Volume de Refrigerante Variável (VRV) é uma das inovações mais avançadas em climatização sustentável
A preocupação com a preservação do planeta tem promovido a busca por soluções mais sustentáveis por diversos setores, com operações que tenham o menor impacto ambiental possível. O Grupo RETEC faz parte desse movimento, com a utilização de sistemas de climatização que oferecem eficiência energética com emissão de carbono reduzida.
É o caso do sistema Volume de Refrigerante Variável (VRV), uma das inovações mais avançadas em climatização sustentável e também dos sistemas de água gelada, que já são utilizados e vem passando por modernização, como integração de automação, internet das coisas (IOT).
De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2022, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os sistemas de climatização representam aproximadamente 47% do consumo de energia em edifícios comerciais e públicos no Brasil. O uso de tecnologias como o VRV e água gelada podem reduzir significativamente esse índice em 70%, e até 90% quando se trata de emissões de gases de efeito estufa, resultando em ambientes mais confortáveis e eficientes.
Advertisement
Patrick Galletti, engenheiro de climatização e CEO do Grupo RETEC, destaca a importância de levar essas soluções ao mercado. “Integramos a tecnologia e a sustentabilidade nos projetos. Um exemplo é o controle independente de zonas, garantindo eficiência energética. Isso se alinha com uma visão de um futuro mais sustentável e com a necessidade de adaptação do setor a novas exigências ambientais”, afirma Galletti.
Certificações e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo
Certificações ambientais como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) têm se tornado um diferencial para projetos que buscam reduzir o impacto ambiental. A RETEC, assim como outras empresas no setor, adota padrões sustentáveis que garantem um uso mais consciente dos recursos e menos desperdício energético. Essa abordagem é coerente com a postura sustentável da empresa, alinhada às iniciativas globais que promovem a economia de energia e o uso de materiais com menor impacto ambiental.
Além disso, a adoção de sistemas de energia renovável, como a integração de painéis solares, também está se expandindo. Em muitos projetos, a combinação de sistemas de climatização com fontes de energia limpa já é uma realidade, uma prática que tende a crescer no Brasil com o avanço de políticas públicas que incentivam a transição energética.
“A eficiência energética é uma solução acessível e que traz benefícios reais tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. A utilização de fontes renováveis em conjunto com tecnologias de climatização de ponta permite um equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade”, aponta Galletti.
Advertisement
Inovações e tendências sustentáveis para um futuro melhor
No Brasil, o aumento de projetos sustentáveis tem despertado interesse de setores como o industrial, o hospitalar e o corporativo, todos com grande demanda por climatização e interesse em reduzir custos operacionais e o impacto ambiental. Inovações como o uso de fluidos refrigerantes de baixo impacto, aliados a sistemas que permitem controle independente de zonas, fazem a diferença em empreendimentos de médio e grande porte.
O movimento por soluções de climatização sustentável no Brasil reflete uma mudança cultural e tecnológica que valoriza o equilíbrio ambiental como base para uma atuação mais sustentável. As empresas, hoje cientes do forte impacto ambiental provocado pela industrialização, procuram por saídas que atendam a necessidade dos consumidores, sem deixar de lado a responsabilidade em relação ao planeta.
“A inovação em climatização é um fator decisivo para o futuro dos edifícios e cidades sustentáveis. Precisamos continuar investindo em tecnologias que respeitem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ofereçam conforto e eficiência. O papel das empresas que atuam nesse setor é apoiar essa transformação no setor, fornecendo soluções que, além de tecnológicas, sejam ecologicamente responsáveis”, finaliza Galletti.
Sobre o Grupo RETEC
Advertisement
O Grupo RETEC é referência, há mais de 40 anos, no setor de climatização e refrigeração no Distrito Federal e Goiás, oferecendo soluções integradas para instalação de ar-condicionado, ventilação, isolamento térmico e renovação de ar. Com uma equipe altamente qualificada e parcerias com fabricantes líderes, a empresa garante acesso às tecnologias mais avançadas e inovadoras do mercado. Oferecendo suporte técnico especializado e produtos com pronta-entrega, o Grupo RETEC está comprometido com a excelência, inovação e satisfação de seus clientes em projetos de diferentes portes.
Patrick Galletti é Engenheiro Mecatrônico, pós-graduando em Engenharia de Climatização e estudante do curso “O impacto das mudanças climáticas na saúde das pessoas”, pela Universidade de Harvard. Possui experiência em engenharia de orçamento, gerenciamento de riscos de construções, obras e operações offshore em uma das maiores empresas do Brasil, além de oito anos de atuação no mercado de climatização. Atualmente, é CEO do Grupo RETEC, uma empresa pioneira e referência com mais de 42 anos de atuação no mercado de AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração).