Uma noite de muitas lágrimas e sorrisos marcou o plenário e os assentos da Câmara dos Vereadores de Volta Redonda no último sábado, dia 19. O local sediou a cerimônia de posse dos novos membros da Academia Volta-redondense de Letras, contando com a presença de diversas autoridades e grandes nomes da região, emocionando a todo o público presente, onde várias pessoas foram às lágrimas. Foi a cerimônia com maior entrada de novos membros na AVL, com um total de quatorze novos imortais dentre os efetivos e ainda, correspondentes, sendo também a primeira após o complexo período pandêmico vivido recentemente. Nela, dois a poeta e professora Lee Brasil e o ator Rodrigo Hallvys, eleitos em 2021, foram os primeiros a serem convocados a comporem o plenário, sob chuva de aplausos.
Em seguida foram chamados por ordem das cadeiras vacantes, os doze membros eleitos em 2022 e, logo em seguida, os membros correspondentes presentes para o empossamento. Como mestre de cerimônias estava Leonardo Guimarães, conhecido do público por seu trabalho na área artística e seu suporte na Secretaria de Cultura de Volta Redonda. Rodrigo Hallvys, eleito para a cadeira 36, não conteve a emoção e foi aos soluços enquanto recebia a diplomação e a estola sobre seus ombros, posta pela ex-presidente da AVL, a advogada Mércia Christani. – Aparentemente eu estava tranquilo até que meu nome foi anunciado para compor o plenário. Comecei a lembrar de muita coisa e a emoção começou a tomar conta. Mas no momento em que recebi a diplomação e já não tinha como segurar o choro. É uma responsabilidade e um carinho enormes. Ali meu trabalho passava a ser imortalizado, mesmo sabendo que ninguém consegue competir com o tempo, foi a sensação de que a minha dedicação à arte é válida – comenta, emocionado, Hallvys.
José Huguenin, doutro em Física e presidente da Academia Volta-redondense de Letras, falou o quão importante é a consciência e o dever de um imortal, o desafiador trabalho pela literatura como arte, cultura e educação na socieade. Ele ainda leu um poema em homenagem a Vicente Melo, que morreu durante período de mandato, em 2021. Já os acadêmicos eleitos em 2022 também empossados foram: Ana Malfacini, Angela Alves Crispim, Camila Cabral, Debora Corsi, Elisa Andrade, Flávia Souza Lima, Jéssica Regina, Luciano Baptista Domingos, Raquel Leal, Sara Jane, Shirley D. e Thalita Wutke. Também foi exaltado o grande número de mulheres tomando posse na cerimônia, mostrando a importância da ocupação dos espaços na sociedade pelo público feminino. Ainda estiveram presentes para tomar posse os acadêmicos correspondentes Claudia Lundgree (Teresópolis), Edmilson Naves (Barra Mansa), Lucia Araujo (Pinheiral) e Robson Chaves (Barra Mansa).
Também estavam presentes a ex-presidente e membra fundadora da AVL Mércia Christani, o vice-presidente da AVL Lourildo Costa, os acadêmicos Jean Carlos (Coordenador editoral), Elisa Carvalho (membra fundadora) e o acadêmico Márcio Castilho. Foto: Arquivo/Divulgação