o bebê por nove meses até o nascimento da criança, que quando nasce é entregue aos pais que contrataram a barriga.  

 A advogada Michelle Rocha especializada em direito da família, conta que no Brasil a barriga de aluguel não é permitida, pois no nosso ordenamento jurídico, não se pode mercantilizar esse tipo de prática, assim como acontece na doação de órgão. Tudo deve ser de forma voluntária, para doar a barriga é preciso que a mulher seja familiar de até 4º grau de parentesco com os futuros pais. A barriga pode ser doada por não parentes do casal, mas é necessário que seja solicitada uma autorização ao CFM. Todas essas normas são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina, através de resoluções. 

A grande maioria dos casais que buscam o útero de substituição, o fazem quando a mulher não pode engravidar, seja por não possuir útero ou pela presença de doenças graves preexistentes. Este é o caso da brasileira Camila Pavan, que sofre de distrofia muscular e por este motivo não consegue completar o período total de gestação. Ela realizou o processo de barriga de aluguel na Ucrânia, e precisou viajar no meio da pandemia para conhecer sua filha.  

Advertisement

Camila foi tentante por mais de 10 anos, nesse período sofreu 2 abortos espontâneos e optou por fazer uma barriga solidária com a cunhada, mas a mesma também sofreu um aborto, em razão disto, decidiu fazer a barriga de aluguel, e foi na Ucrânia onde ela encontrou segurança para dar vida a sua filha. 

Em seu canal no YouTube Camila fala com mais detalhe sobre o assunto, confira:

 

Se quiser conhecer mais sobre o assunto acompanhe a digital influencer no instagram:  

Instagram: https://www.instagram.com/camilapavan 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile